Sabe o que é copywriting? Já ouviu falar em gatilhos mentais? Esses dois conceitos podem te ajudar a vender mais no e-commerce. Descubra como!
Já parou para pensar como a escolha certa de palavras pode te ajudar a vender mais no e-commerce? Em um ambiente onde o cliente faz todo processo de pesquisa e compra sem interação física com o produto ou com o vendedor, cabe ao lojista tentar persuadi-lo a tomar a decisão.
Aliás, persuasão é a palavra certa quando falamos de copywriting. Nas peças de marketing da sua loja virtual, nos anúncios criados, nos banners da página inicial do seu site… Todas as palavras precisam ser cuidadosamente escolhidas visando convencer o consumidor a realizar uma ação.
Mas o que é copywriting? Quais as principais técnicas de copywriting e os gatilhos mentais para vendas mais usados? Falaremos sobre esses assuntos a partir de agora!
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O que é copywriting?
Copywriting vem das palavras inglesas copy (cópia) e writing (escrever). Quando surgiu, ainda no século XIX, o termo era usado para denominar o ato de criar anúncios em jornais. Nessa época, a palavra “cópia” tinha o sentido de criar novos anúncios seguindo a estrutura dos anteriores, mais ou menos como uma fórmula a ser replicada.
Ao longo dos anos, à medida que os grandes veículos de comunicação impressa cresciam, a profissão de copywriting se consolidou como um cargo equivalente ao de redator publicitário.
Em meados do século XX, as funções de publicitário e copywriter começaram a se distanciar. Enquanto o primeiro escrevia peças criativas e focadas em divulgar marcas e produtos, o segundo seguia técnicas de escrita totalmente focadas na persuasão, com o objetivo de fazer com que o leitor realizasse uma ação. Até hoje, essa é a principal diferença entre as duas carreiras.
👉 Atualmente, copywriting é usado na criação de anúncios, páginas de sites, banners, publicações nas redes sociais, landing pages e todo tipo de comunicação que exija uma chamada para ação persuasiva e objetiva.
Qual a estrutura de copywriting?
Um texto de copywriting pode ser formado por um título + uma ou algumas frases curtas + uma chamada para ação (CTA). Essa estrutura varia bastante. Há casos em que há só título + CTA ou só frase + CTA ou apenas um título que serve como CTA.
O título do copy é o centro de todos os esforços do copywriter. É essa pequena frase de poucas palavras que vai ou não chamar a atenção do leitor para que ele veja o restante do conteúdo. Geralmente, o título de um copy tem um dos três objetivos abaixo:
- Persuadir o leitor a realizar uma ação
- Atrair a atenção do consumidor para alguma informação importante
- Criar uma relação com a marca
📍 As frases de copywriting que acompanham o título também são curtas e objetivas. Elas oferecem mais informações sobre o título e são a última chance para convencer o leitor a fazer aquilo que está sendo proposto.
Por fim, há um CTA (chamada para ação), que geralmente é um botão que leva o usuário a concluir a ação esperada.
Portanto…
… para criar um copywriting persuasivo, o profissional por trás deve dedicar um bom tempo fazendo duas coisas:
- construindo o briefing da campanha: esse é um documento que contém todas as informações sobre qual o objetivo da campanha, o que estará sendo anunciado, para quem ela a campanha se destina e qual ação espera-se de quem tiver contato com a peça;
- definindo e analisando o público-alvo: um texto de copywriting pode ser maravilhoso e criativo, mas se ele não tiver sido escrito tendo em mente o público-alvo da campanha, os resultados da ação poderão ser desanimadores. Portanto, compreender detalhadamente qual o público da ação antes de pensar no texto é uma tarefa básica.
7 Técnicas de copywriting infalíveis!
Embora a criatividade e um sólido conhecimento do seu público-alvo sejam os maiores segredos para a criação de um texto persuasivo e eficiente, há algumas técnicas de copywriting usadas há décadas que se mostraram muito eficazes e podem nortear o profissional encarregado da tarefa.
1) Tenha um CTA claro
CTA é a sigla para Call to Action ou, em Português, chamada para ação. É a frase que diz claramente o que espera-se que o leitor faça.
O copywriter tem dois caminhos quando está elaborando um texto:
- fazer com que o título seja o CTA: muitas vezes a página contém apenas uma frase como “Confira a nova coleção!” ou “Baixe nosso catálogo!”. Nesses casos, a chamada para ação é o principal texto da peça;
- colocar o CTA abaixo do título: o mais comum é que o copywriter aposte em um título chamativo e provocador seguido por alguma frase complementando o título e finalizando com o CTA logo abaixo. Por exemplo:
Título: Queima de estoque com preços imperdíveis!
Texto: Peças com 50% de desconto nos setores de vestuário e calçados.
CTA: Clique e aproveite!
