Atualmente, criar uma loja virtual tornou-se uma necessidade tanto para quem quer empreender com custos reduzidos e também para quem já possui uma loja física, mas precisa expandir o seu negócio.
Neste guia completo, você terá acesso à respostas para as principais dúvidas relacionadas à criação de lojas virtuais para você começar o seu novo negócio com o pé direito.
Mas não para por aí, nesse conteúdo exclusivo você receberá dicas de plataformas de e-commerce para montar a sua loja, descobrir como oferecer diferentes formas de pagamento e ainda como vender para todo Brasil com frete mais barato. Descubra tudo isso a seguir!
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O que é preciso para abrir uma loja virtual?
O primeiro passo para construir uma loja virtual de sucesso é fazer uma grande pesquisa de mercado relacionada a tudo que envolve o tipo de negócio escolhido e o processo de criação da loja online. No seu checklist operacional não pode faltar:
- Escolher bem o seu nicho de atuação (pesquisa de mercado);
- Conhecer bem o seu cliente ideal (pesquisa de público-alvo);
- Definir onde será construída a sua loja online (plataforma de e-commerce ou site próprio);
- Registrar a empresa e obter os documentos necessários (CNPJ, alvarás, etc.);
- Entender as obrigações fiscais e tributárias;
- Registrar o domínio seu negócio;
- Escolher uma plataforma de pagamentos segura;
- Definir estratégias de armazenamento e gestão de estoque;
- Escolher parceiros de entrega e transporte.
Vamos falar um pouco sobre essas a etapas nos tópicos a seguir.
Quem pode abrir uma loja virtual?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos que tenha um CPF ativo pode abrir uma loja virtual. Para isso, basta seguir as exigências legais e fiscais vigentes.
Precisa de CNPJ para ter loja virtual?
A criação de um CNPJ não é necessária para a abertura de uma loja online ou para começar a vender em um marketplace, por exemplo. Contudo, o processo de compra e venda de uma empresa é bem diferente do processo de uma pessoa física.
Um exemplo é a tributação, que possui taxas muito mais baixas para pessoas jurídicas do que para pessoas físicas, um ponto fundamental para a saúde de qualquer negócio.
Além disso, vender sem CNPJ gera insegurança para consumidores e afasta fornecedores. Por isso, mesmo sendo possível vender na internet com CPF, o recomendado é a criação de uma pessoa jurídica compatível com o tamanho do empreendimento.
Precisa de MEI para abrir loja virtual?
O MEI (microempreendedor Individual) é uma natureza jurídica criada para facilitar a regularização de pequenos empreendedores e profissionais autônomos que trabalham por conta própria (sem sócios).
Como dissemos, apesar de não ser obrigatório a abertura de um CNPJ para vender online, é altamente recomendado a abertura de uma pessoa jurídica para começar o processo. Sendo o MEI o modelo mais indicado para quem está começando um pequeno negócio.
Contudo, existem algumas regras para saber se a loja online possui as exigências necessárias para se adequar a esse modelo. Descubra toda elas nosso guia especial sobre o tema:
Precisa de alvará para vender online?
Sim, tanto comércios físicos quanto lojas virtuais precisam de alvará de funcionamento. Além disso, segundo a Lei do E-commerce (Decreto Federal nº 7.962/2013), lojas virtuais devem informar um endereço físico em seu site.
O alvará de funcionamento é emitido pelo seu município, confira o site da prefeitura da sua cidade e descubra as informações necessárias para emitir o alvará de funcionamento do seu negócio.
Precisa pagar para ter uma loja virtual?
Não necessariamente, você pode começar a vender seus produtos sem pagar nada nas redes sociais ou aplicativos de mensagem, por exemplo.
No entanto, para criação de uma loja virtual própria, hospedagem do site e a manutenção de toda a infraestrutura necessária para deixar a loja no ar, haverá um custo, seja com a criação de site próprio ou utilizando uma plataforma de e-commerce, que é o ponto que vamos falar a seguir.
