Procurando ideias de conteúdo para postar no Instagram, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas que preparamos e veja como explorar ao máximo o potencial desta ferramenta e aumentar o engajamento da sua marca.
O que postar no Instagram? Essa dúvida habita a cabeça de muita gente, pode ter certeza. Para quem está dando os primeiros passos no universo do e-commerce investir no Instagram pode parecer um bicho de sete cabeças.
A boa notícia é que essa inquietação significa que você está no caminho certo. E o motivo disso é simples: ignorar as redes sociais não é uma opção para quem tem algum tipo de negócio na internet ou quer saber como vender pelo Instagram.
Afinal de contas, por que pensar em conteúdos para postar no Instagram é tão importante?
Mais do que selfies ou fotos do jantar do fim de semana, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios. Se você ainda não colocou a sua empresa lá, está perdendo tempo… pois certamente seus concorrentes já fizeram isso!
Se você quer explorar ao máximo o potencial desta ferramenta, aqui vai um resumo de por que você precisa estar no Instagram.
Confira uma lista com alguns dados que mostram o poder dessa rede social:
- O Brasil é o 3º país que mais usa o Instagram, com 119 milhões de usuários. Ficamos atrás apenas da Índia com 230 milhões e Estados Unidos com 159 milhões. (Fonte: Statista)
- 5h4min. Esse é o tempo médio diário que brasileiros usam as redes sociais. (Fonte: Hootsuite e We Are Social)
- 83% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca, 59% dizem já ter comprado produtos ou serviços conhecidos na rede social. (Fonte: Opinion Box)
- A quinta edição do NuvemCommerce (relatório anual da Nuvemshop) mostra que 22% das vendas na plataforma foram impulsionadas pelas redes sociais.
Navegação rápida
O que você encontra por aqui:
- Algoritmo do Instagram: como fazer o seu conteúdo ser visto?
- Tamanhos de imagens e vídeos no Instagram
- 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
- Ferramentas úteis para o dia a dia
Algoritmo do Instagram: como fazer o seu conteúdo ser visto?
Entender como o algoritmo do Instagram funciona é importante para criar uma estratégia eficiente na rede social.
Antes de começar a investir tempo e dinheiro produzindo conteúdo, você precisa saber o que é essa funcionalidade e quais são as regras do jogo.
Vamos resumir o funcionamento do algoritmo do Instagram em três princípios básicos: distribuição de conteúdo no feed, fatores de engajamento e melhores horários para postar.
Afinal, o que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram representa os critérios estabelecidos pela rede social para que uma publicação ganhe destaque e relevância para quem usa a plataforma.
O algoritmo entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta na ferramenta engajando com ele. Se você curte muitos posts de cachorros e comenta em vídeos de gatos, por exemplo, o algoritmo do Instagram entende que deve dar prioridade a temas como esse no seu feed.
Não é porque você postou que todos os seus seguidores vão receber o seu conteúdo
O Feed do Instagram (assim como o do Facebook) mostra conteúdos personalizados para cada usuário com base em seu histórico de preferências na plataforma. Isso significa que, além de não ser cronológico, nem sempre vai ser possível “entregar” os seus posts para todos os seguidores no Instagram.
Uma publicação antiga de um perfil com poucos seguidores no Instagram e baixo engajamento, por exemplo, dificilmente vai aparecer no Feed de alguém.
Curtidas chamam curtidas
O Instagram é uma rede social, correto? Pense nos significados dessas duas palavras. Redes sociais existem para que pessoas possam partilhar interesses e experiências de forma conectada.
Cada grupo de amigos que você tem, por exemplo, seja da faculdade ou do trabalho, é uma rede social.
Ou seja: quanto mais pessoas demonstram interesse em um post, mais o Instagram “entende” aquele conteúdo como relevante e o “entrega” para mais pessoas.
Você já deve ter ouvido aquela frase clássica: “dinheiro chama dinheiro”, né? A lógica aqui é a mesma. Curtidas chamam curtidas. Mas não fica só nisso: as curtidas não são a única métrica considerada pelo Instagram.
O número de comentários, a quantidade de vezes que aquele post foi salvo ou enviado para outros usuários, tudo isso conta (e muito) para definir a relevância de uma publicação.
