Como criar uma marca de sucesso? Quais questões devem ser levadas em consideração na criação do logo e no registro da marca? Neste artigo, vamos entender porque criar e nutrir uma marca pode significar o sucesso do seu negócio.
De acordo com a pesquisa Neotrust, o ano de 2020 foi inesquecível para o e-commerce. Foram mais de 300 milhões de pedidos realizados, sendo que 47% dos brasileiros que compraram pela internet fizeram isso pela primeira vez. Se você está em dúvida sobre entrar ou não para o comércio eletrônico, tais dados mostram a importância de começar já a entender como criar uma marca para começar a vender pela internet.
A alta nas vendas do e-commerce brasileiro foi de 68,5% e o faturamento ultrapassou a casa dos R$126 bilhões em 2020! Especialistas projetam um 2021 tão bom quanto o ano anterior e, se você criou um negócio recentemente ou está pensando em começar agora, é importante se atentar a como criar uma marca forte para entrar nesse mercado com o pé direito.
Mas, afinal, como criar uma marca? O que precisa ser levado em consideração? Como criar uma logomarca? Como criar uma marca registrada? Você confere as respostas para essas e outras dúvidas a partir de agora. Vamos lá?
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Por que é importante saber como criar uma marca?
Quanto mais o e-commerce brasileiro cresce e se desenvolve, mais atrativo se torna esse mercado. Por outro lado, a concorrência também está aumentando e fica cada vez mais difícil se destacar em meio a milhares de negócios que tentam disputar a atenção do público.
Neste sentido, é importante saber como criar uma marca de sucesso, pois essa pode ser a melhor chance que seu negócio tem de se destacar da concorrência. Além disso, ao se preocupar com a criação da marca e de toda a comunicação da empresa logo no início do negócio, o empreendedor tem melhores chances de fidelizar o público mais rapidamente.
Por fim, entender como criar uma marca pode trazer autonomia para o lojista, pois ele ficará por dentro de todos os passos necessários para construir uma imagem forte de seu negócio junto ao mercado e aos consumidores.
Mas, para começar: o que é uma marca? Falaremos sobre isso a seguir!
O que é uma marca?
Marca é uma representação simbólica de uma entidade e carrega consigo um conceito associado a essa entidade. Por entidade entende-se tanto pessoas quanto empresas (e seus produtos ou serviços). Você pode transformar seu nome em uma marca, por exemplo. Hoje em dia, isso é basicamente o que blogueiros e influenciadores fazem.
Ao criar uma marca, o lojista pode associá-la a um produto/serviço ou a uma linha de produtos/serviços. Sua loja pode ser uma marca, por exemplo, assim como os produtos originais que você desenvolve.
Uma marca é muito mais do que um nome, é uma entidade que, quando bem trabalhada, gera identificação e empatia. Pode gerar ainda senso de comunidade em volta dela e até ditar tendências. Marcas são muito mais poderosas do que a gente imagina e exercem poder sobre a sociedade contemporânea!
Do ponto de vista técnico, uma marca é a certificação legal que atesta que a representação em questão está de acordo com as normas técnicas vigentes. Falaremos sobre marcas registradas mais adiante.
Por hora, é importante entender que o que define o sucesso de uma marca forte é o conceito que aquele símbolo representa. Criar uma marca significa criar um conceito e fazer com que pessoas que se identificam com aquele conceito se aproximem de você.
Por isso, o primeiro passo para criar uma marca é definir seu nome e qual o conceito ela pretende passar. Para te ajudar nesse processo, faça um estudo sobre qual o seu público-alvo e elenque as qualidades que você acredita que ele gostaria de encontrar na sua marca. Também analise seus concorrentes e pesquise as novidades sobre a área que você está inserido. Muitos insights podem surgir dessa pesquisa.
O que é um logotipo?
Logotipo é a representação simbólica e visual da marca. É a materialização de um conceito por meio do uso de tipos (fontes) ou símbolos gráficos. Em tese, logomarca significa exatamente a mesma coisa. Porém, muitas pessoas associam logotipo a representações gráficas apenas em texto e logomarca a representações gráficas unindo texto e símbolos.
👉 Não há certo ou errado nessa questão. Alguns especialistas defendem a diferenciação entre logotipo e logomarca, enquanto outros defendem que se trata da mesma coisa. No mercado publicitário, muitos profissionais resolveram essa questão chamando ambos de apenas “logo”.
