Entenda a importância do consumo consciente e saiba o que o lojista que trabalha com e-commerce pode fazer para incorporar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia. Conheça ainda 3 nichos de mercado que estão diretamente ligados aos pilares da sustentabilidade e perceba porque olhar com atenção para eles pode ser um bom negócio.
De acordo com a Global Footprint Network (GFN), organização não-governamental que desenvolve pesquisas na área de sustentabilidade, seriam necessários 3 planetas Terra para dar conta de manter o ritmo de consumo global atual.
A biocapacidade do planeta não consegue repor o que se extrai dele na velocidade em que essa renovação precisaria ser feita, criando a chamada sobrecarga da Terra. Nosso planeta já trabalha em sobrecarga desde o ano de 1970 – situação que tem se agravado rapidamente e pode se tornar irreversível em poucas décadas.
O WWF-Brasil fez as contas e chegou a conclusão que a velocidade de consumo dos recursos no Brasil é de, em média, 1,6 planeta Terra – podendo chegar a 4 planetas nas classes mais favorecidas. Isso significa que seriam necessários os recursos de 1 planeta e meio para que todos vivessem como a classe média e 4 planetas para que todos vivessem como os ricos vivem. Além do consumismo e da rápida urbanização, nossa dificuldade histórica de preservar as reservas naturais também pesa na conta.
Em paralelo às macroações que precisam ser realizadas pelos governos, órgãos internacionais e tratados de cooperação global, cada um de nós pode fazer sua parte para amenizar o problema. Essas contribuições envolvem, sobretudo, a necessidade de se falar em consumo consciente e a urgência de convidar as pessoas a repensarem suas atitudes no dia a dia.
Mesmo diante de um cenário preocupante, ainda precisamos trabalhar, estudar, comer e nos vestir. Como o consumo consciente se aplica na prática? De que maneira ideias como montar um brechó online ou rever as embalagens usadas no e-commerce, por exemplo, podem aliar o uso consciente dos recursos e a necessidade de gerar renda? Falaremos sobre isso a partir de agora! Vamos lá?
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O que é consumo consciente?
Você deve estar se perguntando: o que significa consumo consciente? A palavra consciente nesse contexto tem um sentido de responsável. Portanto, consumo consciente significa consumo com responsabilidade, ou seja, usar os recursos do planeta de modo a ter o que é necessário para levar uma vida confortável, mas sem extrapolar a capacidade de renovação da Terra.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Akatu em 2018 mostrou que muitos brasileiros até entendem a importância do tema, mas ainda associam termos como “sustentabilidade” e “consumo consciente” a mudanças radicais e difíceis de serem implementadas.
O estudo foi realizado com 1.090 pessoas maiores de 16 anos, de todas as classes sociais em 12 regiões metropolitanas brasileiras. Dessa amostra, apenas 24% dos participantes foram classificados como consumidores conscientes.Os outros 76% se mostraram indiferentes ou pouco engajados no tema. Para chegar a esse cenário, foi feita a aplicação de um teste sobre hábitos de vida e de consumo.
Os números mostram que ainda falta acesso à informação. Consumo consciente não precisa ser algo complexo e que fuja da realidade das pessoas. Pequenas atitudes já causam impacto positivo e o e-commerce tem papel importante na disseminação desta mensagem.
Sustentabilidade e e-commerce: como olhar para o assunto no dia a dia
Já ouviu falar em 5R? São os cinco pilares de promoção da sustentabilidade e do consumo consciente: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Repensar nossas atitudes de consumo, recusar aquilo que não precisamos, reduzir o uso de recursos que estão desgastando o planeta, reutilizar o que for possível (roupas, por exemplo) e reciclar os materiais. Os 5R podem ser aplicados em todos os aspectos de nossas vidas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Quando falamos do meio profissional, percebemos que a sustentabilidade pode ser trazida para o e-commerce de diversas maneiras – tanto no dia a dia da loja virtual (como na escolha das embalagens, por exemplo) quanto na definição do modelo de negócio e dos produtos que serão comercializados.
Fazendo um panorama do setor, o comércio eletrônico brasileiro vive um momento de forte expansão. De acordo com o levantamento Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo no Brasil, o e-commerce cresceu 75% entre janeiro e dezembro de 2020, em comparação a 2019.
Em outra pesquisa, a Neotrust apontou que foram realizadas cerca de 78,5 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021, o que representa um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento do setor foi R$ 35,2 bilhões no trimestre, alta de 72,2% na comparação com os três primeiros meses de 2020.
Tais dados reforçam que investir em um negócio online pode trazer bons resultados. E se o empreendedor precisa de um diferencial para se destacar nesse mercado, prestar atenção na parcela de consumidores que estão buscando um consumo consciente e alinhado com a sustentabilidade pode ser um excelente caminho.