Quanto mais gente engajada com o seu conteúdo, melhor para você.
Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?
Imagine que o Instagram é um shopping, e os perfis comerciais na rede social são lojas. O feed dessas marcas seriam as vitrines e a pessoa que navega na plataforma, a consumidora.
Nesse cenário, você acredita que uma pessoa que passasse pela porta da sua loja, analisando como está hoje o seu perfil, entraria e se tornaria cliente?
Se sua resposta foi não, é hora de mudar essa situação. A primeira coisa que você precisa saber é que: existe um melhor horário para postar no Instagram.
E não, ele não é o mesmo para todo mundo.
A discussão sobre qual os melhores horários para postar no Instagram ou em outra rede social é tão antiga quanto as redes sociais em si.
O fato é que isso varia bastante e depende muito mais do comportamento do seu público do que de uma “fórmula mágica”.
Para encontrar qual é o seu melhor horário para postar no Instagram, recomendamos que você acesse o menu Informações do seu Instagram e depois selecione a aba Público.
Com isso, você consegue descobrir em quais horários o seu público está mais ativo no Instagram. Esses serão os melhores horários para postar no Instagram.
📍 Lembrando que é necessário ter conta comercial para acessar o menu Informações. Clique aqui se quiser saber como fazer isso!
Mas, se você quiser se basear na experiência de outros negócios que usam o Instagram para aumentar o engajamento da marca, a imagem abaixo pode te dar algumas informações úteis. Ela é de uma pesquisa realizada todos os anos pelo Sprout Social.
A plataforma de gerenciamento de redes sociais analisou os dados de seus clientes para definir quais eram os horários de maior engajamento no Instagram. O resultado foi o gráfico abaixo:
Horários com mais engajamento segundo a Sprout Social:
Segunda: 9h – 17h
Terça: 8h – 18h, 19h*
Quarta: 5h, 11h* – 15h
Quinta: 5h, 11h* – 16h
Sexta: 5h*, 9h – 10h, 11h* – 13h, 14h – 16h
Sábado: 9h – 11h
Domingo: 10h – 14h
* = altas taxas de engajamento
Tamanhos de imagens e vídeos no Instagram
Prestar atenção aos formatos aceitos pelo Instagram é importante para produzir conteúdos adequados à rede social.
Da Live aos Stories, o Instagram tem algumas formas de você compartilhar conteúdo e engajar seus seguidores: os Stories, Reels e o tradicional Feed. Cada uma delas tem diferentes especificações no que diz respeito ao tamanho dos arquivos de imagem e vídeo.
- Imagens no feed: 1080 x 1080 pixels (quadrada), 1080 x 566 pixels (paisagem), 1080 x 1350 pixels (vertical)
- Stories: esse tipo de vídeo é ainda mais popular e você também deve utilizar as dimensões de 1080 x 1920 pixels
- Reels: aqui usaremos as mesmas dimensões que os vídeos nos Stories. Isso significa que você deve utilizar vídeos em 1080px por 1920px, com uma proporção de 9:16 e você pode gravar e editar vídeos curtos de até 60 segundos
O Instagram não te impede de postar imagens e vídeos que não cumpram os requisitos acima.
Nesses casos, a rede social dá um jeito de adaptar a publicação para o formato usual, e isso pode acarretar problemas ao mostrar o seu conteúdo. Um post no feed pode aparecer cortado, por exemplo.
Limite de caracteres do Instagram
Você pode inserir até 2.200 caracteres nas legendas das suas publicações do Instagram. Qualquer texto que ultrapassar esse limite será cortado pela rede social.
Outro ponto importante: não adianta colocar links nas legendas das suas publicações. O Instagram não permite que eles sejam clicáveis.
No Instagram, é possível inserir link na bio do perfil e nos Stories, agora não é mais necessário ter mais de dez mil seguidores ou usar métodos alternativos.
O recurso, disponibilizado no formato de figurinha, se tornou uma alternativa ao famoso “Arrasta para cima”. E a melhor parte é que pode ser acessado por todas as contas da rede social, independente do número de seguidores. Isso pode te ajudar a divulgar seu pequeno negócio, um canal de YouTube ou um link para site.
Como colocar link nos Stories do Instagram?