O importante nessa questão é saber que o logotipo será uma representação essencial para sua marca. A escolha do símbolo, da fonte a ser usada, das cores e da posição de cada componente na construção do logo devem transmitir uma mensagem que está diretamente ligada ao conceito que a marca quer reforçar.
📍 As escolhas de cores feitas para o logo podem se desdobrar em todas as demais comunicações visuais da empresa (inclusive no design do site). É o que chamamos de identidade visual. Criar uma identidade visual uniforme e coesa ajuda, e muito, a fortalecer uma marca.
Mas, como criar um logotipo? Há ferramentas na internet que facilitam esse processo. Confira!
Como criar um logotipo?
Não dá para falar sobre como criar uma marca sem abordar a criação de um logotipo. Quando o empreendedor já definiu o nome e o conceito de sua marca, a criação do logotipo e da identidade visual são os próximos passos.
O processo inicial para a criação do logo é definir seu conceito, que deve estar em acordo com o que foi decidido sobre a marca. Uma fonte não pode ser escolhida simplesmente porque é bonita, assim como um símbolo não deve estar ali aleatoriamente. A seguir, algumas dicas importantes:
A escolha da fonte
A fonte deve ser, acima de tudo, legível. Além disso, ao analisar como fazer logo para empresa, é importante decidir se a fonte será serifada, não-serifada ou caligráfica. Serifada vem de serifa, aqueles “pés” presentes nas pontas das letras.
👉 Fontes serifadas são clássicas e sóbrias. Já as fontes não-serifadas são mais modernas e limpas. Por fim, fontes caligráficas são aquelas que imitam o jeito cursivo de escrever, a popular “letra de mão”, e também remetem a um estilo mais clássico e até romântico. Se atentar a isso pode ser um passo interessante para escolher a fonte que vai representar sua marca.
Zara é um exemplo de logo com fonte serifada. Google e Calvin Klein são exemplos de logos com fontes não-serifadas. Coca-Cola é um exemplo clássico de logo com fonte caligráfica.
Há ainda as fontes decorativas, que não se atentam a questões como serifa, mas têm como característica principal o fato de serem desenhadas. Os logos da Fanta e da Disney, por exemplo, são fontes decorativas.
Ao criar sua logo, você pode usar fontes disponíveis ou criar uma especialmente para sua marca. A vantagem neste caso é ter uma logo exclusiva que não será vista em outro lugar. Isso pode ser feito com ajuda de profissionais de design.
A escolha do símbolo
A escolha do símbolo ao decidir sobre como criar uma marca é algo muito pessoal. Muitas empresas optam por transformar o próprio nome em símbolo (Cola-Cola, Mc Donald’s, etc), enquanto outras unem texto e símbolo para criar a logo (Starbucks, Nike, Adidas, etc).
O mais importante na escolha do símbolo é optar por algo que ajude a reforçar o conceito da marca. É importante também lembrar que texto, símbolo e cores precisam estar em harmonia e conversar entre si. A mensagem precisa ser transmitida de modo uniforme.
A escolha das cores
Existe todo um campo de estudo sobre as cores e o que elas despertam no ser humano. Tais estudos vêm desde a antiguidade, passando pela idade média, por Isaac Newton, Goethe e teóricos da Gestalt. Mais recentemente, chegamos ao que passou a ser chamado de Psicologia das Cores. Tal estudo mostra que as cores despertam e amplificam emoções e que, por isso, devem ser usadas com estratégia.
Se atentar a cor (ou combinação de cores) da logo é uma das tarefas mais importantes na hora de aprender como criar uma marca. Só para se ter uma ideia, a pesquisa Quick Sprout mostra que a cor é um fator decisivo para 85% dos consumidores decidirem pela compra.
Amarelo, por exemplo, está ligado a otimismo e energia. Laranja também desperta energia, mas de um modo ainda mais amplificado. Azul transmite confiança e serenidade, verde está associado a riqueza e crescimento e vermelho desperta urgência e paixão. Não é à toa, por exemplo, que campanhas de liquidação abusam do vermelho em sua comunicação.
💡 Dica: se você gostou do assunto e quer aprender mais sobre ele, leia A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão, livro da autora e cientista social alemã Eva Heller.
Citamos acima os três pilares para a construção de um logotipo: fontes, símbolos e cores. Mas não se preocupe se tudo isso soar teórico demais. Você sempre pode contar com a ajuda de um profissional de design que já domina os conceitos explicados acima e saberá traduzir o que sua marca pretende transmitir.
