Já parou para pensar na importância das embalagens para loja de roupas no e-commerce? Além de proteger o produto e ajudar a garantir que ele vai chegar intacto ao destinatário, uma embalagem bem escolhida ainda pode reforçar a comunicação da sua marca e te ajudar a economizar no custo do envio!
É isso mesmo! A escolha do tipo de embalagem para loja virtual pode ter impacto direto no preço do frete. Muitos lojistas não sabem disso e acabam usando embalagens erradas, aumentando tanto o custo do envio quanto os riscos durante o transporte.
Mas quais embalagens para loja de roupas no e-commerce escolher? O que levar em consideração? Falaremos sobre isso a partir de agora. Vamos lá?
Embalagens para loja de roupas: tipo mais comuns
Existem muitos tipos de embalagens para loja de roupas no e-commerce, mas três deles são os mais usados no e-commerce e amplamente recomendados pelas transportadoras. Consegue adivinhar quais são?
Embalagem para entrega de roupas: caixa de papelão
Além de baratas, as caixas de papelão nas embalagens para loja de roupas são muito populares por serem quadradas ou retangulares – isso barateia o custo do frete pois esses são os formatos padrão aceitos pelas transportadoras. Além disso, as caixas de papelão estão disponíveis em uma enorme quantidade de tamanhos, permitindo que o lojista escolha aquela que comporte adequadamente o objeto.
Em lojas especializadas, é possível encontrar mais de 100 tamanhos de caixas de papelão! Essa variedade faz com que boa parte dos produtos vendidos no e-commerce possam ser enviados nesses tipos de embalagens para roupas no e-commerce.
👉 Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre caixas de papelão. Acesse e tire suas dúvidas!
Embalagens para e-commerce: envelope plástico de segurança
Essa é outra opção bastante usada dentre as embalagens para loja de roupas, especialmente para o envio de encomendas pequenas e maleáveis. O envelope plástico de segurança possui formato quadrado ou retangular – o que o livra de taxas extras de transporte.
Porém, mais simples e menos seguro do que a caixa de papelão, esse tipo de embalagem para loja virtual só deve ser usado para o envio de objetos que o lojista tenha certeza que não serão facilmente danificados durante o manuseio – como livros ou peças de roupas, por exemplo.
Embalagens baratas para roupas: envelope com plástico bolha
Uma variação mais segura do envelope plástico de segurança, esse tipo de embalagem é reforçada internamente com uma camada de plástico bolha, o que ajuda a acomodar melhor o objeto transportado e a diminuir o atrito do manuseio durante o transporte.
Além de roupas, o envelope com plástico bolha pode ser usado para o envio de pequenos objetos, acessórios, bijuterias, e por aí vai. Apesar de reforçado internamente, esse não é um tipo de embalagem recomendado para o envio de objetos frágeis. Nesses casos, sempre prefira a caixa de papelão.
🚨 Importante: ao escolher as embalagens para loja de roupas, evite usar pacotes cônicos ou em dimensões não convencionais, pois a maioria das transportadoras não aceitam envios assim. E mesmo aquelas que aceitam cobram uma taxa extra nesses objetos, já que os pacotes precisam de um cuidado manual durante a expedição.
As caixas de madeira são opções menos populares de embalagens para loja de roupas e quase nunca são usadas para enviar peças do tipo. Se, por acaso, precisar fazer algum envio em uma dessas, sempre cheque com a transportadora escolhida qual a política dela em relação ao uso de caixas de madeira.
Embalagens para roupas no e-commerce: qual escolher?
Uma das maiores vantagens de quem vende roupas online é que está comercializando um produto fácil de manusear e transportar. Por se tratar de itens maleáveis e dobráveis, as peças de vestuário geralmente podem ser transportadas tanto em caixas quanto em envelopes de segurança.
Quais embalagens para roupas no e-commerce escolher? Depende do público-alvo da sua marca.
Se você vende roupas populares, o cliente não vai se importar em receber sua encomenda em um envelope de segurança, por exemplo. Ainda mais se a escolha por embalagens baratas para roupas resultar em um custo de frete mais baixo.
Por outro lado, se você vende peças mais caras ou investe no marketing da sua loja para vender um conceito atrelado à peça, o cliente provavelmente espera receber seu pedido em uma embalagem um pouco mais elaborada.
Esse tato é muito importante para não quebrar as expectativas do cliente. A maneira como você embala seus produtos deve ser condizente com todo o marketing que sua marca faz e a experiência que quer oferecer.
Quer mais um exemplo?
Imagine uma loja de roupas que se diz sustentável e investe na comunicação atrelada a isso, mas envia suas peças em envelopes de plástico. Ela pode estar promovendo uma quebra de expectativas no público, não acha?
Se a marca quer ser conhecida pela sustentabilidade, a escolha das embalagens para roupas no e-commerce também deve refletir isso. Nesse exemplo, a escolha por uma caixa de papelão seria mais consciente e condizente com o discurso.
Portanto, antes de escolher as embalagens para loja de roupas, analise qual é o seu público-alvo, como sua loja virtual se comunica e quais as expectativas dos clientes em relação ao recebimento dos produtos.
📌 Dica: seja lá qual embalagem para roupas você escolher, não esqueça de acomodar bem a peça. Papéis e plástico bolha são as opções mais usadas. Para aqueles que prezam pela sustentabilidade, há o Bio Pack, uma espécie de espuma ecológica.
