Entender como criar um blog é importante para executar essa que é uma das melhores estratégias de conteúdo para atração orgânica de tráfego. Ao colocar o seu blog no ar, o lojista tem um espaço exclusivo para conversar com o público por meio de conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Muitos conceitos novos? Não se preocupe, trataremos todos eles neste artigo!
Quando falamos em blog, pode ser que você tenha uma concepção um tanto quanto ultrapassada desse canal de comunicação. Durante muito tempo, especialmente na década passada, os blogs eram sinônimo de diários virtuais, espaços que davam voz a opiniões de seus autores. Isso mudou completamente!
Abraçado pelo marketing digital como um excelente canal de comunicação e atração de tráfego, o blog se tornou uma ferramenta para criação de conteúdos em diferentes formatos que pode tanto atrair novos consumidores quanto ajudar a manter ativos aqueles que já são clientes. Mas como criar um blog para loja virtual? Descubra a partir de agora!
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Como criar um blog: por que esse canal é importante para sua loja virtual?
Você deve estar se perguntando: por que criar um blog para sua loja virtual? Os motivos são muitos, mas vale a pena destacar alguns pontos:
📌 Blog é barato: as principais plataformas de criação de blog disponíveis possuem planos gratuitos, permitindo a criação de conteúdos sem afetar o orçamento do negócio;
📌 Blog atrai novos clientes: o Brasil é o segundo país que mais faz buscas no Google, de acordo com a Cuponation. Segundo o levantamento, 92,58% dos 139 milhões de usuários de internet no Brasil usam o Google para buscar o que precisam na web. Usando técnicas de SEO e criando conteúdos estratégicos, é possível entrar nesse mar de resultados e atrair novos consumidores que estão atrás do que seu negócio tem a oferecer, além de prepará-los para se tornarem clientes da sua loja;
📌 Blog é um espaço de comunicação: através de um blog, você tem um espaço profissional para se comunicar com sua base de clientes, postando novidades, conteúdos que respondam a dúvidas dos clientes e compartilhando sua expertise. É sempre possível fazer isso em outros canais, mas no blog há a vantagem de criar conteúdo que pode ser encontrado pelos buscadores;
📌 Blog te ajuda a se posicionar no mercado: de acordo com dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses de 2021, aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Quanto maior o crescimento do setor, mais difícil fica se destacar. Nesse sentido, o blog desponta como um canal que ajuda sua loja virtual a trabalhar a autoridade e a expandir e melhorar a percepção da sua marca.
Viu só quantas vantagens o blog pode trazer para o seu negócio? Agora que já analisamos os motivos, é hora de entender como criar um blog seguindo alguns passos simples. Vamos lá?
Como criar um blog para sua loja virtual em 7 passos
Uma das maiores vantagens sobre como criar um blog é que as melhores plataformas de criação do mercado são intuitivas e fáceis de personalizar. Com dedicação, é possível entender o funcionamento desses canais sem grandes dificuldades. Mas, por onde começar? Siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: a escolha da plataforma para blog
O maior intuito por trás de como criar um blog e produzir conteúdo é fazer com que esses materiais sejam acessados, certo? Por isso, é importante que o lojista escolha uma plataforma que seja reconhecível pelo Google. Três opções bastante populares no mercado – o WordPress, o Blogger e o Wix são, o que significa que os conteúdos criados nesses canais poderão aparecer nos resultados de busca do Google.
Todas as plataformas para blog citadas acima são em Português e permitem a criação gratuita de blogs.
O WordPress é a plataforma de criação de blog mais usada do mercado. É o mais completo e permite a adição de plugins (funções específicas que atendem a muitas necessidades), porém apenas a conta básica é gratuita. Para obter plugins e outras funcionalidades, é necessário adquirir um dos planos da plataforma. O nosso blog aqui no Melhor Envio foi criado pelo WordPress.
O Blogger é o criador de blogs do Google. É totalmente gratuito e muito fácil de usar, porém seus recursos são limitados se comparado ao WordPress. Por ser do Google, o Blogger é automaticamente integrado ao pacote de ferramentas indispensáveis para blogueiros profissionais (Google Analytics e Google Search Console – que ajudam com as estratégias de posicionamento nas buscas). Os demais criadores de blog também podem ser manualmente integrados a essas ferramentas, mas dará um pouquinho mais de trabalho.
