Dia do Consumidor: aproveite a primeira data-chave do ano

Dia do Consumidor: aproveite a primeira data-chave do ano

Veja o que há por trás das tendências que prometem fazer do Dia do Consumidor a próxima Black Friday

 

Estamos quase no terceiro mês do ano e já podemos nos preparar para aproveitar a primeira data-chave do calendário varejista: o Dia do Consumidor. Portanto, começamos este artigo chamando a atenção para trajetória de evolução de uma tendência. Afinal, se anteriormente poderíamos pensar isoladamente no dia 15 de março, isso já é passado.

A exemplo de temporadas de ofertas que já caíram no gosto popular, como a Black Friday, o Dia do Consumidor também avança para se consolidar como uma semana de compras.

Ou seja, se você ainda não dedicou a devida importância à data que abre o calendário comercial, fica o alerta! O mês de março representa, sim, um dos pontos quentes do seu cronograma de vendas!

Por isso, reunimos os principais insights para ajudá-lo a elaborar sua estratégia para começar 2019 com tudo!

 

Dia do Consumidor: o start que você precisa valorizar

 

Em suas primeiras edições, o Dia do Consumidor começou um pouco tímido. Mas atenção! Essa realidade está em evolução e tem tudo para virar uma grande febre de vendas! É o que demonstra um estudo do Google ao revelar que mais de 35 milhões brasileiros já conhecem a data.

A avaliação destaca também outro dado que não pode ser ignorado pelos vendedores, principalmente, no e-commerce: o aumento de 92% das buscas online relacionadas ao Dia do Consumidor, entre 2017 e 2018.

O levantamento da gigante da internet compara o comportamento dos clientes nos últimos dois anos e aponta o fortalecimento progressivo da data. Como resultado, os dados caracterizam indicadores valiosos na hora de elaborar  as estratégias de marketing. Veja:

 

Dia do Consumidor: aproveite a primeira data-chave do ano

 

De olho nas intenções de compra

 

Para o Dia do Consumidor 2019, a expectativa é de os setores de Computadores e Videogames ocuparem o topo das intenções de compra. Segundo o Google, 62% desse público pretende esperar a primeira semana de ofertas do ano para adquirir produtos dessas áreas.

Como já era de se esperar, os smartphones também serão um alvo expressivo, atraindo 61% do interesse da clientela. Além disso, TVs, Eletrodomésticos e Eletroportáteis, Roupas e Calçados, e Móveis também aparecem entre as áreas com maior potencial de venda.

Certamente, vale dar uma boa conferida no seu estoque e pegar uma carona nessa onda!

 

O que seu e-commerce tem a ganhar?

 

Sem mais delongas, vamos direto à principal dúvida que nos propomos a esclarecer neste artigo: como você pode usar o  Dia do Consumidor para alavancar suas vendas! Para reforçar a relevância do evento, novamente vamos ligar o Dia do Consumidor à Black Friday.

Além de caracterizarem oportunidades com alto potencial de lucros, quer saber outra semelhança entre duas temporadas? Acima de tudo, ambas geraram dúvidas entre os empreendedores quanto à real validade da aposta. E vejam só no que a Black Friday se transformou!

Resumindo, se você já percebeu o quanto pode ser promissor embarcar na melhor data do primeiro trimestre, ok. Entretanto, se ainda está indeciso em participar do evento, fizemos uma lista com os benefícios para ajudá-lo a repensar essa decisão.  

Esclarecendo melhor, lembramos que é exatamente a apropriação da data pelos próprios vendedores o que reforça o apelo do evento.

5 motivos para participar do Dia do Consumidor

 

Arregace as mangas!

 

Em outras palavras, que tal pensar em uma campanha de “Semana” e não apenas “Dia” do Consumidor? Além de ganhar tempo para desenvolver uma proposta com uma visibilidade mais ampla, você pode captar os clientes que aguardam as promoções do período.

Esta estratégia é, inclusive, a grande marca dos eventos caracterizados pela capacidade de alcançar picos maiores de faturamento: mobilizar o público durante uma semana!

Da mesma forma, o preparo dos lojistas precisa ser proporcional aos lucros pretendidos. Ou seja, é fundamental se preparar para o aumento da demanda. Inicie revendo seu estoque e elencando quais pontos da sua logística devem ser reforçados.

Lembre de que a experiência de compra oferecida será seu cartão de visitas para os novos visitantes e sua chance de fidelizar quem já compra em sua loja virtual.

 

Pense em “iscas” para fisgar o consumidor

 

Feita a revisão dos aspectos operacionais para garantir sua eficiência no aumento da quantidade de pedidos, é hora de dar o passo seguinte: pensar em como fazer o olho do cliente brilhar quando chegar à página inicial do seu e-commerce.

Uma boa forma de criar um atrativo para o período é avaliar sua possibilidade de oferecer frete grátis. Ou seja, esta é uma tática interessante que colabora para que o visitante se sinta presenteado. E quando isso acontece, ele fica mais suscetível à compra, não é?

Se o seu orçamento permitir, outra dica é oferecer brindes como códigos promocionais, descontos, chaveiros ou adesivos. Investir em algum diferencial extra como uma embalagem mais criativa, ou um cartão enviado junto à encomenda, também passa uma ideia de cuidado especial.

A grande sacada é realmente fazer o plus escolhido dar um toque de “mimo” à compra feita em seu e-commerce.

 

Planeje as entregas das suas mercadorias

 

Geralmente quando pensamos em ampliar as vendas, o estoque é primeira demanda que nos vem à mente, não é mesmo? Mas qual o outro elemento-chave diretamente impactado no mesmo contexto? O frete!

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Por 25 de fevereiro de 2019 às 2:00

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Por 25 de fevereiro de 2019 às 2:00