Saber como colocar mensagem automática no WhatsApp pode facilitar bastante a rotina de atendimento do seu e-commerce ou loja física.
Aliás, se você tem o hábito de deixar quem entra em contato com a sua empresa esperando por uma resposta eternamente, saiba que essa atitude pode minar o relacionamento com clientes e potenciais consumidores.
Uma forma de minimizar esse tipo de problema é usar o recurso de mensagem automática no WhatsApp, assim você não deixa a pessoa “a ver navios”.
Pensando nesses desafios, neste artigo, você vai aprender:
- Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business
- Como configurar respostas rápidas no aplicativo
- Como colocar mensagem no WhatsApp normal
- Exemplos de frases prontas para usar como mensagem automática no WhatsApp
Mas antes de seguir com a leitura, deixa eu perguntar uma coisa: você quer oferecer entregas expressas e econômicas na sua loja virtual, sem precisar fechar contratos individuais com várias transportadoras? Então, clique no botão abaixo e faça seu cadastro gratuito no Melhor Envio.
Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business
Existem dois recursos disponíveis no WhatsApp Business: mensagens automáticas e respostas rápidas. Confira!
Mensagem automática
A seguir, veja como colocar mensagem automática no WhatsApp Business:
- Abra o WhatsApp no seu celular.
- Clique no ícone em formato de “casinha”, localizado no canto superior da tela. Você também pode clicar nos três pontinhos e depois selecionar a opção Ferramentas Comerciais.
- Vá até Conversas.
- Para configurar uma mensagem automática no WhatsApp de boas-vindas, clique em Mensagem de saudação.
- Ative o botão Enviar mensagem de saudação, edite sua resposta, defina os destinatários e clique em Salvar.
- Para configurar mensagem automática no WhatsApp de ausência, clique em Mensagem de ausência e ative o botão Enviar mensagem de ausência.
- Por fim, personalize sua resposta, defina o horário de envio, escolha os destinatários e clique em Salvar.
É importante destacar que o recurso de respostas automáticas está disponível somente para contas comerciais. Mas calma, nem tudo está perdido! Vamos ensinar, ao longo do artigo, alguns truques de como colocar mensagem no WhatsApp normal.
Agora que você já sabe como criar mensagem automática no WhatsApp, confira no próximo tópico onde ensinamos como enviar respostas rápidas!
Mensagem rápida
No momento, só tem como colocar resposta automática no WhatsApp de saudação ou de ausência.
Mas, por meio de mensagens rápidas, você consegue criar atalhos para agilizar o atendimento. Para configurá-las, siga o passo a passo:
- Clique sobre o ícone em formato de “casinha”, localizado no canto superior do aplicativo. Role a tela até encontrar a opção Respostas rápidas
- Clique no ícone em formato de +.
- Escolha um nome para o atalho, escreva uma resposta rápida e clique em Salvar. Lembrando que você também pode adicionar imagens e emojis na mensagem.
👋 O processo de como colocar mensagem automática no WhatsApp é o mesmo para aparelhos iPhone.
Como colocar mensagem automática no WhatsApp normal
Por enquanto, não tem como colocar resposta automática no WhatsApp normal. O recurso nativo está disponível somente na versão business do mensageiro.
Porém é possível programar mensagens automáticas no WhatsApp por meio de apps como o Autoresponder, IM auto Reply e Auto Reply for Whats, por exemplo. O ponto negativo é que essas soluções estão disponíveis apenas para pessoas que utilizam aparelhos com sistema operacional Android.
Exemplos de mensagem automática de WhatsApp para clientes
Depois de conferir, passo a passo, como colocar mensagem automática no Whatsapp Business, separamos algumas sugestões de frases prontas para agilizar o seu atendimento:
Mensagem automática no WhatsApp de ausência
Além de servir para informar o horário de atendimento da sua loja, configurar uma mensagem automática no WhatsApp de ausência evita a frustração da sua clientela e, consequentemente, que você perca vendas.
Por isso, selecionamos algumas frases para você informar que não está disponível no momento:
- Oi! Tudo certinho? Agradecemos seu contato. Para agilizar seu atendimento, deixe sua dúvida. Em breve, retornaremos com a resposta.
- Olá, como vai? Agradecemos a sua mensagem, porém não estamos disponíveis no momento. Mas não se preocupe, vamos responder sua solicitação assim que voltarmos. Obrigada pela compreensão!
- Olá! Tudo bem? O nosso horário de atendimento é de [coloque o horário de funcionamento da sua empresa]. Assim que retornarmos, responderemos sua mensagem.
Exemplos de mensagens automáticas WhatsApp de boas-vindas
É essencial saudar clientes que entram em contato. Logo, aproveite esse momento para desejar boas-vindas e se colocar à disposição da pessoa.
