Quer saber tudo sobre o Dia do Consumidor 2024 e como se destacar da forte concorrência nesta data? Então, fique com a gente até o final.
A seguir, separamos alguns tópicos que você vai encontrar por aqui:
- Quando é o Dia do Consumidor, mensagens e frases para enviar na data
- Dicas de como criar uma campanha de Dia do Consumidor
- Planner gratuito para imprimir ou usar digitalmente
Ah! E se você precisa de uma forcinha para deixar o processo de envio de pedidos da sua loja virtual mais inteligente, barato e preparado para altas demandas, faça seu cadastro gratuito no Melhor Envio. Faça um cálculo de frete abaixo para ver como vale a pena:
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Quando é o Dia do Consumidor?
Se você chegou até o nosso artigo para descobrir quando é o dia do consumidor 2024, saiba que este ano a data é comemorada no dia 15 março e cai na sexta-feira.
Dia do Consumidor x Dia do Cliente: qual a diferença?
O Dia do Consumidor e o Dia do Cliente possuem objetivos similares: movimentar o comércio e impulsionar as vendas. Porém, as duas datas possuem propostas distintas.
A título de curiosidade, o Dia do Consumidor teve origem nos Estados Unidos, em meados da década de 1960. Na época, o então presidente do país, John Kennedy, salientou em um discurso a importância de garantir os direitos dos consumidores. A partir daí, várias ações foram tomadas, culminando na criação do Dia Mundial do Consumidor.
Já o Dia do Cliente faz parte do calendário comercial nacional e tem como intuito homenagear clientes. A celebração foi criada em 2003 por João Carlos Rego e, desde então, é comemorada no dia 15 de setembro.
Utilize a Semana do Consumidor como oportunidade para o seu negócio
O Dia do Consumidor tem ganhado tanta força que atualmente a data é considerada a Black Friday do primeiro semestre.
Para desfrutar ao máximo a comemoração, o calendário de promoções relacionadas a data foi esticado pelo comércio nacional.
Dessa forma, lojistas de todo país têm a oportunidade de aproveitar todo o mês de março para impulsionar as vendas. Por isso, é muito importante definir a duração da sua campanha do Dia do Consumidor:
- Mês do Consumidor: temporada promocional que acontece durante todo o mês de março.
- Semana do Consumidor: momento mais aquecido de vendas do período. Em 2024 a semana do consumidor ocorre de 11 a 15 de março.
- Dia Mundial do Consumidor: data da comemoração realizada no dia 15 de março.
Se você optar por fazer apenas um dia de ofertas, é preciso se preparar para receber um alto volume de pedidos e dar conta da demanda.
Caso decida estender a campanha durante a Semana do Consumidor ou durante todo o mês de março, o tráfego será diluído ao longo dos dias. Por outro lado, será necessário criar atrativos para manter as pessoas engajadas durante todo o período.
Seja lá qual for a duração escolhida, o ideal é começar a informar a campanha ao público antes do evento, entre o final de fevereiro e início de março, com o intuito de criar expectativa no público para as promoções que estão sendo preparadas para a ocasião.
Frases para o Dia do Consumidor: mensagens para auxiliar os posts da campanha
Além de ser um período propício para aumentar as vendas, o dia 15 de março também é uma oportunidade para você fazer uma homenagem ao Dia do Consumidor.
Vale fazer posts nas redes sociais ou no blog da sua loja. Você pode agradecer quem já comprou no seu e-commerce, solicitar avaliações ou até mesmo conscientizar as pessoas sobre a importância da data.
Para facilitar, trouxemos 16 ideias de frases do Dia do Consumidor que podem ser adaptadas para o seu negócio. Confira:
- Hoje é o seu dia especial, Consumidor (a)! Para celebrar a importância que você tem para a [nome da empresa], liberamos um cupom de 15% de desconto. Corre lá no site e aproveite.
- Olá, [nome da pessoa]. 15 de março é um dia para celebrar a importância que você tem para a [nome da empresa]. E claro, para comemorar nós preparamos muitas promoções. Clique aqui e venha conferir!
- Oie, [nome da pessoa]. Ao longo da semana, vamos te presentear com as melhores ofertas do consumidor. Por isso, fique de olho no seu e-mail e nas nossas redes sociais.
- [nome da pessoa], pare de ficar “dando só uma olhadinha”. Pode colocar seus produtos no carrinho que hoje o frete é por nossa conta.
- Olá, [nome da pessoa]. Desejamos a você um feliz Dia do Consumidor! Aproveita e dá uma passadinha lá no site e confira a surpresa que preparamos para você.
- Olá, [nome da pessoa]. Nós da [nome da empresa] temos o compromisso de oferecer produtos e serviços de qualidade. Por isso, estamos à disposição para te ouvir. Sua opinião é muito importante para nós.
