Dicas para ter um checkout de sucesso e 5 ferramentas essenciais para qualquer carrinho de e-commerce
Vamos começar esse artigo com uma cena que você já deve ter visto: sabe quando um comprador entra no site da sua loja, adiciona algum produto no carrinho e simplesmente não conclui o pedido? Esse tipo de situação acontece devido a problemas no checkout do e-commerce.
Nesse artigo vamos te contar o que é checkout, a importância dele para o seu negócio, quais são os modelos disponíveis para lojas virtuais e ainda 5 ferramentas que vão ajudar o seu e-commerce ter um processo de checkout mais lucrativo. Confira tudo isso a seguir!
O que é checkout?
Checkout é a última etapa de um processo de compra online. É nesse momento que o comprador revisa os pedidos no carrinho, informa os dados pessoais e endereço de entrega, define a opção de frete, escolhe a forma de pagamento e realiza o pagamento.
Qual a importância do checkout em uma estratégia de e-commerce
Confira alguns dos motivos que fazem do checkout uma das etapas mais importantes do processo de vendas de um e-commerce.
Melhora da experiência do cliente: o checkout é uma parte crucial da experiência do comprador. Caso o sistema de compra seja complicado, confuso ou demorado, os clientes podem ficar frustrados e desistirem das compras, resultando em perda de vendas e redução da satisfação do comprador.
Aumento da segurança e confiança: o checkout é o momento em que os clientes inserem informações pessoais e dados sensíveis de pagamento. Dessa forma é importante investir em ferramentas que deixem o checkout da sua loja mais seguro, com certificações de proteção e métodos de pagamento confiáveis que protejam os dados dos compradores.
Aumento da conversão de vendas: um checkout eficiente e intuitivo pode aumentar significativamente as taxas de conversão. Não se esqueça, um checkout simplificado torna muito mais provável que o cliente conclua uma compra.
Fatores como custo elevado do frete, prazo de entrega muito longo, poucas opções de forma de pagamento e um sistema de checkout pouco intuitivo são apenas alguns dos fatores que levam uma loja virtual a ter um baixo índice de conversão de vendas.
Por isso, busque sempre novas formas de oferecer a melhor experiência de compra possível para o seu cliente.
Para te ajudar nessa missão, a seguir vamos explicar os tipos de checkout para e-commerce, qual o melhor modelo, além de ferramentas que vão ajudar a sua loja virtual a ter um checkout de sucesso.
Tipos de checkout para e-commerce
Checkout com redirecionamento
No checkout com redirecionamento, como o próprio nome já entrega, o cliente começa o processo de compra no site da loja e é redirecionado para a página de um intermediador responsável por realizar a transação.
Atualmente, esse tipo de checkout é o menos indicado para as operações de e-commerce, uma vez que muitos compradores podem não se sentir seguros ao serem redirecionados para uma página de terceiro para finalizar o processo de compra.
Checkout transparente
Já com o checkout transparente todo o processo de compra e finalização do pedido é realizado dentro do site da loja virtual.
Esse é um tipo de checkout muito mais indicado, uma vez que realizar todo o processo de compra na mesma página aumenta a segurança do comprador e reduz as chances de abandono de carrinho.
Checkout lightbox
O checkout lightbox é muito parecido com o transparente, mas ao longo do processo a conclusão do pagamento e finalização do pedido é realizada através de uma janela pop-up que pode ser personalizada com a identidade visual do seu e-commerce.
Por mais que o cliente também não saia do site nesse formato, o checkout transparente ainda leva certa vantagem em relação ao checkout lightbox pois para algumas pessoas a experiência de finalizar o pedido em uma janela pop-up pode gerar insegurança e fazer o cliente não finalizar o pedido.
As 5 melhores ferramentas de checkout para e-commerce
Tray
A Tray é uma plataforma de e-commerce completa para criação de lojas virtuais personalizadas do zero. Ao trabalhar com a plataforma, o seu e-commerce terá um carrinho com checkout transparente e muitos tipos de pagamentos disponíveis: cartão, boleto, transferência e pix. Um grande ponto positivo para melhorar a experiência do usuário.
Além disso, ao utilizar a Tray para hospedar a sua loja online você terá acesso a uma série de ferramentas e possibilidades de integração com aplicações que deixam o processo de checkout bem mais prático e seguro. Como por exemplo, todas as aplicações que vamos falar a seguir e muitas outras.
Bling!
Já a Bling é um plataforma ERP, ou seja, um sistema de planejamento de recursos que ajuda a administrar sua loja virtual.
Uma das principais vantagens da Bling para o seu checkout é o sistema facilitado de emissão de notas fiscais e boletos, o que acelera o processo de liberação e entrega do pedido. O sistema está disponível para integração com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado.
Melhor Envio
Quando o assunto é vendas online, um dos maiores causadores de desistência de compra é o valor do frete. Para te ajudar a oferecer o frete mais barato possível para o cliente é que o Melhor Envio chega para ajudar o seu negócio.
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e gestão de frete para e-commerce totalmente grátis. Ao integrar o Melhor Envio ao seu checkout o cliente consegue escolher a melhor condição de frete nas principais transportadoras do país.
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
A partir daí o processo de geração de etiqueta é automático, basta imprimir, colar na encomenda e preparar o envio.
E não para por aí, além da Calculadora de Frete para checkout, o Melhor Envio oferece outras ferramentas gratuitas que facilitam o processo de entregas, como o Melhor Rastreio (sistema completo de rastreio de pedidos para loja online) e unidades físicas de recebimento de pedidos para postagem em todo o Brasil.
Vindi
A Vindi é uma solução de pagamentos completa para lojas virtuais. Ao integrar a plataforma ao checkout da sua loja ela passará a oferecer todos os principais meios de pagamento disponíveis (cartões de todas as bandeiras com taxa única, boletos, TEF e PIX), sem se preocupar com integrações em diferentes gateways, adquirentes e bancos.
O serviço oferece ainda proteção contra fraude para todas as transações realizadas dentro do seu site. Além disso, gerenciar os pagamentos recebidos fica mais fácil com o sistema unificado da Vindi, que oferece a praticidade do lojista receber o pagamento antecipado de compras parceladas.
Octadesk
E se o comprador tiver algum problema durante ou após a compra? Para dar o suporte necessário ao cliente é importante que o seu e-commerce trabalhe com uma plataforma de atendimento como a Octadesk.
A Octadesk centraliza múltiplos canais como WhatsApp, Chatbot, Instagram, chat e e-mail em um só lugar para melhorar a gestão de toda a jornada do cliente e também o dia a dia do time de atendimento.
Além disso, a plataforma de atendimento conta com sistema de suporte automatizado e também por inteligência artificial, que permite atender o seu cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Conclusão
O checkout desempenha um papel vital no sucesso de um e-commerce. É mais do que apenas uma etapa final no processo de compra; é o momento crucial em que a experiência do cliente é solidificada e a conversão de vendas é realizada.
Um processo de compra eficiente, seguro e intuitivo pode aumentar significativamente as taxas de conversão, reduzir o abandono de carrinho e melhorar a satisfação do cliente.
Portanto, investir na otimização do checkout é fundamental para maximizar o desempenho e o crescimento de um negócio online.