Março é o Mês do Empreendedorismo Feminino no Melhor Envio! Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8, a campanha Mulheres que Movem o E-Commerce vai trazer uma programação exclusiva com muitas dicas valiosas para quem quer turbinar os negócios em um evento online gratuito!
É bom lembrar que o empreendedorismo feminino já tem grande relevância no setor. Em 2018, cerca de 60% das lojas virtuais sediadas em São Paulo eram tocadas por mulheres.
Entre administradoras, artesãs, especialistas em marketing e donas do próprio negócio – nos mais variados setores – são mais de 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, incluindo cerca de 48% das inscrições como MEI e grande participação na categoria de Pequenas e Médias Empresas.
💡 Veja como criar ofertas para o Dia Internacional da Mulher na sua loja virtual!
Navegação rápida
Mês do Empreendedorismo Feminino no Melhor Envio
Apesar dos números positivos, a mulher empreendedora sabe que o caminho não é nada fácil, e que é preciso enfrentar muitas dificuldades e cobranças ao longo do percurso.É aí que entra o Mês do Empreendedorismo Feminino.
Idealizada pela gerente de Marketing e Parcerias do Melhor Envio, Stela Torres, a campanha Mulheres que Movem o E-commerce tem como objetivo dar voz a essas mulheres e incentivar tantas outras que ainda têm dúvidas sobre como começar o próprio negócio.
Para isso, serão 13 lives apresentadas ao longo do mês de março, com a participação de mulheres influentes de setores como marketing, e-commerce e marca pessoal que vão dividir sua experiência e dar dicas imperdíveis para as empreendedoras.
“O mundo dos negócios é mais difícil para as mulheres. Só quem é mulher sabe quais preconceitos e barreiras encontramos diariamente. Neste Mês da Mulher, mais do que homenagear todas as mulheres, buscamos trazer visibilidade para aquelas que se arriscam e apostam todos os dias no empreendedorismo. Mais do que nunca, é necessário darmos lugar de fala a mulheres que mostram que é possível chegar onde sonhamos”
Stela Torres, Gerente de Marketing e Parcerias do Melhor Envio e uma das mediadora das lives.
Mulheres que Movem o E-commerce – Programação de lives
👉 As lives serão apresentadas no Instagram do Melhor Envio, às terças, quintas e sextas-feiras durante todo o mês de março.
📍 02/03 – Terça-feira – 20h
O cenário do e-commerce em 2021 e os desafios atuais para o empreendedorismo feminino, com Hele Moura
📍 04/03 – Quinta-feira – 20h
Marketing nas redes sociais: como vencer a insegurança e promover sua marca, com Isis Lemos
📍 05/03 – Sexta-feira – 20h
Como ter o mindset do sucesso, com Babi Tonhela
📍 09/03 – Terça-feira – 20h
Do físico ao virtual: dicas para começar a vender online, com Marcela Moura
📍 11/03 – Quinta-feira – 20h
Encante o cliente e venda seu artesanato pela internet, com Charlene Martins
📍 12/03 – Sexta-feira – 20h
Construindo uma trajetória de sucesso, com Thalita Ortega
📍 16/03 – Terça-feira – 20h
Marca pessoal e auto estima, com Amanda Momente
📍 18/03 – Quinta-feira – 20h
O futuro da logística, com Bia Carvalho
📍 19/03 – Sexta-feira – 20h
Como ter frequência nas vendas, com Mara Teixeira
📍 23/03 – Terça-feira – 20h
Identidade visual para vendas, com Kalindy Rodrigues
📍 25/03 – Quinta-feira – 20h
Como idealizar um produto inovador, com Amanda Castro
📍 26/03 – Sexta-feira – 20h
5 passos para crescer nas redes sociais, com Nyna Gomes
📍 30/03 – Terça-Feira – 20h
4 etapas da jornada empreendedora, com Mikaella Ferreira
Empreendedoras brasileiras compartilham suas histórias
Não é difícil lembrar alguns grandes exemplos de empreendedoras brasileiras, como Zica Assis, do Instituto Beleza Natural, Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e Marina Silva, do Movimento Black Money.
Mas o Brasil também está cheio de exemplos bem mais próximos de mulheres que ganham a vida empreendendo e se jogando no e-commerce.
Para dar mais um passo nessa união feminina, convidamos algumas lojistas para falar um pouco sobre suas experiências nas vendas pela internet, dividir algumas das dificuldades que enfrentaram e, claro, as dicas que ajudam no dia a dia da loja virtual.
👉 São mulheres empreendedoras com histórias reais, que vão ser publicadas ao longo de março, também no Instagram do Melhor Envio.
Mulher empreendedora: reinvenção, persistência e incentivo
Entre as experiências em comum, claro, está a necessidade de reinvenção que chegou com 2020. A influenciadora, designer e criadora da Surrender Rio – marca de moda praia e fitness – Andressa Gomes, dividiu um pouquinho do susto e a solução encontrada:
“Em dezembro de 2019 falei: 2020 vai ser o meu ano! Vamos abrir o atacado, ampliar a produção e em março a gente lança o nosso e-commerce . Na semana de lançamento, [veio] a pandemia! Na primeira semana eu fiquei completamente paralisada, sem saber o que fazer. Mas eu tinha um estoque imenso e uma equipe que depende financeiramente de mim – isso é uma responsabilidade muito grande. E aí eu falei “bom, vou ter que me reinventar.
