Leia e saiba mais sobre as principais vantagens e desafios por trás da implantação de uma estratégia multicanal na sua loja virtual
Vivemos em uma sociedade marcada por constantes transformações. Novas tecnologias surgem o tempo inteiro, mudando a forma como encaramos diversas atividades do cotidiano. Os celulares talvez sejam o principal exemplo disso. No começo, eram itens restritos, caros, acessíveis para poucos. Depois, evoluíram ao nível dos smartphones e se tornaram imprescindíveis para o dia a dia no século XXI.
O próprio surgimento das lojas virtuais está associado a essas transformações tecnológicas — e, apesar disso, isso não significa que elas estejam imunes ao avanço dos tempos. Bem pelo contrário. Os consumidores também mudaram (e continuam mudando) para acompanhar a tecnologia. Pense na sua própria experiência como consumidor. Dificilmente você compra algo sem pesquisar antes, não é mesmo?
Indo um pouco além, você provavelmente “dá uma olhada” em vários lugares antes de tomar sua decisão. Compara preços, vê a opinião de outros clientes, confere a reputação da loja. Transita por vários canais em busca da compra perfeita. E os seus clientes fazem a mesma coisa. Por isso, neste artigo iremos falar por que sua loja virtual deve ser multicanal. Boa leitura!
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O que significa ser multicanal?
Pense que um canal é como uma espécie de vitrine da sua loja virtual. Logo, podemos dizer que uma loja é multicanal quando está presente em várias vitrines ao mesmo tempo. Apesar de bastante simplista, essa analogia serve para demonstrar como cada canal é uma plataforma na qual você pode aplicar diferentes estratégias para atingir o seu público.
Adotar uma estratégia multicanal amplia a visibilidade da sua loja virtual, tornando-a capaz de atingir um maior número de pessoas. Além disso, quando paramos para pensar no perfil do consumidor atual, uma figura que busca constantemente por informações em diversos locais — ou seja, é ele próprio multicanal — faz um sentido ainda maior marcar presença em múltiplas plataformas.
Exemplos de canais nos quais sua loja virtual pode marcar presença:
- E-mail marketing
- Redes sociais
- Marketplaces
- Comparadores de preço (Zoom, Buscapé, Google Shopping)
Talvez você tenha interesse em conhecer 4 canais de vendas para integrar à sua loja virtual.
Principais vantagens de uma loja virtual multicanal
Bem, você já entendeu o básico sobre o conceito de multicanal. Agora é hora de falarmos sobre algumas das vantagens de utilizar esse tipo de estratégia na sua loja virtual. Vamos lá?
Visibilidade
Uma vantagem imediata de estar presente em vários canais é a visibilidade. Lojas virtuais multicanais são capazes de atingir um público amplo e variado, algo essencial para quem quer fazer o negócio crescer. Ser visto é ser lembrado!
Proximidade com o cliente
Atuar em vários canais significa estar à disposição para seus clientes quando eles precisam de você. Isso inclui responder e-mails, comentários e mensagens em redes sociais, além de qualquer outro tipo de contato ou feedback sobre seus produtos e serviços. Quando realizada da maneira correta, a interação com os clientes pode trazer fidelização e ampliar suas conversões.
Atingir o cliente por meio de seu canal preferido
Ao estar presente em várias plataformas, você amplia as chances de atingir um cliente por meio de seu canal preferido. Por exemplo: imagine que o cliente A goste de receber e-mails com ofertas personalizadas. Já o cliente B, por sua vez, prefere pesquisar por conta própria em marketplaces e comparadores de preços. Uma loja virtual que envie e-mails e faça parte de marketplaces/comparadores de preços é capaz de atingir ambos os clientes por meio de seus canais favoritos!
Maior volume de dados
Quando a sua loja virtual é multicanal, é possível utilizar os dados obtidos nas diversas plataformas a fim de conhecer melhor o seu público. Redes sociais como Instagram e Facebook fornecem informações importantes sobre seus usuários, tais como horários de maior atividade, localização, gênero e faixa etária. Esses dados podem ser extremamente relevantes para definir estratégias eficazes para aumentar suas vendas.
Principais desafios de uma loja virtual multicanal
Já falamos sobre o significado do termo multicanal, bem como das principais vantagens obtidas por lojas virtuais que aderem à estratégia. Mas é como diz o velho ditado: nem tudo são flores! Precisamos conversar sobre os principais desafios de ter uma loja virtual multicanal.
Resistir à tentação de estar em todos os canais
Ao descobrir os benefícios de vender em multicanais, é comum que empreendedores queiram inserir suas lojas virtuais no maior número possível de plataformas. Isso é um erro! Cada canal tem suas características e, portanto, só faz sentido utilizar os que estejam alinhados com a estratégia da sua loja virtual.
Exemplificando: é improdutivo criar um Instagram se você não vai ter tempo de alimentá-lo com conteúdo ou responder os seus clientes.
Desenvolver uma estratégia integrada
Estar presente em vários canais não é sinônimo de usar uma linguagem incoerente e fragmentada. A sua loja virtual precisa adotar um posicionamento sólido e transmitir uma mensagem consistente em todos os canais — obviamente respeitadas as particularidades de cada um deles.
Organizar a atuação nos diferentes canais
Para gerar resultados positivos, uma loja virtual multicanal exige planejamento meticuloso e disponibilidade de tempo. Por mais que ferramentas como os HUBs (integradores de marketplaces) possam auxiliar na automatização de processos, fazer parte de vários canais naturalmente irá exigir mais tempo disponível para gerenciá-los.
Por isso, é importante que você e sua equipe busquem em conjunto alternativas para a criação de uma estratégia multicanal sustentável e compatível com o seu negócio.
Uma loja virtual multicanal precisa de uma solução de fretes
Esperamos que a leitura tenha sido útil até aqui! Como falamos ao longo do texto, existem várias vantagens de ter uma loja virtual multicanal, mas os desafios também não são poucos. É natural que essa estratégia consuma mais tempo do empreendedor e, por isso, é vital procurar maneiras otimizar outras etapas da operação — como o frete, por exemplo.
Uma solução de fretes capaz de oferecer opções mais competitivas de transporte pode beneficiar (e muito!) a sua loja virtual, representando uma economia real de tempo e dinheiro. Com o Melhor Envio, você pode cotar fretes comparando condições entre Correios e transportadoras privadas em alguns segundos. E tudo isso sem pagar nada. Conheça a nossa tecnologia!