Já o Wix é uma plataforma para blog e sites que permite a criação de templates do zero. Ele possui interface amigável, o que possibilita a criação de sites sem necessidade de entender de programação. A maior vantagem do Wix é poder criar um blog 100% personalizado. Porém, isso vai dar muito mais trabalho do que usar os modelos prontos e personalizáveis do WordPress ou do Blogger.
💡 Template é um modelo de layout e design do seu blog. É a maneira como as informações aparecerão na página, em qual lugar vai o cabeçalho, onde vão ficar os textos, qual será a cor de fundo do site e por aí vai.
Em todos os casos é possível anexar o blog ao site do seu e-commerce, mas para isso será necessário contar com a ajuda de um desenvolvedor e com o suporte da plataforma de e-commerce que você usa para levar sua loja virtual ao ar. O blog continuará sendo um site independente, porém será mostrado como uma aba na sua loja virtual.
Passo 2 de como criar um blog: defina o domínio
Domínio é o endereço virtual do seu blog. Ele geralmente é composto pelo nome do site e um complemento (.com; com.br; .net, etc). Após escolher a plataforma ideal para fazer o seu blog, você será convidado a criar uma conta e a escolher o endereço virtual.
Para criar um domínio personalizado será necessário pagar por ele. Há diversos sites de registro de domínio no mercado (como a Locaweb, por exemplo). No caso do WordPress, também é possível adquirir um dos planos da plataforma que incluem direito ao registro de um domínio. O pagamento da licença de uso dos domínios costuma ser anual.
Se a sua loja virtual já tem um domínio próprio (www.nomedasualoja.com.br, por exemplo), é possível criar um subdomínio para o seu blog, usando o nome da sua loja /blog, por exemplo. Para entender como fazer isso, entre em contato com o site onde você registrou o endereço da loja.
Passo 3: personalize o seu blog
Visite os templates disponíveis no criador de blogs escolhido e ative aquele que mais está de acordo com o que você imaginou para o seu blog. Mesmo após a ativação do template, é possível personalizar os espaços, trocar cores e por aí vai.
No WordPress, essa personalização é feita clicando na opção “Aparência” no menu esquerdo da tela logada. Você terá acesso a diversas opções, como trocar de tema, adicionar um novo tema ou personalizar o tema existente.
No Blogger, há o menu “Tema”, que serve para personalizar o tema atual, ver outras opções e trocar o template se for o caso; e o menu “Layout” que serve para reorganizar os blocos de informações no seu blog.
No Wix, o usuário pode escolher entre um template em branco para fazer as configurações desejadas ou selecionar um modelo pronto e realizar mudanças pontuais.
Ao estudar sobre como criar um blog, é importante perceber que manter uma identidade visual coesa entre seu blog e sua loja virtual é essencial. Por isso, use o logo da sua loja no topo do blog, dê prioridade para a mesma paleta de cores e tente fazer com que o seu blog seja uma extensão da loja virtual.
Outra questão essencial é definir as categorias do blog. Não exagere no número de categorias. Pense em termos que são os pilares do seu negócio e que possam agrupar o maior número possível de conteúdos. Você também pode usar hashtags nas postagens para ajudar os usuários a navegar pelo blog e buscar conteúdos parecidos com aquele.
Passo 4: criando conteúdo
Você já escolheu a plataforma ideal para o seu blog, já registrou o domínio e já personalizou o site. Chegou a hora de colocar a mão na massa e criar conteúdo. Mas, qual tipo de conteúdo criar?
Para criar conteúdo para blog, é importante que você entenda sobre o funil de vendas, ou seja, saiba o que é topo, meio e fundo de funil. De modo geral, topo de funil é a porta de chegada de consumidores que ainda não são clientes e não conhecem seu negócio. Meio de funil é o estágio onde as pessoas já conhecem o seu negócio, mas ainda não compraram e fundo de funil é o estágio final, onde o consumidor está preparado para a compra.
