Dá pra vender pela internet sem ter estoque? A resposta é sim! Conheça o dropshipping e veja como é possível vender sem estoque e ainda encontrar bons fornecedores.
O provérbio chinês que afirma que a crise é sempre um momento de oportunidade nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. E os números não deixam mentir…
Em 2021 — um ano pós-pico de pandemia — o comércio online chega a 1,59 milhão de lojas, número que representa 6% do varejo brasileiro, segundo dados da pesquisa ‘’Perfil do E-commerce Brasileiro’’, realizada em parceria entre PayPal e BigData Corp.
A mesma pesquisa registrou crescimento de 22,05% no número de lojas em relação a 2020.
Você também quer aderir ao e-commerce, mas ainda não sabe como começar? Vale a pena prestar atenção no dropshipping, modalidade de negócio em que não é preciso investir em estoque para começar a vender pela internet.
Neste artigo, a gente vai explicar o que é dropshipping, quais as vantagens, as desvantagens e tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá? Boa leitura!
Mas primeiro, que tal aproveitar todas as vantagens do dropshipping e economizar no frete das suas encomendas com o Melhor Envio? É fácil, rápido e só clicar no botão abaixo:
Navegação rápida
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio em que você vende produtos sem ter estoque. Na prática, lojistas que usam o dropshipping atuam como intermediadores entre fornecedores e clientes.
Funciona mais ou menos assim:
- Cliente compra na sua loja virtual (que pode estar em marketplaces ou site próprio)
- Você encaminha o pedido para o fornecedor
- Fornecedor envia o pedido diretamente para quem comprou, em nome da sua empresa
- Prontinho! Esse é o processo do dropshipping
Nessa modalidade, a loja dropshipping não tem contato direto com o produto que será enviado para quem comprou. Isso elimina a necessidade de possuir espaço físico para montar um estoque, ou seja, você não vai precisar ter um depósito para começar a trabalhar com dropshipping.
Basta ter acesso à internet e encontrar fornecedores confiáveis.
Isso porque todas as questões relacionadas à entrega — desde a embalagem até o produto chegar na casa do cliente — são responsabilidades do fornecedor.
Quais são as vantagens do dropshipping?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o dropshipping, vamos te mostrar quais são as vantagens e desvantagens desse modelo de negócios.
O dropshipping apresenta algumas vantagens interessantes para quem quer começar um e-commerce mas não tem muitos recursos disponíveis para investir no novo negócio. Veja só:
- Investimento baixo: esse talvez seja o benefício mais imediato do dropshipping. A modalidade dispensa o investimento inicial de montar um estoque, tornando muito mais barato o processo de começar a vender pela internet
- Não exige espaço físico: lojistas agem como intermediadores, então não precisam ter depósito para armazenar os produtos, afinal, tudo fica em posse de fornecedores dropshipping
- Evita itens “encalhados”: como não há compra de estoque, o risco de ficar com produtos parados é completamente eliminado
- Possibilidade de atender clientes de todo o país: da mesma forma que você pode vender de qualquer lugar, seus clientes também podem comprar de onde estiver, independentemente das barreiras geográficas. Isso dá muitas possibilidades para o seu negócio crescer e escalar de maneira saudável
- Preocupação zero com picking (processo de separação e preparação dos pedidos para envio): seu fornecedor é quem irá embalar o produto para o transporte. Você não vai precisar lidar com embalagens, transportadoras e demandas logísticas
Agora você já sabe algumas das principais vantagens do dropshipping. Vamos falar um pouco sobre o outro lado da moeda?
Quais são as desvantagens do dropshipping?
Como nem tudo são flores, o dropshipping também tem alguns riscos e desvantagens que você precisa levar em consideração. Veja, a seguir, quais são:
- Não há controle sobre os envios: fornecedor atrasou a entrega do produto? Quem fica com a reputação manchada é a sua loja virtual. O Reclame Aqui está lotado de mensagens de clientes que não receberam o produto no prazo. Isso é ruim para quem busca criar um negócio sólido e duradouro.
- A concorrência é grande: os fornecedores dropshipping não oferecem produtos exclusivos para lojistas de dropshipping, ou seja, existem muitas lojas vendendo exatamente os mesmos itens. É difícil se destacar nesse cenário.
- Margem pequena: como é de se esperar, o lucro do dropshipping tende a ser baixo. Lojistas precisam compensar no volume de vendas para o negócio valer a pena.
- É complicado lidar com devoluções e trocas: a logística reversa já representa um desafio para os e-commerces tradicionais. Esse problema é ainda mais marcante no dropshipping. Como os fornecedores dropshipping podem estar em vários lugares do mundo, é extremamente complicado lidar com devoluções e trocas. A pequena margem de lucro de quem pratica dropshipping pode ser bastante prejudicada por esse aspecto.
- É importante lembrar do direito de arrependimento, presente no Código de Defesa do Consumidor, no qual clientes têm até 7 dias para desistir de uma compra. Nesses casos, a legislação obriga lojistas a arcarem com os custos logísticos da devolução.
