Tire todas suas dúvidas sobre remetente e destinatário em remessas postais
Para enviar uma encomenda ou correspondência com segurança, é necessário se atentar aos dados de entrega. E se tratando de endereçamento, as informações relacionadas ao remetente e destinatário são as mais importantes para garantir a entrega correta de uma remessa.
Contudo, para enviar algo pelos Correios ou qualquer outra transportadora, não basta saber quem é o destinatário ou remetente de um em envio, mas também os dados necessários de cada uma dessas partes e ainda como endereçar corretamente uma caixa ou envelope.
Nesse artigo vamos te contar tudo isso e ainda dar dicas de como preencher dados de remetente e destinatário de forma mais prática e como enviar essa remessa pagando menos! Veja tudo isso a seguir!
Navegação rápida
O que você encontra por aqui:
- O que é remetente e destinatário nos envios dos Correios?
- Como preencher os dados de remetente e destinatário dos Correios?
- Como emitir etiqueta de frete mais barato nos Correios e transportadoras usando o Melhor Envio
- Onde colocar remetente e destinatário em caixa
- Onde colocar remetente e destinatário no envelope
- Perguntas Frequentes: Tudo sobre Remetente e Destinatário no Processo de Envio
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
O que é remetente e destinatário nos envios dos Correios?
Remetente é a pessoa que envia uma encomenda ou carta, enquanto que o destinatário é quem a recebe.
Quem é o remetente?
O remetente é a pessoa ou entidade que envia uma encomenda ou correspondência. No e-commerce, por exemplo, o remetente será uma loja online ou pessoa física responsável por uma venda.
Quem é o destinatário?
Destinatário é a pessoa ou entidade que receberá uma correspondência ou pacote. Ou seja, o responsável por receber a encomenda e conferir se o pacote está em ordem no ato da entrega.
Como preencher os dados de remetente e destinatário dos Correios?
O que colocar em remetente?
- Nome completo ou razão social do remetente
- Endereço completo: Rua ou Avenida; número e complemento, se houver. (exemplo: apartamento 44, sala 12, bloco 2, casa 1 e outros)
- Bairro
- Cidade e sigla da unidade federativa ou estado: (exemplo: Rio de Janeiro – RJ)
- País: apenas para destinatários de fora do país.
- CEP: código postal composto por 8 dígitos (exemplo de formato 12345-678)
O que colocar em destinatário?
- Nome completo ou razão social do destinatário
- Endereço completo: Rua ou Avenida; número e complemento. se houver. (exemplo: apartamento 44, sala 12, bloco 2, casa 1 e outros)
- Bairro
- Cidade e sigla da unidade federativa ou estado (exemplo: Rio de Janeiro – RJ)
- País: apenas para destinatários de fora do país.
- CEP: código postal composto por 8 dígitos (exemplo de formato 12345-678)
Caso não saiba o CEP do remetente ou destinatário da sua remessa, sem problemas! Você pode encontrar essa informação através do Google Maps ou utilizar a ferramenta Busca CEP dos Correios. Confira também o nosso artigo exclusivo sobre como descobrir CEPs de forma fácil!
Além de saber como preencher remetente e destinatário, também é importante saber em qual parte da caixa ou envelope essas informações devem aparecer. Se você tem dúvidas sobre essa questão, siga a leitura e logo mais voltaremos a falar sobre isso!
Como emitir etiqueta de frete mais barato nos Correios e transportadoras usando o Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma completa de frete e logística. Nela é possível contratar fretes de forma prática e pagando menos nas principais transportadoras do país, como: Correios, Jadlog, Loggi, LATAM Cargo Express, Azul Cargo Express, Buslog, J&T Express.
Isso porque, utilizando o serviço gratuito do Melhor Envio é possível, com poucos cliques, descobrir a transportadora que oferece a melhor condição de entrega, contratar o frete e endereçar o pacote com uma única etiqueta de frete super completa e pronta para postar!
É só colar no pacote, ou envelope, e entregar na transportadora!
Exemplo de etiqueta de frete do Melhor Envio
E o melhor, você não paga nada a mais para utilizar o serviço do Melhor Envio, esse é um serviço gratuito onde você paga apenas o valor do frete contratado. Veja como é fácil contratar um frete usando o site do Melhor Envio:
1 – Faça o cadastro grátis no Melhor Envio.
2 – Realize o login na plataforma.
3 – Clique no ícone da Calculadora, localizado no canto esquerdo ou superior da tela.
4 – Informe o CEP de origem (remetente) e CEP de destino (destinatário); valor do produto (para fins de seguro); as dimensões do pacote e clique no botão calcular.
5 – Na tela seguinte, escolha a transportadora que estiver oferecendo a melhor condição para a entrega e clique em selecionar.
6 – Agora é hora de anexar a documentação necessária para a entrega (nota fiscal ou declaração de conteúdo) e informar os dados do remetente e do destinatário.
Note que ao preencher os dados dos envolvidos na entrega o sistema já mostra como ficará a etiqueta de frete ao fim do processo.
