Realizar uma análise de concorrência é um caminho para descobrir como sair na frente do concorrente e ainda melhorar os resultados do seu e-commerce
Em um mercado cada vez mais disputado, realizar uma análise de concorrência é uma estratégia fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Com esse acompanhamento também é possível melhorar a conversão do seu empreendimento e fidelizar clientes que deixam de comprar dos rivais.
Nesse artigo, vamos te ensinar um passo a passo de como fazer uma análise de concorrência bem sucedida, dar dicas de ferramentas que vão facilitar o processo e ainda compartilhar informações valiosas sobre como vencer os concorrentes no e-commerce. Confere só!
Navegação rápida
O que é análise de concorrência?
Análise de concorrência é o ato de estudar as empresas de um determinado setor com objetivo de descobrir seus pontos fortes e fracos.
Indo um pouco além, essa avaliação do mercado tem como foco identificar os produtos e serviços oferecidos por determinados negócios, como está sendo realizada a precificação dos itens, como é implementada as campanhas de marketing, quais estratégias de vendas aplicadas e outros pontos que compõem o cenário de mercado de um determinado segmento.
Como fazer análise de concorrentes?
A princípio, realizar uma análise competitiva parece uma tarefa difícil. Contudo, colocando em prática os passos a seguir é possível elaborar um planejamento estratégico que dê uma visão bem ampla sobre como está o cenário que compõe o seu nicho de atuação.
1 – Descubra os seus concorrentes
O primeiro passo é conhecer quem são os principais concorrentes do seu negócio. Ou seja, aquelas empresas que atuam não somente vendendo os mesmos produtos, mas que buscam o mesmo público-alvo.
Sendo assim, mapeie esses 3 tipos de concorrentes:
- Concorrentes diretos: empresas que vendem o mesmo produto para o mesmo público alvo que o seu negócio, com preço similar e nos mesmos pontos de venda.
- Concorrentes indiretos: empreendimentos que não vendem exatamente o mesmo produto que a sua loja, mas que atingem o mesmo público-alvo oferecendo um produto similar ao seu.
- Concorrentes substitutos: empresas que, muitas vezes, não operam o mesmo mercado que a sua loja, também não vendem os mesmo itens, mas que oferecem opções diferentes de produtos que podem substituir os que são oferecidos pelo seu negócio.
2 – Defina os objetivos da análise
Após identificar os seus concorrentes, é hora de definir os objetivos do estudo. Isso facilitará não só o processo de coleta de dados, como servirá como um guia para manter o estudo sempre no caminho planejado inicialmente.
Alguns exemplos de objetivos de pesquisa são:
- Analisar a precificação dos concorrentes.
- Estudar como funcionam as campanhas de e-mail marketing.
- Ficar por dentro dos resultados das redes sociais da concorrência.
- Descobrir quais os produtos mais vendidos dessas lojas.
3 – Estabeleça os critérios a serem estudados
Estabelecer os critérios que guiaram o estudo de concorrência é outra etapa fundamental para um levantamento eficiente.
Por exemplo, para entender os resultados das redes sociais de um concorrente, é preciso definir quais pontos serão considerados neste estudo. Volume de interações, quantidade de comentários e alcance orgânico podem ser ótimos caminhos.
Tenha sempre em mente que cada objetivo demanda um critério de análise específico. Ou seja, não há como entender diferentes cenários de um negócio usando o mesmo critério analítico para tudo.
4 – Identifique a melhor metodologia de pesquisa
Cada ponto a ser pesquisado vai precisar de uma metodologia específica para a coleta dos dados. Um exemplo de método de pesquisa que pode ajudar em alguns cenários é a análise SWOT (também conhecida como FOFA), que funciona como uma lista de prós e contras, mas com formato único e com informações mais relevantes.
O método SWOT tem como objetivo identificar as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats) de um concorrente. Esse tipo de análise também pode (e deve!) ser utilizado para entender o seu próprio negócio.
5 – Colete e analise os dados
Depois de planejar e definir as etapas anteriores, é chegada a hora de coletar os dados. Escolha o período de tempo que o teste será realizado e armazene os resultados em planilhas ou outras ferramentas que facilitem a organização dos resultados.
Esse cuidado com a coleta dos dados otimiza o processo de análise dos resultados obtidos, evitando que alguma resposta importante fique para trás ou passe despercebida.
6 – Compartilhe os resultados com os setores responsáveis
Após finalizar a pesquisa de concorrência, é hora de apresentar os resultados para as equipes ou pessoas responsáveis. Distribua esses levantamentos entre os profissionais que tocam cada área ou faça uma apresentação para toda a equipe com as principais descobertas.
Com esses resultados em mãos será muito mais fácil definir as iniciativas necessárias para vencer a concorrência dentro do seu nicho de mercado.
Ferramentas para fazer análise de concorrência
Neste momento você já deve ter notado que existem muitos fatores a serem considerados em uma pesquisa de concorrência. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar no processo de estudo de mercado.
Google Alerts
A ferramenta Google Alerts permite a criação de alertas sobre menções relacionadas à sua concorrência na internet.
Utilizando esse recurso, você será notificado a cada vez que uma notícia, reclamação, artigo e qualquer outra publicação online relacionada aos seu concorrente for postada na internet.