- Tributação: quem usa fornecedores dropshipping internacionais está sujeito ao pagamento de taxas aduaneiras. Isso é importante para atuar dentro da lei e evitar problemas futuros!
Dropshipping nacional ou internacional? Qual é o melhor?
O dropshipping nacional utiliza fornecedores do Brasil, evitando problemas com taxas aduaneiras e longos prazos de entrega. O dropshipping internacional, como o próprio nome indica, usa fornecedores de outros países, principalmente da China.
E afinal, qual deles é o melhor?
Isso vai depender de cada estratégia, mas podemos dizer que o dropshipping nacional envolve menos variáveis de risco. Você não vai ter problemas com tributação aduaneira e os prazos de entrega tendem a ser menores, diminuindo possíveis atritos com clientes.
Caso escolha por fornecedores dropshipping internacionais, certifique-se de procurar assistência jurídica e contábil para lidar com as questões legais e tributárias envolvidas no processo. Afinal, um negócio precisa funcionar dentro dos limites da lei para ter vida longa.
Como encontrar fornecedores dropshipping?
Agora que você já conheceu algumas das possibilidades do dropshipping, é hora de aprender dicas para que sua escolha seja a melhor possível.
Os fornecedores dropshipping são fundamentais para o bom andamento do negócio. Uma escolha errada pode representar desde custos elevados até a falta de produtos em momentos importantes da operação. Daí a importância de desenvolver parcerias sólidas e benéficas para o negócio.
Então, se você pensar em trabalhar com o modelo de negócio, pode seguir alguns passos que irão te ajudar a encontrar fornecedores de dropshipping:
1. Faça buscas direcionadas
Comece sua pesquisa em buscadores, como o Google, e use termos relacionados ao seu nicho de mercado. Por exemplo: “fornecedor” + “dropshipping” + seu segmento para encontrar opções.
2. Pesquise em fóruns
Fique de olhos nos fóruns, como grupos no Facebook. Muitas vezes, tópicos relacionados ao tema podem ter boas dicas de fornecedores de dropshipping, uma vez que lojistas compartilham informações entre si.
3. Observe os processos logísticos
Quando selecionar possíveis fornecedores de dropshipping da sua loja virtual, observe se há informações sobre o processo logístico dessas empresas. Afinal de contas, esse é um ponto fundamental, pois esses negócios serão responsáveis pela entrega ao cliente final. E, se um produto não chegar ou atrasar, você é quem precisará solucionar os problemas.
Mesmo que as informações sobre logística estejam esclarecidas, é importante entrar em contato com seu potencial fornecedor. Infelizmente, existem muitas pessoas de má fé aplicando golpes na internet.
4. Faça contato
Então, faça contato com as empresas que você gostou. Tire todas as suas dúvidas sobre as mercadorias e o processo de envio. Caso se trate de um golpe, dificilmente a pessoa do outro lado será capaz de te dar muitos detalhes sobre a operação.
5. Peça amostras dos produtos
Além de confirmar se o fornecedor dropshipping é confiável, conferir a qualidade dos produtos é imprescindível. Afinal, você precisa conhecer o que está oferecendo aos clientes.
Existem fornecedores dropshipping que enviam amostras, porém pode ser necessário comprar alguns itens unitários.
Isso pode ser um custo a mais no seu negócio, mas essa atitude vai te trazer tranquilidade sobre o que as pessoas receberão quando comprarem na sua loja virtual.
Dropshipping vale a pena?
Bom, o dropshipping apresenta vantagens e desvantagens. Quem está começando — ou quer começar — a vender pela internet pode se beneficiar da modalidade para dar o pontapé inicial no próprio negócio.
Porém, a longo prazo, manter uma loja virtual funcionando exclusivamente por meio de dropshipping pode ser complicado.
Imprevisibilidade nos prazos de entrega e erros por parte de fornecedores dropshipping contribuem para desgastar a relação de quem compra nessa loja virtual. Isso dificulta a fidelização de clientes.
Em resumo, vai depender da seriedade do empreendedor.
Alguns cuidados para atuar dentro da lei
Mais conhecido como Lei do E-commerce, o decreto nº 7.962/2013 estabeleceu algumas regras para o comércio eletrônico. Quem adota a modalidade dropshipping para vender pela internet também precisa prestar atenção a determinados aspectos dessa lei.
- Informações como CNPJ, canais de contato da empresa e endereço precisam estar acessíveis para o consumidor
- O consumidor precisa saber que está comprando um produto não armazenado em estoque próprio e, portanto, sujeito à disponibilidade de um fornecedor
- Se utilizar fornecedores internacionais, certifique-se de informar o cliente sobre a possível cobrança de taxas aduaneiras
Importante lembrar que nenhum artigo na internet (nem mesmo este) substitui a orientação de profissionais da área jurídica ou contábil.
Dropshipping é crime?
Nada como ter uma resposta direta a uma pergunta simples como: “dropshipping é crime?”. Não. Dropshipping não é crime!
