Um dos formatos de venda online que mais cresceram no Brasil nos últimos anos foi o segmento de marketplace. É isso que aponta o relatório Webshoppers, onde 84% dos lojistas que vendem pela internet afirmam utilizar os marketplaces em suas estratégias de vendas. O mesmo relatório projetou um crescimento de 54% no número de vendas realizadas em marketplaces até o ano de 2024.
Esse não é apenas um canal de vendas popular, mas também lucrativo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Americanas.com, 79,3% dos lojistas entrevistados afirmaram que seus empreendimentos cresceram após entrarem no modelo marketplace.
Nesse artigo vamos revelar os detalhes desse formato de negócio, fazer uma lista com os 6 melhores marketplaces para vender online e ainda dar uma dica especial para conseguir frete mais barato para loja virtual. Confere só!
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é Marketplace?
- Qual o melhor marketplace para vender no Brasil? 6 sites para vender muito
- Integre o Melhor Envio nos principais marketplaces do Brasil
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O que é Marketplace?
Marketplace é um modelo de negócio em que diferentes lojas anunciam seus produtos em um único site onde um alto volume de clientes passam todos os dias, funcionando como se fosse um grande shopping virtual.
Além do alto tráfego de clientes, outra vantagem de vender produtos dentro de um marketplace é o fato de estar anunciando nos principais sites do e-commerce nacional, que são marcas conhecidas e possuem credibilidade consolidada entre os compradores.
Agora que você já sabe o que é marketplace, que tal conhecer as principais plataformas para começar a vender na internet?
Qual o melhor marketplace para vender no Brasil? 6 sites para vender muito
6 – Enjoei
Criado em 2009, o Enjoei é um marketplace especializado em compra e venda de roupas e acessórios, tanto novos como usados. A plataforma permite que qualquer um, até mesmo quem não possui CNPJ, venda todo tipo de artigo de moda de maneira descomplicada.
Para vender no Enjoei basta fazer o cadastro no site que, em seguida, todas as ferramentas necessárias para criar uma lojinha virtual dentro do site já são liberadas. Para cadastrar um item para venda no marketplace é necessário seguir algumas regras, como publicar fotos reais do produto, além de dados como tamanho e estado da peça.
Assim como em qualquer marketplace, o Enjoei cobra uma taxa fixa e outra variável em cima de cada item vendido dentro do site. Essa comissão muda de acordo com o tipo de produto vendido, para saber o valor atualizado é só acessar a tabela de comissão da plataforma.
O serviço de marketplace do Enjoei é indicado para e-commerces que atuam no segmento de moda e até mesmo quem está querendo desapegar de uma peça de roupa parada no armário.
5 – Magazine Luiza
Um dos principais varejistas dos segmentos físico e online do país, o Magazine Luiza é um dos casos onde o setor de marketplace tem ganhado cada vez mais força dentro de um grande nome do mercado. De acordo com dados da própria empresa, no primeiro trimestre de 2023, pela primeira vez em sua história, o segmento de marketplace superou as vendas realizadas pelas lojas físicas.
Esse movimento é impulsionado, principalmente, pela popularidade das lojas menores entre os compradores. Segundo levantamento realizado pela B2 Rocket, o Magalu Marketplace foi o segundo marketplace mais acessado do Brasil em março de 2023, com 123.7 milhões visitas.
O processo de cadastro e criação da loja dentro do marketplace do Magazine Luiza é simples e rápido, porém diferentes de alguns casos da nossa lista, somente quem possui CNPJ pode anunciar no site. As comissões sobre as vendas variam de 12% a 22%, de acordo com a categoria do produto.
4 – Mercado Livre
Fundado na Argentina em 1999, o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces atuando hoje no Brasil, sendo também um dos nomes mais fortes do segmento na América Latina. Atualmente, o site é o 5°mais acessado do Brasil e conta com mais de 60 milhões de ofertas cadastradas.
Dentro da plataforma é possível vender praticamente tudo e o processo de anúncio é parecido com o de qualquer outro marketplace. Basta fazer o cadastro no Mercado Livre, aguardar aprovação da conta e na sequência ter acesso liberado para anunciar produtos.
Sem dúvidas, o Mercado Livre tem como uma de suas principais vantagens o seu alto número de acessos. Porém, esse ambiente aumenta a concorrência entre lojistas que vendem produtos similares, fazendo com que vendedores iniciantes nem sempre consigam oferecer preços tão baixos quanto e-commerces mais maduros.
3 – Shopee
A Shoppe é um marketplace criado em Singapura que está em franca expansão global, tendo crescido muito no mercado brasileiro nos últimos tempos. Para você ter uma ideia, em 2021 o aplicativo da Shopee foi o mais baixado no mercado mundial, sendo que o Brasil foi responsável por 32% dessa base de instalações.
Vender na Shoppe, assim como nos casos anteriores, é super fácil basta fazer o cadastro gratuito para começar a vender. A plataforma conta com uma das menores taxas de comissão cobrada pelos marketplaces em atuação no Brasil, o que faz dela uma boa pedida para para lojistas iniciantes. Para conferir cada condição e taxas cobradas é só conferir a página de vendedores.