Use a figurinha de link para adicionar um link ao seu story do Instagram. Quando as pessoas tocarem na figurinha, elas serão redirecionadas ao site. Para adicionar uma figurinha de link:
- Abra o app do Instagram e toque no ícone “+” no canto superior
- No menu aberto, selecione “Story”
- Crie a publicação
- Antes de continuar, toque no ícone de “Figurinha” no menu superior
- No menu aberto, selecione “Link”
- Copie e cole um link no campo URL — caso queira, toque em “Personalizar o texto da figurinha” para que ele apareça no lugar da URL
- Finalizada essa etapa, toque em “Concluir”
- Ajuste a figurinha com o link em um local que seja mais conveniente e compartilhe o Story no seu perfil
As hashtags contam como caracteres?
Sim! O Instagram contabiliza as hashtags como caracteres em uma legenda de publicação. Se você precisar “poupar espaço” na legenda, insira as hashtags nos comentários do post.
Só tenha cuidado para não exagerar. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação. Inserir mais de 30 hashtags vai fazer a rede social enxergar o seu post como um spam — e isso não é bom.
O recomendável é usar cerca de 5 hashtags por publicação.
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
Ok, agora que já falamos sobre alguns aspectos técnicos do Instagram é hora de colocar a mão na massa. Confira 12 dicas de conteúdos para postar no Instagram e veja ainda como aumentar o engajamento da sua marca:
Dica 1 – Sempre poste stories (mas sempre mesmo!)
Os Stories foram adicionados ao Instagram em 2016. Se pensarmos que a rede social existe desde 2010, dá para dizer que essa função é relativamente antiga na plataforma.
O Stories tem uma posição privilegiada. Como ele não fica no feed do Instagram, não é necessário que a pessoa usuária role a página para ver a postagem. Como o Stories fica fixado no topo, assim que o aplicativo é aberto, sua história está disponível.
E a popularidade dos Stories é inegável. Você provavelmente usa o recurso de alguma forma. De acordo com dados da Opinion Box, 77% dos usuários do Instagram assistem stories diariamente.
É muita gente, né?
O recomendável é que você faça Stories todos os dias, pois eles impulsionam a interação dos usuários com o seu perfil. Quando o assunto é engajamento, os stickers de enquetes, perguntas e testes são ferramentas inestimáveis para quem quer bombar e ganhar seguidores no Instagram.
Esses stickers promovem interação entre marcas e clientes que estão presentes no Instagram. E você nem precisa investir tanto tempo assim para aproveitá-las, basta usar a criatividade e os recursos do próprio Instagram, que oferece várias opções de texto, imagens de fundo e até GIFs para personalizar o seu conteúdo ou a lista de Close Friends para clientes exclusivos.
Dica 2 – Interaja e use os Stickers de perguntas no Instagram
Apesar de parecer estranho, as pessoas gostam de compartilhar esse tipo de informação. Não queremos dizer para você sair perguntando tudo sobre a vida de quem acompanha seu perfil no Instagram, mas sim fazer aquelas perguntas clássicas que geram interação.
Esse recurso está disponível para qualquer pessoa usuária que tenha conta no Instagram, mas é ainda mais funcional se você quer engajar seus seguidores com a sua marca. Os stickers de perguntas podem ser inseridos em qualquer Story, tanto nos formatos de foto ou vídeo.
O tipo de pergunta vai depender muito do nicho com o qual você trabalha. No Instagram do Melhor Envio, podemos criar perguntas que se relacionem com o mundo do frete, como na imagem abaixo:
Da mesma forma, lojistas que vendem artigos esportivos podem promover interação perguntando para qual time os seguidores torcem, por exemplo.
Já alguém que vende roupas pode perguntar qual peça não pode faltar no armário. Entendeu o espírito?
Dica 3 – Peça a opinião de clientes com o sticker “Enquete para Instagram”
Com certeza você já viu alguém usando esse adesivo por aí, certo?
As enquetes do Instagram são valiosas por dois aspectos: promovem o engajamento e geram informações úteis para o seu negócio. Pense nelas como pesquisas de mercado simplificadas.
