Preparamos uma lista que vai transformar a forma de gerenciar as redes sociais do seu e-commerce. Boa leitura!
Os brasileiros passam (em média) 225 minutos por dia nas redes sociais. Isso dá mais de 3 horas! Impressionante, não acha? Somos o 2º país que mais passa tempo conectado às mídias. E quem vende pela internet não pode ignorar essa realidade!
É por isso que, neste post, reunimos 11 ferramentas capazes de turbinar as redes sociais do seu e-commerce. Algumas são gratuitas (a maioria), outras pagas, mas todas elas têm uma coisa em comum: levam mais praticidade para algum aspecto da presença digital da sua loja virtual.
Vamos lá? Boa leitura!
Leia se quiser saber como…
- Facilitar a edição de imagens e vídeos para redes sociais
- Potencializar o link na bio do seu Instagram
- Usar uma única plataforma para gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo
- Analisar e mensurar os resultados das suas ações
- Detectar tendências para criar publicações mais interessantes para o seu público
- Baixar imagens gratuitas e livres de direitos autorais
Navegação rápida
1. Bitly
O que faz: encurta links.
Quanto custa: tem planos pagos, mas você consegue usar o básico de graça.
Sabe quando você precisa compartilhar um link nas suas redes sociais, mas ele aparece enorme, cheio de caracteres, números e etc? O Bitly acaba com esse problema. Os links criados pela ferramenta são mais amigáveis para enviar aos seus clientes em uma conversa de WhatsApp, por exemplo. Além disso, o Bitly mostra quantos cliques você recebeu em cada um dos seus links, algo interessante para mensurar resultados.
Link sem encurtador |
https://blog.melhorenvio.com.br/a-melhor-estrategia-para-comecar-o-estoque-do-seu-e-commerce/ |
Link encurtado com conta grátis no Bitly |
http://bit.ly/36tBXQP |
Conheça a ferramenta: bitly.com
2. Linktr.ee
O que faz: permite que você insira vários links na bio do Instagram.
Quanto custa: tem planos pagos, mas você consegue usar o essencial de graça.
O Instagram só permite que você divulgue um link na bio do seu perfil. Isso é muito pouco! Principalmente para quem vende em vários canais. O Linktree acaba com essa limitação! Ele permite que você insira vários links ao mesmo tempo na sua bio do Instagram. A ferramenta possui um plano pago, mas você consegue usar o essencial sem pagar nada. Vale a pena conferir!
Conheça a ferramenta: linktr.ee
3. Estúdio de Criação da Meta
O que faz: programa publicações no Facebook e no Instagram, além de centralizar métricas sobre a sua conta.
Quanto custa: é grátis.
O Estúdio de Criação centraliza em um único lugar as suas páginas no Facebook e contas no Instagram. Com ele, é possível agendar publicações no feed das duas redes e até mesmo no IGTV. Além disso, a ferramenta oferece várias métricas sobre as suas publicações, o que é muito bom para entender quais conteúdos funcionam melhor com o seu público.
Conheça a ferramenta: business.facebook.com/creatorstudio
4. mLabs
O que faz: gestão de várias redes sociais em uma única plataforma.
Quanto custa: planos a partir de R$ 12,90.
O mLabs centraliza a gestão das suas redes sociais. Com ele, é possível agendar publicações, responder mensagens (inclusive no WhatsApp), acessar relatórios e mais uma série de outras funções. Existem várias ferramentas com proposta similar no mercado, mas indicamos o mLabs por causa do preço acessível e da interface em português. A maioria das plataformas desse tipo são em inglês e cobram mensalidades bem mais altas.
Conheça a ferramenta: www.mlabs.com.br
5. Squid
O que faz: conecta anunciantes a influenciadores digitais.
Quanto custa: depende de cada projeto.
Segundo uma pesquisa do Twitter, 49% dos consumidores estadunidenses tomam decisões de compra baseados em recomendações feitas pelos seus influenciadores favoritos. E as marcas não estão alheias a isso. É por isso que o marketing de influência é cada vez mais utilizado por empresas que buscam visibilidade nas redes sociais. Mas como encontrar a pessoa certa para divulgar o seu negócio? O Squid pode ajudá-lo com isso! Em resumo, a principal função da plataforma é conectar anunciantes a influenciadores. O custo varia de acordo com o tipo de ação e a quantidade de seguidores do influenciador. Pode ser uma opção interessante se você está procurando novas formas de divulgação.
Conheça a ferramenta: www.squidit.com.br
6. Ubersuggest
O que faz: mostra a relevância de palavras-chaves (útil para desenvolver publicações), oferece métricas de sites na web, monitora concorrentes.
Quanto custa: é grátis.