A seguir, veja algumas respostas automáticas no WhatsApp de saudação:
- Olá! Que bom ter você aqui. Desejamos boas-vindas a [nome da empresa]. Como podemos ajudar?
- Oie, tudo bem? Esperamos que você tenha uma excelente experiência na [nome da empresa]. Fique à vontade para entrar em contato sempre que precisar.
- Olá! É um prazer imenso receber sua mensagem. Eu sou a/o [seu nome], como posso te ajudar?
A seguir, separamos mais algumas frases que podem ser usadas como resposta rápida. Confira:
Mensagem rápida de parabéns para o cliente
Parabenizar quem compra com você é um ato gentil e também serve como uma forma de aproximar a sua marca da clientela. Para aumentar as chances de fidelização, que tal oferecer algum brinde ou desconto?
Abaixo, selecionamos algumas ideias para você se inspirar quando for enviar uma mensagem no WhatsApp Business felicitando sua freguesia.
- Olá, maravilhosa! Hoje você comemora mais um ano de vida e eu quero participar desse dia especial. Por isso, preparei uma surpresa: R$ 70 de desconto para você usar durante o mês do seu aniversário! Corre lá no site, que seu presente já está esperando.
- Oie! Seu niver chegou e para celebrar essa data tão maravilhosa tenho um presente da [nome da empresa] para você. Use o cupom [nome do cupom] e resgate seu mimo.
- Rá-tim-bum. Seu presente da [nome da empresa] chegou! Para recebê-lo, entre no nosso site e aplique o cupom [nome do cupom].
Mensagem para informar descontos, ofertas ou com sugestões
Encaminhar mensagens rápidas no WhatsApp oferecendo descontos ou divulgando ofertas costumam fazer sucesso.
Uma dica é aproveitar o app para divulgar lançamentos e recomendar produtos para a sua clientela. Veja alguns exemplos:
- Olá! Tenho um desconto especial para você. Se quiser aproveitar, basta usar o cupom [nome do cupom]. Mas corra, porque só é válido por 24 horas!
- Para tudo! Vamos fazer uma super live para liquidar a coleção verão da [nome da empresa]. A loja toda com preço máximo de R$ 399. Você ainda concorre a prêmios e looks exclusivos. Não vai perder, né?! Vem que tá babado!
- Passando para falar que eu amei seu último pedido! Você sempre arrasa nas escolhas. Tenho novidades aqui na loja que podem te agradar. Quer dar uma olhadinha?
Mensagem solicitando feedback
As avaliações são importantíssimas no e-commerce. Afinal, muitas pessoas baseiam suas decisões de compra a partir de feedbacks deixados em sites e marketplaces.
Além disso, ao solicitar um retorno de quem comprou na sua loja, você é capaz de olhar mais criticamente para seu negócio e perceber pontos positivos, negativos e melhorias que devem ser tomadas.
Por enquanto, não é possível usar o recurso de mensagem automática no WhatsApp Business para pedir feedbacks. Porém preparamos algumas sugestões de respostas rápidas que podem ser configuradas no seu dispositivo e adaptadas para a sua realidade.
- Olá, aqui é [seu nome] da [nome da sua loja]. Queremos saber sua opinião sincera. Você tem 1 minutinho para contar pra gente como foi comprar na [nome da empresa]?
- Oi, quem fala é [seu nome]. Você topa contar pra gente como foi a sua experiência de compra na [nome da empresa]? A sua opinião é muito importante para nós.
- Olá! Eu vi que você precisou devolver seu pedido. Deu tudo certo? Como foi nosso atendimento? Precisamos melhorar alguma coisa no nosso pós-venda?
Dica: para usar uma mensagem rápida, basta abrir a conversa desejada, digitar / e o nome do atalho. Você também pode personalizar o conteúdo e incluir o nome da pessoa, porém isso deve ser feito individualmente.
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Disponibilizar frete mais barato ou gratuito é uma estratégia que sempre funciona no e-commerce e é uma ótima alternativa para impulsionar as vendas.
Por isso, separamos algumas dicas para você baratear os custos dos envios com a ajuda do Melhor Envio e, assim, vender mais:
- Use os centros de coleta de encomendas: o Melhor Envio disponibiliza gratuitamente para seus clientes um centralizar de envios, chamado Ponto Parceiro. Dessa forma, é possível deixar pacotes de várias transportadoras na mesma agência. Com isso, você acaba economizando no despacho dos pedidos e tem a possibilidade de ofertar entregas com preços reduzidos, como falaremos no próximo tópico.
- Obtenha descontos em fretes que possuem a tag “Exclusivo Ponto Parceiro”: além dos descontos regulares oferecidos pela plataforma, ao contratar etiquetas de frete que possuem essa tag, você garante uma redução extra que já vem aplicada na cotação. A única coisa que você deve se atender é que essas modalidades de frete só podem ser postadas em alguma unidade do Ponto Parceiro.
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