No Brasil, a primavera começa entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 22 de dezembro.
Se você é entusiasta da moda ou já vende pela internet e quer planejar a sua estratégia sazonal, mas não faz ideia de como se organizar para a temporada da primavera/verão, estamos aqui para te ajudar!
Com a chegada da primavera e do verão, é hora de preparar a sua loja para atrair clientes e aumentar as vendas na estação mais ensolarada do ano.
As estações mais quentes oferecem oportunidades únicas para quem vende pela internet – e fora dela também.
Neste artigo, você vai aprender dicas essenciais para se destacar e aproveitar ao máximo a primavera/verão no seu e-commerce.
Aproveite para criar uma conta grátis no Melhor Envio e enviar encomendas com agilidade e economia!
Navegação rápida
O que é a primavera?
A primavera é uma das quatro estações do ano. É conhecida como a estação das flores e representa a estação que antecede o verão.
Quando começa a primavera?
A primavera começa no sábado, 23 de setembro e acaba na sexta-feira, 22 de dezembro.
Quando começa e termina o verão 2023?
O verão 2023 começa no sábado, 23 de dezembro e vai até quarta-feira, 20 de março de 2024. Bastante tempo para aproveitar a estação e bombar as vendas, né?
Moda primavera/verão 2023 e 2024: o que estará em alta?
O inverno está chegando ao fim e com ele acabam as tendências de outono/inverno e vêm as tendências de primavera/verão 2023/2024.
A chegada da primavera, marcada para sábado, 23 de setembro, traz sol, temperaturas agradáveis e flores. Mas não é só isso!
Para os pequenos e médios negócios, a primavera também sinaliza a oportunidade de retomada econômica, com vendas aquecidas e possibilidades de crescimento.
Confira algumas apostas de coleção primavera/verão nessa estação:
Moda sustentável na primavera
Reutilizar roupas e usar roupas de forma consciente e sustentável é uma tendência (não só para 2023) que ajuda o meio ambiente e o nosso bolso.
Se você tem um brechó, por exemplo, e não gosta mais de uma peça ou acha que ela está perdida, pode tentar fazer uma customização, às vezes até transformando em outra peça.
Seguindo essa tendência de customizar também existem algumas peças feitas para isso, como o tênis Vans Reconstruct.
Cores vibrantes e monocromáticas ganham força
As cores primárias são as protagonistas da estação e o monocromático continua forte na primavera/verão. Por se tratar de um momento em que não é calor, mas que é preciso entender que, também, não é frio, algumas peças mais leves podem fazer sucessos:
- Vestidos longos
- Camisas
- Blusas com tecido mais finos
- Saias longas
- Bermudas
São alguns itens que devem ser considerados quando a primavera chegar, o que pode ter uma grande diferença na hora de elaborar uma tendência.
Brilho, muito brilho
Outra tendência primavera/verão 2023 são as peças com tecidos brilhosos. Com uma energia otimista que tem tudo a ver com a estação, as peças com brilho mostram que vão ser parte das tendências da próxima estação.
Com a liberdade criativa do verão chegando e do calor, você pode ousar ao máximo e apostar em peças mais brilhosas mesmo durante o dia, seja para grandes eventos ou para looks mais casuais.
Crochê
Vai usar crochê em 2023? A resposta é sim!
O crochê segue forte como uma das principais tendências da temporada primavera/verão. Além dele, outras atividades manuais e confortáveis também devem ser vistas desfilando pelas ruas.
Moda Comfy
A moda comfy é uma tendência que traz o conforto em primeiro lugar, a trend traz tecidos mais confortáveis e modelagens mais larguinhas para a moda.
E veio para romper de vez com a ideia de que é preciso usar salto alto e peças justas ao corpo para estar elegante. A tendência do comfy resgata os jeans folgados, saias midi e longas, t-shirts, vestidos soltinhos e os cardigans.
Agora que você já sabe quais é a tendência primavera verão 2023, é hora de descobrir como o seu e-commerce pode faturar com isso. Vamos lá?
Como o seu e-commerce de moda pode vender mais na primavera/verão 2023/2024
Ah, a primavera e o verão!
A época mais quente do ano começa a dar o ar (ou seria o mormaço?) da graça e nós já podemos sentir o cheirinho das coisas boas que acompanham essa temporada.
O início de uma nova estação é sempre uma ótima oportunidade para renovar o astral e claro, o estoque da sua loja, atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Vender mais no nicho de moda durante a primavera/verão 2023/2024 requer estratégias específicas para aproveitar a temporada e atender às necessidades dos consumidores.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira nossas dicas para impulsionar as suas vendas durante esse período.
8 dicas para preparar sua loja para a temporada da primavera/verão 2023/2024
A primavera e o verão estão chegando, e é hora de transformar a sua loja para atrair clientes e impulsionar as vendas. Descubra aqui 8 dicas essenciais para usar na temporada de calor de 2023/2024:
1. Destaque os lançamentos da coleção primavera/verão
As pessoas que visitam o seu e-commerce devem visualizar um banner inspirado nas cores e símbolos da estação primavera/verão, com os lançamentos da coleção.
Destaque as peças mais fresquinhas e atualize sua vitrine com preços, formas de pagamento e prazos de entrega.
Se tiver fotos das peças de lançamento, use-as com uma boa resolução, que valorize o item que está sendo vendido.
2. Divulgue a coleção de primavera/verão nas redes sociais
As redes sociais têm poder de conquistar e engajar as pessoas. Além disso, servem como uma forma de direcionar o público para a sua loja virtual.