Uma tática muito boa para criar interação é pedir a opinião dos seus clientes sobre os assuntos mais variados. Como as enquetes para Instagram permitem apenas duas respostas, você pode utilizá-las para perguntas cujas respostas sejam A ou B.
Quando os usuários permanecem mais tempo no seu story e respondem a uma enquete, o algoritmo do Instagram começa a entender aquele conteúdo como relevante. E, nessa altura já sabe: a rede social o “entrega” para mais pessoas.
Dica 4 – Promova engajamento com o sticker “Teste”
O sticker Teste é um dos mais recentes do Instagram. Ele permite que você faça perguntas com várias alternativas de resposta. Nem precisamos falar que ele é perfeito para criar interação com os seguidores, né?
Assim como os outros stickers, a forma de utilização vai depender muito do seu nicho, mas tenha em mente que vale a pena abusar da criatividade.
📍 Descubra como vender mais pelas redes sociais usando dicas simples.
Se quiser se inspirar em conteúdos para redes sociais, recomendamos que você dê uma olhada no Instagram da Netflix Brasil. Eles são mestres em promover engajamento, como você pode ver na imagem abaixo:
Dica 5 – Faça lives (mas com moderação)
Toda vez que alguém começa uma live, o Instagram envia uma notificação para todos os seguidores daquela pessoa para avisar que uma transmissão ao vivo está acontecendo.
Esse tipo de visibilidade pode ser bastante interessante para quem tem um negócio na internet. Apesar disso, é recomendável não “abusar” das lives para não correr o risco de espantar seguidores.
Antes de fazer uma live, é importante definir qual será o tema abordado e organizar uma linha de raciocínio coerente. A boa notícia é que agora você não precisa ficar falando só com a câmera, pois o Instagram permite que mais pessoas sejam adicionadas à sua transmissão.
Convidar outras pessoas para falar com você é uma ótima forma de estabelecer relações e fazer o seu perfil alcançar um público que ainda não te conhece.
Acaba funcionando de forma parecida com o famoso “boca a boca”. Você convida alguém para falar com você, essa pessoa divulga nas redes dela que vai participar de uma live e acontece uma troca natural de seguidores entre ambos os perfis.
📍Aprenda a fazer live com duas (ou mais) pessoas no Instagram.
Dica 6 – Poste dados e novidades sobre o seu mercado
Nem sempre você vai ter grandes novidades sobre o seu negócio para compartilhar nas redes sociais. Isso é normal. Nessas horas, aposte em produzir conteúdo que fale sobre o seu mercado.
Use dados de pesquisas e notícias para divulgar para os seus seguidores o que está acontecendo no setor. Novamente, o tipo de conteúdo vai variar muito de acordo com o seu nicho, mas vamos tentar dar um exemplo:
Imagine que você tem uma loja de alimentos veganos.
E certo dia, uma empresa anuncia a criação de um hambúrguer com gosto e textura de carne. Você não vende aquele produto ainda, mas sabe que essa notícia é relevante para o seu público. Por que não divulgá-la nas suas redes sociais?
Além de te ajudar a não ficar sem postar nada (o que é ruim), esse tipo de conteúdo ajuda a demonstrar autoridade na sua área de atuação (o que é ótimo).
Dica 7 – Crie tutoriais, reviews e conteúdos informativos para seus clientes
Às vezes, algo que parece óbvio para você não é tão óbvio assim para quem compra na sua loja. Por isso, publicar tutoriais, reviews e qualquer tipo de conteúdo informativo pode ser muito útil para o seu público.
A estratégia não é aplicável por todos os nichos da mesma forma, é claro. Mas basta você acessar as redes de grandes empresas para ver como elas dedicam uma parte do conteúdo a dar dicas sobre os produtos com os quais elas trabalham.
Você pode mostrar qual é o jeito correto de usar determinado item, pode falar sobre as especificações técnicas, citar curiosidades… Enfim, vai depender do seu nicho e da sua criatividade.
