Abrir uma papelaria online pode ser uma opção interessante para quem deseja começar um negócio pela internet.
O setor apresenta demanda o ano inteiro, mas é especialmente no primeiro trimestre do ano que o empreendedor encontrará um mercado aquecido e propício para a consolidação de sua papelaria virtual.
Neste conteúdo você vai descobrir como abrir uma papelaria online, como escolher o nome da sua loja, como encontrar bons fornecedores e não para por aí não!
Navegação rápida
Como montar uma papelaria online? 6 dicas essenciais!
Montar uma papelaria online, assim como abrir qualquer outro negócio, requer planejamento. Por isso, investir tempo na criação de um plano de negócios pode poupar o empreendedor de muitos aborrecimentos.
Dito isso, aqui vão algumas dicas essenciais para te ajudar a entender como montar uma papelaria ou armarinho online.
1 – Escolha a plataforma da sua papelaria virtual
O primeiro passo para montar uma papelaria online é escolher a plataforma que colocará o negócio no ar.
Muitos lojistas começam com um pequeno negócio no Instagram. Há aqueles que preferem abrir a loja em uma plataforma para e-commerce profissional e também os que criam sua papelaria virtual em um marketplace.
A maior diferença entre essas três opções é que o Instagram é gratuito, porém mais limitado, já a plataforma para e-commerce e os marketplaces são mais completos, mas pagos.
Dependendo do canal escolhido, o lojista pode pagar mensalidade + comissão por venda realizada ou apenas a comissão.
📍 Você pode entender detalhadamente as diferenças entre esses canais de venda pela internet lendo este artigo exclusivo sobre o tema.
2 – Ofereça frete mais barato na sua papelaria online
O preço do frete é responsável por 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro, segundo a Econsultancy. Por isso, oferecer opções de frete mais baratas pode ser determinante para que o cliente conclua a compra no seu negócio.
Nem sempre o Correios será a opção mais barata para uma entrega, por isso, é importante ter acesso ao maior número de transportadoras para as suas entregas. É nesse momento que o Melhor Envio, plataforma gratuita de cotação e gestão de frete, entra em campo para ajudar empreendedores de todos os tamanhos.
No Melhor Envio é possível ter acesso a fretes mais baratos nos Correios sem um contrato específico e ainda ter acesso a condições de frete exclusivas com as principais transportadoras particulares do país. Basta fazer a pesquisa de preço por um frete e descobrir o melhor preço para a entrega desse pedido.
Faça um teste e confira!
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
Agora a melhor parte, a calculadora do Melhor Envio pode ser usada diretamente no site da plataforma ou integrada diretamente ao carrinho da sua loja virtual. Faça o cadastro no Melhor Envio e aproveite essa facilidade gratuita.
3 – Tenha uma loja responsiva
Ter uma loja virtual responsiva significa ter uma papelaria virtual onde é fácil comprar. O cliente vai clicar no produto, ler as especificações e clicar para, em poucos passos, finalizar sua compra.
Quanto mais fácil for para o cliente finalizar o pedido na papelaria online, seja pelo celular ou pelo computador, mais chances você tem dele não desistir da compra e voltar a fazer negócio.
4 – Coisas de papelaria: o que vender e como montar o estoque?
Existem dezenas de milhares de tipos de produtos para papelaria online. Um passo muito importante na criação de um negócio do tipo é decidir quais produtos serão vendidos.
Obviamente, o lojista precisa ter o pé no chão e saber que não conseguirá oferecer milhares de opções de uma vez.
O mais natural nesse tipo de loja virtual é começar com um estoque de produtos mais básicos (algumas opções de cadernos, lápis, canetas, e outros materiais escolares) e ir aumentando a variedade aos poucos.
Há os lojistas que preferem começar investindo em produtos personalizados (marcas que poucas papelarias vendem, agendas personalizadas, capas diferenciadas, etc). Não deixa de ser uma boa estratégia, mas pode demorar um pouco mais para atrair público, já que esses produtos tendem a ser mais caros e menos procurados.
Analise com calma qual será o estoque inicial do seu negócio. À medida que a loja for crescendo, os consumidores vão pedindo mais opções e fica mais fácil decidir quais serão os novos produtos oferecidos.
Também é importante ficar atento à curva ABC de produtos da sua loja de materiais de papelaria e reforçar o estoque dos itens de maior demanda.
5 – Capriche nas fotos e na descrição dos produtos!
