A gestão organizacional é de fundamental importância para você fidelizar e conquistar clientes de qualquer nicho empresarial, visto que para tal, é necessário que os processos internos estejam bem planejados e organizados.
Essa cultura aliada às práticas do e-commerce pode ser um divisor de águas nos seus negócios, mas para isso não existe mágica, é necessário pensar, planejar, e colocar as estratégias em ação.
Existe muita pressão ao se administrar um e-commerce para atingir grandes resultados, mas o fato é que os resultados alcançados são reflexos do da gestão que você faz.
Vamos entender um pouco mais sobre isso a seguir, mas antes veja o que será abordado neste artigo:
- O que é Gestão Organizacional?
- Qual a importância da Gestão Organizacional em um e-commerce?
- Veja os principais erros da Gestão Organizacional no e-commerce!
- Como fazer uma boa Gestão Organizacional no seu e-commerce?
- Ferramentas que te auxiliarão na Gestão Organizacional do seu e-commerce.
Vamos lá?
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O que é Gestão Organizacional?
A gestão organizacional é um modo de se administrar uma empresa ou um negócio com o objetivo de alcançar bons resultados, traçando boas estratégias para conduzir os colaboradores que estão nos processos internos de forma eficaz e motivadora.
Para a implementação de uma boa cultura organizacional na empresa é necessário definir quais são os objetivos, a missão e os valores da empresa, para assim guiar os seus funcionários em projetos assertivos e com propósitos.
A gestão organizacional também é responsável por avaliar o desempenho e a postura de seus colaboradores e acompanhar o seu desenvolvimento dentro da empresa, propiciando sempre benefícios, bonificações e um ambiente harmônico para o aumento da produtividade.
Uma boa gestão também é responsável por um recrutamento assertivo e por promoções de colaboradores dentro da empresa, investindo sempre no bem mais valioso que a empresa possui: seus funcionários. A retenção de talentos é primordial para garantir uma sucessão de lideranças e um bom desempenho de projetos.
Para tudo isso acontecer é necessário que as estratégias e os processos estejam em sincronia.
Qual a importância da Gestão Organizacional em um e-commerce?
A função da gestão organizacional aplicada a um e-commerce é entender os projetos e processos com inteligência e aproveitar todo o potencial operacional, aumentando a produtividade, otimizando tempo e reduzindo desperdícios.
A gestão organizacional é também fundamental para garantir a competitividade da sua empresa no mercado, ter um controle eficaz de estoque e corrigir falhas nas operações.
Caso os seus negócios não estejam indo muito bem, é importante entender o que está acontecendo na Gestão Organizacional de sua empresa.
Principais erros da Gestão Organizacional no e-commerce
Para que o seu e-commerce seja efetivo e te traga uma boa colheita, é imprescindível realizar uma boa plantação! Venha ver algumas dicas infalíveis para conquistar seus clientes!
- Não fazer um planejamento
Muitas vezes pensamos que ter um comércio online não necessita de um bom planejamento. Mas muito pelo contrário, assim como qualquer outro negócio, pensar em boas estratégias que orientem ações assertivas é fundamental.
Então, pense e planeje o que você irá fazer para alcançar a meta que deseja, procure as ferramentas que te ajudarão nesse processo e logo depois coloque em prática.
- Estoque mal calculado
Imagine-se na seguinte situação, você precisa urgente de um celular pois acabou de ser roubado. Entra no e-commerce de sua preferência e realiza a compra de uma aparelho excelente em custo benefício e desempenho. Porém, depois de algumas horas, recebe um email avisando que não há mais unidades no estoque.
Como você se sentiria? Aposto que muito mal. Então, não adianta oferecer o melhor produto e não fazer uma gestão de estoque eficiente. Planeje a quantidade de produtos com uma margem de erros para que não haja nem prejuízo para você e nem para o seu cliente.
Neste quesito, é interessante ter também um fornecedor de confiança para que suas entregas estejam sempre corretas, e saber negociar quando necessário.