Após preencher todos os dados do envio, confira se as informações estão corretas e marque a caixinha de seleção “Estou ciente e aceito as regras de embarque da transportadora”.
Caso você queira continuar gerando mais etiquetas de frete, clique em “adicionar ao carrinho”. Mas se preferir pagar apenas a etiqueta já gerada, escolha “pagar agora”.
7 – Em seguida, escolha a forma de pagamento desejada e clique em “pagar agora”.
8 – Após a confirmação do pagamento, a etiqueta de frete fica disponível para impressão em Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados.
Com o pagamento realizado é só imprimir a etiqueta de frete já com as informações do remetente e destinatário e colar na embalagem que será transportada.
Já quem possui loja online tem ainda mais praticidade nesse processo, basta integrar a Calculadora de Frete do Melhor Envio direto na página dos produtos do e-commerce.
Dessa forma o cliente escolhe a opção mais vantajosa, preenche os dados da entrega e, assim, a etiqueta de frete é gerada automaticamente para o lojista.
Onde colocar remetente e destinatário em caixa
Como dissemos, quem contrata seus fretes utilizando o Melhor Envio, ao fechar o pedido, recebe uma etiqueta de frete única com todas as informações para despachar o pedido (incluindo o código de rastreio) já impresso.
Em embalagens maiores, como as caixas de papelão, que são as mais indicadas para a entrega de mercadorias, o recomendado é que a etiqueta de frete com as informações do remetente e destinatário sejam afixadas na parte de cima da maior face da caixa, facilitando assim a identificação e tratamento do pedido por parte da transportadora.
Caso você faça um envio contratando o serviço direto no balcão de uma transportadora o processo é um pouco mais trabalhoso.
Você pode escrever os dados do remetente e destinatário em uma folha de papel (a mão ou impresso) e colar na caixa. Nesses casos, o mais indicado é que o remetente seja fixado na parte de baixo e destinatário na parte de cima do pacote.
OBS.: Além do endereço de origem e destino, para enviar qualquer objeto nos Correios ou em outras transportadoras, é exigido que o pacote seja acompanhado da nota fiscal ou declaração do conteúdo.
Onde colocar remetente e destinatário no envelope
Nos casos dos envelopes, existem indicações específicas para o local onde serão informados os dados de emissor e receptor de um pedido, seja no envio de cartas ou para o envio de envelopes com produtos.
Remetente e destinatário carta
Nas cartas (serviço exclusivo e contratado apenas direto com os Correios), é obrigatório preencher os dados do destinatário na frente do envelope, enquanto que o espaço destinado ao endereço do remetente fica no verso.
Remetente e destinatário envelope para e-commerce
Por outro lado, nos envios comerciais embalados com os práticos e seguros envelopes de segurança, não é necessário seguir a risca a regra anterior.
Sendo possível seguir dois padrões:
- padrão 1: destinatário na frente e remetente no verso; ou;
- padrão 2: colar a etiqueta de frete (que já contém o endereço do destinatário e do remetente) na parte da frente do envelope, enquanto que a parte traseira fica reservada para fixar a nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Perguntas Frequentes: Tudo sobre Remetente e Destinatário no Processo de Envio
O que é remetente?
O remetente é a pessoa ou empresa que envia a encomenda. Ele também é o responsável por preparar o pacote e realizar a postagem na transportadora.
O que é destinatário?
O destinatário é a pessoa ou empresa que vai receber a encomenda enviada pelo remetente. Por essa razão, é importante que o destinatário informe um endereço para a entrega correto.
Quais dados são necessários para enviar um pacote?
Para enviar um pacote, o remetente deve fornecer:
- Nome completo ou razão social do remetente e destinatário;
- Endereço completo (incluindo CEP, cidade e estado) de ambos;
- Telefone e/ou e-mail do destinatário para facilitar a comunicação em caso de problemas.
Quem pode acionar a transportadora em caso de problemas com a entrega?
Tanto o remetente quanto o destinatário podem entrar em contato com a transportadora. No entanto, em caso de problemas com a encomenda, é mais eficaz que o destinatário informe o remetente, para que este acione formalmente a transportadora. Isso porque o remetente é a parte contratante do serviço de envio, o que torna o processo de resolução mais ágil e eficiente.
Como descobrir o CEP do remetente e do destinatário?
Para descobrir o CEP do remetente ou do destinatário, você pode utilizar o Busca CEP dos Correios ou utilizar a pesquisa do Google Maps, ou Bing Maps.
Leia também:
- Quanto custa enviar encomenda pelos Correios?
- O que é declaração de conteúdo e como fazer?
- AR Correios: o que é e como funciona o serviço adicional de aviso de recebimento
- Como configurar integração do Melhor Envio na minha loja virtual
- Melhor Nível: conheça o clube de vantagens do Melhor Envio
- Conheça as transportadoras do Melhor Envio: Jadlog, Loggi, Correios e mais
- Como fazer o rastreio de encomendas