Além do mais, estamos falando de uma questão que afeta o futuro da vida no planeta. Quando o lojista entende a importância de repensar certos processos e o seu papel em ajudar a levar informação aos consumidores, ele está contribuindo para melhorar o próprio ambiente onde vive.
A seguir, vamos falar sobre algumas coisas que o lojista de e-commerce pode fazer em prol da sustentabilidade. Também vamos mostrar um pouco sobre alguns setores que atraem cada vez mais consumidores e podem ser oportunidades de negócio.
Como tornar o ato de embalar mais sustentável
O momento de embalar os produtos e deixá-los prontos para o envio gera uma série de desafios para o lojista quando o assunto é sustentabilidade. Em geral, esse processo envolve bastante plástico (o que é danoso para o meio ambiente).
Felizmente, há coisas simples que o lojista pode fazer visando a redução e o consumo consciente de plástico e optando por materiais que sejam ecologicamente corretos. Aqui vão algumas dicas:
✔️ Use caixa de papelão. Além de ser o tipo de embalagem mais barato e mais aceito pelas transportadoras, a caixa de papelão é considerada ecologicamente correta pois irá se decompor em no máximo seis meses e pode ser reciclada. Aliás, existem opções de caixas no mercado que já são feitas a partir de materiais reciclados, o que é ainda melhor!
✔️ ️ Substitua o plástico bolha por opções mais sustentáveis. O empreendedor pode usar folhas de jornal ou o chamado Bio Pack, uma espuma de milho biodegradável que desempenha a mesma função do plástico bolha sem agredir o meio ambiente.
✔️ Use papel kraft e fita gomada: se precisar enrolar os produtos, prefira o papel kraft (que é feito de papel reciclado) ao invés do plástico. Para lacrar as embalagens, a fita de papel gomada é mais ecologicamente correta do que a fita adesiva de plástico.
Evite o desperdício no dia a dia do seu negócio
Quando falamos em consumo consciente aplicado ao dia a dia, estamos falando de olhar para todos os processos da empresa (não importa o tamanho dela) e avaliar o que pode ser melhorado. Aqui alguns insights:
✅ Avalie se o uso de água e energia elétrica está sendo feito de maneira correta ou se há espaço para melhora. Além de ajudar o meio ambiente, ainda reduz as contas;
✅ Substitua copos descartáveis por copos laváveis;
✅ Incentive o uso de garrafinhas de água reutilizáveis ao invés de copos descartáveis;
✅ Adote a digitalização de documentos e deixe o papel apenas para casos indispensáveis. Quando possível, use os dois lados da folha nas impressões;
✅ Separe o lixo entre recicláveis e não recicláveis e faça a destinação correta de ambos;
✅ Evite plástico e isopor sempre que possível. No mercado já há a bioespuma, um isopor sustentável feito da resina de plantas como milho, arroz e soja e que é tão resistente quanto o material feito de plástico - com a vantagem de ser biodegradável.
Fornecedores
Além do próprio negócio, o lojista também pode olhar para toda a rede que o cerca, especialmente os fornecedores. Além de obter materiais de outras empresas que também estão empenhadas em promover ações mais sustentáveis, é possível conversar com os que ainda não fazem isso e alertar sobre a importância do tema.
Lembre-se que o maior empecilho em relação ao consumo consciente é a falta de informação. A partir do momento que o lojista abraça o tema e busca colocá-lo em prática, promover a disseminação das informações faz parte do processo.
Mas, e para aqueles lojistas que querem incorporar produtos sustentáveis em sua loja virtual ou até mesmo mudar de ramo dentro do e-commerce, quais opções existem? A seguir, confira alguns dos mercados em ascensão.
Sustentabilidade pode ser um bom negócio
Embora a pesquisa do instituto Akatu em 2018 tenha mostrado que boa parte dos brasileiros ainda não está atenta ao consumo consciente, não podemos menosprezar a parcela de 24% dos brasileiros que prestam atenção no assunto.
Para o empreendedor, além de defender uma causa, o investimento na parcela do mercado que está preocupada com a sustentabilidade pode ser um bom negócio. Nichos como os cosméticos veganos e a venda online de peças usadas estão crescendo e elevando o consumo consciente a um outro patamar.
Cosméticos veganos
O mercado de beleza no geral está aquecido. Quando falamos do nicho de cosméticos veganos, a situação é ainda mais positiva. Para se ter uma ideia, o número de produtos veganos certificados pela Sociedade Vegetariana Brasileira cresceu 16% entre 2019 e 2020. Nessa conta entram cosméticos, alimentos, suplementos alimentares, calçados e muito mais.
