[Atualizado em 22/05/2023]
O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio. A data — que também é chamada de Dia do Orgulho Geek ou Dia da Toalha — tem o objetivo de celebrar obras marcantes da cultura nerd, hoje tão atrelada à cultura pop que fica até difícil estabelecer uma distinção entre ambas.
E o que isso tem a ver com e-commerce? Vamos responder a essa pergunta ao longo do artigo, mas já fica o spoiler: o Dia do Orgulho Nerd pode ser uma oportunidade valiosa para quem vende produtos relacionados ao universo geek. Pode valer a pena incluir a data no seu calendário de ações! 😉
Veja também: Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho.
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Qual é a origem do Dia do Orgulho Nerd?
A data tem pelo menos 3 origens diferentes, todas elas relativamente recentes. A primeira delas está relacionada a uma obra bastante famosa na cultura nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias, série de 5 livros criada pelo inglês Douglas Adams.
Em 2001, ano da morte de Adams, os fãs de O Guia resolveram homenagear o autor. Assim surgiu o Dia da Toalha, cuja primeira edição aconteceu em 25 de maio daquele ano.
E qual é a relação entre toalhas e mochileiros espaciais? Não entre em pânico, a gente explica! A toalha é um dos símbolos mais marcantes do universo de Adams. Ela é apresentada como um instrumento extremamente versátil para os mochileiros: serve como agasalho, cobertor, vela de barco e até como arma (se estiver molhada).
A segunda origem do Dia do Orgulho Nerd tem a ver com Star Wars. Afinal, em 25 de maio de 1977 foi lançado o filme Uma Nova Esperança, o primeiro da saga.
O Dia do Orgulho Nerd pode impulsionar vendas?
Ok, já falamos bastante das curiosidades relacionadas ao Dia do Orgulho Nerd. Mas como essa data pode ser usada para impulsionar vendas? Em primeiro lugar, é preciso dizer que o 25 de maio não é uma ocasião mágica para o e-commerce.
Não estamos falando de uma segunda Black Friday ou algo do tipo — até porque apenas alguns nichos podem utilizá-la como argumento de vendas. Ainda assim, o 25 de maio pode ser uma aquisição interessante para o calendário comercial de quem vende artigos geek.
Se usado de forma criativa, o Dia do Orgulho Nerd pode ter um apelo irresistível para parte do público. Mais adiante vamos falar sobre algumas marcas que já inseriram a comemoração em suas ações de marketing de forma bem-sucedida.
Antes disso, no entanto, queremos chamar a sua atenção para um dado relevante. Durante a Pandemia do Coronavírus, o e-commerce foi uma área de grande crescimento, afinal, em muitos casos a única alternativa eram as compras online. Juntando isso com o tempo que as pessoas passavam em casa, a categoria de jogos e brinquedos foi uma das mais afetadas positivamente!
Como esse setor se relaciona com o universo nerd, achamos interessante chamar a atenção para esse ponto. Segundo pesquisa realizada em 2020 por Konduto e Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas de brinquedos e jogos cresceram 434,7% entre 15 e 28/03/2020.
Com o fim da pandemia, essa alta se regularizou. Mas, ainda assim, a categoria de Jogos e Brinquedos continua sendo um nicho de grande presença no e-commerce, inclusive quando falamos de brinquedos para quem já não é mais criança! só lembrar, por exemplo, dos bonecos Funko ou mesmo do Lego, sucesso entre crianças de 8 a 80 anos. Gibis, mangás, livros e até itens de casa & decoração são outros produtos que fazem bastante sucesso dentro do universo geek!
E afinal: quem são e quanto gastam os nerds/geeks?
Um estudo da MindMiners e do Grupo Omelete traz dados interessantes sobre o perfil do público nerd/geek. Por exemplo: a maior parte desse público (52%) é composta por homens — diferentemente do que acontece em outros nichos do e-commerce, em que as mulheres costumam ser maioria.
