O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e separamos as melhores estratégias para você ter sucesso e aumentar as vendas na data.
Sua empresa comemora o Dia do Cliente?
O segredo para o sucesso do seu negócio, é ter um bom relacionamento com quem compra de você, e o Dia do Cliente é o momento ideal para mostrar que você valoriza o seu público.
Quer saber como aproveitar estrategicamente essa data no seu e-commerce?
Neste artigo, você vai aprender o que é e como surgiu o Dia do Cliente, ver dicas de posts e promoções para vender mais na data, além de descobrir como garantir até 80% de desconto no frete da sua loja virtual.
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Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil – 6 meses após o Dia do Consumidor – e foi criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego.
O objetivo era criar uma data específica para estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas – e cá entre nós, deu super certo, né?
Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?
Não tem como falar em Dia do Cliente sem falar no Dia do consumidor, não é mesmo? As duas datas, celebradas em dias diferentes, são o momento perfeito para vender mais.
Mas você sabia que as palavras “cliente” e “consumidor” não significam a mesma coisa?
Cliente possui relação de confiança e lealdade com uma marca. Enquanto consumidor tem foco no produto ou serviço final, sem fidelização com a empresa.
A importância de criar uma campanha de Dia do Cliente
Assim como no Dia do Consumidor, que celebra nossos direitos com ofertas e condições especiais, o Dia do Cliente é uma data dedicada a todos nós.
Mais do que oferecer vantagens e condições de compra, a data é dedicada à valorização do cliente – que é o foco de toda relação de consumo.
Portanto, além de servir como data estratégica para vender mais e construir relações, pense que esse é um momento para reconhecer o protagonismo de quem confiou no propósito do seu negócio.
Segundo o Google Trends, o Dia do Cliente chegou a ser até mais pesquisado do que o Dia do Consumidor.
4 dicas para vender mais e comemorar o Dia do Cliente
Agora que você já sabe do que se trata, vamos às dicas. Confira algumas ideias de ações para atrair e fidelizar consumidores e claro, vender mais no Dia do Cliente.
1. Dê descontos
Quem não gosta de um bom desconto? O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos.
Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida que o cliente compra mais.
2. Ofereça entrega expressa e frete grátis
Disponibilizar entrega expressa é uma forma de agradar clientes com pressa em receber o produto, como acontece em compras de última hora ou de alimentos perecíveis.
O frete grátis é outra ação interessante para o Dia do Cliente. Se você trabalha com entregas, esse é outro bom desconto a oferecer.
Uma opção é atrelar o frete grátis a um valor gasto, isso incentiva clientes a encherem o carrinho.
3. Faça combos e kits
Essa estratégia vai ajudar a aumentar o ticket médio de compras na sua loja, isso porque os consumidores podem dar mais de um presente, com itens relacionados, e por um preço menor que pagaria na aquisição de cada item individualmente.
Montar combos como “Kit Dia do Cliente” é uma ótima estratégia para movimentar o seu estoque.
Você pode incluir aqueles produtos menos procurados com outros queridinhos e assim “desencalhar” os itens que estão parados.
📍Dica de leitura – Frete barato: como cobrar menos nos envios da sua loja
4. Envie mensagem no Dia do Cliente
Uma prática muito comum é enviar mensagem no Dia do Cliente, seja por e-mail, posts em redes sociais ou no WhatsApp.
Agradecer é um gesto nobre e todo cliente feliz quer ser valorizado. Afinal, são relações criadas a partir de boas experiências com produtos ou serviços.
Confira algumas dicas de mensagem:
- Oi, [nome da pessoa]. Que tal celebrar o Dia do Cliente de um jeito especial?
- Dia 15 de setembro, celebramos quem faz o nosso negócio dar certo: você. Feliz Dia do Cliente!
- [nome da pessoa], pare de ficar “dando só uma olhadinha”. Coloque seus produtos favoritos no carrinho que hoje o frete grátis é por nossa conta!
- A equipe da [nome da empresa], gostaríamos de homenagear nossas consumidoras e consumidores. A confiança de vocês é o que nos move.
- Hoje é seu dia, [nome da pessoa]. Para celebrar a importância que você tem para a [nome da empresa], liberamos um cupom de 15% de desconto. Corre lá no site e aproveite!
- Feliz Dia do Cliente! A [nome da empresa] agradece sua confiança.
- Nosso compromisso será sempre garantir a sua satisfação. Feliz Dia do Cliente!
- Obrigado pela confiança na [nome da empresa], feliz Dia do Cliente!
- Olá, [nome da pessoa]. Desejamos um feliz Dia do Cliente! Aproveita e dá uma passadinha no site para conferir a surpresa que preparamos para você.
- Neste Dia do Cliente queremos te agradecer, [nome da pessoa], por ter nos escolhido. Para retribuir, vamos dar um cupom de desconto [nome do cupom] para você usar durante o mês de setembro.
Conte com o Melhor Envio e venda mais como se fosse Dia do Cliente o ano todo
No e-commerce, o Dia do Cliente é uma data cada vez mais importante no calendário comercial. E para vender mais o ano todo você precisa de um cuidado extra com a logística.
Contar com poucas modalidades de envio e fretes caros acaba espantando consumidores.
A maneira mais eficiente de reduzir custos e diversificar as opções de entrega da sua loja online é usar ferramentas de intermediação logística como o Melhor Envio.
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