O grande diferencial deste marketplace são os feedbacks dos compradores, Por isso, tenha atenção redobrada desde a descrição do produto até o serviço de entrega prestado para que experiências negativas dos clientes não comprometam vendas futuras.
2 – Americanas Marketplace
Apesar de passar por um processo de reestruturação interna, o setor de marketplace da Americanas segue como um dos principais do país. A Americanas Marketplace permite que qualquer lojista anuncie seus produtos no site da Americanas, um dos mais acessados e tradicionais do mercado nacional.
Mesmo que essa seja uma vitrine interessante para qualquer negócio, vale ressaltar que as comissões por venda cobradas pelo site são um pouco mais altas que a de outros marketplaces dessa lista, no momento da publicação deste artigo, giram em torno de 12% e 17% dependendo da categoria.
Por outro lado, a Americanas Marketplace não cobra nenhuma taxa de adesão para anúncio de produtos e o pagamento de compras realizadas de forma parceladas pelo cliente são pagas integralmente para o lojista, dois pontos positivos bem interessantes.
1 – Amazon
Chegamos ao último “shopping virtual” da nossa lista de melhores marketplaces de 2024 com a Amazon. Fundada nos Estados Unidos, a Amazon é uma das maiores plataformas de marketplace do mundo e conta com uma aparato logístico que impressiona, tanto quem utiliza o serviço para vender como para comprar.
Confira algumas vantagens de vender seus produtos no marketplace da Amazon:
- Credibilidade da marca, que é uma referência mundial
- É possível anunciar produtos tanto com CNPJ quanto com CPF
- Produtos de diferentes nichos de mercado (e não apenas de uma categoria) performam bem no site
- Não é cobrada taxa de transfêrencia bancária para receber os ganhos das vendas
- Recurso de precificação de produtos dinâmica definida pelo vendedor para conseguir se destacar da concorrência
Para começar a vender na Amazon é só fazer o seu cadastro e escolher o plano desejado – profissional ou individual. Para entender mais sobre esse processo e a diferença entre os planos, recomendamos entrar nesta página da empresa dedicada ao tema.
Outra boa notícia, as comissões sobre as vendas realizadas no site são uma das mais baixas do segmento, variam de 8% a 15% a depender da categoria. Para conferir o valor da comissão para o tipo de produto vendido no seu e-commerce é só conferir este link.
Agora, vamos a melhor parte, quem vende no marketplace da Amazon pode integrar o Melhor Envio no carrinho dos produtos para oferecer fretes mais baratos nas postagens realizadas pelos Correios. Bem legal, né?!
A seguir vamos falar um pouco das vantagens que o serviço gratuito do Melhor Envio pode gerar para o seu e-commerce.
Integre o Melhor Envio nos principais marketplaces do Brasil
Você já conhece o Melhor Envio? O Melhor Envio é uma plataforma completa de cotação e gestão de frete para lojas virtuais. O serviço é totalmente grátis e nele você tem acesso a uma série de ferramentas que vão ajudar o seu negócio a reduzir custos e melhorar processos. Como a calculadora de frete, que realiza automaticamente o cálculo do envio de um pedido e ainda compara os preços e condições de entrega nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios. O que garante aos clientes fretes sempre mais baratos e à loja virtual mais vendas concluídas. Faça só um teste!
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
E o melhor, esse serviço pode ser integrado diretamente na página de um produto no site de uma loja virtual, plataforma de e-commerce ou marketplace, como o da Americanas (para entregas não contempladas pelo serviço “B2W Entrega”) e o da Amazon (apenas postagens realizadas pelos Correios). O serviço pode ser utilizado também diretamente no site do Melhor Envio, uso ideal para quem vende nas redes sociais ou aplicativos de mensagem.
Para ter acesso a calculadora de frete basta fazer o cadastro no Melhor Envio. Como dissemos, o serviço é totalmente grátis, sem mensalidade, número mínimo de pedidos ou outras pegadinhas. Sendo assim, a sua loja só paga pelos fretes contratados dentro da plataforma.
Além da calculadora de frete, o serviço oferece outras ferramentas úteis para lojistas de todos os tamanhos, como:
Melhor Rastreio: um sistema completo de rastreio de encomendas. Com ele é possível acompanhar todas as entregas de um e-commerce e ainda enviar notificações sobre cada movimentação dos pacotes para os clientes.
Melhor Ponto: unidades físicas de recebimento de encomendas do Melhor Envio espalhadas por todo o país. Nessas centrais físicas é possível postar, em um só lugar, pedidos que serão por uma ou várias transportadoras diferentes.
Melhor Nível: clube de vantagens onde quanto mais fretes contratados dentro do Melhor Envio novos benefícios são liberados dentro serviço, como ainda mais descontos nas entregas e atendimento prioritário.
Não perca tempo e comece a ter todas essas vantagens competitivas trabalhando a favor do seu negócio, sem pagar nada a mais por isso, com o Melhor Envio. Faça já já o seu cadastro!
Dica de Leitura: Autenticação de dois fatores (2FA): o que é, para que serve e como ativar?