- Queremos aproveitar o dia de hoje para agradecer vocês, consumidores e consumidoras, por fazerem parte do nosso sonho.
- Ei, [nome da pessoa]. Aproveite este dia para refletir sobre seus hábitos de consumo, valorizar suas escolhas conscientes e exercer seus direitos como consumidor. Para ajudar, preparamos um post de Dia do Consumidor para orientar você. Passa lá no blog e confira!
- Oi, [nome da pessoa]. Que tal celebrar o Dia do Consumidor de um jeito diferente? Separamos uma lista de itens que podem te agradar, mas faça escolhas conscientes!
- Oi, [nome da pessoa]. Indo na contramão do mercado, nós da [nome da empresa] queremos propor um desafio: compre somente o que você precisa, combinado?! Sabemos que nossos produtos são encantadores, mas seja um consumidor (a) consciente.
- É um prazer ter você conosco neste dia 15 de março. Saiba que cada pedido que recebemos é enviado com muito amor e cuidado. Mas lembre-se de fazer escolhas conscientes, ok?!
- Feliz Dia do Consumidor! Sem você nossas conquistas não seriam possíveis. Por isso, queremos deixar sinceros agradecimentos pela parceria e confiança depositada em nosso trabalho.
- Neste Dia Mundial do Consumidor queremos agradecer a você, [nome da pessoa], por ter nos escolhido. Para retribuir a sua preferência, vamos dar um cupom de desconto especial [nome do cupom] para você usar durante o mês de março.
- Saber da sua satisfação em comprar na nossa loja não tem preço. Mas deixa eu te falar uma coisa: a loja toda está com preço máximo de R$199 na semana do consumidor. Corra para a loja e garanta seu pedido antes que acabe o estoque.
- Parabéns, consumidor (a)! Você é uma pessoa muito importante para nós da [nome da empresa] e queremos deixar nossos sinceros agradecimentos por sua preferência!
- Em nome de toda a equipe da [nome da empresa], gostaríamos de homenagear nossas consumidoras e consumidores. A confiança de vocês é o que nos move.
Promoção Dia do Consumidor: como aproveitar a data para impulsionar as vendas
Separamos 6 dicas para você preparar sua loja para o Dia do Consumidor 2024 e aumentar as vendas durante o período:
Use brindes como artifício de atração
Os brindes podem ser usados como artifício de atração para ajudar você a converter mais. Abaixo, veja como utilizar essa estratégia de maneira eficaz:
- Escolha produtos relevantes e que estejam relacionados com o seu nicho de vendas. Por exemplo, se você vende artigos esportivos, ofereça uma garrafa de água térmica ou uma coqueteleira para suplementos.
- Use brindes como incentivo para compra: faça uma promoção de Dia do Consumidor e ofereça um mimo em compras acima de um determinado valor.
- Faça sorteios de brindes: além de possibilitar que as pessoas concorram a mimos, você consegue aumentar o engajamento nas redes sociais.
- Ofereça lembrancinhas personalizadas: assim quem comprar durante a campanha de Dia do Consumidor vai ficar contente por receber uma lembrança da sua empresa e você ainda reforça a identidade visual da sua marca.
Disponibilize entrega expressa e frete grátis
Disponibilizar a entrega expressa é uma forma de agradar clientes que têm pressa em receber a mercadoria, como acontece com compras de presentes de última hora ou de alimentos perecíveis.
Apesar de ter um custo mais elevado, quando comparada com opções econômicas, essa modalidade de envio pode representar um diferencial competitivo para o seu negócio, já que clientes que valorizam a agilidade na entrega podem escolher sua loja em detrimento da concorrência.
Também vale a pena fazer as contas para avaliar se é viável oferecer frete grátis durante o período. Uma estratégia adotada por muitos lojistas é manter a isenção do custo do envio em regiões próximas do vendedor ou a partir de determinado valor de compra.
Contas precisam ser feitas para checar a viabilidade desta ação sem prejudicar a saúde financeira da sua loja. Para saber como fazer esse planejamento da forma correta vale a pena assistir o vídeo que falamos mais sobre o tema.
E claro, para oferecer frete expresso e econômico com preços super especiais, use o Melhor Envio. Se você ainda não possui cadastro na nossa plataforma, não perca tempo: clique no botão abaixo e comece a usar nossa ferramenta hoje mesmo!
Entregue uma boa experiência de compra
Segundo pesquisa realizada pela Accenture, 47% das pessoas entrevistadas disseram que estão dispostas a pagar mais por uma experiência de compra que superasse as suas expectativas.
Logo, para deixar sua clientela mais satisfeita ao comprar no seu e-commerce é preciso focar esforços nas seguintes iniciativas:
- Coloque o cliente sempre no centro da estratégia.
