A modalidade de entrega expressa pode ser útil para conquistar os clientes mais ansiosos
Você provavelmente já sabe, mas a gente precisa dizer assim mesmo: o frete é o principal motivo de desistência nas compras online. Segundo a pesquisa E-commerce Trends, mais de 80% dos abandonos de carrinho são motivados pelo valor da entrega. Mas essa não é a única variável relacionada ao frete. Também tem muita gente que desiste de comprar pela internet por causa do prazo de entrega!
Na ansiedade de ter o produto em mãos rapidamente, muitos consumidores acabam comprando em lojas físicas. Isso acontece até mesmo em situações nas quais o preço da loja offline não compensa. É por isso que oferecer entrega expressa no e-commerce é tão importante se você quer conquistar essa fatia de clientes imediatistas. Continue lendo saiba tudo sobre o assunto!
Leia este texto para descobrir:
- O que é entrega expressa
- Como funciona a entrega expressa
- Cuidados ao oferecer entrega expressa
- Por que o Amazon Prime faz tanto sucesso
- Como usar a tecnologia para oferecer fretes mais competitivos
Navegação rápida
O que é entrega expressa?
A entrega expressa é o frete mais rápido que um e-commerce pode oferecer para seu cliente. Por ser mais rápido, ele também é o mais caro. E talvez você esteja pensando “por que oferecer um frete mais caro se o valor da entrega faz muita gente abandonar os carrinhos?” — e a gente vai responder essa pergunta ao longo do texto.
Mas, resumindo, disponibilizar a entrega expressa é importante porque tem gente disposta a pagar mais caro para receber o produto em menos tempo. E não é pouca gente. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 64% dos consumidores aceitariam pagar a mais por uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. O consumidor do e-commerce brasileiro tem maturidade para entender que a entrega expressa é um serviço especial e, portanto, o custo extra é justificado.
Como funciona a entrega expressa?
Quando um cliente escolhe a entrega expressa, o fluxo do pedido deve ser diferente do utilizado nos pedidos com entrega comum. Aqui é preciso estar atento ao cumprimento de prazos. Afinal, o cliente estará pagando mais caro para receber a mercadoria rapidamente.
É importante ter processos eficientes de separação, embalo e expedição de produtos para não gerar gargalos dentro da operação do próprio e-commerce. O recomendado é possuir uma pessoa disponível para dar atenção especial aos pedidos expressos.
Além disso, a transportadora parceira para esse tipo de entrega deve ser escolhida com bastante critério. Algumas empresas oferecem serviço de coleta, ou seja, elas vão buscar o pacote no seu endereço. Isso pode ser útil se você quer otimizar o tempo — mas saiba que o serviço pode ter custo extra.
Cuidados ao oferecer entrega expressa
Apesar das vantagens da entrega expressa, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas com os clientes. Em primeiro lugar, a loja virtual precisa organizar seus processos internos antes de oferecer uma modalidade mais rápida de envio. Como já falamos acima, um bom controle de estoque é essencial para conseguir oferecer entrega expressa. Agilidade na separação, embalo e postagem das encomendas também são essenciais para respeitar os prazos.
Outra coisa muito importante: deixe bem claro para seus consumidores que o prazo de entrega começa a contar a partir da confirmação do pagamento. Caso escolha pagar por boleto bancário, seu cliente precisa saber que essa modalidade tem um tempo maior de processamento. Aqui pode ser um bom momento para incentivá-lo a comprar com cartão de crédito. Dessa forma, você consegue evitar pedidos cancelados em razão do não pagamento do boleto, algo bastante comum de acontecer. O cliente compra e acaba esquecendo de pagar. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?
Em resumo, oferecer entrega expressa não é nenhum bicho de sete cabeças. O lojista só precisa ter alguns cuidados simples e adequar os processos internos do negócio para cumprir os prazos mais apertados. Podemos dizer que a entrega expressa é um tipo de jogo: quando você joga seguindo as regras, a chance de deixar seu cliente satisfeito é bem alta. Caso contrário, o melhor é nem disponibilizar esse tipo de entrega, pois você pode acabar frustrando o cliente.
Leia também: como colocar a sua loja virtual na primeira página do Google
Amazon Prime: um exemplo do poder do frete na decisão de compra
O Amazon Prime chegou ao Brasil em setembro de 2019. O serviço da empresa de Jeff Bezos garante descontos em produtos, acesso a plataformas de vídeo, música e leitura, além de frete grátis ilimitado. E tudo isso por uma mensalidade de R$ 9,90. Não é à toa que o Amazon Prime tem mais de 100 milhões de usuários no mundo.
E você sabe qual é o principal motivo para as pessoas usarem o serviço? Acertou quem pensou no frete grátis. De acordo com a PwC, 72% dos usuários do Amazon Prime acham a entrega gratuita o benefício mais importante do serviço. Isso demonstra o poder do frete na decisão de compra. Assim como muitas pessoas pagam o Prime para contar com frete grátis, existe um público disposto a pagar mais caro para ter a opção de uma entrega expressa.
Serviços como o Amazon Prime servem para demonstrar a influência do frete nas decisões de compra. No e-commerce, não basta oferecer preços competitivos e investir em ações de marketing. Também é preciso incorporar o frete em todas as estratégias do negócio, pois ele é um aspecto vital das vendas pela internet e, portanto, não pode ser negligenciado.
Use a tecnologia para oferecer fretes mais competitivos
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