Confira alguns outros dados que podem te ajudar a direcionar suas campanhas de marketing para esse público:
Maior parte do público geek, está entre:
- 22-29 anos: 34%
- 30-39 anos: 32%
Região
- 48% dos geeks estão no Sudeste
- 26% no Nordeste
- 14% no Sul
- 6% no Norte
- 6% no Centro-Oeste
Estado civil e classe social
- 70% dos geeks são solteiros, 26% são casados, 3% namoram, 1% é divorciado
- 34% dos geeks estão na classe social B2, 28% na C1, 15% na C2, 14% na B1 e 9% na A
E quanto os geeks e nerds gastam? Segundo dados da Rakuten, o ticket médio do público geek é 40% maior que a média nacional. Segundo estudos de 2022, o ticket médio das compras online do universo geek é de R$548,00, enquanto a média do país é de R$329,00. Esse público prefere utilizar o computador para fazer suas compras e usa o cartão de crédito como forma de pagamento.
Estima-se que o mercado geek movimenta R$ 138 bilhões anualmente ao redor do mundo. E aí, começou a ficar mais interessado no Dia do Orgulho Nerd?
Empresas que aproveitam o dia 25 de Maio:
Confira abaixo as empresa que aproveitam o dia 25 de maio, para lançar promoções e alcançar ainda mais clientes do universo Nerd:
Submarino Geekland
A temática nerd/geek é bastante explorada pelo Submarino. O site até criou uma seção exclusiva chamada Geekland (algo como “Zona Geek” em português). Nesse espaço, fãs de livros, filmes, séries e jogos conseguem encontrar produtos relacionados às suas paixões.
E não é de hoje que o Submarino aproveita o Dia do Orgulho Nerd como data comercial. Em 2012, a marca lançou um concurso para descobrir quem tinha o notebook mais antigo do Brasil.
Os usuários precisavam mandar fotos pelas redes sociais da máquina e suas configurações. O vencedor ganhou um notebook novinho. É um jeito interessante de promover engajamento, né?
A empresa também aposta alto na parceria com influenciadores digitais do mundo nerd. O canal do Submarino no YouTube tem quase 200 mil inscritos e utiliza conteúdos produzidos por influenciadores para falar a mesma língua do público geek.
Amazon
O maior site de e-commerce do mundo também não deixa o Dia do Orgulho Nerd passar despercebido. Já faz alguns anos que a Amazon faz um ranking com as cidades mais nerds do Brasil com base nos produtos vendidos para cada região.
Para chegar aos nomes dessa lista, são contabilizadas as entregas de vários produtos voltados ao público geek (livros, e-books, histórias em quadrinhos, videogames etc). Com isso, a Amazon consegue saber quais cidades são mais “fãs” de cada tipo de produto.
As descobertas que isso proporciona são bem interessantes. Por exemplo: Bagé (RS) é a cidade que mais adquiriu canecas de Game of Thrones na Amazon em 2019. Já Vila Velha (ES) é a cidade para onde a Amazon mais vendeu cards de Pokémon. Legal, não é?
Além do ranking das cidades mais nerds do Brasil, a Amazon está realizando o Festival Geek Gamer, com ofertas exclusivas do dia 22 a 28 de maio.
Riachuelo
Quem já entrou em uma loja física da Riachuelo sabe que a empresa tem uma grande seção dedicada aos produtos geek. No e-commerce não é diferente.
A página Riachuelo Geek reúne diversos produtos relacionados ao mundo nerd. Canecas, camisetas, itens de decoração… Tem de tudo.
Assim como o Submarino, a Riachuelo também realiza uma Geek Week e separa os produtos em categorias que contemplem os fãs da cultura nerd
Todos os dados citados neste post demonstram que os nerds/geeks não podem ser ignorados, pois movimentam uma fatia considerável da economia.
Nesse contexto, o Dia do Orgulho Nerd acaba sendo uma forma de aproximar as empresas desse público.
Com o passar dos anos é perceptível o crescimento do universo geek, isso é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas de seu e-commerce pois jogos, filmes e livros com temática nerd ocupam cada vez mais espaço na cultura contemporânea.
Se você trabalha com artigos relacionados a esse universo, não deixe de inserir o Dia do Orgulho Nerd no seu calendário de datas comemorativas. Talvez não seja possível preparar ações para este ano, mas já comece a pensar no ano que vem. 😉
Obrigado por ler até aqui — e que a Força esteja com as suas vendas! 😉
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