Semana do Cliente | Como preparar sua loja virtual para o mobile

A sua loja virtual está preparada para o mobile? Descubra lendo mais um artigo da nossa série especial sobre o Dia do Cliente!

Quando foi a última vez que você passou um dia inteiro sem usar o celular? Provavelmente faz bastante tempo… Talvez você já nem lembre mais! Afinal, o aparelho é praticamente indispensável para o dia a dia no século XXI. Segundo uma pesquisa feita em parceria entre Hootsuite e We Are Social, 68% da população brasileira (143 milhões de pessoas!) acessam a internet exclusivamente por dispositivos móveis.

Dados desse tipo impactam diretamente a vida de quem trabalha com vendas pela internet. Cada vez mais pessoas estão usando dispositivos móveis para comprar online. É o m-commerce chegando para ficar! De acordo com o Webshoppers 40, da Ebit Nielsen, 42% dos pedidos do 1º semestre de 2019 foram feitos por celulares. Ou seja: já passou da hora de preparar sua loja virtual para o mobile. E é sobre isso que iremos falar em mais um texto desenvolvido especialmente para nossa série sobre o Dia do Cliente. Boa leitura!

O que o Dia do Cliente tem a ver com m-commerce?

Quem quer fidelizar os clientes precisa estar sempre atento às novas necessidades do público. É por isso que o Dia do Cliente tem tudo a ver com m-commerce: como os dados comprovam, os dispositivos móveis já fazem parte do comportamento de compra dos brasileiros. Conhecendo essa realidade, os lojistas precisam estar prontos para atender às demandas de um público sedento por praticidade. Ter uma loja virtual preparada para acessos mobile é vital para quem quer um negócio escalável. 

Responsividade não é diferencial: é obrigação

Um site é responsivo quando seu código é adaptado para exibir as páginas em telas de diferentes formatos, sem prejudicar a experiência de quem acessa por tablets ou smartphones, por exemplo. No cenário atual, a responsividade deixou de ser um diferencial e se transformou em obrigação para quem quer colocar a própria loja virtual em boas posições no Google. 

E o porquê disso é bem intuitivo: como um número crescente de usuários acessam a internet via smartphones, o próprio Google começou a priorizar em seu ranking as páginas responsivas a dispositivos móveis. Isso é uma forma de oferecer resultados de busca mais assertivos aos usuários mobile. 

Quer saber se o site da sua loja virtual é compatível com dispositivos móveis? Clique aqui e faça um teste para descobrir!

Dia do cliente: sites responsivos são essenciais ao mobile
A imagem acima é um exemplo do Google para diferenciar sites responsivos ao mobile (à direita) de sites não responsivos (à esquerda).

Não economize nas imagens 

A quantidade de imagens disponibilizadas em uma página de produto influencia na decisão de compra do seu cliente. De acordo com o E-commerce Quality Index 2019, pesquisa que avalia a qualidade do comércio digital no Brasil, Estados Unidos e América Latina, quase 40% das páginas de produto avaliadas em nosso país possuem apenas uma imagem cadastrada. 

dia do cliente: não economize nas imagens
Imagem: E-commerce Quality Index 2019.

Vamos fazer um exercício de imaginação? Pense que você está em uma loja física. O vendedor tenta convencê-lo a comprar uma bicicleta mostrando apenas uma foto do produto. Você se sentiria confortável para fechar negócio? Provavelmente não. Da mesma forma, quem acessa redes sociais está acostumado a visualizar dezenas de imagens por dia na tela do celular e espera encontrar essa mesma variedade na hora de fazer uma compra, ou seja, não economize nas imagens em suas páginas de produto!

Explore o mobile marketing 

Segundo um estudo da Opinion Box sobre o comportamento de compra do consumidor mobile, 43% dos entrevistados já fizeram pelo menos uma compra a partir de uma publicação patrocinada em redes sociais. É por isso que investir em anúncios voltados especificamente para quem acessa as redes pelo smartphone — mais da metade dos usuários ativos no Brasil — é tão importante para ampliar conversões. 

3 boas práticas para anunciar com foco no mobile marketing

  1. Faça anúncios com pouco texto (o recomendado é não ultrapassar 20% da área da imagem). O próprio Facebook disponibiliza uma ferramenta capaz de realizar esse cálculo!
  2. Lembre-se de garantir uma legibilidade adequada para telas menores;
  3. Use fotos atraentes e que mostrem o item anunciado em destaque. A rede disponibiliza publicações com mais de uma imagem? Aproveite a funcionalidade para mostrar ainda mais detalhes do seu produto!
dia do cliente: anúncios em carrossel são funcionalidade interessante
Exemplo de publicação que explora várias imagens, o formato carrossel é disponibilizado por redes como Facebook e Instagram. Imagem: Buffer.com

E-mail ainda é importante ferramenta de conversão no mobile

Você sabia que 35% dos consumidores mobile abrem seus e-mails exclusivamente por meio dos smartphones? Os lojistas mais antenados podem aproveitar esse comportamento para desenvolver estratégias de marketing com e-mails promocionais!

O e-mail continua sendo uma importante ferramenta para conversão e, ao contrário de outras ações de marketing, praticamente não exige investimento financeiro. Serviços gratuitos como o MailChimp permitem que qualquer pessoa faça disparos para um grande número de destinatários sem grandes dificuldades. 

Outros 2 canais para ficar de olho

  • YouTube: 57% da população brasileira assiste a vídeos no smartphone. Conteúdos como reviews e unboxings são extremamente populares e contribuem para a decisão de compra. Aproveite e acesse nosso canal para ver como a produção de vídeos pode alavancar o seu negócio!
  • WhatsApp: mais de 50% dos consumidores mobile utilizam o aplicativo para solicitar informações sobre produtos de seu interesse. Disponibilizar um contato por esse canal pode ser um diferencial importante para uma loja virtual que quer se destacar no mobile!

Cliente mobile merece fretes mais competitivos

Uma coisa é certa: quem usa o smartphone para comprar pela internet gosta de praticidade. E um jeito de facilitar ainda mais a vida do seu cliente mobile é oferecer fretes com preços competitivos para evitar os abandonos de carrinho. É nessa etapa da compra que o Melhor Envio pode ajudar a sua loja virtual a se destacar da concorrência!

Quem usa nossa plataforma — que é gratuita — pode fazer cotações com condições especiais e comparar preços entre transportadoras privadas e Correios. Tudo isso sem necessidade de contratos individuais! Mais de 100 mil encomendas são enviadas todos os meses com a tecnologia do Melhor Envio. Junte-se a nós você também! Acesse nossa calculadora e faça uma simulação!

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