Identifique qual a rede social é mais usada pelas suas personas: será o E-mail Marketing, Facebook, Twitter, Pinterest ou Instagram?
Crie uma comunicação diferenciada para o lançamento da coleção de primavera na sua loja, faça posts mostrando as peças mais especiais que estarão disponíveis e use termos como “Em breve”, “Faltam x dias para a primavera da (nome da loja)” e outros que criem desejo de compra.
3. Considere mudar a vitrine da sua loja
Se o seu orçamento permitir, considere a aquisição de novos acessórios e itens decorativos para renovar a vitrine da sua loja. Isso vale tanto para a loja física quanto para a loja online.
Cores quentes como o amarelo e tons de dourado são ótimas opções para a decoração e vitrine. As flores são sinônimo da primavera, e você pode se destacar usando flores tropicais, folhagens e detalhes em madeira e palha.
Você pode, por exemplo, criar pontos focais, temáticos de primavera e novos produtos ou aqueles que estão em oferta.
4. Ofereça condições especiais
Mesmo em lançamentos de coleção, planeje uma condição especial como promoções e cupons de desconto.
Muitos clientes compram por impulso ao ver um desconto ou vantagem em comprar um determinado produto.
Destaque as peças em promoção e aproveite para fazer uma página com itens da última estação com descontos significativos. Essa é uma boa oportunidade de fazer um giro de estoque e não deixar peças “encalhadas”.
5. Crie conexão emocional
Gerar necessidade de consumo e compras por impulso é uma estratégia comum nas lojas de roupas e e-commerces de moda.
Para isso ter sucesso, você precisa criar um clima especial dentro da sua loja e gerar uma conexão emocional com seu cliente.
Pense no marketing sensorial, aposte nas peças que combinam em um combo ou kit de produtos, ofereça brindes relacionados à estação e separe as categorias por cores e estilo.
Dica de leitura: Como montar kit de produtos para o e-commerce
6. Torne a chegada da primavera/verão um evento especial
Você já deve saber que a propaganda é a alma de qualquer negócio. Portanto, além de preparar a sua loja para a primavera, você também precisa divulgar que essa mudança de estação será especial.
Essa abordagem é mais comum no segmento de moda, com a chegada das novas coleções, mas pode ser feita por qualquer loja.
Você pode usar, por exemplo, cartazes, letreiros ou painéis de led anunciando o início da primavera.
7. Otimize a experiência de compra no seu site
Um e-commerce com navegação simples e organizada, com boas fotos dos produtos, descrições detalhadas e tabelas de medidas são essenciais para que as pessoas se sintam confiantes ao realizar a compra.
Ferramentas que calculam o frete automaticamente e meios de pagamento eficientes também devem estar presentes para passar credibilidade e aumentar a taxa de conversão.
A experiência tem se tornado cada vez mais relevante no processo de tomada de decisão. Para isso, mantenha um relacionamento próximo e atencioso com quem compra de você.
Dica de leitura: 9 melhores sites para vender roupas online
8. Ofereça frete grátis ou frete barato
Preparar sua loja para a primavera é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e potencializar as suas vendas. No entanto, para ter sucesso, é necessário ir além.
Também é preciso tomar uma série de decisões estratégias, que envolvem ações como o frete.
Mas, então, como enviar encomendas com frete barato?
A solução mais vantajosa, é usar plataformas de intermediação logística como o Melhor Envio, que atende e-commerces de diferentes tamanhos e segmentos.
Textos para vender mais na primavera/verão
Ter textos prontos para usar nas suas campanhas de primavera é uma vantagem para o seu negócio. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencer essas pessoas a comprarem.
Pensando em te ajudar a ter bons resultados nessa temporada tão importante do calendário do varejo, preparamos alguns textos para se inspirar e ter mais lucro. Confira:
- Previsão do tempo: chuva de novidades e tendências primavera/verão é aqui na (nome da loja). Venha renovar seu guarda-roupa para aproveitar a nova estação!
- Cheiro de novidade no ar! Nossa coleção (nome da coleção) tem o modelo perfeito para o seu dia a dia e para arrasar na primavera. Vem conferir!
- Você sabia que cliente (nome da loja) ganha brinde exclusivo na compra de itens da nova coleção primavera/verão? Não perca mais tempo! Visite nosso site e aproveite as promoções exclusivas!
- Cansada de bater perna para encontrar o look ideal para o verão? Sua busca acabou, aqui na (nome da loja) você encontra tudo o que precisa para aproveitar a estação mais charmosa do ano. Visite nosso site, aproveite o frete grátis e as promoções exclusivas!
- O céu alerta: não deposite energias em situações do passado. A coleção de verão 2023 da (nome da loja) te ajuda a renovar as energias. Vem conferir aqui!
Contrate frete barato e eficiente para sua loja no Melhor Envio
A eficiência logística é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio. Oferecer frete barato e confiável faz toda a diferença na redução de custos operacionais e na satisfação dos seus clientes.
É exatamente nesse cenário que o Melhor Envio se destaca como a escolha perfeita para otimizar a logística do seu e-commerce.
Você usa a Calculadora do Melhor Envio para calcular fretes com diversas transportadoras e encontra a melhor opção e os melhores preços.
Quer oferecer frete barato no seu e-commerce? Conte com o Melhor Envio! Aqui a gente ajuda você e seu negócio a evoluir de nível.
📍 Black Friday 2023: 10 dicas para fazer a entrega perfeita – Aprenda estratégias e dicas para otimizar o seu frete na Black Friday com o Melhor Envio.