Você sabia que é possível suspender uma entrega dos Correios antes dela chegar ao destinatário? Pois é, não só é possível como é uma solução eficaz e segura de resolver problemas no envio de produtos vendidos pela internet.A seguir vamos te contar o que significa suspender a entrega dos Correios, o que acontece após a solicitação e ainda como cancelar uma entrega nos Correios e transportadoras particulares utilizando o Melhor Envio.
Assista ao nosso vídeo abaixo sobre como cancelar uma entrega e, em seguida, continue a leitura para mais detalhes e dicas práticas!
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é suspender a entrega dos Correios?
- Como suspender a entrega dos Correios?
- O que acontece se eu suspender a entrega dos Correios?
- E se o botão de suspender entrega não estiver ativo?
- Como suspender a entrega de qualquer transportadora usando o Melhor Envio
Navegação rápida
O que é suspender a entrega dos Correios?
A suspensão de entrega dos Correios permite que o remetente cancele o envio de um pedido durante o trajeto, fazendo com que o pacote retorne para o endereço de origem.
Esse é um serviço de cobertura nacional disponível para todos que utilizam a transportadora, o que é uma mão na roda para quem vende pela internet, sendo simples cancelar uma entrega caso haja a suspeita de fraude, erro na postagem do pedido, ou até para antecipar uma solicitação de troca ou devolução.
Como suspender a entrega dos Correios?
Interromper a entrega de um pedido postado nos Correios é super simples, mas para que seja atendido é importante que a entrega não esteja em seu processo final.
Sendo assim, quanto antes for feito o pedido de suspensão, maiores as chances de conseguir cancelar a entrega.
Para realizar o pedido de suspensão de entrega dos Correios é só seguir esse passo a passo:
1 – Acesse a página de rastreio do Correios.
2 – Digite o código de rastreio do objeto e o texto de segurança nos campos indicados. Em seguida é só clicar no ícone no formato de lupa.
3 – Após fazer a consulta clique na opção suspender entrega.
4 – Em seguida, caso o remetente não esteja logado, será necessário entrar na conta dos Correios.
5 – Clique no ícone dos termos de uso e confirme a solicitação de suspensão de entrega.
6 – Clique em OK.
7 – Prontinho, solicitação realizada com sucesso.
Em seguida, o status de entrega será atualizado para “solicitação de suspensão de entrega recebida”.
Algum tempo depois, após o recebimento do pedido de interrupção na unidade de distribuição responsável, a encomenda retornará ao remetente e o status será atualizado para “objeto será devolvido por solicitação do contratante ou remetente”.
E atenção, por motivos de segurança, caso essa solicitação seja feita por alguém que não seja o responsável pelo envio (CPF ou CNPJ informado no momento do despacho) a suspensão não será realizada e a mensagem “cliente não possui permissão para bloquear objeto” aparecerá na tela.
O que acontece se eu suspender a entrega dos Correios?
Após o pedido de suspensão da entrega, a remessa constará como “bloqueada” no sistema interno dos Correios.
A partir daí a agência responsável vai cancelar o processo de entrega e encaminhar o pacote de volta ao remetente.
Mas é importante ficar atento a essas informações importantes:
- Não é possível reverter o processo após pedir a suspensão da entrega.
- O valor do frete suspenso não será ressarcido pelos Correios.
E se o botão de suspender entrega não estiver ativo?
Como dissemos anteriormente, o serviço de cancelamento de entrega fornecido pelos Correios precisa ser realizado dentro de um prazo operacional viável para a transportadora.
Ou seja, se você tentou realizar o cancelamento e o botão “suspender entrega” não estava ativo ou aparecendo, isso significa que o pacote já saiu para entrega ou está com algum bloqueio registrado por órgão fiscalizador.
Caso esse seja o seu caso, fique atento às próximas atualizações do rastreio.
Interromper a entrega de um pedido antes que ele chegue ao cliente é mais fácil, prático e vantajoso para os clientes que contratam seus fretes no Melhor Envio.
Como suspender a entrega de qualquer transportadora usando o Melhor Envio
Caso você ainda não conheça, o Melhor Envio é uma plataforma de cotação e gestão de frete onde é possível fazer uma pesquisa de preço nas principais transportadoras do país e ainda conseguir atendimento e condições de frete exclusivas.
A seguir veja como é fácil suspender uma entrega nos Correios e outras transportadoras com a ajuda do Melhor Envio.
Suspender entrega Correios no Melhor Envio
1 – Acesse a página Meus Envios.
2 – Clique na aba Envios Postados.
3 – Selecione o envio que deseja suspender e clique na opção suspender entrega.
Prontinho, para saber se o processo deu certo é só consultar o Melhor Rastreio ou rastreamento dos Correios para conferir se a mensagem “solicitação de suspensão de entrega recebida” já apareceu no status de entrega.
Como no processo realizado direto no site dos Correios, não é possível solicitar reembolso do valor do frete suspenso na transportadora.
Suspender entrega de transportadoras particulares no Melhor Envio.
Suspender uma entrega de uma transportadora particular dentro do Melhor Envio também é muito simples.
Lembrando que, assim como no caso dos Correios, para que o cancelamento seja efetuado, é importante que o pacote não esteja em processo final de entrega.
Veja como realizar a suspensão de um frete realizado por uma transportadora particular no Melhor Envio:
1 – Acesso o Melhor Envio e clique no ícone de ajuda, localizado na lateral esquerda e também no topo da tela.
2 – Selecione a opção “envios”.
3 – Clique no botão “envio postado”.
4 – Em seguida, selecione “envio não entregue”.
5 – Escolha a opção “suspender entrega”.
6 – Selecione a alternativa “suspender entrega com transportadoras privadas”.
7 – Informe o e-mail de cadastro e o código de envio. Logo após, clique no botão “enviar”.
Feito! Sua solicitação de suspensão de entrega foi realizada. Depois é só aguardar que o pacote volte ao seu endereço ou que fique disponível para retirada em uma unidade da transportadora mais próxima.
E agora vamos à maior vantagem para usuários da plataforma nessas situações, fretes contratados em transportadoras particulares dentro do Melhor Envio são isentos da taxa de devolução.
Legal, né?! Não perca tempo e faça o seu cadastro no Melhor Envio para aproveitar essas e outras vantagens. Tudo isso sem mensalidade ou valor mínimo de envios. A sua loja paga somente o valor dos fretes contratados dentro do site. É só clicar no botão abaixo!
Conheça outros conteúdos que podem ser de seu interesse
- Quanto custa enviar encomenda pelos Correios?
- Correios: preços e prazos de frete
- O que significa área com distribuição sujeita a prazo diferenciado
- Como permitir que outra pessoa retire a encomenda nos correios
- O que significa “objeto em trânsito – por favor aguarde”?
- Como embalar encomendas dos Correios
- O que significa objeto devolvido aos Correios