Precisa fazer a entrega de alimentos e bebidas para outro estado, mas não tem ideia de como fazer isso? Confira as dicas que preparamos sobre e-grocery e veja como organizar (sem erros) o envio desses itens.
A notificação favorita na tela: ‘Parabéns, você vendeu!’.
Quantas vezes você já comprou algo online este ano? Imagino que se não comprou, você chegou a colocar produtos no carrinho.
Já parou para pensar em como a internet está tornando possível que tudo ao nosso redor (inclusive a compra do supermercado) possa ser feito por meio de uma tela, alguns cliques e sem precisar sair de casa?
Isso significa novas oportunidades de negócio para quem vende pela internet ou pensa em criar uma loja virtual.
Mas a venda e a entrega de alimentos e bebidas requer atenção redobrada!
É por isso que se você já atua ou pretende iniciar no nicho de supermercado online deve ficar alerta em cada detalhe. Neste artigo você vai aprender dicas infalíveis e boas práticas de como organizar (sem erros) o envio de alimentos e bebidas de forma segura. Prepara o caderno de anotações e vem com a gente!
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O crescimento do nicho de alimentos e bebidas no e-commerce
Um dos nichos que mais cresceu no e-commerce nos últimos anos foi o e-grocery (palavra diferente, não é? Já explico o que significa).
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou um aumento de 180% nas compras em supermercados online no início da pandemia do Coronavírus no Brasil.
E a tendência é que, mesmo no pós-pandemia, algumas mudanças de rotina e preferências, como fazer compras online, se mantenham.
Parece que o público entendeu que comprar pela internet é muito mais prático. Esse formato é ainda mais atrativo quando o modelo de compras tradicional envolve gasto de tempo e paciência.
Afinal, muito mais fácil encher a despensa sem precisar enfrentar trânsito, passar horas procurando uma vaga de estacionamento, ou ter que ficar carregando inúmeras sacolas.
E-grocery: o nicho dedicado ao supermercado online
O termo e-grocery é a união da palavra ‘’grocery’’ que significa mercado com o prefixo “e-” de eletrônico, ambos vindos do inglês. Apesar de ainda ser pouco conhecido, o termo faz parte do dia a dia de quem compra alimentos e bebidas pela internet, sem precisar sair de casa.
Com a chegada da pandemia, algumas pessoas passaram a ver o supermercado online como uma opção mais segura para comprar mantimentos. Além da proteção, obviamente, a comodidade para repor os produtos da despensa também atraiu o interesse do público.
Quem deseja vender alimentos e bebidas deve se preparar para diversas questões, que vão desde o transporte até o armazenamento dos produtos.
📌 Se você não sabe por onde começar, sugerimos a leitura de um artigo do blog, onde explicamos como fazer um plano de negócios do zero.
Para produtos como roupas e eletrônicos, pode parecer tudo simples, mas como fazer a entrega de alimentos e bebidas?
Produtos frágeis? Me diga quais são!
Existe uma infinidade de produtos que podem ser encaixados nessa categoria que pede mais cuidados com a embalagem, mas vamos trazer aqui dois exemplos focados no segmento alimentício.
É preciso tomar muito cuidado na hora de enviar produtos frágeis. Empacotar esses itens pode parecer difícil, mas acredite, não é um bicho de sete cabeças!
O grande segredo para que esse tipo de mercadoria chegue intacta a casa do cliente é a forma como você cuida da embalagem. Na verdade, cada produto requer um tipo de embalagem diferente para garantir proteção e segurança. Dá só uma olhada!
Bebidas
Enviar garrafas de champagne e vinhos (ou bebidas, em geral) para outro estado é possível, porém, no caso dos Correios, apenas empresas com contrato comercial podem enviar bebidas alcoólicas por meio de seu serviço de entregas.
As bebidas alcoólicas são produtos inflamáveis e podem colocar a operação em risco. Por isso, esse envio deve ser feito de forma controlada. Se você não tem um contrato, a alternativa para fazer esse tipo de envio é buscar os serviços de uma transportadora.
E atenção! O cuidado precisa ser redobrado neste tipo de carga para conservar o sabor e a coloração dos líquidos. Afinal, ninguém quer receber um vinho ou uísque com gosto diferente, não é mesmo? Esse cuidado garante qualidade aos clientes.
Alimentos
Doces, chocolates, produtos enlatados e industrializados fazem parte desta categoria. Como esses itens estão mais expostos às variações de temperatura, é importante cuidar no manuseio para evitar a perda de características visuais e de frescor.
