O WhatsApp já é uma ferramenta de comunicação essencial para a maioria dos brasileiros. Segundo a Meta, empresa responsável pelo app, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza o aplicativo, atrás apenas da Índia e da Indonésia.
E com toda essa popularidade era de se esperar que o aplicativo entrasse de vez no nosso dia a dia, não só no uso pessoal, mas também profissional e comercial. Por isso, preparamos esse guia super completo com as principais dúvidas sobre o WhatsApp e ainda como aproveitar ao máximo os recursos do aplicativo.
Aprenda como extrair ao máximo do aplicativo com essas dicas exclusivas. Confira!
Neste conteúdo você irá aprender:
- O que é WhatsApp
- Como ter dois WhatsApp
- Como colocar o link do WhatsApp na bio do Instagram
- Como criar lista de transmissão no WhatsApp
- Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business
- Como fazer catálogo no WhatsApp Business
- Como criar catálogo de produtos no WhatsApp Business
- Como ser verificado no WhatsApp
- Como cobrar frete de loja online pelo WhatsApp
Navegação rápida
O que é WhatsApp? História e criação
O WhatsApp é um aplicativo de mensagem por texto, áudio e vídeo. O WhatsApp foi criado por Jan Koum e Brian Acton em 2009 e, posteriormente, foi vendido para o Facebook (Meta) em 2014 por US$ 19 bilhões.
O aplicativo ganhou popularidade rapidamente devido à sua facilidade de uso, capacidade de enviar mensagens multimídia, fazer chamadas de áudio e vídeo e funcionalidades como o status de leitura.
Download WhatsApp e Link para o WhatsApp Web:
O significado de WhatsApp é um trocadilho com o termo em inglês “What’s Up”, que pode ser traduzido com a expressão “e aí?”.
No Brasil, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta fundamental para a comunicação diária. Como dissemos, é o app de troca de mensagens mais utilizado do Brasil e sua ascensão foi especialmente notável devido às altas taxas de uso de smartphones no país e à necessidade das pessoas de se comunicarem de maneira acessível.
Os avanços que o WhatsApp trouxe para o dia a dia do brasileiro mudou a forma como nos comunicamos e compramos. Essa nova maneira de se comunicar praticamente deixou em desuso o SMS e até mesmo as ligações telefônicas.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a história e a importância do WhatsApp, é hora de conferir 8 dicas para utilizar a ferramenta como um profissional.
8 – O que é WhatsApp Business e como utilizar corretamente a ferramenta
O WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens instantâneas desenvolvido para atender as necessidades de empresas de todo tipo e tamanho. O App está disponível para Android e iOS.
Download WhatsApp Business:
O WhatsApp Business funciona como a versão tradicional do aplicativo de mensagem, mas se diferencia pela geração de uma conta comercial verificada e funções extras, como a criação de catálogos para venda de produtos diretamente no aplicativo, entre outras.
Se você vende online ou gerencia um negócio, ter uma conta no WhatsApp Business é uma iniciativa fundamental para alcançar mais clientes e, ao mesmo tempo, entregar praticidade e segurança.
Para saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo, como vender no WhatsApp Business na prática e outras dicas relacionadas, recomendamos a leitura do nosso guia completo sobre o assunto.
7 – Como ter dois WhatsApp no mesmo celular
Outra dúvida muito comum é se é possível utilizar duas contas de WhatsApp no mesmo smartphone. E a resposta é: sim! Confira algumas das opções disponíveis para realizar essa ação:
- Duplicar o aplicativo (função disponível em smartphones de algumas marcas).
- Usar o WhatsApp Business.
- Aplicativos de terceiros.
Você encontra o passo a passo dessas dicas e ainda como ter dois WhatsApp no iPhone, Samsung e outras marcas em nosso guia sobre o tema.
6 – Como colocar link do WhatsApp na bio do instagram
Colocar o link do WhatsApp na bio do Instagram é uma excelente forma de divulgar o seu serviço ou loja online. Esse é um importante espaço de divulgação do seu negócio, que faz uma grande diferença nos resultados de uma loja online.
Isso porque, no momento que um comprador entra no perfil de uma loja, ele procura, além dos produtos ou serviço, uma forma rápida de entrar em contato com o vendedor.
A gente preparou um artigo especial onde explicamos o passo a passo de como colocar o WhatsApp não só na bio da Instagram, mas também como colocar link do WhatsApp nos Stories e como bombar o seu empreendimento no Insta.