Onde criar uma loja virtual grátis?
Uma forma de reduzir custos na criação de uma loja virtual é utilizando plataformas de e-commerce. Essas plataformas são sites que disponibilizam tudo que é necessário para você criar uma loja virtual do zero de e sem a ajuda de um profissionais de web design, por exemplo.
Mas atenção, apesar da criação do site ser, algumas vezes, gratuita, a manutenção e hospedagem do site requer pagamento de um plano mensal ou anual.
Qual a melhor plataforma de loja virtual?
Para escolher a melhor plataforma de e-commerce é necessário estudar as opções do mercado e conferir quais delas oferecem os planos mais indicados para o perfil da sua loja.
Uma boa plataforma de loja virtual deve apresentar muitos recursos voltados para o e-commerce, como: plugins de frete e pagamento, ferramentas de SEO, recursos de segurança e protocolos HTTPS/SSL, escalabilidade para suportar um alto número de acessos, entregar uma boa experiência de navegação tanto em computadores como em celulares e preço acessível.
Para te ajudar na missão de escolher a plataforma certa para criação da sua loja virtual, separamos uma lista com as melhores plataformas de e-commerce do país. Confira!
Como montar uma loja virtual sem estoque?
Com o modelo de venda dropshipping você vende produtos sem ter estoque. Na prática, lojistas que usam o dropshipping atuam como intermediadores entre fornecedores e clientes.
Essa pode ser uma boa opção para quem quer empreender no digital mas não quer o trabalho de abrir um CNPJ, emitir nota fiscal, fazer a gestão de frete e outras rotinas administrativas de uma loja online.
Aprenda como vender no modelo dropshipping e descubra se esse é o formato de negócio ideal para você em nosso guia completo:
Qual a diferença entre loja virtual e e-commerce?
O termo e-commerce (que pode ser traduzido como comércio eletrônico) é uma palavra que abrange todo o universo do comércio digital. Ou seja, quando falamos de e-commerce estamos falando das técnicas de venda, logística especializada, plataformas e por aí vai.
Já loja virtual é o espaço onde uma loja expõe e vende seus produtos. Dessa forma, enquanto o e-commerce é o comércio eletrônico como um todo, a loja virtual é um espaço só seu no meio digital.
Como vender em marketplaces
O marketplace é um espaço onde você vende seus produtos dentro de um grande magazine virtual, como a Amazon, Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza, Americanas.com e outros.
Esses espaços funcionam como shoppings virtuais onde passam diariamente um número enorme de clientes. Esse alto volume de visitas e a credibilidade dessas grandes marcas são as principais vantagens de se vender no modelo marketplace.
Ficou curioso em saber como vender em um marketplace? A gente preparou um conteúdo especial sobre o assunto, onde listamos os melhores marketplaces para anunciar no mercado brasileiro. Confira!
O que é checkout?
Checkout é a última etapa de um processo de compra online. É nesse momento que o comprador revisa os pedidos no carrinho, informa os dados pessoais e endereço de entrega, define a opção de frete, escolhe a forma de pagamento e realiza o pagamento.
Ao abrir uma loja virtual, tenha atenção total a esse momento da compra para evitar o temido abandono de carrinho. Sendo assim, ofereça uma experiência de checkout completa, com diversas opções de pagamento, frete barato e com prazos variados.
Como funciona o frete de uma loja virtual?
Quando o assunto é vendas pela internet, o frete é um dos corações da operação e parte fundamental do checkout.
Além de oferecer uma entrega segura e eficiente, é importantíssimo que a sua loja disponibilize ao comprador frete com o preço mais barato possível e com prazos de entrega que atendam a necessidade de cada comprador.
Para que a sua loja virtual conte com as melhores condições de entrega é fundamental que ela trabalhe com um gateway de frete, que são ferramentas que conectam transportadoras aos e-commerces, como o Melhor Envio.