Mas, e quando o logotipo estiver pronto? O próximo passo é comunicar a sua marca e é disso que falaremos a seguir.
Estratégias para posicionar sua marca no mercado
Você já definiu o conceito da sua marca e já criou o logotipo. E agora? Agora é hora de usar ferramentas de comunicação para fazer com que o público conheça a sua marca.
Confira algumas dicas de como posicionar sua marca recém criada no mercado.
Tenha um produto de destaque
Após seguir os passos anteriores sobre como criar uma marca para entrar no comércio eletrônico, você poderá vender diversos tipos de produtos. Com o tempo, perceberá que certos produtos são os campeões de vendas em seu e-commerce. São os chamados produtos-estrela.
Uma das melhores maneiras de fortalecer sua marca é apostando em seus produtos-estrela e tornando-os uma referência no nicho. Dificilmente será possível dar destaque a todos os produtos que você vende em sua loja virtual. Portanto, ao identificar aqueles que fazem mais sucesso junto ao público, torne-os a vitrine do seu negócio.
Defina o tom da comunicação e as personas
Um passo importante de como criar uma marca de sucesso é definir o tom da comunicação que será feita com o público, que precisa estar de acordo com os objetivos e valores da empresa, com o público-alvo que será atingido e com a imagem que a marca pretende passar.
Para encontrar o tom ideal da comunicação, um passo importante é criar as personas do seu negócio. Elas vão te ajudar a ter mais claro para quem a comunicação será direcionada.
🚀 Personas são perfis semi-fictícios que representam o(s) consumidor(es) ideais do seu negócio. Tais perfis são construídos usando dados reais do público-alvo da empresa, coletados através de análises e pesquisas, além de dados secundários de relatórios e pesquisas disponibilizados pelo mercado.
Para te ajudar a criar a persona, ou as personas, do seu negócio, você pode usar uma ferramenta gratuita chamada O Fantástico Gerador de Personas, iniciativa da Rock Content e da Resultados Digitais.
Após definir o tom da comunicação e delimitar para quem essa comunicação é direcionada, certifique-se de manter a uniformidade da comunicação nos diferentes canais.
Uma das melhores maneiras de como criar uma marca de sucesso é construir essa uniformidade na comunicação e fazer com que o público comece a ver a marca como uma entidade independente, com personalidade e atributos claros.
Invista em marketing digital
O marketing digital é revolucionário porque é barato e acessível a orçamentos de todos os tamanhos. Além do mais, ele permite a segmentação das campanhas, de modo a atingir públicos muito específicos. Outra vantagem é a possibilidade de coletar e analisar dados para tornar as estratégias cada vez mais assertivas.
É impossível falar em como criar uma marca forte sem citar a importância de investir em marketing digital. E isso envolve diversas frentes, dentre as quais:
✔️ Presença assídua nas redes sociais
✔️ Criação de campanhas
✔️ Investimento em remarketing
✔️ Conteúdo para blog
✔️ Parcerias com influenciadores
Para te ajudar a se aprofundar no assunto, recomendamos que leia nosso artigo Marketing digital para e-commerce: guia completo para usar as redes sociais e vender online. Caso seja leigo no assunto, outra dica bacana é fazer o curso gratuito de marketing digital oferecido pelo Google.
Identifique influenciadores
Influenciador é uma pessoa que possui certa relevância na internet e conversa diretamente com o público que sua marca quer atingir. Uma estratégia cada vez mais usada de como criar uma marca forte é identificar influenciadores que fazem sentido para o seu negócio e formar parcerias com eles.
👉 Engana-se quem pensa que influenciadores são apenas aquelas pessoas que possuem dezenas, centenas de milhares de seguidores. Muitas vezes, criar uma estratégia de fortalecimento da sua marca junto a micro influenciadores que atingem diretamente o seu público é muito mais eficiente (e barato) do que tentar fazer com que grandes influencers ajudem sua marca a decolar.
Faça um mapeamento de influenciadores que podem ser interessantes para projetar sua marca e tente uma parceria. Uma marca de sucesso é construída aos poucos e na base de muito diálogo e trabalho.
Preste um atendimento de excelência
As pessoas falam sobre as experiências que tiveram – seja essa experiência boa ou ruim. Quando você se esforça para prestar um atendimento de excelência e demonstrar que está realmente preocupado com o cliente, isso é amplificado pelo boca a boca e ajuda sua marca a construir uma boa reputação.