O perfil da Magazine Luiza é um excelente exemplo nesse sentido. A marca aproveita muito bem o seu perfil no Instagram para tirar dúvidas e dar dicas:
https://www.instagram.com/p/CAagtrnpuyi/
Outro exemplo é a Natura, marca que aproveita o Instagram para criar conteúdos em formato de tutorial. Na postagem abaixo, o perfil da empresa mostra como fazer uma maquiagem em menos de 1 minuto:
https://www.instagram.com/p/B6VW4ShgsIm/
Dica 8 – Mostre detalhes do seu dia a dia
Inicialmente, as redes sociais surgiram para conectar pessoas com outras pessoas. Com o passar do tempo, elas se profissionalizaram e as empresas também entraram no jogo.
Apesar disso, as redes mantêm a característica humana. As pessoas querem ver publicações feitas por outras pessoas. Por isso, não deixe de compartilhar atualizações do seu dia a dia.
Além de ajudar a criar proximidade entre você e quem compra (ou pretende comprar) na sua loja, conteúdos desse tipo são fáceis de produzir — o que é ótimo para quem tem uma rotina já cheia de outras tarefas, né?
Quais momentos da rotina você pode postar no Instagram?
Algumas dicas rápidas:
- O momento de embalar e postar as encomendas pode ser registrado nos Stories.
- As mensagens trocadas com clientes satisfeitos podem ser compartilhadas no Feed. Isso ativa o gatilho mental da prova social. Só não esqueça de pedir autorização para os clientes antes, ok?
- A chegada de mais produtos ao estoque pode ser registrada nos Stories ou no Feed, isso gera expectativa em quem acompanha você.
- Fatos curiosos/históricos sobre o negócio também podem render posts. Por exemplo: você pode comentar que determinado produto é campeão de vendas na cidade X ou compartilhar uma foto antiga da sua empresa.
Dica 9 – Faça ações exclusivas para quem te segue no Instagram
Por que você segue alguém em uma rede social? Ou melhor: por que clientes seguem você?
Na maioria dos casos, as pessoas seguem perfis que compartilham conteúdos de seu interesse ou publicam informações úteis.
Esses aspectos são importantes, mas não são as únicas coisas que fazem alguém continuar seguindo um perfil. Existe outra motivação poderosa:
Receber vantagens.
Se as pessoas souberem que podem receber vantagens apenas por seguir o seu perfil no Instagram, você acredita que deixariam de te seguir?
Por isso, faça sorteios e compartilhe cupons de descontos exclusivos para quem te acompanha na rede.
Além de te ajudar a ganhar novos seguidores — usando as melhores práticas —, isso vai contribuir para gerar identificação e conexão com a sua audiência e reter quem já te segue no Instagram.
O post abaixo mostra um sorteio realizado exclusivamente no Instagram do Melhor Envio (para você ver que nós colocamos nossas dicas em prática!):
https://www.instagram.com/p/B9poxiqlsuK
Dica 10 – Quer dobrar suas visualizações? Reposte o conteúdo de clientes
Clientes podem ajudar a produzir posts para o seu negócio. Pois é! Sempre que alguém compartilhar uma atualização que envolva a sua empresa, é interessante repostar para os seus seguidores — desde que com autorização prévia.
O hábito de inserir conteúdos de clientes no seu Instagram é interessante por basicamente três motivos:
- Reduz a pressão de estar sempre criando posts para o Instagram
- A maioria das pessoas vai gostar de aparecer no seu perfil, o que vai incentivar mais gente a fazer posts sobre o seu negócio na esperança de ter o conteúdo replicado
- Aplicativos como Repost for IG: Posts & Stories e Repost for Instagram possibilitam republicar o conteúdo de outras contas
Dica 11 – Crie destaques no seu perfil
Os destaques do Instagram são ótimos para fixar de forma permanente os conteúdos mais importantes para quem acessa o seu perfil. Com eles, você pode criar um tipo de catálogo rápido de produtos ou até mesmo uma FAQ para responder às dúvidas mais frequentes.
Passo a passo para adicionar destaques ao seu Instagram:
- Vá na tela principal do seu perfil no Instagram (onde ficam a sua foto e bio)
- Toque na opção “Novo”. Uma lista com os stories que você já postou vai aparecer
- Selecione os stories que deseja adicionar, escolha um título e uma imagem de capa para o seu destaque
- Quando quiser acrescentar ou remover Stories de um destaque, basta abri-lo, tocar nos 3 pontinhos que ficam no canto inferior direito e depois em “Editar destaque”
- Use a aba “Adicionar” para inserir novos stories ao destaque e a aba “Selecionado” para conferir quais stories já fazem parte daquele destaque. Você pode remover os que desejar apenas pressionando o dedo sobre a imagem
Dica 12 – Aproveite os memes (quando fizer sentido)
Demonstrar profissionalismo é importante, mas cuidado para não exagerar. As redes sociais são ambientes descontraídos onde a informalidade reina e os memes surgem (e somem) dia após dia.