O Melhor Envio é um serviço totalmente gratuito onde é possível cotar e contratar fretes nas principais transportadoras do país com descontos exclusivos.
A Calculadora de Frete do Melhor Envio pode ser integrada facilmente nas principais plataformas de e-commerce do mercado e também inserida em sites com desenvolvimento próprio.
Vale ressaltar mais uma vez, que a sua loja não pagará nada a mais para utilizar o Mellhor Envio e ter acesso a condições exclusivas de frete. Ou seja, nada de mensalidade, número mínimo de envios ou outras pegadinhas.
Resumindo: O Melhor Envio é uma ferramenta competitiva fundamental tanto para quem está começando a empreender na internet, como também para lojistas experientes que buscam reduzir custos operacionais. Faça uma simulação e veja você mesmo os resultados!
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Como funciona o sistema de pagamento em lojas virtuais?
Um sistema de pagamento para loja virtual é responsável por conectar e transferir dados entre compradores e instituições financeiras, com segurança e agilidade.
Com um sistema de pagamento (também conhecido como gateway de pagamento), você consegue conectar sua loja online com diferentes meios de pagamento (como cartão de crédito e débito de bandeiras variadas, boleto, PIX e outros), além de manter todas as informações centralizadas em um único canal com a maior segurança possível para a sua loja e para os clientes.
Qual a melhor forma de pagamento para loja online?
Não existe uma única forma de pagamento que seja considerada a melhor para o e-commerce, sendo, de fato, a melhor estratégia para vender mais no meio digital, oferecer o maior número de meios de pagamento possível para o cliente.
Isso porque cada cliente terá uma preferência por um tipo de pagamento. Por isso, ofereça sempre a maior variedade de meios de pagamento para não perder nenhuma oportunidade de venda.
Qual a melhor plataforma de pagamento para loja virtual?
O melhor sistema de pagamento para uma loja virtual é aquele que vai ao encontro das necessidades da sua empresa. Dessa forma, é importante que essa solução seja a mais completa e segura possível.
A Vindi é uma das melhores opções do mercado quando o assunto é pagamento para lojas virtuais. Com a Vindi seu negócio terá uma solução completa de pagamento para gerenciar, cobrar e receber pagamentos de ponta a ponta.
Além de oferecer dashboards para uma gestão consolidada e os principais métodos de pagamentos disponíveis no mercado (como PIX, cartões das principais bandeiras, boleto e outros), com a Vindi seu empreendimento terá recursos inteligentes e exclusivos para receber pagamentos online avulsos, recorrentes e também presenciais.
A Vindi também está disponível para integração com as principais plataformas de e-commerce do mercado e também pode ser utilizada em sites de lojas virtuais criadas do zero. Conheça mais vantagens sobre o serviço clicando no botão abaixo:
Qual o custo para ter uma loja virtual?
O custo para criação de uma loja virtual própria, hospedagem e infraestrutura necessária para a manutenção do site gira em torno de R$ 5.000 e R$ 500.000, a depender do tipo e tamanho do negócio.
Quanto ganho com uma loja virtual?
Tirando todos os custos operacionais de sua loja, a expectativa é que lhe sobre um lucro líquido de aproximadamente 15% a 50% sobre o faturamento do mês. A depender, claro, do tamanho da loja, reconhecimento no mercado, experiência do lojista, o marketing aplicado e outros fatores de gestão de negócio.
BÔNUS: conheça os produtos mais vendidos na internet
Chegamos ao fim deste guia sobre e-commerce com um conteúdo bônus: uma lista com os produtos mais vendidos da internet para inspirar no planejamento e montagem do estoque do seu negócio. Veja tudo isso em:
Confira mais dicas para abrir o seu negócio online:
- Melhore a Logística da sua Loja Nuvemshop com o aplicativo de frete do Melhor Envio
- Como abrir uma loja de roupas pequena
- Como montar uma loja de produtos naturais
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- Como tirar fotos de roupas para vender
- Como e onde vender livros usados