Acontece que não existem regras específicas para esse modelo de vendas, mas isso apenas reforça que dropshipping não é crime. Porém, mesmo não tendo regras próprias, o modelo precisa seguir as leis determinadas ao comércio virtual.
As regras que devem ser seguidas para ter um dropshipping são:
- Cadastrar sua empresa e ter um CNPJ
- Escolher a CNAE do seu negócio
- Definir o tipo de regime tributário da sua empresa
- Conhecer o Código de Defesa do Consumidor e Lei do E-commerce
Mas por que muitas pessoas pensam que dropshipping é crime?
O que acontece é que alguns comerciantes optam por burlar esse sistema, para evitar o pagamento de impostos e assim aumentar a sua margem de lucro. O que eles fazem é encomendar o produto de um fornecedor e colocar diretamente o endereço do cliente final.
Dessa forma, a empresa não emite nota fiscal e se coloca em uma situação muito complicada em relação ao fisco. Esse é um processo chamado de descaminho fiscal e, esta sim, é uma prática ilegal.
Quando você abre um negócio de vendas pela internet, precisa seguir as regras do Código de Defesa do Consumidor e da Lei do E-commerce que apresenta regras como o Direito ao Arrependimento em compras online.
Em resumo, dropshipping não é crime, mas é necessário respeitar as regras desse tipo de comércio e você pode responder juridicamente por isso.
A nossa dica é: não caia na armadilha de procurar atalhos. Essa mentalidade pode prejudicar o sucesso da sua empresa!
📍 Achou interessante trabalhar com esse modelo de negócio e quer saber mais? É só dar o play no vídeo abaixo para entender as vantagens e desvantagens do dropshipping.
Como fazer dropshipping?
Investir em um e-commerce de dropshipping é simples, mas precisa de planejamento. Por isso, aqui vão alguns passos importantes para quem quer começar:
Escolha um nicho de mercado
Se você está pensando em começar um dropshipping — ou um e-commerce de qualquer outra modalidade — é importante selecionar um nicho de mercado.
Isso quer dizer pensar em um tipo de produto. Definir isso te ajuda a entender melhor o seu mercado e a se planejar com as estratégias certas.
Procure bons fornecedores
Pesquise quais as empresas disponíveis para essa modalidade e procure pela experiência de quem já investe nela. Entenda como funciona a entrega, qual a qualidade dos itens, se há código de rastreio disponível.
Sites como Squid Fácil e Hayamax são opções válidas para quem quer fazer dropshipping nacional. Vale conferir!
Monte sua loja virtual
Encontre a plataforma de e-commerce ideal, que tenha as funcionalidades certas para dropshipping.
Entre as opções que ajudam lojistas dropshipping na gestão da sua operação está a Shopify, plataforma de criação de lojas virtuais que permite o gerenciamento de múltiplos canais de venda.
📍 Leia também: quando deixar o marketplace para criar o seu próprio e-commerce
Crie estratégias de marketing e publicidade
Depois é hora de criar estratégias para anunciar os produtos e se destacar da concorrência.
Algumas plataformas, como Google Ads, Facebook Ads, e-mail marketing e as redes sociais são ótimas aliados nessa etapa!
Planeje os custos de envio
É necessário considerar que tipo de taxa de envio será cobrada de seus consumidores. Alguns clientes avaliam o custo do frete antes de fazer uma compra. Claro que isso varia dependendo da transportadora escolhida e da sua região.
É possível fazer dropshipping usando o Melhor Envio?
A resposta é sim! Você pode fazer dropshipping na sua loja virtual e economizar nos fretes.
Você só precisa criar uma conta no Melhor Envio e incluir os endereços de seus principais fornecedores em sua conta.
- Abra o seu Painel > Configurações de Etiqueta
- Gere a etiqueta de frete e encaminhe para o fornecedor
- O endereço foi utilizado como remetente
- O fornecedor imprime a etiqueta, cola na caixa e faz a postagem normalmente
- Prontinho! Você economizou
Receba dicas e novidades para o seu e-commerce
Quem vende produtos pela internet precisa estar sempre de olho nas novidades. Mudanças acontecem o tempo inteiro, novas tendências estão sempre surgindo… E o melhor jeito de lidar com todas as transformações é ficar bem por dentro de tudo o que acontece.
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Oi Lucas. Por favor, gostaria de um esclarecimento. Tanta gente que escreve sobre dropshipping acaba falando sobre a Squid Fácil. Então, por que ela tem uma reputação tão terrível no reclame aqui? Grato.
Oi Renato! Realmente, bastante válido o teu comentário, é sempre importante conferir a reputação de uma empresa antes de contratar/utilizar qualquer serviço. Quanto ao esclarecimento que pediste, não posso responder pelos demais textos na internet, mas, no caso deste aqui, a Squid foi citada somente como um exemplo de empresa que torna viável o dropshipping via fornecedores nacionais. A ideia era exemplificar que existem empresas trabalhando com isso, e não atestar a qualidade (ou não) delas. 🙂