Se você chegou nesse artigo, provavelmente, ao acompanhar o rastreamento dos Correios acabou se surpreendendo com o status objeto devolvido aos Correios.
A primeira coisa que podemos dizer para você é que tenha calma, saiba que essa é uma atualização comum da transportadora e que ocorre com muita frequência. Ao longo do texto te daremos todas as informações necessárias para resolver esse problema.
No entanto, para conseguir receber a remessa o mais rápido possível é preciso entender o motivo que levou o objeto a ser devolvido para os Correios, o que isso significa e, o mais importante, como fazer para que o destinatário receba o pacote. Vem com a gente!
O que você encontra por aqui:
- O que significa objeto devolvido aos Correios?
- Objeto devolvido aos Correios – Por que isso acontece?
- Tentativa de entrega não efetuada
- Carteiro não atendido – entrega não realizada
- A entrega não pode ser efetuada – Endereço incorreto ou com numeração irregular
- Cliente desconhecido no local – Entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente
- A entrega não pode ser efetuada – Cliente recusou-se a receber
- As dimensões do objeto impossibilitam o tratamento e a entrega
- Suspensão da entrega por parte do lojista
- Objeto devolvido aos Correios – o que fazer?
- Tenha atendimento exclusivo para resolver problemas de entrega usando o Melhor Envio
O que significa objeto devolvido aos Correios?
O status de entrega objeto devolvido aos Correios, significa que a remessa não pôde ser entregue por algum motivo e que é necessário acompanhar o sistema de rastreio e aguardar a atualização de um novo status no sistema dos Correios.
Ou seja, essa atualização não significa necessariamente que é preciso ir à agência dos Correios e muito menos que o pacote vai voltar para o remetente.
Isso porque, é a atualização seguinte que vai informar o que deve ser feito para que o remetente receba o pacote. Veja um exemplo:
Agora que você já sabe exatamente o significado de objeto devolvido aos Correios, é preciso entender os motivos que levam isso a acontecer durante a entrega e como resolver esses casos.
Objeto devolvido aos Correios – Por que isso acontece?
As razões para que um pacote retorne para os correios podem ser as mais diversas. Veja alguns exemplos do que pode ter feito o pacote voltar para o depósito da transportadora:
Tentativa de entrega não efetuada
Esse é um dos motivos mais comuns que faz um objeto ser encaminhado de volta aos Correios. Essa atualização significa que o carteiro saiu com a encomenda para realizar a entrega, mas não teve tempo de entregá-la no mesmo dia ou ocorreu algo que o impediu ao longo do trajeto.
Nos casos de entrega não efetuada, uma nova tentativa será feita normalmente no dia seguinte.
Saiba mais: Tentativa de entrega não efetuada no rastreio dos Correios: o que significa?
Carteiro não atendido – entrega não realizada
Esse status significa que o carteiro localizou o endereço de entrega, mas não foi atendido no local. Quando isso acontece, os Correios podem realizar mais duas novas tentativas de entrega, totalizando 3 tentativas.
Saiba mais: Carteiro não atendido: mentira eu estava em casa. O que fazer neste caso?
A entrega não pode ser efetuada – Endereço incorreto ou com numeração irregular
Nos casos de endereço incorreto ou numeração irregular o pacote retornará para o centro de distribuição dos Correios.
Caso o lojista identifique o problema, vale a pena entrar em contato com o cliente solicitando que o comprador retire o pacote pessoalmente ou informe o endereço correto para providenciar o reenvio da encomenda.
Saiba mais: Fiz a postagem do produto, mas os dados do destinatário estão incorretos. O que fazer?
Cliente desconhecido no local – Entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente
Nesse tipo de situação o objeto volta para os Correios, pois a pessoa que recebeu o carteiro no endereço informou não conhecer o destinatário da remessa.
A entrega não pode ser efetuada – Cliente recusou-se a receber
Esse tipo de atualização significa que o objeto voltou para os Correios devido à recusa do destinatário ou da pessoa que atendeu o carteiro no endereço informado. Isso se deve a uma série de motivos, os mais comuns são:
- Identificação de avaria por parte do cliente no ato da entrega;
- Destinatário não esperava a entrega da encomenda;
- O pacote foi endereçado a outra pessoa; e
- Destinatário decidiu que já não quer mais receber a encomenda.
As dimensões do objeto impossibilitam o tratamento e a entrega
O objeto foi postado em um formato fora dos padrões aceitos pelos Correios. Geralmente esse tipo de status acontece com pacotes de encomendas vindas de outros países.
E nesse ponto devemos ressaltar que se você possui uma loja online e não quer correr esse risco no envio das encomendas do seu negócio, vale conferir o artigo onde falamos apenas sobre esse tema com todas as regras de formatos aceitos pelos Correios.
Suspensão da entrega por parte do lojista
Desde 2018, os lojistas podem suspender a entrega dos Correios caso entenda necessário, o que pode fazer com que o pacote volte aos Correios, para depois retornar ao remetente.
Essa é uma função do site dos Correios que tem como objetivo ajudar os vendedores caso ocorra algum problema com a remessa antes de ser entregue ao destinatário, como o cancelamento da compra por parte do cliente nesse meio tempo ou mesmo interromper uma entrega suspeita de fraude.
Objeto devolvido aos Correios – o que fazer?
Se após atualização não for realizada uma nova tentativa de entrega e, de fato, o objeto ficar retido no centro de distribuição dos Correios, o destinatário terá, em média, até 7 dias corridos para retirar a encomenda pessoalmente. Após esse período o pacote será encaminhado de volta para o remetente.
Sendo assim, o indicado é que o destinatário ou a pessoa por ele autorizada faça a retirada da encomenda na agência dos Correios o mais rápido possível.
Saiba mais: Autorização Correios: como retirar uma encomenda no nome de outra pessoa
Tenha atendimento exclusivo para resolver problemas de entrega usando o Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e gestão de fretes onde lojistas que vendem pela internet podem contratar envios nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios, sempre com as melhores condições.
Contudo, outro grande diferencial da empresa é o seu sistema de atendimento personalizado. Com o Melhor Envio, um time de especialistas está sempre a postos para tirar dúvidas e fazer a intermediação entre lojas e empresas de transporte.
Dessa forma você sempre terá um apoio especializado para ajudar nos casos de atraso de entrega, extravio e outros.
E o melhor, além desse suporte exclusivo para te ajudar em qualquer problema de entrega, não é preciso pagar nada a mais para usar o Melhor Envio, nem mensalidade ou valor mínimo de frete, ou entregas.
Ou seja, o lojista faz a busca dentro da plataforma para conferir o menor preço para o frete do pedido, contrata o frete mais vantajoso, aproveita todas as ferramentas logísticas oferecidas pelo Melhor Envio e não paga nada a mais por isso!
Faça o seu cadastro grátis clicando no botão abaixo.
Leia também: