Você já parou para pensar como as informações fornecidas no cadastro de produto estão relacionadas à conclusão das compras no e-commerce? Leia e saiba mais!
Somente em 2018, o e-commerce movimentou R$ 53,2 bilhões em vendas e levou 58 milhões de consumidores a fazerem, ao menos, uma compra online no ano. Os dados divulgados na pesquisa E-commerce Quality Index 2019 (EQI), apontam mais do que o crescimento de 12% das vendas digitais em relação a 2017: revelam uma mudança no comportamento do cliente que se volta cada vez mais para a internet.
Os números positivos trazem, entretanto, um alerta para quem vende no comércio eletrônico. Isso porque, diferentemente das aquisições em lojas físicas nas quais a pessoa pode ficar frente a frente com o produto e ainda tirar as dúvidas com o vendedor, no e-commerce é preciso que o item seja capaz de se vender sozinho. Mas o que isso quer dizer? Falamos aqui de uma etapa fundamental para o sucesso das vendas online: o cadastro dos produtos!
O que nos leva à principal pergunta que você deve fazer neste exato momento: seu negócio está realmente preparado para convencer essa fatia crescente de público a comprar em seu e-commerce? Se você quer ter certeza dessa resposta, não deixe de ler este post!
Navegação rápida
Produto bem cadastrado: sinônimo de e-commerce seguro
Conforme a EQI, somente 40% dos itens cadastrados no comércio eletrônico possuem uma descrição completa. Isso é um erro grave que explica porque o cadastro ineficiente dos artigos está entre os motivos de abandono de carrinho.
Convenhamos, quem tem coragem de levar uma compra adiante em um site que não apresenta uma descrição clara do produto? Que nos deixa com dúvidas sobre o item e, consequentemente, sobre a loja? Ou seja, é compreensível ver o que faz os clientes procurarem o produto em outro site ao invés de arriscar em uma loja que não forneceu dados suficientes sobre o objeto.
Então, na falta de informações precisas, a concorrência sempre leva a melhor. Sabe o motivo? Pelo fato do cadastro do produto servir para convencer o público de ter encontrado o artigo desejado e também de que ele encontrou o e-commerce certo para fechar o pedido.
Seja eficiente no cadastro dos artigos
Para ajudá-lo a entender melhor o que deve ser considerado para cadastrar produtos com eficiência e fisgar os visitantes que chegam às páginas da sua loja, elencamos algumas dicas. Confira!
Crie categorias de produtos
Uma forma organizada e assertiva de facilitar a busca em sites é criar categorias para agrupar produtos semelhantes. Como este é um dos processos realizados no cadastro das mercadorias, essas sugestões servem tanto para otimizar a tarefa em sua loja própria, quanto em marketplaces, que já atuam dessa forma.
Se você trabalha com eletrônicos, por exemplo, pode ser interessante estipular divisões como informática, computadores, smartphones, acessórios e periféricos. Confira abaixo um site que utiliza esta abordagem:
Em qualquer ramo o pensamento deve ser o mesmo, o de tornar a navegação pelas páginas fluida e prática. No caso de um e-commerce de moda, podem ser empregadas as categorias feminino, masculino, infantil, e por aí vai.
Lembre-se também de aproveitar as subcategorias, ou seja, divisões dentro de uma categoria maior que podem ser definidas por marcas diferentes, especificações ou outras características que se encaixem dentro daquela seção. Veja:
Foque em títulos claros e descritivos
Os títulos são fundamentais para apresentar os produtos de um e-commerce. Por esta razão devem reunir as informações básicas que mostrem que o visitante encontrou algo de seu interesse e o motivem a clicar no produto.
O ideal é usar entre 20 e, no máximo, 100 caracteres para resumir informações sobre marca, modelo, tamanho, cor ou especificações mais pontuais. Imagine o título de uma televisão, as informações mais relevantes neste caso seriam dizer qual a tecnologia do produto, o tipo e o tamanho da tela, a marca e os principais recursos, como aparece no exemplo seguinte:
Capriche nas descrições do seu e-commerce
Este é o espaço dedicado exclusivamente ao convencimento do cliente de que o produto é o que ele precisa. Use este recurso para informar as características, as especificações e para destacar as vantagens do objeto.
Lembre-se de que este é o local para colocar em evidência os diferenciais do item, portanto, aposte na criatividade e elabore suas próprias descrições. Nada de copiar e colar direto a descrição fornecida pelos fabricantes e pensar que está pronto! Obviamente, esses dados são importantes, mas por si só não são capazes de vender o produto. Essa responsabilidade é sua, então, mãos à obra!
Um bom exercício para ajudá-lo a saber como encaixar as informações certas na hora de cadastrar as descrições de cada produto é saber a diferença entre “características” e “especificações técnicas”.
Características
- Parte na qual você vai realmente vender o seu peixe, com textos mais explicativos.
- Uma descrição básica contém, no mínimo, 350 caracteres, já as completas ultrapassam a faixa dos 900 caracteres.
- Elabore suas próprias descrições e fuja da tentação de fazer apenas um CTRL C + CTRL V
Especificações técnicas
- Como o próprio nome sugere, as especificações se referem ao resumo das funcionalidades técnicas.
- É aqui que entra os dados do fabricante.
- Neste espaço está liberado copiar e colar as informações fornecidas pela marca do artigo.
Observe:
Invista em boas imagens no seu e-commerce
Ainda segundo a pesquisa E-commerce Quality Index, 66% das páginas de produtos pecam ao deixar de incluir imagens extras dos artigos. O que nos coloca diante de outro elemento altamente estratégico no cadastro dos produtos no e-commerce: as imagens!
Como falamos anteriormente, nas vendas pela internet o consumidor não pode ver o produto em mãos. Assim, as fotos devem cumprir esse papel para oferecer uma boa experiência ao público. Elencamos os principais pontos a serem considerados para ter um cadastro de imagens eficiente. Confira:
- Utilize fotos de qualidade e com boa iluminação para permitir a visualização do item.
- Não economize na quantidade, ofereça imagens que apresentem o produto em vários ângulos (no exemplo acima é possível ver que há uma barra de rolagem à esquerda com várias opções de imagens do artigo).
- Utilize fundos com cores neutras para destacar os produtos e facilitar a visualização.
Pense no SEO para ranquear seu e-commerce
Em uma pesquisa na internet, o título é um dos pontos de partida mais importantes para o Google e outros buscadores encontrarem o termo digitado na barrinha. Por isso reforçamos este apelo, pois você precisa elaborar, principalmente, os títulos focados em SEO (Search Engine Optimization) , que significa otimização para motores de busca.
Assim como os títulos, os vendedores devem se preocupar também em otimizar o registro da imagens e as próprias descrições dos itens colocados à venda. O objetivo é se adequar aos algoritmos usados pelos buscadores na definição do ranqueamento de uma página a partir das palavras-chaves usadas no cadastro dos produtos.
Invista na qualidade do seu trabalho
Sabemos que a rotina dos empreendedores digitais pode ser bastante movimentada e nem sempre se tem a quantidade de tempo ideal para a realização de cada processo.
Por outro lado, como você pôde conferir neste post, a qualidade das informações e o cuidado dedicado ao cadastro dos produtos caracteriza um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Se manter atualizado e por dentro das tendências do mercado digital também!
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