Por isso, esteja sempre de olho nas novidades e em novos memes. Você pode usá-los para criar posts engraçados no Instagram, engajando seus clientes e “quebrando” um pouco o clima de formalidade empresarial.
Uma coisa é certa: não dá para fazer isso com TODOS os memes. Alguns deles simplesmente não vão fazer sentido para o seu negócio — e aí não adianta forçar a barra.
Outro ponto importante é o timing. Os memes entram e saem de circulação muito rápido. É importante aproveitá-los enquanto eles estão no auge, porque quando a “febre passa” ninguém mais vai prestar atenção.
https://www.instagram.com/p/B71buDaldH5/
Ferramentas úteis para o dia a dia
Para concluir as dicas deste texto, queremos te apresentar algumas ferramentas gratuitas que vão facilitar o seu dia a dia no Instagram.
Postar no Instagram pelo PC com o Estúdio de Criação
“Tem como postar no Instagram pelo PC?”
Muita gente tem essa dúvida! A resposta é SIM! E o melhor: você não precisa gastar nada para fazer isso.
Você pode publicar, programar, criar um rascunho e editar publicações no Instagram pelo computador usando o Estúdio de Criação.
O Estúdio de Criação é uma ferramenta gratuita que permite programar publicações do Instagram.
Chega de passar trabalho postando pelo celular! Com esse recurso, você pode agendar todas as suas publicações da semana (ou até do mês!) de uma única vez.
📍 Temos um tutorial que ensina como usar o Estúdio de Criação. Clique aqui para acessar!
Colocar vários links na sua bio com Linktree
Como já falamos neste texto, o Instagram só permite que você divulgue um único link na bio do seu perfil. Isso é muito pouco!
O Linktree resolve essa limitação facilmente. Ele funciona como um centralizador de links. A ferramenta tem planos pagos, mas a versão gratuita já resolve a vida da maioria das pessoas.
Você faz a sua conta no Linktree, insere os links que quer divulgar clicando no botão “Add New Link” e todos eles vão aparecer em uma página única. Poderíamos dizer que é como uma Landing Page de links.
O resultado é um link único (linktr.ee/suaURLaqui) que direciona para vários outros links. Depois é só colá-lo na sua bio do Instagram e ser feliz!
Editar fotos com o Snapseed
O Snapseed é um aplicativo gratuito de edição de imagem desenvolvido por ninguém menos que… O Google!
Com ele, você consegue dar um acabamento mais profissional para as suas fotos. Dá para corrigir a iluminação, cortar, adicionar efeitos, inserir texto… Enfim, a lista de recursos é longa. O app está disponível para Android e iOS.
Criar posts bonitos com Canva e Fotor
Foi-se o tempo em que as pessoas precisavam saber usar programas complexos para criar posts para redes sociais.
Ferramentas gratuitas como Canva e Fotor facilitam a criação de imagens para os mais diversos formatos. Os dois sites têm uma interface totalmente drag-and-drop, que quer dizer “arrastar e soltar” em português.
Você escolhe o formato do seu post e começa a arrastar elementos para compor a imagem. O vídeo abaixo exemplifica como isso acontece no Canva:
Tanto o Canva como o Fotor podem ser acessados pelo computador. As duas ferramentas também possuem aplicativos, ou seja, você pode criar seus designs para o Instagram no próprio celular.
Elas não substituem o trabalho de um designer profissional, é claro, mas podem ser bastante úteis para o dia a dia de quem gerencia um negócio por conta própria.
Que bom que você chegou até aqui…
Imaginamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar a criar conteúdos e ter novas ideias para postar no Instagram.
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Excelente texto. Aprendi muito.
Obrigado
Bem objetivo e simples para entender ,amei o texto
Ahh muito obrigado, fico feliz que tenha sido útil para você! o/\o