Quer mais dicas sobre como embalar sua encomenda corretamente? Dá play no vídeo abaixo e confira!
Embalagem personalizada para roupas: aposte nesse diferencial
A experiência de compra do cliente é potencializada quando ele recebe sua encomenda em uma embalagem personalizada para roupas. Além de perceber o capricho do lojista para com o envio, o consumidor pode se sentir motivado a postar em suas redes sociais o unboxing do produto (momento de desembalar) para seus seguidores.
Usar uma embalagem personalizada para roupas é um gasto extra que pode trazer resultados positivos para sua loja virtual, especialmente para a propagação da marca e para a relação com o cliente.
No entanto, sabemos que muitos lojistas pequenos não dispõem de capital para fazer grandes investimentos nesse sentido. O que fazer? Ações criativas e baratas podem resolver seu problema. Confira as dicas!
Carimbos
Essa é uma maneira barata de personalizar as embalagens para loja de roupas no e-commerce. Você pode mandar fazer um carimbo com a logo da sua loja, o nome dela e até com elementos que remetem à sua comunicação visual. Basta ser criativo.
Fita personalizada
Outra alternativa barata para criar uma embalagem personalizada é substituir a fita adesiva tradicional por uma fita personalizada com o nome, as cores e os elementos visuais da sua loja. Também é um recurso barato e que deixa a embalagem mais bonita.
Etiqueta (tag) personalizada
Mais uma dica para personalizar embalagens para loja de roupas é investir em tags (etiquetas estilizadas) com o nome, logo e dados de contato da marca. Além de dar um toque especial à embalagem, essa alternativa ainda facilita as coisas para o cliente, que pode entrar em contato com sua loja caso precise de algo.
Como embalar roupas para enviar pelos Correios e demais transportadoras?
Muitos lojistas têm dúvidas sobre como embalar roupas para enviar pelos Correios e demais transportadoras. Conforme dissemos acima, as transportadoras para e-commerce cobram taxas extras por pacotes que não sejam postados em embalagens convencionais. Algumas delas nem aceitam outros tipos de embalagens.
Portanto, a primeira dica sobre como embalar roupas para enviar pelos Correios e demais transportadoras é acomodar os pedidos em pacotes quadrados ou retangulares.
Outra questão que o lojista que lida com embalagens para e-commerce precisa ficar atento é ao tamanho do pacote. Cada transportadora estipula limites nas dimensões e cobram taxas extras caso a encomenda ultrapasse esses limites.
Tamanhos aceitos pelo Melhor Envio
Os tamanhos dos pacotes aceitos pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio estão na tabela abaixo:
Transportadora | Modalidade (s) de frete | Tamanhos permitidos das embalagens | Peso máximo |
Correios | PAC e Sedex | Até 100 cm de cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm | 30Kg |
Correios | Mini Envios | Medidas mínimas: 1 cm de altura x 10 cm de largura x 15 cm de comprimento Medidas máximas: 4 cm de altura x 16 cm de largura x 24 cm de comprimento | 300g |
Jadlog | Package ou .Com | Até 80 cm para cada lado (altura, largura e comprimento) | 120kg |
LATAM Cargo | éFácil | Até 105 cm de altura, 110 cm de largura e 160 cm de comprimento | 200kg |
Azul Cargo Express | Amanhã e E-commerce | Medidas mínimas: 15 cm de altura x 15 cm de largura x 15 cm de comprimento Medidas máximas: 50 cm de altura x 50 cm de largura x 50 cm de comprimento | Amanhã: de 100g a 60Kg E-commerce: até 5Kg |
Buslog | Rodoviário | Medidas máximas: 82 cm de altura x 85 cm de largura x 129 cm de comprimento | 50Kg |
J&T Express | Standard | Medida máxima: 100 cm (altura x largura x comprimento). A soma dos 3 lados não pode ultrapassar 200 cm | 30 kg |
Loggi | Loggi Express | Medida máxima: 100 cm em cada lado (Altura x Largura x Comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm. | 30 kg |
Outra dica para os lojistas que lidam com embalagens para loja de roupas é se atentar ao peso cúbico do pacote, ou seja, qual o volume que ele ocupa. As transportadoras costumam cobrar pelo peso real da encomenda. Mas em casos de embalagens muito grandes, a cobrança pode ser feita pelo peso cúbico, o que encarece o envio.
💡 Uma maneira de tentar amenizar o problema e baratear o envio é dividir o mesmo pedido em mais de uma embalagem e enviar todas em um mesmo frete. A Calculadora de Fretes do Melhor Envio oferece essa opção! Basta ler nosso artigo sobre Como enviar diferentes volumes em um mesmo frete para entender o passo a passo.
Como fazer a entrega de roupas da sua loja virtual?
Reparou que, além de oferecer opções de frete mais barato, o Melhor Envio também facilita a vida do lojista que lida com embalagens para loja de roupas, não é mesmo? A Calculadora de Fretes é capaz de fazer muito mais do que apenas apresentar opções de envio.
Ela permite calcular vários envios de uma vez, fazer cálculo de logística reversa, calcular envios em maiores quantidades, calcular frete para mais de um volume no mesmo pedido e por aí vai. É uma ferramenta completa para ajudar empreendedores de todos os tamanhos!
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