Como vender pelo Instagram? Essa é uma dúvida comum entre lojistas e também quase um requisito básico para quem tem uma loja virtual ou física.
Para quem está dando os primeiros passos no e-commerce investir no Instagram pode parecer um bicho de sete cabeças.
A boa notícia é que vender pelo Instagram não é tão complicado quanto parece. Por isso, separamos 8 dicas infalíveis para te ajudar a ter mais sucesso na rede social e aumentar suas vendas. Vamos lá?
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Por que vender pelo Instagram?
Quando o assunto é popularidade existe uma rede social que se destaca, o Instagram.
A plataforma acumula em média 119,5 milhões de usuários ativos no Brasil, só em 2022, segundo dados da pesquisa We Are Social e da Hootsuite.
Se você quer explorar ao máximo o potencial desta ferramenta, aqui vai um resumo de por que você precisa estar no Instagram. Confira uma lista com alguns dados que mostram o poder dessa rede social:
- O Brasil é o 3º país que mais usa o Instagram (Fonte: Statista)
- 11h19min — é o tempo médio diário que brasileiros usam as redes sociais (Fonte: Hootsuite e We Are Social)
- 83% de usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca (Fonte: Opinion Box)
Essas estatísticas comprovam que o Instagram segue em alta e se tornou um ambiente de negócios.
São milhares de pessoas online todos os dias, e boa parte delas usa a rede social para comprar, pesquisar produtos e conhecer novos negócios.
Além de impulsionar as vendas, o Instagram serve para você conhecer melhor o seu público e entender suas preferências.
Poucas coisas são tão importantes para vender mais quanto conhecer bem seus clientes. Portanto, motivos não faltam para você divulgar seu negócio no Instagram.
Como criar uma loja no Instagram?
Criar uma loja no Instagram é uma ótima oportunidade para que mais pessoas conheçam a sua empresa e, assim, aumentar consideravelmente as suas vendas.
Mas como criar uma loja no Instagram? Quais os passos?
Com o Instagram Shopping.
Com essa ferramenta do próprio Instagram, é possível adicionar seus produtos em um catálogo, mostrar o ícone da sacolinha em suas publicações e redirecionar seguidores para o site da sua marca.
Incrível, não é mesmo?
No entanto, para vender no Instagram, é preciso cumprir alguns pré-requisitos básicos.
Para estar no Instagram Shopping, é necessário:
- ter uma conta comercial no Instagram
- ter uma página no Facebook e no Gerenciador de Negócios
- vincular uma loja, catálogo de produtos ou domínio ao Instagram
- estar em um dos mercados aceitos
- habilitar o modo compras no Instagram
Depois de analisar os critérios, é hora de colocar a mão na massa.
Afinal, como criar uma loja no Instagram e ativar a função Instagram Shopping?
- no seu perfil comercial, clique em adicionar loja, que está abaixo de editar perfil
- depois em conectar conta do Facebook
- selecione o catálogo
- e envie para análise
Vale lembrar que o resultado do seu pedido deve sair em um intervalo de 24 horas. Após a aprovação, basta começar a usar a ferramenta e divulgar seus produtos para milhares de pessoas.
📍 Confira aqui o guia completo de como configurar o Instagram Shopping
Loja no Instagram precisa de CNPJ?
O Instagram não exige que você tenha um CNPJ para criar uma loja na plataforma.
Contudo, se você quer vender na internet profissionalmente, é recomendável que regularize a sua empresa.
Aqui vão dois motivos para ter um CNPJ e consequentemente um negócio escalável:
- Estar em formalidade junto à Receita dará mais credibilidade e segurança. Isso, com toda certeza, ajuda no crescimento e na sustentabilidade da sua empresa
- Você poderá emitir notas fiscais para clientes e, além disso, alguns fornecedores só vendem se o lojista tiver CNPJ
Mas, se você quer apenas complementar a sua renda com pequenas vendas nas redes sociais e está se perguntando se loja no Instagram precisa de CNPJ, provavelmente não vai encontrar problemas se não tiver essa documentação.
📍Veja como abrir MEI para a sua loja virtual
Como vender pelo Instagram?
O Instagram surgiu em 2010 como um aplicativo para compartilhar fotos. Mas, à medida que foi ganhando funcionalidades, como transmissões ao vivo e posts patrocinados, também conquistou espaço na estratégia digital das empresas.
Não à toa, mais de 25 milhões de anunciantes no mundo usam a plataforma para fazer negócios. A seguir, você encontra 7 dicas de sucesso de como vender pelo Instagram. Confira:
8 dicas de como vender pelo Instagram
As empresas sempre estão em busca de oportunidades e ferramentas para divulgar e promover os seus produtos.
Usar o Instagram para vender não é complicado e dá resultado, mas antes da primeira venda você precisa preparar o perfil e deixar tudo em ordem.
Veja quais são os primeiros passos para começar suas vendas no Instagram!
1. Crie um perfil comercial no Instagram
O Instagram comercial é uma versão da rede social que oferece recursos extras que você não encontra nos perfis pessoais. Somente as contas comerciais conseguem:
- Ver quantas pessoas viram uma publicação
- Saber quem interagiu com a publicação
- Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil
- Contar a quantidade de cliques em suas postagens e links
- Fazer anúncios para atrair mais clientes
2. Cuide da sua bio no Instagram
A bio do Instagram é uma descrição de 150 caracteres localizada abaixo do seu nome de usuário e dos dados do seu perfil na página.
