Semana do Cliente | 7 dicas para deixar sua loja virtual mais atraente

Fique por dentro de tudo que você precisa fazer para transformar os visitantes de sua loja virtual em clientes e garanta o aumento dos seus lucros!

Uma vitrine bonita, bem organizada e que valorize os produtos expostos é praticamente um convite às compras, não é mesmo? Sem falar que este conceito é tão assertivo que vale tanto para o ambiente físico quanto o digital.

E é exatamente por isso que você não pode descuidar dos elementos que tornam a sua loja virtual mais atraente para o público. Mas não precisa ficar preocupado, pois no quarto conteúdo da série especial sobre a Semana do Cliente reunimos as dicas para você direcionar direitinho os holofotes para o seu negócio e lucrar ainda mais! 

1. Tenha uma identidade visual marcante em sua loja virtual

O formato, as cores, o layout das suas páginas, os banners e anúncios criados em sua loja virtual devem falar a mesma língua. Isso porque este conjunto representa nada mais, nada menos, do que a sua identidade visual. 

Este é o motivo pelo qual o design precisa ser atrativo: para a pessoa continuar nas suas páginas. Por isso, esta parte jamais pode ser negligenciada em uma loja virtual. Afinal, ela é responsável pela primeira impressão de quem chega ao site. É o seu cartão de visitas. E acredite, influencia também no grau de credibilidade que a sua loja passa.

Na internet, um site bem elaborado, bonito e organizado é sinônimo de uma empresa séria, legítima. Então não nos referimos apenas a uma questão de estética, mas sim, de confiabilidade.

2. Aposte no poder das imagens

Desculpe o chavão, mas não é à toa que o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” é um clássico popular. Mas, como tirar fotos que mostrem com qualidade os produtos de sua loja virtual? É sobre este diferencial que vamos falar agora!

Se você não pretende gastar uma fortuna com uma câmera fotográfica profissional (e que também irá implicar em saber utilizá-la), existem alternativas mais acessíveis para isso, como os celulares. Então, realmente não é preciso ter um investimento alto ou muito trabalho para ter um resultado satisfatório.

Além disso, você pode usar aplicativos gratuitos, como o VSCO Cam para auxiliá-lo a ter fotos de qualidade mesmo com as lentes dos smartphones. Uma dica interessante para fotografar também é cuidar da iluminação. Este é um fator determinante para um resultado eficiente. 

Nessa hora, a luz natural caracteriza um grande aliado. Fique atento também que não é apenas a quantidade de luz que influencia em uma boa imagem, mas como a luz é distribuída no ambiente.

A sugestão para garantir a uniformidade da iluminação é empregar fundos de cores neutras, que podem ser fabricados até mesmo manualmente. Experimente fazer uma espécie de caixa, com o interior branco, que servirá como o seu “mini estúdio”.

3. Crie descrições que realmente vendem

Tão importante quanto ter fotos de qualidade do produto, as descrições servem para fornecer as informações que o cliente procura para realmente comprar o produto. Por isso elas devem ser claras e trazer informações relevantes. 

Pense nas descrições como um espaço para convencer o comprador de que ele precisa daquele item. Portanto, apostar apenas num Ctrl C + CTRL V da descrição fornecida pelo fabricante pode não ser o suficiente para fazê-lo decidir pela compra.  O ideal é utilizar os dados técnicos do fabricante como um complemento à uma descrição que cative o consumidor.

4. Tenha um padrão de qualidade focado na experiência do cliente

Assim como falamos no início deste conteúdo, o design é um fator importante para fazer os clientes que chegarem ao seu site navegarem por suas páginas. O que coloca em seu planejamento outro fator a ser contemplado: a usabilidade do site – o grau de facilidade de navegação na loja.

Imagine um consumidor que se depara com um site com um design bacana, com produtos do seu interesse, mas que não se adapta à tela do celular. Ou seja, hoje em dia ter e-commerce responsivo e que se ajuste às telas dos smartphones é questão de sobrevivência no mercado digital

Entenda melhor neste outro artigo que trata especificamente sobre o tema: Como o mobile impacta no e-commerce

5. Use as redes sociais a seu favor

Vivemos em um mundo de pessoas extremamente conectadas e cada vez mais os olhares e nichos de vendas se voltam para as redes sociais. Chegamos a um estágio em que estar presente nos principais canais de interatividade usados pelos internautas é requisito para compra pela internet.

Então acredite, sua loja virtual precisa ter páginas no Facebook e Instagram, por exemplo. Claro que essa participação precisa ser realmente ativa para render bons resultados. O que torna essencial trabalhar na visibilidade da sua marca nas redes sociais.

Compreenda que mesmo se o visitante não fechar nenhuma compra em sua loja no momento, ele pode seguir sua página e acompanhar as novidades da sua loja virtual. 

É válido, inclusive, estudar a possibilidade de publicar fotos dos seu artigos no Pinterest, uma rede que destaca as imagens e representa mais uma vitrine para o seu negócio!

Leia mais: 5 dicas para usar as redes sociais e vender mais

 6. Incentive seu público a falar bem de você

Falando em redes sociais, essa é outra vitrine a ser aproveitada para convencer mais pessoas a comprarem com você. Interaja com eles e incentive-os a deixar comentários falando bem da experiência de compra em seu e-commerce. 

Um outro exemplo neste sentido são os reviews – vídeos com explicações sobre as funcionalidades do produto – também são um excelente recurso para motivar a compra e estimular o público a se relacionar com a sua loja virtual. Inclusive, em nosso canal no YouTube, falamos do grande potencial de conversão de visitantes em clientes através da produção de vídeos. 

Clique no player abaixo e confira outro conteúdo exclusivo feito para a Semana do Cliente que explica como os vídeos podem alavancar o seu negócio!

7. Ofereça promoções e condições especiais

Quer estratégia melhor para chamar a atenção do público do que uma boa promoção? Então inclua campanhas promocionais em seu planejamento de atração de clientes. Suas ofertas podem ser divididas nas principais datas comemorativas do comércio, além de apresentar benefícios diferentes: preços mais baratos ou frete grátis, por exemplo.

Outro aliado em alta é o Unboxing Experience, que consiste na experiência de desempacotar, e tem gerado cada vez mais engajamento dos clientes. Com o uso de um pouco de criatividade, vendedores online tem apostado na customização artesanal das embalagens, no envio de cartões (personalizados ou escritos a mão) e brindes para encantar quem recebe as encomendas. 

Afinal é exatamente este o objetivo do Unboxing: impactar o destinatário quando ele abre o pacote e se depara com uma experiência memorável e não apenas o produto adquirido embalado convencionalmente.

Saiba mais neste outro artigo: Capriche no Dia das Mães com Unboxing Experience

Lembre-se de otimizar a entrega das encomendas

Agora que você conferiu as nossas dicas, está na hora de arregaçar as mangas e colocar esses insights em prática no seu negócio. Mas, antes de você colocar a mão na massa, vamos lembrá-lo: para oferecer uma experiência de compra ainda mais atrativa é importante pensar também no frete!

Com o Melhor Envio, sua logística de entregas fica muito mais fácil e prática, principalmente, quando o assunto é a competitividade do seu negócio. Por isso, conheça nossa calculadora e faça cotações de frete com Correios e transportadoras privadas em segundos!Visite nosso site e conheça todas as ferramentas gratuitas de gestão de frete disponíveis em nossa tecnologia.

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