Milhares de pessoas enviam comida pelos Correios ou por transportadoras todos os dias, apesar deste item ser considerado restrito pela maioria das empresas de transporte.
Para garantir que os alimentos cheguem ao destino sem problemas, não é recomendado enviar comida caseira ou perecível, pois têm data de validade curta e estragam rápido.
Para evitar qualquer problema, recomendamos que o produto esteja em uma embalagem que resista ao peso e às condições de transporte. Anotou aí?
📍 Saiba mais sobre o envio desses itens no vídeo abaixo:
Cuidados na entrega de alimentos e bebidas
Quando o assunto é a entrega de alimentos e bebidas, os cuidados com a embalagem devem ser redobrados para evitar avarias durante o transporte e garantir que eles cheguem intactos ao destinatário. Confira 5 dicas infalíveis para enviar alimentos e bebidas do jeito certo:
Dica 1 – Conheça os protocolos da transportadora
Antes de enviar alimentos e bebidas, consulte as especificações da transportadora escolhida. Ao pesquisar uma transportadora que faça envio de produtos perecíveis, você deve analisar com atenção as recomendações sobre o envio desse tipo de produto.
💡 As transportadoras possuem diferentes regras sobre o envio de objetos – especialmente de alimentos e produtos perecíveis. Pesquise e conheça esses protocolos tanto para garantir a segurança do envio quanto para acionar a transportadora e o seguro em caso de problemas na entrega.
Se você pretende fazer esse tipo de envio, precisa estar por dentro dessas informações e se atentar aos produtos frágeis ou perecíveis que as empresas não transportam. Para isso, leia o Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio.
Dica 2 – Escolha o tipo de embalagem certo
O maior segredo na entrega de alimentos e bebidas, ou mesmo outros produtos frágeis, está na embalagem escolhida e na maneira como o objeto é embalado.
Existem diversos tipos de embalagem e é importante que o lojista conheça todos eles para avaliar qual melhor comporta os produtos frágeis, de modo a protegê-los.
Se você for enviar bebidas, o ideal é colocá-las em caixas e, se forem mais de duas garrafas, usar separadores para que não corram o risco de quebrar durante o transporte.
Se ainda houver espaço, você pode preenchê-los com plástico bolha, bolinhas de isopor ou Bio Pack, uma espécie de espuma sustentável e, assim, impedir que se movam.
Dica 3 – Identifique na embalagem
Existem etiquetas e fitas disponíveis no mercado que podem ser coladas nas embalagens para indicar que se trata de um produto frágil. No entanto, caso não tenha acesso a esses materiais, vale até mesmo escrever à mão com canetão “cuidado, frágil” ou algo do tipo em um lugar visível da embalagem.
É importante deixar visível para o transportador que a embalagem contém um objeto frágil e que requer maior atenção no manuseio e no transporte. Esse cuidado extra por parte do remetente pode fazer a diferença.
Dica 4 – Envie produtos frágeis pelo Melhor Envio
O Melhor Envio faz o papel de intermediador entre as transportadoras e os lojistas no que diz respeito à compra de fretes. Os processos de cotação e contratação do frete, além da geração da etiqueta de envio são feitos na plataforma, de um jeito prático e rápido.
💡 Lembrando que o usuário deve sempre prestar atenção às especificações de envio da transportadora de objetos frágeis que ele escolheu para enviar suas mercadorias. Isso também vale para a embalagem do produto.
Quando você for levar sua mercadoria até a unidade da transportadora para fazer o despacho, ela será pesada e conferida. Para evitar problemas e um possível atraso ou recusa no envio, se atente aos protocolos exigidos.
Dica 5 – Ofereça a melhor experiência logística na sua loja online
Sejam perecíveis ou não, os produtos precisam ser entregues rapidamente a quem compra na sua loja online.
Quem vende pela internet sabe que atrasos na entrega e o preço do frete causam muita insatisfação nos consumidores, por isso é importante contar com uma entrega rápida. Neste nicho a agilidade é um grande diferencial para vender online.
Pense sempre na experiência do cliente. Tendo em mente as necessidades da pessoa que compra bebidas e alimentos da forma tradicional, você será capaz de se destacar e conquistar ainda mais clientes fiéis para o seu e-commerce.
Portanto, se você quer otimizar a logística do seu e-commerce, oferecer opções de frete mais competitivas e rastrear suas encomendas online de forma simples, faça o seu cadastro gratuito no Melhor Envio e aproveite todos os benefícios da nossa plataforma.