- Não ter uma gestão financeira
Pode ser difícil lidar com muitos números, para isso utilize ferramentas que te auxiliem na margem de lucro de cada produto e controle de estoque.
Ouse ser criativo. Quando perceber que existem muitos produtos que não estão sendo vendidos, não tenha medo de criar campanhas de queima de estoque, ou promoções sazonais. O importante é manter seu capital de giro.
- Pouca opção de pagamento
Trabalhe com uma quantidade moderada de opções de pagamento para atingir o máximo de seu público. Muitas pessoas ainda se sentem inseguras em colocar dados de cartão de crédito na internet, logo ter uma opção de boleto ou pix, seria a solução.
- Não fazer um bom marketing
Se o seu negócio não está sendo visto, significa que ele não está sendo comprado. E isso é um problema para você. Invista em atrair a pessoa certa para o produto certo, com uma linguagem clara sobre o que você está oferecendo.
Investir em Inbound commerce, marketing de conteúdo e Facebook Ads pode ser muito interessante para o seu negócio. Para isso, defina os seus canais de marketing, ou seja, o veículo de comunicação em que o seu cliente está.
- Não pensar no frete do e-commerce
Garantir a entrega eficiente dos produtos, dentro do prazo informado e em perfeitas condições, é essencial para a boa percepção dos clientes sobre uma loja virtual.
Antes de mais nada, certifique-se de oferecer opções de frete variadas, com diferentes prazos e preços. Dê ao cliente o direito de escolher se prefere receber a compra em menos tempo ou se é melhor optar por uma entrega econômica, por exemplo. Quanto mais opções, melhor!
Além disso, fique atento aos cuidados com o cálculo de frete, para não ter prejuízo, e à embalagem escolhida, para garantir uma boa impressão no momento da entrega.
Finalmente, acompanhe o processo da entrega dos produtos por meio do rastreamento de encomendas e mantenha clientes atualizados. Assim, caso haja algum atraso, é mais fácil se antecipar e entrar em contato com a transportadora, além de mostrar que você se preocupa com o consumidor até a última etapa da compra, que é o recebimento do produto.
Parece muita coisa, certo? Mas a boa notícia é que o Melhor Envio já pensou em tudo isso e está pronto para garantir a melhor gestão de fretes para sua loja virtual! Faça o seu cadastro! Ah, todos os benefícios da plataforma são gratuitos, tá? Você paga apenas pelos fretes gerados.
Como fazer uma boa Gestão Organizacional no seu e-commerce?
Entenda como fazer uma boa administração nos seus negócios.
- Contrate profissionais eficientes
Uma equipe para atender um e-commerce é fundamental para o andamento do seu negócio. Comece pensando em áreas como o Marketing, Criação de conteúdo, Gestão de dados, Financeiro, Logística e Operacional. O importante é que esses funcionários sejam guiados e liderados pelo Gerente de e-commerce.
Não há uma quantidade certa e definida que você precisa contratar. Delegue funções de acordo com os recursos definidos e a demanda da sua empresa.
- Defina a missão e os valores da sua empresa
Crie as normas, crenças e rituais que mais estão de acordo com o propósito da sua empresa. E acredite nisso. Torne essas crenças práticas para nortear a empresa e serem seguidas por todos na empresa.
- Cultura de Feedbacks
Incentive o seu time a se familiarizar com feedbacks. Faça um revisão periódica com a equipe, comparando resultados feitos e planejados, analisando o que não foi feito, o que poderia ter sido feito e o que não deveria ter sido feito, por exemplo, ajustando assim as melhorias necessárias.
Ferramentas auxiliam na Gestão Organizacional do e-commerce
Um super bônus para você: Veja as ferramentas que irão te ajudar a elevar o seu e-commerce a outro patamar:
- Análise SWOT
- Ciclo PDCA
- Objetivos e Resultados-Chave
- Fluxogram
- DMAIC
Nós do Grupo Voitto esperamos que o artigo tenha sido de utilidade prática.