Você sabe como proceder quando consta “objeto não encontrado na base de dados dos Correios” durante o rastreamento de um envio? Ainda não? Então, siga a leitura e veja como agir nesta situação.
Neste post, você vai encontrar:
- o que significa objeto não encontrado na base dos Correios
- o que acontece quando aparece “código de rastreamento Correios não encontrado”
- o que fazer quando o código de rastreio não funciona
- descobrir que horas os Correios atualizam o rastreamento, entre outras informações úteis
Mas antes vamos dar uma dica para quem quer oferecer fretes mais competitivos na loja virtual. Na Calculadora de Fretes do Melhor Envio você encontra diversas opções de entrega regular dos Correios, mas também temos os chamados envios “Centralizados”.
O PAC Centralizado, Mini Centralizado e SEDEX Centralizado possuem preços ainda mais especiais e postagem exclusiva pelo Melhor Ponto ou em agências dos Correios credenciadas para receber este tipo de envio.
E claro, você pode contratar diversos tipos de fretes com outras transportadoras privadas e obter mais economia para o seu negócio. Portanto, não perca tempo, faça seu cadastro gratuito!
Ah! Para quem não conhece, o Melhor Ponto é um serviço gratuito do Melhor Envio para simplificar o envio de encomendas, onde é possível postar cargas de diferentes transportadoras parceiras no mesmo lugar.
Clique aqui e encontre uma unidade do Melhor Ponto mais próxima do seu endereço. Além da comodidade de postar vários volumes na mesma agência, você ainda consegue aproveitar as modalidades de fretes centralizados. 😉
Navegação rápida
Objeto não encontrado na base de dados dos Correios – significado
O status “objeto não encontrado na base de dados dos Correios” significa que a mercadoria ainda não está registrada no sistema da transportadora. Ou seja, o envio foi postado, porém as informações não foram lançadas na base de dados.
Portanto, se você encontrar essa mensagem ao rastrear sua encomenda dos Correios, não se assuste.
E se você chegou até aqui e ainda não conhece o Melhor Rastreio, saiba que esta é mais uma ferramenta gratuita do Melhor Envio que permite acompanhar os envios de diferentes transportadoras no mesmo painel de controle.
Outra vantagem é que lojistas e clientes podem receber alertas sobre as movimentações da entrega diretamente no e-mail. Para começar a usar o Melhor Rastreio, clique no botão abaixo e faça seu cadastro gratuito.
Leia os artigos abaixo e saiba mais sobre rastreio de encomendas:
4 formas de fazer o rastreamento dos Correios
O que o Melhor Rastreio e como acompanhar a entrega
O que fazer quando o código de rastreio não funciona?
Meu código de rastreamento não funciona, o que eu faço? Lojistas que vendem online já devem ter recebido ou vão receber esse tipo de mensagem em algum momento.
Bem, se você se deparar com alguma situação semelhante, não se preocupe. Assim que o pedido é postado, é comum que o código de rastreio fique indisponível. A orientação dos Correios, neste caso, é esperar até 2 dias úteis para que a informação seja validada no sistema da estatal.
Se após esse prazo continuar aparecendo qualquer erro semelhante a “código de rastreamento não localizado nos Correios” ou “código de rastreio não encontrado” é necessário entrar em contato diretamente com a transportadora ou com seu intermediador logístico para verificar o que está acontecendo. No próximo tópico, mostraremos como resolver o problema, ok?!
Também é importante verificar se o código de rastreio está correto. Normalmente, ele é composto por 9 números e 4 letras, sendo duas no início e duas no final, como por exemplo: LE123456789BR.
Por fim, se você está esperando algum pacote vindo do exterior cabe ressaltar que o código de rastreio só vai funcionar quando a encomenda chegar no Brasil e as informações forem lançadas no sistema dos Correios.
Objeto não encontrado na base dos Correios – Como resolver?
Você sabe o que fazer quando aparece a mensagem “objeto não encontrado na base de dados dos Correios”? A seguir, veja como agir quando a postagem é feita diretamente pelos Correios ou através do Melhor Envio.
Nos Correios
Como falamos, a expectativa é que o status objeto não encontrado na base dos Correios normalize em até dois dias úteis. Se após esse prazo o rastreamento não funcionar corretamente, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento da estatal.
No Melhor Envio
Se a remessa foi enviada pelo Melhor Envio, entre em contato por meio de algum dos nossos canais oficiais de atendimento e informe o ocorrido. Nossa equipe vai intermediar o contato com os Correios a fim de resolver o problema o quanto antes.
Você pode falar com a gente no chat, através da tela de ajuda dentro do site ou pelo e-mail (contato@melhorenvio.com). Se você tiver dúvidas sobre como usar cada canal de atendimento, acesse o artigo linkado aqui.
Caso sua carga tenha sofrido avaria ou extravio, clique aqui e veja o fazer!
Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
Não existe um horário específico em que os Correios atualizam o rastreamento. Na prática, o status do rastreio muda toda vez em que há alguma alteração no status da entrega. O mesmo vale para o Melhor Rastreio.
Aproveite e confira o artigo sobre o horário de funcionamento dos Correios.
Garanta atendimento personalizado caso ocorra algum problema na entrega com o Melhor Envio
Além da facilidade de contratar fretes com valores mais competitivos, o Melhor Envio possui um time de especialistas prontos para ajudar você. Logo, se acontecer qualquer problema com a entrega dos Correios ou de outras transportadoras parceiras, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Vamos auxiliar na resolução de quaisquer eventualidades relacionadas a entregas, rastreio e muito mais. Ainda não é nosso cliente? Clique no botão abaixo e cadastre-se gratuitamente.
Confira outros conteúdos relacionados ao status de entrega dos Correios
- Quanto custa enviar encomenda pelos Correios?
- O que significa objeto devolvido aos Correios
- O que quer dizer “Objeto não entregue – carteiro não atendido”
- Carteiro não atendido: quantas tentativas de entrega os Correios fazem?
- O que significa “tentativa de entrega não efetuada”
- Como agir em casos onde há restrição de entrega
- Como suspender a entrega dos Correios