Entender esses conceitos quando estiver estudando sobre como criar um blog é importante porque, ao produzir conteúdo para o seu blog, você precisará ter em mente para que tipo de público aquele material está sendo feito.
👉 Conteúdos para topo de funil são mais generalistas, abrangem todo o universo de assuntos que possam interessar o seu consumidor em potencial. Pense nesses materiais como sendo uma isca para atrair leads, ou seja, clientes em potencial.
👉 Já os conteúdos para meio de funil são um pouco mais específicos, tendo como objetivo trazer informação e ao mesmo tempo introduzir a sua loja ou produto como opção para resolver as dores do cliente.
👉 Por fim, conteúdos de fundo de funil são estrategicamente preparados para convencer o cliente de que a sua loja ou produto é a melhor opção para que ele encontre o que procura. Também são considerados conteúdos de fundo de funil aqueles materiais que falam diretamente sobre sua loja ou seus serviços, trazendo novidades, tutoriais de uso e por aí vai.
Em toda estratégia de conteúdo, é natural que haja muito mais conteúdos de topo de fundo do que de fundo. Mas, como mapear os assuntos que poderão ser abordados? Veja a seguir!
Passo 5 de como criar um blog: conte com ferramentas profissionais para blogueiros
Você viu acima sobre a importância de pensar o conteúdo para seu blog de maneira estratégica. Mas quais ferramentas usar para tornar esse processo mais simples?
Antes de mais nada, você precisa entender que o principal objetivo por trás de como criar um blog para loja virtual é atrair clientes em potencial. E essa atração se dá por meio do Google. A ideia é que o usuário faça uma busca no Google e receba como resultado um conteúdo que você elaborou respondendo aquela dúvida. Esse processo de criar conteúdos estrategicamente pensados para serem encontrados se chama SEO (Search Engine Optimization).
O maior segredo por trás do SEO são as palavras-chave. Produzir conteúdos focados em palavras – ou termos – que seu público-alvo está buscando é uma maneira de ser encontrado no Google. Mas como descobrir essas palavras?
Uma das ferramentas profissionais mais usadas do mercado é o SemRush. Por meio dele, você digita um termo ou uma pergunta e recebe centenas de sugestões de palavras, termos e perguntas semelhantes, sempre tendo como base o que os usuários estão pesquisando no Google. Dessa maneira, consegue pensar em pautas de conteúdos que vão atingir em cheio os consumidores que você pretende alcançar.
Há outras ferramentas no mercado, como o Ubersuggest (que faz a mesma coisa que o SemRush) e o Google Trends, que permite que o usuário pesquise gratuitamente a relevância de certos termos do Google.
Além das ferramentas de pesquisa de palavras-chave para elaboração estratégica de conteúdos, é importante que o blogueiro conheça outros dois sites gratuitos muito importantes para o acompanhamento das métricas do seu blog: o Google Analytics e o Google Search Console.
O Google Analytics mostra em detalhes como estão os acessos ao seu blog, de onde esses acessos vêm e por aí vai. Já o Search Console é uma ferramenta elaborada para monitorar e resolver problemas relacionados à presença do seu site nos resultados de pesquisa do Google.
Usando essas ferramentas ficará mais fácil criar o calendário editorial de pautas e postagens para o seu blog e, dessa maneira, ter uma visão mais ampla dos assuntos que já foram abordados e os que ainda precisarão ser.
Passo 6: dicas de SEO para conteúdo e como estruturar suas postagens
Palavras-chave são a base das técnicas de SEO, mas não são a única coisa que você deve se preocupar ao criar conteúdo estratégico. Como criar um blog com conteúdo focado em SEO? Como estruturar o conteúdo das postagens? Preste atenção nas dicas a seguir:
📌 Título: o título das suas postagens precisam conter a palavra-chave que será trabalhada. Esse é um dos dos principais critérios de SEO;
📌 Subtítulos: os seus textos devem ser divididos em subtítulos. Recomenda-se que cada subtítulo tenha, no máximo, 300 palavras. Você deve usar a sua palavra-chave em, pelo menos, metade dos subtítulos do seu artigo;
📌 Tamanho do texto: o recomendado é produzir um texto com no mínimo 500 palavras, mas se puder escrever pelo menos 700 palavras é melhor ainda. Use sua palavra-chave já no primeiro parágrafo e repita ela algumas vezes ao longo do texto para que o Google identifique-a e passe a mostrar o seu artigo nas páginas de busca;
📌 Imagens: sua postagem deve ter pelo menos uma imagem. Ao salvá-la lembre-se de renomeá-la usando o título do seu post ou, pelo menos, sua palavra-chave;
📌 Links: o Google valoriza muito os links das suas publicações. Coloque tanto links de outras publicações do seu blog quanto links externos (de outros sites) em suas publicações.