O Ubersuggest não é voltado especificamente para as redes sociais. Seu foco principal é o SEO (Search Engine Optimization). A ferramenta é bastante utilizada por quem quer gerar tráfego orgânico (não pago) para um site. Apesar disso, ele é bastante útil para analisar sites concorrentes e observar o conteúdo que eles estão produzindo. Isso vai ajudá-lo a ter inspiração na hora de criar postagens para as suas redes.
Conheça a ferramenta: neilpatel.com/br/ubersuggest
7. Google Analytics
O que faz: monitora os dados do seu site.
Quanto custa: é grátis.
A principal (porém não a única) função do Google Analytics é monitorar o tráfego de sites. Ele dá informações sobre quantidade de acessos, localidade dos usuários e qual caminho as pessoas fazem para “cair” no seu site — uma informação muito importante! O Google Analytics consegue mostrar com precisão qual das suas redes sociais gera mais acessos para o site da sua loja virtual. A ferramenta é indispensável para mensurar os resultados de qualquer campanha de marketing.
Como sua utilização não é muito simples, o próprio Google fornece um treinamento gratuito para quem quer aprender tudo sobre a plataforma. Vale o esforço!
Conheça a ferramenta: analytics.google.com
Importante: você precisa ter uma conta no Google para visualizar a interface do Analytics.
8. Google Trends
O que faz: monitora as pesquisas que estão em alta no mundo.
Quanto custa: é grátis.
A palavra “trends” (de origem inglesa) pode ser traduzida para o português como “tendências”. Só com isso você já deve ser capaz de dizer qual é a funcionalidade do Google Trends, mas vamos dizer assim mesmo: essa ferramenta monitora as pesquisas que estão em alta no mundo inteiro. Você pode utilizá-la para descobrir quais são os assuntos mais populares do momento. Isso ajuda a identificar oportunidades poderosas para as redes sociais.
Por exemplo: os fidget spinners foram uma febre em 2017, basta observar o pico registrado no gráfico abaixo. Na época, quem conseguiu visualizar essa tendência e aproveitou para surfar na onda com certeza fez excelentes vendas.
Conheça a ferramenta: trends.google.com
9. Canva
O que faz: facilita a criação de designs para as mais diversas aplicações.
Quanto custa: tem planos pagos, mas você consegue usar o essencial de graça.
O Canva simplificou (e muito!) o processo de edição e criação de imagens para as mais diferentes aplicações. Com a ajuda da ferramenta, você não precisa ser um profissional para ter resultados profissionais. Entre as diversas funcionalidades do Canva, vale destacar a grande variedade de templates pré-configurados. Você não precisa saber qual é a dimensão correta de uma capa para Facebook, por exemplo. Basta selecionar a opção correspondente ao design que você deseja criar.
Conheça a ferramenta: www.canva.com
10. Powtoon
O que faz: cria vídeos.
Quanto custa: gratuito para usar, mas você precisa assinar planos pagos para liberar mais funcionalidades.
Entre televisão, redes sociais e streamings (como Netflix e Globo Play), o brasileiro gasta cerca de 3h26min por dia assistindo a vídeos. Investir em publicações nesse formato é uma ótima opção para movimentar as redes sociais da sua loja virtual. Assim como o Canva facilita a publicação de designs, ferramentas como o Powtoon (e o Adobe Spark, próximo item da nossa lista) simplificam bastante a criação de vídeos. Ah, uma coisa importante: apesar de ser toda em inglês, a interface do Powtoon possui uma opção em espanhol, o que pode ser útil!
Conheça a ferramenta: www.powtoon.com
11. Adobe Spark
O que faz: cria vídeos curtos, imagens e páginas da web.
Quanto custa: gratuito para usar, mas você precisa assinar planos pagos para liberar mais funcionalidades.
O Adobe Spark é similar ao Powtoon, com o diferencial de que também facilita a criação de imagens, apresentações de slides e páginas web. Apesar dessas várias funcionalidades, o que fez ele entrar para nossa lista MESMO foi a criação de vídeos para redes sociais. Com o Spark, você consegue fazer vídeos de qualidade para as suas redes sociais mesmo sem ter muito conhecimento sobre o assunto.
Conheça a ferramenta: spark.adobe.com
Dica bônus: imagens gratuitas para usar nas redes sociais
Não tem como falar de redes sociais sem falar em imagens! Você precisa publicar fotos de qualidade para se destacar na maioria delas. Mas isso nem sempre é barato: equipamentos fotográficos e bancos de imagens pagos são caros. Por sorte, existem vários sites nos quais você consegue fazer o download de imagens livres de direitos autorais para usar nas suas postagens. Confira uma lista com 5 deles:
1) Pexels
2) Freepik
3) Pixabay
4) Unsplash
5) Rawpixel
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