Descubra em 8 passos como e quando oferecer frete grátis e implemente uma estratégia de entrega gratuita na sua loja virtual!
Sabia que, de acordo com a Econsultancy, cerca de 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro acontecem por causa do preço do frete? Esse número ajuda a explicar porque a criação de uma ação de frete grátis pode fazer as vendas da sua loja virtual dispararem.
Em outra pesquisa, a Locaweb ouviu milhares de consumidores para entender quais os principais motivos que levam uma pessoa a comprar em determinado e-commerce. De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados apontaram o frete grátis como a principal razão para comprarem com pequenas e médias lojas virtuais. Preço baixo e produtos de qualidade aparecem em segundo e terceiro lugar.
Viu só? Para muitos consumidores, a gratuidade na entrega é até mais importante que o preço do produto!
Entretanto, muitas coisas devem ser consideradas antes de implantar uma ação de entrega gratuita. Por isso, elencamos 8 pontos importantes para te ajudar a preparar uma estratégia focada em atrair clientes através do frete grátis. Vamos nessa?
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Por que oferecer frete grátis?
Oferecer frete grátis ajuda a atrair clientes. Mas, qual o impacto dessa estratégia? Eis alguns dados para que você entenda a importância de oferecer frete grátis na sua loja virtual:
- Frete grátis é a estratégia de logística mais eficiente para os lojistas virtuais em datas comemorativas. Só para ter uma ideia, 50% dos pedidos no Dia dos Pais 2021 foram feitos com entrega gratuita. Na Black Friday 2021, 66% das entregas foram realizadas com frete gratuito. Os dados foram divulgados na Exame.
- 75% dos entrevistados para uma pesquisa realizada pela NRF (National Retail Federation) dão preferência a lojas com frete grátis. O relatório, chamado Consumer View, reuniu dados coletados junto aos consumidores americanos.
- A mesma pesquisa mostrou que 88% das pessoas acima de 50 anos consideram que o frete grátis é um fator decisivo para a compra.
- 43% dos lojistas de e-commerce apontaram que criar uma estratégia de frete grátis será prioridade para seus negócios, de acordo com uma pesquisa da Clique Retire em parceria com o E-Commerce Brasil.
Mas como vender pela internet com entrega grátis? Preste atenção nos 8 passos abaixo!
Passo 1: defina o tamanho da estratégia de frete grátis
Existem 4 estratégias de frete grátis muito usadas no e-commerce. Sabe quais são elas?
- Frete grátis regional: acontece quando o lojista delimita uma região para oferecer entrega gratuita. É bastante comum encontrar frete grátis apenas para o estado ou região onde a sede da loja virtual está localizada.
- Frete grátis para todo o Brasil: como o nome mostra, é a oferta de entrega gratuita para todo o país. Como nosso território tem dimensões continentais, estruturar essa estratégia costuma ser mais desafiador.
- Entrega gratuita para compras acima de determinado valor: nesse tipo de estratégia, o lojista faz as contas, chega a um valor mínimo que cubra os custos do frete e oferece entrega gratuita para consumidores que comprarem a partir daquele valor. O ticket médio é bastante usado como valor mínimo para ações como essa.
- Entrega grátis para determinados produtos: há situações em que o empreendedor oferece frete gratuito apenas para alguns produtos. Isso pode acontecer por diversos motivos, como: o lojista conseguiu um bom preço com o fornecedor, quer se posicionar como referência na venda daquele produto ou precisa queimar um estoque que está com baixa saída.
Definir qual estratégia de frete grátis vai ser usada na ação facilita os próximos passos.
Passo 2: como calcular frete grátis?
Não existe apenas uma maneira de se calcular frete grátis. Podemos dizer que as três opções mais usadas pelos lojistas são:
- Diminuir a margem de lucro: essa é uma opção caso o lojista queira arcar com os custos da estratégia. Para ter um retorno financeiro, o volume de vendas esperado precisa ser bem alto.
- Frete grátis embutido no valor final do produto: outra estratégia comum para viabilizar o frete grátis é calcular um custo médio de frete (vamos mostrar como fazer isso) e embutir esse custo no preço dos produtos. Dessa maneira, o cliente paga pela entrega (ou por parte dela), mas o lojista anuncia o produto com entrega grátis. Esse tipo de ação gera resultados porque as pessoas são muito impactadas pelo termo “frete grátis” e costumam dar preferência a lojas que oferecem esse benefício, mesmo que o produto esteja um pouco mais caro.
- Ofereça kits: criar kits de produtos com entrega gratuita pode ser vantajoso para o empreendedor e para o cliente. Nesse tipo de estratégia, o custo do frete pode ser absorvido mais facilmente pelo lojista, já que ele vende mais produtos para o mesmo cliente, aumentando o ticket médio da loja virtual.
A oferta do frete grátis está ligada a uma questão importante: qual o custo médio do frete da minha loja virtual? Pode deixar que vamos te ajudar a encontrar esses valores!
Passo 3: duração da campanha de entrega grátis
Numa estratégia de entrega gratuita, é fundamental definir quanto tempo a oferta de frete grátis vai durar. Caso nunca tenha realizado uma campanha do tipo, comece testando a ação por um curto período, como uma “semana do frete grátis” ou um “dia do frete grátis”, por exemplo.
👉 Dica: Usar datas sazonais para oferecer entrega gratuita também é uma boa ideia, já que ajuda o lojista a se destacar da concorrência.
Depois de testar a estratégia, é hora de analisar os resultados. Se eles forem positivos, o lojista pode tentar aumentar a duração da próxima ação ou até mesmo colocar o frete grátis como uma oferta fixa.
Passo 4: a importância do custo médio de frete
Chamamos de custo médio de frete o preço médio das entregas dos seus produtos para determinada região ou para todo o Brasil. É necessário fazer esse cálculo para entender quanto a loja virtual precisará arcar para ter uma estratégia de frete grátis eficiente.
Para chegar a esse valor (que é sempre aproximado, nunca exato), o lojista pode fazer o cálculo médio manualmente (considerando os gastos em determinado período) ou recorrer a médias de preços de entregas.
No caso do cálculo aproximado com base nas médias de preços de frete, a Calculadora de Fretes do Melhor Envio pode ajudar os lojistas!
Para acessar a ferramenta, faça login na plataforma do Melhor Envio e clique em Calculadora no menu do lado esquerdo da tela.
Repare que a Calculadora de Fretes tem duas abas. A primeira é para cálculos individuais de frete (apenas um trecho) e a segunda, chamada de Calcular vários, serve para fazer a cotação dos fretes de muitos trechos de uma vez:
Passo 5: descobrir o custo médio de frete por região
Como usar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio para descobrir o preço médio de fretes para determinada região?
- Custo médio de frete para um estado: uma alternativa é escolher um CEP da capital do estado e um CEP de uma cidade do interior e fazer as cotações de frete. Depois é só somar os dois custos do frete que aparecerem na pesquisa e dividir por dois, gerando uma média.
💡 Por exemplo: se o custo do frete mais barato para enviar o meu produto para o centro de São Paulo (capital) é R$10,00 e o preço do envio para mandar o mesmo produto para Sorocaba (no interior) é R$20,00, somando os dois valores e dividindo por dois teremos um custo médio de frete de R$15,00.
- Custo médio de frete para uma região: a mesma lógica acima pode ser aplicada para calcular o frete para uma região do país (ou do estado). Se quiser descobrir o custo médio do frete para a região Sudeste, por exemplo, faça a conta acima para os quatro estados (SP, MG, RJ e ES) e, em seguida, some as médias e divida pelo número de localidades usadas.
É importante saber que esse cálculo mostra um valor aproximado dos custos das entregas, ok? Embora não seja um dado exato, o processo ajuda a entender melhor se assumir o preço das entregas é economicamente viável para o negócio.
Calcular frete: dica para simplificar sua vida
Na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, logo abaixo da aba Calcular Vários, há a opção Importação de Planilha. Usando essa função, é possível baixar, preencher os dados solicitados e depois fazer o upload de uma planilha do Excel com os trechos a serem calculados. Assim, é possível copiar dados repetidos com maior rapidez.
Passo 6: conheça a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio
A Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio é uma planilha que pode ser baixada e acessada online, criada para facilitar o cálculo de frete grátis.
Antes de começar a usar, é preciso fazer uma cópia do arquivo original da Calculadora de Frete Grátis e salvar no seu Google Drive para conseguir inserir as informações, já que a versão original não é editável. Basta acessar o menu “Arquivo” e em seguida “Fazer uma Cópia”.
A Calculadora foi feita para simplificar muitos dos passos citados nesse texto. Ao inserir os dados na tabela da planilha, o usuário descobre em segundos se o frete grátis é ou não viável de acordo com os dados informados.
O arquivo da Calculadora de Frete Grátis possui quatro abas:
- Como usar: um passo a passo que explica como a ferramenta funciona;
- Calculadora de Frete Grátis: eis a calculadora, que está dividida em duas tabelas. Na primeira, o lojista deve inserir os dados para o cálculo do frete grátis (porcentagem de lucro desejada, custo do produto, custo médio de frete, preço de venda do produto e quantidade). A segunda mostra se o frete grátis é viável ou não, a partir dos dados inseridos;
- Calcular custo médio de frete: reveja a explicação sobre como calcular o custo médio de frete usando a Calculadora de Frete do Melhor Envio;
- CEPs de capital e interior: lista com exemplos de CEPs das capitais brasileiras e de locais do interior dos estados, para facilitar o cálculo médio de frete.
Gostou? Basta acessar o site fazer o download da Calculadora de Frete Grátis.
Aqui no vídeo você tem um passo a passo de como usar a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio.
Passo 7: divulgue sua promoção de frete grátis
É importante que o público saiba que você está oferecendo o frete grátis. Por isso, comunicar bastante em seus canais e apostar no marketing digital é importante, divulgando a campanha nas redes sociais, na página da loja e usando ferramentas como o remarketing e as campanhas pagas.
Se o benefício do frete grátis estiver ligado a alguma condição, como valor mínimo de compra ou gratuidade apenas para determinada região, é fundamental que isso seja informado de maneira clara.
Passo 8: se prepare para vender mais online!
Oferecer frete grátis é algo que chama muito a atenção, especialmente quando o marketing é bem feito. Por isso, prepare sua loja virtual para receber um volume maior de clientes e facilite processos para garantir que os pedidos sejam separados e enviados no prazo combinado.
Também é importante checar as possíveis configurações necessárias para ativar o frete grátis na plataforma da sua loja virtual ou no marketplace que você usa. A maioria das ferramentas oferecem essa opção, que deve ser previamente ativada. Se tiver dúvidas, o ideal é entrar em contato com o suporte dos serviços.
E, claro, use o Melhor Envio para fazer a cotação e a contratação das etiquetas de frete. A plataforma é parceira de 6 transportadoras brasileiras e negocia contratos em grandes volumes, o que permite fretes até 80% mais baratos do que aqueles contratados diretamente com as empresas de transporte.
Dessa maneira, ao contratar fretes pelo Melhor Envio, o custo do envio pesa menos no bolso do lojista e a opção de frete grátis se torna ainda mais possível.
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