Reclame Aqui
O Reclame Aqui é a principal plataforma de avaliações de empresas do país. Nela, os consumidores publicam os problemas que tiveram com todo tipo de negócio.
Essa ferramenta apresenta uma ótima oportunidade de conferir as principais dificuldades que as pessoas enfrentam nos seus concorrentes, para assim oferecer um serviço ou produto que não apresente os mesmos inconvenientes.
Além disso, estude como a concorrência atende os chamados abertos, tanto no tempo de resposta, quanto na forma de se comunicar. Oferecer um retorno de melhor qualidade ao cliente pode ser a diferença para o consumidor escolher o seu negócio.
Ubersuggest
Já o Ubersuggest é um serviço que monitora o tráfego orgânico dos seus concorrentes. Ou seja, como as pessoas chegaram ao site do rival após pesquisarem sobre um termo no Google.
E não para por aí, o Ubersuggest ainda aponta o desempenho de tráfego orgânico de qualquer domínio, as páginas mais acessadas de um e-commerce e muito mais.
É possível ter uma visão geral dos concorrentes sem pagar nada usando o Ubersuggest, mas para ter acesso a mais funções, incluindo um número maior de pesquisas diárias, é preciso assinar um dos planos pagos.
mLabs
Outra ferramenta de monitoramento de concorrência muito utilizada no marketing digital é o mLabs. Com ela, é possível fazer o acompanhamento das redes sociais de concorrentes e comparar os resultados com as páginas do seu negócio.
Não se esqueça, as redes sociais são uma fonte importante de informação sobre as empresas que atuam no mesmo mercado que o seu. Saber os pontos fortes dos concorrentes para superá-los em um território tão concorrido como as redes sociais é fundamental para a sobrevivência nas redes.
Quando fazer uma análise de concorrência?
Para alcançar, superar e se manter na liderança de um segmento é necessário estar sempre atento ao movimento dos concorrentes. Por isso, a análise de concorrência precisa ser um processo constante de uma empresa.
Esse procedimento deve ser ainda mais intenso durante a concepção de um novo negócio. Isso porque, mapeando o comportamento das lojas que competem no mesmo segmento antes de começar o empreendimento fará com que você se torne um expert sobre esse mercado e, consequentemente, aumente as chances de sucesso.
Como se destacar da concorrência no e-commerce?
Descubra os hábitos de consumo do seu público-alvo
Além de descobrir o comportamento dos seus concorrentes, é de suma importância que você entenda os hábitos de consumo do seu público-alvo.
Para isso, é imprescindível a criação de personas, que são representações fictícias dos clientes ideias de um negócio. Essas personas são criadas a partir de dados reais como características demográficas, motivações, objetivos, preocupações e dores desses consumidores.
Diversifique as opções de pagamento
Nada de oferecer apenas uma ou duas opções de pagamento, diversifique ao máximo as formas com que os clientes podem pagar pelos produtos vendidos no seu e-commerce. Isso porque quanto mais formas de pagamento maiores as chances de conversão.
Além dos tradicionais pagamentos por débito e crédito, disponibilize opções como boleto, WhatsApp Pay e, principalmente, o Pix, que caiu de vez no gosto dos brasileiros.
Esteja nas redes
Mesmo que você tenha uma loja online hospedada em site próprio ou ainda venda diretamente em um marketplace, esteja presente nas redes sociais.
Plataformas como Facebook, Instagram e TikTok são ótimos lugares para divulgar os produtos do seu e-commerce, novidades que acabaram de chegar no estoque, reviews de produtos, apresentar o dia a dia do seu negócio, feedbacks de clientes e muito mais.
Agilidade na comunicação
Responda os chamados do clientes o mais rápido possível. A agilidade no retorno pode ser a diferença entre uma pessoa comprar na sua loja ou na do concorrente.
Tenha sempre um tempo limite para responder os contatos e informe ao cliente esse prazo. Nesse sentido, vale investir em sistemas de automatização de respostas que enviam dados sobre o horário de atendimento e outras informações importantes.
Ofereça frete barato e competitivo
Por fim, a dica de ouro! Reduza ao máximo o custo do frete para o comparador, uma vez que o valor do envio é considerado um dos maiores vilões do e-commerce quando o assunto é abandono de carrinho.
A melhor forma de reduzir essas desistências e, ao mesmo tempo, impulsionar as vendas é oferecendo um frete mais em conta. Para isso utilizar um gateway de frete gratuito, como o Melhor Envio pode ser a chave para vencer a concorrência na internet.
O Melhor Envio é uma plataforma completa de cotação e gestão de frete para lojas virtuais. Com ela, é possível conferir o frete mais barato para um pedido nas principais transportadoras particulares do país e também nos Correios, o que garante sempre um custo de envio competitivo para o seu e-commerce.
A Calculadora de Frete do Melhor Envio pode ser utilizada no site da plataforma e também diretamente no carrinho do seu e-commerce, graças a API pública que permite a integração da calculadora em qualquer loja virtual. Com a calculadora integrada ao seu site, basta o comprador escolher a opção de frete mais vantajosa para o pedido.
E a melhor parte é que, como dito anteriormente, a sua loja não paga nada para usar todos os serviços oferecidos pelo Melhor Envio, basta fazer o cadastro gratuito e começar a contar com essa vantagem competitiva a favor do seu negócio.
Clique no botão abaixo e já fique um passo à frente da concorrência!