As fotos dos seus produtos precisam ser bonitas e profissionais. Elas podem determinar se o cliente se sentirá ou não atraído pelo item.
Portanto, sempre poste mais de uma foto e fotografe os detalhes dos produtos. No caso de um caderno, por exemplo: além da capa, tire fotos da parte de dentro e da contracapa.
Outra questão importante é fazer a descrição detalhada dos produtos. Número de folhas, gramatura, tipo de capa, cor da folha, tamanho, largura, etc. Quanto mais detalhes você fornecer, mais confiante o cliente se sentirá de que está fazendo a escolha certa.
6 – Aprenda a encontrar os melhores fornecedores de papelaria
O preço é um fator importante para atração do público. E uma das maneiras de conseguir oferecer bons preços na sua papelaria virtual é comprar mais barato junto aos fornecedores.
Se a sua papelaria online começar muito pequena, talvez ainda não seja viável negociar com as marcas. Nesses casos, procure grandes lojas de materiais de papelaria que vendem produtos em média quantidade (uma caixa fechada de lápis, um bloco de cadernos, etc). Os preços costumam ser mais baratos.
Campanha de volta às aulas 2024 do Melhor Envio oferece descontos para novos lojistas do segmento
O Melhor Envio acaba de lançar sua campanha de volta às aulas que oferece descontos de 10% em 10 envios para novas papelarias cadastradas no sistema ou lojistas que já são cadastrados e não usam o serviço há algum tempo.
Para aproveitar esse desconto extra, além dos já oferecidos pelo Melhor Envio, é só clicar no botão abaixo para ser redirecionado para o site da campanha e garantir o seu cupom de desconto. Corre que essa condição especial é por tempo limitado!
Como escolher nome para papelaria online
Escolher um nome de papelaria pode ser uma tarefa simples, mas além de nomear o seu negócio, a marca criada precisa se comunicar com o seu público-alvo.
Para isso, é importante que o nome da loja seja prático, cativante e chamativo para o cliente.
Digamos que o foco da sua papelaria seja a venda de itens de material escolar, nesse caso é interessante a escolha de termos lúdicos e divertidos. Por outro lado, caso a especialidade da sua papelaria seja produtos de artesanato, opte por expressões que remetem a criatividade e inovação.
Após a escolha, confira se algum concorrente possui nome igual ou parecido no site do INPI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
Em seguida confira se o domínio criado a partir do nome da loja está disponível para o site do seu e-commerce.
Estando tudo certo, o nome para a sua loja estará definido. Agora é hora de realizar a regularização, com a abertura do CNPJ de acordo com o tamanho da sua papelaria.
Caso você esteja abrindo uma papelaria em casa ou faça praticamente tudo sozinho, recomendamos a leitura do artigo abaixo, onde explicamos como abrir um MEI para o seu negócio:
Como atrair clientes para uma papelaria online?
Alguns fatores precisam ser considerados na hora de se planejar uma papelaria online. Embora seja um setor aquecido, também é bastante concorrido. Por isso, o lojista precisa entender o que os clientes esperam de sua loja antes mesmo de abrir o negócio.
Preços atrativos
Não há dúvidas que os consumidores estão atrás de uma papelaria online barata. Especialmente na volta às aulas, quando os pais geralmente precisam comprar longas listas de materiais escolares – e, muitas vezes, para mais de um filho – o preço ainda é um fator determinante para a escolha da papelaria online.
Dica extra: uma excelente forma de ajudar na economia dos pais na hora de montar o material escolar no começo do ano letivo é oferecer, além dos itens essenciais da lista, livros didáticos usados em bom estado.
A gente preparou um artigo especial onde falamos exclusivamente sobre venda de livros usados, confira mais em:
Variedade de marcas e produtos
Outro fator que pesa na escolha pela loja de papelaria online é a variedade dos produtos. Quanto mais opções você oferece ao cliente – desde as mais baratas até as mais exclusivas – as chances de atrair diversos tipos de consumidores são maiores.
Mas atenção, essa é uma estratégia indicada apenas para papelarias com giro de estoque já consolidado.
Frete expresso
Nem sempre o cliente está atrás do frete mais barato. Muitas vezes, ele quer uma opção de frete que entregue suas encomendas o mais rápido possível – o que chamamos de frete expresso. Oferecer essa opção ao consumidor também pode ajudar a finalizar as vendas. Essa é outra situação de frete onde a Calculadora de Frete do Melhor Envio ajuda os lojistas, oferecendo as opções com entrega mais rápida para cada pedido.