- Invista na usabilidade do seu site ou em uma boa plataforma de e-commerce, que entregue navegação otimizada para celulares, checkout prático e carregamento rápido.
- Tenha um sistema de atendimento ágil, eficaz e humanizado.
- Antecipe necessidades do cliente.
Trabalhar sempre visando entregar uma boa experiência de compra é um dos segredos para a fidelização e para alcançar sucesso no Dia do Consumidor 2023.
Ofereça diferentes meios de pagamento
Se você não quer perder vendas, tenha um checkout transparente, ágil e ofereça diferentes meios de pagamento.
O Pix, por exemplo, já caiu no gosto popular. Além da praticidade para quem compra, com o Pix, vendedores recebem o valor assim que o pedido é aprovado. Isso reduz custos operacionais existentes em outros formatos de pagamento tradicionais, como cartão de crédito ou débito.
Outra tendência são as compras online parceladas no boleto bancário, também conhecida como “carnê digital”. Esse tipo de pagamento é muito procurado por pessoas que não utilizam cartão de crédito.
Se o seu negócio está em um marketplace, as principais formas de pagamento já estão automaticamente disponíveis. Agora se o seu e-commerce foi desenvolvido do zero, você tem a liberdade de contratar os serviços que ofereçam as melhores condições.
Para saber mais detalhes sobre os principais meios de pagamento para e-commerce, leia o artigo: 7 formas de pagamento para loja virtual.
Preste atenção ao pós-venda
Para fidelizar mais clientes após o Dia Mundial do Consumidor é essencial entregar uma experiência de pós-venda que atenda as necessidades. Por isso, aposte em iniciativas como:
- Dar atenção especial aos chamados de reclamação.
- Não deixar nenhum cliente sem resposta.
- Retornar as mensagens o mais rápido possível.
- Fazer um pós-venda ativo entrando em contato com a pessoa para conferir se ela está satisfeita com o produto e serviço prestado.
- Garantir uma logística reversa eficiente.
Promoção Dia do Consumidor: ofereça apenas ofertas reais
De nada adianta preparar uma boa campanha de marketing para a data e não oferecer ofertas de verdade. Por isso, crie promoções para o Dia do Consumidor atrativas e reais!
Não implemente, em hipótese alguma, práticas irregulares e fraudulentas. Lembre-se que, além de manchar a reputação da sua loja, propaganda enganosa é crime.
Uma dica valiosa na hora de montar promoções para o Dia do Consumidor é usar a data para fazer um girar o estoque e desencalhar os itens que não estão saindo muito bem.
Venda mais o ano todo com a ajuda do Melhor Envio
Para vender mais o ano todo, você precisa manter uma abordagem consciente e estratégica, principalmente entre os times de vendas e marketing. Mas no caso de quem vende online, existe um cuidado extra: com a logística.
Possuir poucas modalidades de envio e fretes com preços elevados acaba espantando atuais e potenciais consumidores. Um jeito eficiente de reduzir custos e diversificar as opções de entrega da sua loja online é usar ferramentas de intermediação logística, como o Melhor Envio.
Na nossa plataforma, você pode contratar fretes com descontos de até 80%, podendo escolher entre transportadoras privadas e Correios.
Também disponibilizamos serviços gratuitos como o Melhor Ponto, que são pontos de coleta de encomendas onde você pode deixar pacotes de várias transportadoras parceiras no mesmo local.
Dessa forma, é possível reduzir os gastos operacionais de postagem, pois não é preciso percorrer por diversas agências para despachar seus pedidos.
Quem usa o Melhor Ponto pode contratar etiquetas de frete com valores especiais, diretamente na nossa Calculadora de Fretes. Basta procurar as modalidades com a tag “Melhor Ponto”.
Você também tem acesso a soluções como o Melhor Rastreio, que permite acompanhar o andamento de todas as remessas de forma descomplicada.
Para saber mais sobre as modalidades de frete que possuem a tag “Melhor Ponto”, assista o vídeo disponível no nosso canal do YouTube:
Esses são apenas alguns motivos para começar a usar o Melhor Envio. Sem contar que o cadastro é rápido e gratuito, é só clicar no botão abaixo:
Vá além do Dia do Consumidor: esteja preparado para outras datas comerciais importantes com o Melhor Planner 2024
O Dia do Consumidor é apenas o pontapé inicial do calendário de promoções de 2024. Para você ficar por dentro das principais datas comerciais que acontecem ao longo do ano e preparar seu e-commerce para cada uma delas, o Melhor Envio preparou um material totalmente grátis, o Melhor Planner.
O material é um guia de planejamento completo com dicas, inspirações, áreas para definição de metas e ainda um calendário estratégico com datas fora do circuito tradicional que tem se destacando nos últimos anos, como Valentine’s Day, Dia do Solteiro e Dia do Cliente, entre outras.
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