2) Use verbos de ação
Aposte em verbos de ação no modo imperativo, especialmente no CTA, pois eles são os mais eficientes para estimular o leitor a fazer algo.
“Entenda”, “Baixe”, “Leia”, ‘Faça”, “Compre” e “Clique” são exemplos de verbos de ação no modo imperativo bastante usados em copywriting.
3) Use números e pesquisas
Uma das técnicas de copywriting preferidas do mercado é usar dados que sejam favoráveis ao seu negócio para transmitir confiança e aumentar as chances de convencimento de quem estiver lendo. Textos como “9 entre 10 usuários recomendam nosso serviço” ou “Preços até 50% mais baratos que a concorrência” tendem a chamar bastante atenção do usuário.
Mas atenção: nunca minta ou invente dados. Se o consumidor se sentir enganado, as consequências para sua marca poderão ser severas. Além disso, propaganda enganosa pode ser punida pelos órgãos de fiscalização.
4) Antecipe objeções e receios
Durante a fase de briefing e pesquisa para a criação do copy, o profissional deve elencar as principais objeções que o consumidor pode ter em relação a seu produto ou serviço. Em muitos casos, essa antecipação pode até gerar ideias para a criação de textos eficientes. Lembre-se que o principal objetivo do copywriting é convencer o cliente. Vencer suas objeções e esclarecer suas dúvidas pode ser uma boa maneira de conseguir isso.
5) Não use palavras complicadas, a menos que…
De modo geral, deve-se evitar o uso de palavras de difícil compreensão ou frases muito rebuscadas. A menos que isso faça sentido para seu público-alvo ou vá gerar alguma sacada criativa que será entendida pela audiência. Evite fazer uma brincadeira com as palavras se isso não for facilmente compreendido pelas pessoas.
Na maioria dos casos, prefira escrever de maneira informal. A naturalidade do tom da escrita aproxima o leitor da mensagem. Frases muito rebuscadas tendem a transmitir uma sensação de conteúdo engessado ou mecanizado.
Atenção às normas gramaticais é importante, mas todo copywriter tem licença criativa para cometer alguns errinhos propositais quando percebe que isso deixará sua mensagem mais humana e persuasiva.
6) Faça perguntas que estimulem respostas positivas
Perguntas são um dos tipos de copy favoritos de muitos profissionais. Elas imediatamente estimulam o leitor a pensar na resposta. Mas é aí que entra uma questão importante: faça perguntas cujas respostas gerem percepções positivas para a sua causa.
Vamos usar o Melhor Envio em um exemplo fictício: uma frase do tipo “Ninguém gosta de pagar caro no frete, não é mesmo?” imediatamente leva o leitor a concordar com quem a escreveu. De quebra, dá brecha para que a empresa ofereça seu serviço de fretes mais baratos, porque o leitor já concordou que ninguém gosta de pagar caro no frete. Entendeu a essência da coisa?
7) Foque no que seu produto/serviço/marca tem de bom
Se você tem um bom produto ou serviço, ressaltar as qualidades dele sempre será um bom caminho. Foque naquilo que você sabe que vai fazer os olhos do seu público-alvo brilhar. Uma maneira inteligente de fazer isso é valorizar a experiência positiva que o produto ou serviço proporcionará ao consumidor. Estimular uma conexão emocional entre o que você vende e o que o público precisa tende a gerar bons resultados.
Copywriting: dicas de gatilhos mentais para vendas
Sabia que a mente humana reage ao mundo de diferentes maneiras a partir de estímulos que apelam para nossas necessidades fundamentais? Esses estímulos são chamados de gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais são amplamente usados na construção de textos persuasivos.
Aliás, este assunto rende muito pano pra manga. Por isso, temos um artigo totalmente dedicado a esse tema trazendo muitas dicas práticas de como você pode aplicar os princípios dos gatilhos mentais na comunicação do seu e-commerce.
O texto contém exemplos de uso dos gatilhos citados acima e também traz mais alguns gatilhos mentais para vendas para você avaliar se fazem sentido para o seu negócio. Legal, né? Então leia Os 10 melhores gatilhos mentais para vendas online em 2022
E tem outra dica bacana: no vídeo abaixo, trazemos mais informações sobre gatilhos mentais perfeitos para vendas. Dê um play e anote as dicas!
Como aprender copywriting?
Se você estiver interessado em entender mais sobre escrita persuasiva, pode começar lendo As Armas da Persuasão, o livro que explica os gatilhos mentais e como ativá-los.
Se você quer uma dica de livro nacional, temos Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano, do autor Paulo Maccedo. A obra é referência na área.
📍 Outra dica bacana é o curso online e gratuito de Copywriting oferecido pela Rock Content. O curso tem 28 aulas curtinhas, totalizando três horas de conteúdo. Ele passa por todos os pontos discutidos nesse texto e traz mais exemplos de como aplicar a escrita persuasiva.
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