Comecei a buscar outras alternativas, porque com a loja física a gente se garante naquele movimento. Loja fechada, aeroporto fechado, viagens canceladas, praia fechada, tudo fechado. Assim, um cenário completamente diferente, acho que pra todo mundo, mas para gente né bateu e doeu. Então eu realinhei o meu e-commerce e busquei ferramentas”, conta Andressa Gomes, da Surrender Rio.
Já as donas das lojas virtuais Mãe Club – Alê Lima – e Love Em Linhas – Tâmara Monteiro, destacaram a vontade de ter um negócio próprio, que permitisse mais flexibilidade entre vida profissional e pessoal.
“Sempre tive vontade de ter um negócio próprio, uma coisa que eu pudesse dar a minha cara, o meu jeitinho e, ali, a gente fomentou e nasceu Mãe Clube.A minha dica aqui, para você que é iniciante, você que está começando, é: tenha persistência. Acredite naquilo que você faz, acredite naquilo que você sonhou e muitas portas se abrirão”, incentiva Alê Lima, da Mãe Club.
“Eu sempre tive vontade de trabalhar de casa mesmo, de ter algum negócio em família ou algo do tipo, que me permitisse estar sempre perto do meu marido e dos meus filhos. E aí veio o clique: o ateliê pode me proporcionar isso. Posso fazer alguma coisa que eu gosto, que me dá prazer, que me deixa feliz, que me traz dinheiro e que na verdade me proporciona o que de fato eu quero, que é ficar perto da minha família”, lembra Tâmara Monteiro, da Love Em Linhas.
O incentivo também vem da artesã e empreendedora Talita Saldanha, da loja virtual Ela É Saldanha:
“Bom, gente… empreender não é fácil! É super desafiador, requer muita disciplina. Muitas vezes a gente acha que não vai conseguir. Mas eu garanto a vocês que com consistência a gente consegue. E ver o nosso trabalho sendo reconhecido – algo que, no meu caso, sai das minhas mãos e vai para o cliente – é algo assim gratificante e eu amo! Eu amo fazer tudo isso”, diz Talita Saldanha, Ela É Saldanha.
A história da cientista e dona da loja virtual TribuScience, Bianca Caitano, mostra que encontrar um nicho pelo qual você é apaixonada pode abrir muitas portas:
“A minha história no empreendedorismo surgiu da minha paixão pela ciência e pela biodiversidade brasileira. Atualmente, pesquiso a importância das formigas na natureza, e daí surgiu a primeira estampa da loja TribuScience. Nós lançamos essa estampa em um evento internacional, e surgiu aquela velha dúvida de todo começo de negócio: será que as pessoas vão gostar do meu trabalho? E para minha grata surpresa, nós conseguimos vender todas as camisas nos três dias de evento. A partir disso, começamos a investir em vendas nos eventos presenciais. Mas veio a pandemia e tivemos que mudar o nosso sistema de vendas presenciais para vendas online, o e-commerce”, relata Bianca Caitano, da TribuScience.
O que é empreendedorismo feminino?
Quando falamos em “empreendedorismo”, é fácil lembrar de grandes empresas ou startups que ganharam destaque no mercado ao longo dos últimos anos.
Contudo, ótimos exemplos de empreendedores estão muito mais próximos do que pensamos. São pessoas como a Andressa, a Alê, a Talita, a Bianca e tantas outras artesãs, donas de lojas virtuais e profissionais de diversos setores e campos de atuação.
Mas por que falar do empreendedorismo feminino como um cenário específico?
Bem, em primeiro lugar, apesar dos avanços ao longo das últimas décadas, as mulheres ainda são minoria no mundo corporativo e na liderança de grandes empresas.
Mesmo aquelas que já deram o primeiro passo no empreendedorismo encaram algumas peculiaridades do mercado, como maior dificuldade ao negociar créditos e financiamentos.
Além disso, os desafios enfrentados pela mulher empreendedora também incluem preocupações com a família, principalmente a vontade de passar mais tempo com os filhos.
A vontade de ter mais autonomia, ser dona de seu próprio negócio e organizar uma rotina mais agradável para o dia a dia estão entre as principais motivações da mulher empreendedora.
👉 Essa movimentação não afeta apenas as donas dessas empresas. Na verdade, quanto mais mulheres entrarem no mundo dos negócios, mais essas questões passam a fazer parte da rotina profissional de diferentes empreendimentos, incentivando um ambiente mais inclusivo.
Faça parte das Mulheres que Movem o E-commerce
Para integrar esse movimento, trocar experiências com outras mulheres empreendedoras e, claro, pegar as melhores dicas para o seu e-commerce, não perca as lives do Mês do Empreendedorismo Feminino no Melhor Envio.
Jornalista com quase dez anos de experiência em marketing e e-commerce. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.