Outra estratégia de como criar uma marca de sucesso é surpreender os clientes na entrega dos produtos. O chamado “unboxing experience” (experiência de abrir a encomenda) pode ser muito efetivo para projetar sua marca positivamente. Capriche na embalagem e incentive seus clientes a compartilhar as boas experiências que tiveram nas redes sociais.
Como criar uma marca registrada?
O registro da marca proporciona a segurança jurídica de que aquela marca (tanto seu nome quanto a identidade visual) não será plagiada ou usada indevidamente por terceiros. Mais do que isso, garante que, caso alguém o faça, vai arcar com as consequências cabíveis. Mas, como criar uma marca registrada?
📌 O registro de marcas no Brasil é feito pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para registrar sua marca, você deve entrar em contato com a instituição e fazer a solicitação online. Diferentes documentos serão pedidos e a solicitação será avaliada com base na Lei de Propriedade Industrial e em outras resoluções.
Como o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP), a marca registrada no país pode ter validade em outros 137 países! Caso um dia você decida exportar e vender para o exterior, essa segurança jurídica será muito útil!
Antes de mais nada, acesse o site do INPI e use a ferramenta de Busca de Marcas Registradas para saber se a marca que você pretende oficializar já não foi registrada por outra pessoa.
Ao dar entrada no processo, é necessário definir o ramo de atividade da marca e decidir se o registro será solicitado apenas para o nome ou para toda a identidade visual. Também é necessário definir a natureza da marca (produto, serviço, certificação, etc).
Para registrar uma marca, sua empresa deve ter CNPJ ativo e sem irregularidades. MEI, ME e pequenas empresas também podem registrar suas marcas.
Por fim, pessoas físicas também podem registrar uma marca, mas há uma série de documentos comprobatórios que precisam ser enviados para justificar o porquê de uma pessoa física fazer a solicitação.
Quais são os custos de registrar uma marca?
Para registrar uma marca há pelo menos dois custos: o custo da solicitação e o custo da emissão do registro. No momento da produção deste artigo (em fevereiro de 2021) esses custos equivalem a:
- Custo da solicitação para MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte): R$ 142 (com especificação pré-aprovada) e R$166 (com especificação de livre preenchimento)
- Custo da solicitação para outras empresas: R$ 355 (com especificação pré-aprovada) e R$415 (com especificação de livre preenchimento)
- Custo da emissão: R$ 298,00 (para MEI, ME e EPP) ou R$745,00 (para demais modelos empresariais)
O registro de marca tem validade de 10 anos, podendo ser renovado após esse período. Os custos para renovação são: R$426 (MEI, ME e EPP) e R$1.065 (demais modelos empresariais). Para obter detalhes sobre valores em casos especiais, solicitações urgentes e outras situações, consulte a tabela de valores do INPI.
Quanto tempo demora para registrar uma marca?
Registrar uma marca não é um processo rápido, e o tempo entre a solicitação e a emissão do registro pode chegar a dois anos. Esse prazo pode ser mais rápido, dependendo da agilidade com que os documentos são processados e da ausência de problemas pelo caminho.
No entanto, é comum que demore, pois diversos documentos comprobatórios podem ser pedidos ao longo do processo. Os trâmites são minuciosos para garantir a exclusividade e impedir que uma marca seja registrada duas vezes ou seja oficializada com características de outra marca.
O acompanhamento do pedido pode ser feito no site do INPI e também na Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada às terças-feiras. Para mais informações sobre o processo de registro de marca no Brasil, consulte o Guia de Registro de Marca do INPI.
Como criar uma marca campeã em logística
Você já descobriu como criar uma marca, como criar um logotipo, como fazer sua marca ser um sucesso e como registrá-la junto ao INPI. Para encerrar esse verdadeiro mergulho no universo das marcas, vamos falar sobre a importância da logística para marcas associadas ao e-commerce.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a logística eficiente acaba se tornando um grande diferencial. E muitos clientes estão até dispostos a pagar a mais por isso. Só para se ter uma ideia, pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas rapidamente.
Mas não se preocupe, prestar um serviço de entregas eficiente não significa necessariamente pagar mais caro. Pelo menos não se o lojista usar o Melhor Envio, a plataforma de cotação e contratação de fretes que está revolucionando o e-commerce brasileiro.
O Melhor Envio consegue oferecer fretes mais baratos do que o balcão das transportadoras porque negocia fretes em grandes volumes. Além disso, é possível integrar a solução a diversas plataformas de e-commerce e marketplace.
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