Já ouviu falar em fulfillment?
O termo vem do inglês fulfill, que significa cumprir, completar. Quando estamos falando de lojas virtuais, o fulfillment é um serviço logístico que tem o objetivo de fazer o pedido chegar até o cliente final.
Agora você deve estar pensando: “mas esse é o objetivo de qualquer venda pela internet, não é?”. Sim, com certeza! A diferença está em como esse processo acontece.
Ao receber um pedido, a maioria dos lojistas virtuais vai ao estoque, separa o produto, prepara a embalagem e realiza a postagem do pedido. Todo esse processo custa tempo e dinheiro, correto?
Já quem usa um serviço de fulfillment só recebe o pedido. Todo o trabalho logístico fica na mão de uma operadora terceirizada. Essa prática pode ser uma grande aliada de quem procura reduzir despesas de armazenagem e transporte.
Tem interesse em saber mais? Então continue lendo e veja se o fulfillment pode ser aplicado ao seu negócio!
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O que é fulfillment?
O fulfillment é um serviço que cuida de todos os processos logísticos de uma loja virtual: estoque, picking, packing, transporte e até trocas e devoluções (logística reversa).
Em vez de manter um estoque físico e realizar todas as etapas logísticas por conta própria, o lojista terceiriza todas essas atividades e pode se concentrar somente nas vendas.
Na prática, a coisa toda funciona mais ou menos assim: a loja virtual recebe o pedido e o repassa para o operador de fulfillment. O comum é que isso aconteça com a intermediação da tecnologia.
O sistema do lojista (normalmente um ERP) se comunica com o sistema do operador de fulfillment, que se responsabiliza pelo resto do processo.
O lojista só precisa repor o estoque de produtos junto ao operador e deixar a atividade fluir normalmente.
Principais vantagens do fulfillment
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os gastos com armazenagem e manuseio representam, respectivamente, 19,3% e 14,8% dos custos logísticos das lojas virtuais.
O fulfillment pode ser uma opção interessante para quem busca reduzir essas porcentagens. Esse tipo de serviço tem várias vantagens atrativas. Confira algumas:
- Elimina a necessidade de manter um estoque próprio (e todos os custos fixos de manutenção, segurança e mão de obra decorrentes disso)
- Diminui o tempo gasto em processos logísticos internos (na prática, o lojista só precisa monitorar a quantidade de produtos em estoque e providenciar reposições quando necessário)
- Ajuda a escalabilidade do negócio, pois o crescimento de vendas não vem acompanhado de aumento de trabalho manual do lado do lojista
- Pode baratear as suas entregas (dependendo da localização do armazém de fulfillment)
- Gera ganho de agilidade na postagem de pedidos
- A expertise logística dos operadores de fulfillment trabalha a serviço do seu negócio
Principais desvantagens do fulfillment
Como conceito logístico, o fulfillment não apresenta grandes desvantagens. Os principais problemas podem aparecer durante a execução do serviço.
Atrasos na postagem, erros na montagem dos pedidos, danos às mercadorias: tudo isso pode acontecer no dia a dia de qualquer loja virtual, utilize ela um operador de fulfillment ou não.
Quando os erros são internos, no entanto, o lojista e sua equipe podem trabalhar e pensar em formas de resolvê-los. Mas o que fazer quando as falhas vêm de outra empresa?
Essa talvez seja a principal desvantagem do fulfillment. A imagem do seu negócio acaba ficando atrelada à qualidade dos serviços prestados por outra empresa. E isso nem sempre corre bem.
Apesar disso, é possível encontrar operadores confiáveis para implementar uma estratégia de fulfillment. Vamos falar um pouco sobre isso na sequência, ok? ?
Quem oferece o serviço de fulfillment?
O fulfillment já deixou de ser uma novidade para o e-commerce brasileiro. Existem várias empresas que disponibilizam o serviço em âmbito nacional (e internacional). Confira algumas delas:
Correios Log +
É o serviço de fulfillment dos Correios. Voltado para micro e pequenas empresas, ele tem um sistema de precificação bem simplificado: os lojistas pagam um valor fixo por cada item armazenado e pedido atendido.
Segundo a estatal, o Log + pode representar uma economia de até 47% nos gastos com logística.
Principais características do serviço:
- Encomendas enviadas em D+0 ou D+1
- Nota fiscal impressa pelos Correios
- Embalagem gratuita
- Fretes com preços mais competitivos
- Não há cota mínima de pedidos para usar o serviço
- Não há exclusividade nos envios: outras empresas (além dos próprios Correios) podem fazer o transporte das mercadorias
Até a data desta publicação, o Log + dos Correios possui armazéns localizados em Cajamar (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR) e Recife (PE). Acesse o site dos Correios se quiser saber mais sobre o serviço.
Fulfillment by Amazon (FBA)
Pioneira quando o assunto é e-commerce, a Amazon também tem seu próprio serviço de fulfillment. Até agora, no entanto, ele ainda não chegou ao Brasil, sendo disponibilizado apenas para alguns mercados como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
E por que estamos falando de um serviço que ainda não chegou ao Brasil? Bem, o fulfillment da Amazon pode ser uma forma viável de expandir as fronteiras do seu negócio.
Essa é uma das formas mais simples de vender em outros países, pois a Amazon se encarrega de toda a parte de armazenamento e logística. Ou seja: os vendedores conseguem gerenciar o negócio daqui do Brasil mesmo. Interessante, né?
Acesse o site da Amazon se quiser saber mais sobre o serviço.
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