👉 Cosméticos veganos são produtos de beleza e cuidados diários que não levam aditivos químicos artificiais em sua produção e não são produzidos com insumos de procedência duvidosa ou que tenham sido extraídos em desarmonia com a natureza. Além disso, esses cosméticos não são testados em animais (são cruelty free) e não levam nenhum insumo de origem animal em sua composição, o que inclui leite, mel, cera de abelha, colágeno, etc.
Fazendo uma análise mais ampla, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que o mercado de cosméticos e beleza cresceu 10% na última década no Brasil. As famílias brasileiras dedicam, em média, 1,5% do orçamento para beleza e cuidados pessoais, fazendo do Brasil o quarto maior mercado consumidor de cosméticos e produtos de beleza do mundo.
📌 Um relatório divulgado pelo instituto de pesquisa Grand View Research, em 2019, projeta que o mercado internacional de cosméticos veganos deve movimentar US$ 20,8 bilhões até 2025! A pesquisa aponta que o e-commerce estará na liderança desse crescimento, especialmente pela “facilidade de seleção, reposição e entrega de pedidos”.
Se o lojista está procurando produtos lucrativos para vender ou um nicho novo para atuar, os cosméticos veganos parecem ser uma ideia promissora. Mas lembre-se que o selo vegano implica em uma série de responsabilidades e o lojista precisa saber muito bem qual a procedência dos produtos que está comercializando. É um comprometimento com a causa.
Brechó online: vestindo o consumo consciente
Brechós são negócios que existem há muitas décadas. Mas quando esse tipo de loja encontrou a internet, o casamento foi perfeito. Além de ter a sua disposição uma série de ferramentas digitais para exibir e fazer o marketing das peças, os donos de brechó online podem vender para todo o país.
O que muitas pessoas não param pra pensar é que comprar em brechó online é uma maneira de apoiar o consumo consciente. Roupas e objetos em perfeito estado que seriam descartados podem ser reaproveitados por outras pessoas - que evitam a compra desnecessária de peças novas.
💡 Se formos parar para refletir, ao comprarmos algo que estamos precisando em um brechó, estamos colocando em prática 4 dos 5R: repensar, recusar, reduzir e reutilizar. Viu que bacana?
Os brechós online deram tão certo no Brasil que já há plataformas do setor com valor de mercado na casa dos bilhões. O marketplace de brechós online Enjoei, por exemplo, está valendo mais de R$2 bilhões e é um exemplo de como há um público consumidor enorme para a venda de produtos usados.
Para aqueles que querem abrir uma loja online do zero, até mesmo o Instagram e o Facebook podem ser plataformas interessantes para começar. Neste artigo, há dicas de como vender online sem ter uma plataforma de e-commerce.
💡 Precisando de inspiração? Assista ao vídeo da live que fizemos com as donas do Brechó Vegano, uma loja online de produtos usados que está fazendo o maior sucesso!
Vender artesanato na internet e a importância do trabalho dos artesãos
O IBGE estima que existem mais de 10 milhões de artesãos em atividade no Brasil! Juntos, esses trabalhadores movimentam mais de R$50 bilhões em vendas por ano.
Em outra pesquisa, o Sebrae apurou que 60% dos artesãos brasileiros fazem do artesanato a sua principal fonte de renda e 64% deles usam a internet como o maior canal para vender seus produtos.
Além da importância econômica que vender artesanato pela internet tem, comprar ou revender produtos desses empreendedores é uma maneira de pensar no consumo consciente por diversos motivos.
📌 Primeiro, muitos dos artesãos usam materiais reciclados para fazer suas peças e ajudam a completar o ciclo da reciclagem, dando um novo destino a insumos que acabariam no lixo. Segundo, a produção manual e em baixa escala agride menos o meio ambiente. Terceiro, é mais fácil checar a procedência dos materiais de artesãos do que de grandes indústrias.
Sem dúvidas, comprar artesanato é uma maneira de incentivar o trabalho dessas pessoas, movimentar a economia e fazer com que cada vez mais indivíduos olhem com outros olhos para a reutilização de materiais.
👉 Está pensando em começar a vender artesanato pela internet? Confira o vídeo que preparamos com muitas dicas para que suas vendas sejam um sucesso!
Sustentabilidade e consumo consciente: a importância da disseminação de informações
A disseminação das informações é um dos pilares da promoção do consumo consciente. Quanto mais as pessoas entenderem a importância de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, maiores as chances de conseguirmos voltar ao patamar onde o planeta Terra consegue suprir nossas necessidades.
Se o lojista trabalha com produtos sustentáveis, ele pode tanto incluir informações sobre a importância desses produtos na própria embalagem quanto criar conteúdo educativo para outros canais de comunicação - como as redes sociais e o e-mail, por exemplo.
A tendência é que cada vez mais pessoas passem a considerar o consumo consciente e a sustentabilidade como prioridades em suas vidas. Lojistas que já estiverem de olho nisso sairão na frente. O planeta agradece.
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