E também é a primeira coisa que seus seguidores vão ver quando visitarem seu perfil, e você não quer passar uma primeira impressão ruim, não é mesmo?
Portanto, aposte em colocar as informações certas e usar elementos certos neste espaço. Um deslize e as informações erradas podem afastar o seu público da sua marca.
3. Faça parcerias com influenciadores
Essa estratégia vem ganhando cada vez mais força nas empresas e marcas, afinal o público quer acompanhar influenciadores digitais nas redes sociais.
Uma pesquisa do Opinion Box mostra que 67% das pessoas seguem influenciadores no Instagram e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado nas redes sociais.
Só fique de olho em alguns pontos antes de fechar a parceria, como:
- Visite o perfil do influencer e veja se a pessoa faz um trabalho legal
- Essa pessoa pode ajudar a divulgar seus produtos para as pessoas certas?
📍 Como usar o marketing de influência para vender mais?
4. Stories ajudam e muito a vender pelo Instagram
Os stories do Instagram fazem sucesso entre todos os públicos, além de serem essenciais para qualquer estratégia de venda.
Segundo dados divulgados pela própria rede social:
- 50% das pessoas visitaram um site para fazer uma compra depois de ver um produto ou serviço nos Stories
- 58% das pessoas dizem que ficaram mais interessadas em uma marca ou produto depois de vê-lo nos Stories
Publicar conteúdo nos Stories do Instagram é simples, mas para que a sua campanha faça sucesso é preciso não exagerar na sequência de postagens e ter cuidado com o tipo de conteúdo, por exemplo.
📍Confira 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram de forma estratégica
5. Defina o que vender pelo Instagram
Essa dúvida é muito comum entre pessoas que estão começando a empreender.
Porém, saber o que vai vender pelo Instagram antes de criar uma audiência te ajuda a planejar uma estratégia eficiente e direcionada para a sua marca.
Você pode fazer como centenas de lojistas e, com o tempo, entender o que sua audiência pede e criar produtos com base nisso.
Mas, você pode encurtar esse caminho e conferir dicas de alguns nichos que se destacam:
📍 10 produtos para revenda com ótimo lucro e vendem fácil
6. Conheça bem o seu público
Para não perder tempo tentando vender o produto certo para a pessoa errada, você precisa conhecer bem o seu público.
Sabe aqueles recursos para acompanhar quem curtiu, compartilhou e comentou seus posts?
Pois é, essas funcionalidades do próprio Instagram te ajudam a fazer essa checagem.
Vale a pena analisar quem são as pessoas que interagem com seus posts e entram em contato com você, assim você consegue identificar características em comum entre todas elas e criar estratégias de vendas de alto impacto que trarão resultados.
7. Publique fotos com boa qualidade
O sucesso das empresas, não apenas no Instagram, mas em todas as redes sociais, está ligado ao poder da marca, imagem e ideias associadas a ela.
Antes de tentar entender como vender pelo Instagram, você deve se perguntar duas coisas básicas:
- qual é o conceito que a minha loja quer transmitir no Instagram?
- que sensação quero despertar nos clientes?
Por exemplo, se você vende produtos relacionados à moda alternativa, suas fotos devem captar cenas deste universo underground.
📍 Como tirar fotos de roupas para vender: dicas de iluminação, cenário e mais
8. Aposte no frete grátis quando for possível
As pessoas amam frete grátis. Até mais do que descontos nos produtos.
Aproveite para criar estratégias que envolvam frete fixo ou frete grátis, faça uma pesquisa para entender a melhor forma de providenciar isto.
Seja para compras acima de um valor “x” ou para produtos específicos, cada e-commerce terá sua forma ideal para lidar com este fator, então é importante entender como aplicar na sua loja.
📍 Descubra como cobrar o frete em vendas pelo Instagram, WhatsApp e outros canais
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Agora que você aprendeu e já sabe como vender pelo Instagram, não se esqueça de conferir outros artigos com dicas para impulsionar suas vendas no e-commerce:
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- 4 dicas para engajar o público do Instagram
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- 16 produtos mais vendidos na internet em 2022 [Lista atualizada]
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Dúvidas frequentes sobre como vender pelo Instagram
Como vender pelo Instagram?
1. Crie um perfil comercial no Instagram
2. Cuide da sua bio no Instagram
3. Faça parcerias com influenciadores
4. Stories ajudam e muito a vender pelo Instagram
5. Defina o que vender pelo Instagram
6. Conheça seu cliente
7. Publique fotos com boa qualidade
8. Aposte no frete grátis quando for possível
Como montar uma loja virtual no Instagram?
Para criar uma loja no Instagram é preciso ter uma conta comercial e uma página do negócio no Facebook. Não é necessário ter um site próprio, mas esse é um recurso essencial se você quer vender em maior volume.
É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?
O Instagram não exige que você tenha um CNPJ para criar uma loja. Mas, se você quer vender na internet de forma profissional, é recomendável que regularize a sua empresa.