5 – Como fazer lista de transmissão no Whatsapp
Aprender a criar uma lista de transmissão no Whatsapp pode ser uma função muito útil em diversas situações. Por exemplo, enviar mensagens em massa sem a necessidade de criar um grupo com todas essas pessoas.
Com essa funcionalidade, é possível enviar mensagens para até 256 contatos, sendo uma mão na roda na hora de enviar promoções de um negócio ou ainda um comunicado convidando familiares e amigos para uma festa de aniversário.
A função está disponível tanto para o WhatsApp Business como para a versão padrão do aplicativo. Para saber o processo completo para criação da lista de transmissão no WhatsApp e ainda como usar essa funcionalidade para vender mais é só clicar no botão abaixo:
4 – Mensagem automática WhatsApp para clientes: como fazer da maneira correta
Enviar mensagem automática pelo WhatsApp é uma função exclusiva para a versão Business do aplicativo.
Essa é uma funcionalidade essencial para elevar o atendimento de qualquer negócio, proporcionando que um lojista ou profissional liberal preste um primeiro atendimento aos clientes fora do horário comercial, por exemplo.
As mensagens automáticas também podem ser utilizadas no pós-venda. Seja solicitando um feedback, oferecendo suporte adicional ou informações úteis sobre o produto e serviço.
A gente preparou um guia onde explicamos como fazer essa automatização do WhatsApp e ainda uma lista de mensagens para serem utilizadas em diferentes situações, como: atendimento, boas-vindas, parabéns ao cliente, comunicar ausência e muitas outras. Confira!
3 – Como ter conta do Whatsapp verificada
A verificação de conta do WhatsApp aumenta a credibilidade da sua marca com os compradores graças ao selo de segurança oficial do aplicativo.
Por essa ser uma funcionalidade voltada para o aumento da segurança entre compradores e vendedores, o selo de verificação só está disponível para o WhatsApp Business.
O selo de verificação é gratuito, mas necessita cumprir alguns requisitos para receber essa validação. Descubra todos eles em nosso artigo dedicado ao assunto.
2 – Como colocar catálogo no WhatsApp Business
Mais uma função exclusiva do WhatsApp Business é a criação de catálogos. Essa função permite que empresas exibam e organizem seus produtos ou serviços diretamente no aplicativo.
Separamos outro conteúdo exclusivo que ensina o passo a passo de como criar um catálogo de produtos e dicas de como vender mais com esse recurso que transforma o WhatsApp em uma vitrine virtual.
1 – Como cobrar frete do cliente pelo WhatsApp
Fechando a nossa lista temos outra dica que é uma mão na roda para quem vende na internet: o Meus Links de Frete, que possibilita cobrar pelo frete de um produto adquirido no WhatsApp ou em outras redes sociais, como Instagram e Facebook.
Com o Meu Link de Fretes o próprio consumidor é quem faz o cálculo do envio e tem a opção de mostrar interesse pelo produto. A maior vantagem do Meus Links de Frete, é que o vendedor não precisa mais fazer a cotação de frete toda vez que alguém entrar em contato querendo saber o valor da entrega.
Vale ressaltar que o Meu Links de frete não é uma função nativa do WhatsApp, mas sim uma ferramenta gratuita oferecida pelo Melhor Envio, plataforma de gestão e cotação de fretes para e-commerce. Para oferecer essa facilidade ao cliente, basta que o lojista acesse a plataforma do Melhor Envio, preencha as informações solicitadas e compartilhe o link de frete nas redes sociais.
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Se você vai aproveitar as dicas presentes neste conteúdo para ganhar uma renda extra com o WhatsApp ou, quem sabe, turbinar os ganhos do seu negócio, vai aí uma dica extra!
Você já conhece o Melhor Envio? O Melhor Envio é uma plataforma de logística e cotação de frete criada para facilitar a vida de quem vende pela internet.
Nela, é possível comparar o preço de um frete nas principais transportadoras do país (incluindo os Correios) e baratear o custo do frete do seu negócio. Faça uma simulação e veja as melhores opções para um envio!
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Além disso, ao fazer o seu cadastro Melhor Envio, você terá acesso a outras ferramentas gratuitas como o Melhor Rastreio (uma ferramenta onde é possível rastrear e gerenciar os envios de uma loja virtual, Melhor Nível (um clube de vantagens onde quanto mais fretes contratados mais baratos ficam os envios) e o Melhor Ponto (centrais físicas espalhadas pelos país onde é possível postar pacotes de diferentes transportadoras).
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