📌 Meta descrição: não esqueça de preencher a meta descrição do seu post. Trata-se de um pequeno texto que aparece no Google logo abaixo do título do seu texto. Essa frase deve conter sua palavra-chave e, de preferência, uma chamada para convidar as pessoas a acessarem seu conteúdo. Veja abaixo o que é a descrição e como ela aparece no Google:
As dicas acima vão deixar o seu conteúdo mais profissional e te ajudar nessa jornada de como criar um blog de sucesso.
💡 Dica: os artigos aqui do blog do Melhor Envio são construídos seguindo todas as principais técnicas de SEO para conteúdo. Você não precisa começar criando textos tão grandes e complexos quanto os nossos, mas pode ser bacana analisar nossos conteúdos e tomá-los como inspiração.
O pessoal do SemRush Brasil criou um vídeo sobre conteúdo otimizado para SEO com as dicas acima e muitas outras.
Passo 7 de como criar um blog: divulgue seu conteúdo
Receber tráfego do Google é um processo que leva tempo. Você não vai começar a escrever postagens em seu blog hoje e já receber muitas visitas amanhã ou semana que vem. É preciso ter paciência. Joe Pulizzi, um dos maiores experts em Marketing de Conteúdo do mundo, diz que leva-se cerca de 8 meses entre começar a postar conteúdos e notar que o tráfego está aumentando. Isso, é claro, com postagens constantes e otimizadas para SEO.
Mas, além de paciência, você também precisa criar o hábito de divulgar os seus conteúdos. Para isso use suas redes sociais, sua base de e-mails e por aí vai. Outra estratégia inteligente é usar campanhas de anúncios pagos para levar tráfego para seu blog.
Pense comigo: você produz conteúdos em seu blog que são estrategicamente construídos para levar informação ao seu público-alvo e ao mesmo tempo prepará-lo para conhecer o que você tem a oferecer, certo? Sendo assim, nada mais inteligente do que investir em divulgar essas postagens, atrair tráfego e, ao mesmo tempo, fazer com que sua loja virtual seja mais conhecida.
💡 Esse tipo de estratégia de marketing digital que combina diversas ações para fortalecer a marca tendo como base o conteúdo se chama Inbound Marketing.
📌 Dica: se você ficou fascinado pelo universo do marketing de conteúdo e gostaria de aprender mais, leia Marketing de Conteúdo Épico, livro de Joe Pulizzi. É uma das obras de referência dessa área que é relativamente nova mas está crescendo rapidamente.
Assuntos como criação de anúncios pagos e tráfego orgânico ainda te deixam confuso? Então você vai gostar desse bate-papo que fizemos com o pessoal da Válvula Marketing tratando justamente desses temas. Olha só:
Percebeu como criar um blog e produzir conteúdo de qualidade não é tão difícil? Seguindo os passos citados acima, você construirá um canal poderoso que pode te ajudar a atrair clientes e a se posicionar no mercado.
Conte sempre com o Melhor Envio
Você deve ter notado que a criação de conteúdo de qualidade é um dos pilares do Melhor Envio. Aqui no blog, nas redes sociais e no Youtube, estamos sempre tentando trazer respostas para as perguntas dos usuários e até mesmo antecipar dúvidas que ainda nem surgiram.
Sinta-se à vontade para acompanhar o Melhor Envio em todos os canais e estar sempre por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o universo do e-commerce, incluindo a criação de conteúdo e as estratégias de marketing digital.
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