Todo gestor de e-commerce que deseja ter sucesso deve saber como calcular frete. Primeiramente, porque esse é um custo do qual ninguém que vende pela web escapa. Além disso, o valor do frete é proporcional às dimensões do produto vendido. E se as vendas online são recorrentes, como acontece com clubes de assinatura, os cálculos devem ser ainda mais precisos e, de preferência, automatizados.
Afinal, nesse modelo de negócios, a lucratividade é quase no “atacado”, portanto, as vendas ocorrem normalmente em grandes volumes.
Vamos apresentar a seguir os detalhes envolvidos no cálculo do frete e as vantagens dos clubes de assinatura no e-commerce. Confira!
O que é um clube de assinatura?
Um clube de assinatura é um modelo de negócio em que produtos ou serviços são vendidos regularmente, mediante o pagamento de uma taxa.
Essa taxa até pode ser cobrada em períodos anuais, semestrais ou trimestrais, contudo, a forma mais comum é a mensalidade.
Um exemplo disso é o que fazem serviços de streaming, como o Spotify, no qual o assinante paga um valor mensal para ter acesso ilimitado a músicas e a avanços entre as faixas, e sem intervalos comerciais.
Mas o modelo também é visto na venda de produtos físicos, além do mundo digital. No Brasil, bons exemplos desse tipo de negócio são empresas como o GlutenFree Box, no qual os assinantes podem encomendar alimentos sem glúten, muitos deles difíceis de encontrar em supermercados, e a Tag, que faz uma curadoria de livros e envia todos os meses as obras selecionadas aos assinantes.
Vantagens de criar um clube de assinatura
Provavelmente você já viu incontáveis promoções do tipo “leve 3, pague 2”, certo?
Pois a ideia por trás do clube de assinatura tem muito a ver com o que se faz nessa modalidade de oferta.
Ou seja, ao aumentar o consumo de certo produto ou serviço, é possível oferecer preços mais baixos para o consumidor.
Aqui, o objetivo é gerar uma demanda recorrente, o que permite reduzir os custos em razão da maior previsibilidade.
Embora pareça, em um primeiro momento, que diminuir preços não é algo positivo, no caso do clube de assinatura essa é uma medida que funciona muito bem.
Afinal, empresas que exploram esse modelo percebem diversas vantagens, algumas das quais descrevemos logo abaixo.
Receita previsível
Um dos principais desafios para todo negócio é manter um fluxo de caixa consistente o bastante para assegurar o seu próprio custeio e, ainda, uma margem de lucro.
Esse é o objetivo das empresas que buscam a chamada receita previsível.
Não por acaso, esse é também o título de um dos best-sellers do segmento de empreendedorismo, no qual Aaron Ross explica como tornou a Salesforce uma máquina de vender.
Afinal, que dono de e-commerce não sonha em ver sua loja crescer e prosperar sem sustos, não é mesmo?
Pois é isso que acontece quando se trabalha com assinaturas, desde que a empresa esteja bem estruturada, tenha um bom plano de negócios e invista em marketing.
Menos riscos em momentos de crise
Embora certos tipos de produtos ou serviços vendidos por assinatura possam ser considerados supérfluos, em alguns casos a lógica pode mudar.
Isso porque os clubes de assinatura trabalham normalmente com preços muito mais competitivos, com descontos realmente atraentes para o consumidor.
Vendendo a custos mais baixos, diminuem as chances de cancelamentos (churn), mesmo em períodos de estagnação da economia.
Aliás, para certos segmentos, como os de educação, manter uma assinatura não é um gasto, mas um investimento, especialmente em momentos de alta nas taxas de desemprego.
Custos menores com mão de obra
Uma característica que torna o sistema de assinaturas particularmente interessante é que, via de regra, ele funciona por meio de plataformas digitais.
Dessa forma, a empresa não precisa investir pesadamente em contratação de mão de obra, inclusive para gestão de estoque, que pode ser até terceirizado.
É isso que faz dos clubes de assinatura tão escaláveis, se comparados com empreendimentos tradicionais.
Por ter custos mínimos de operação, é possível investir muito mais em melhorias e em atender às demandas dos clientes.
Isso sem contar os gastos logísticos, principalmente no last mile. Com o apoio da tecnologia, esses gastos acabam por ser reduzidos.
Facilidade em controlar estoque
Dimensionar um estoque é, desde sempre, um desafio quando não se tem uma previsão do quanto se vai vender.
Em um clube de assinatura, essas incertezas são bastante reduzidas, afinal, a empresa passa a trabalhar com uma demanda constante.
Isso abre, inclusive, a oportunidade para negociar preços melhores com fornecedores, já que eles também passam a ter a mesma constância em suas vendas.
Lembre-se de que o estoque é uma das principais fontes de custos em um negócio.
Quando se trabalha com receitas previsíveis, esses valores caem drasticamente, porque fica muito mais fácil estimar a capacidade de armazenamento necessária.
O mesmo acontece com o giro de mercadorias, que torna-se mais fluido e previsível.
Maiores margens de lucro
Como destacamos no terceiro tópico, pode parecer que não, mas ao vender mais barato, o sistema de assinaturas ajuda a aumentar as margens de lucro.
Isso porque, com a previsibilidade maior das vendas, é possível antecipar com mais precisão os custos variáveis, isto é, aqueles que oscilam à medida que a empresa vende mais ou menos.
Desse modo, o negócio habilita-se a precificar baseando-se mais nos valores de mercado, ou seja, conforme a concorrência, do que para cobrir seus custos de produção.
Isso ajuda a gerar uma demanda constante e, assim, fica mais fácil determinar uma margem de lucro atrativa e que não encareça demais o preço ao consumidor.
Menores gastos para reter clientes
Empresas tradicionais precisam investir pesado para fidelizar e reter clientes, mesmo os que já conhecem suas soluções.
No clube de assinatura, esses gastos são muito menores, porque a compra em geral é feita por contrato e o próprio modelo de negócio já inclui essa fidelidade. Afinal, os clientes assinam o serviço para receber aquele produto periodicamente, certo?.
Obtenção de mais feedbacks
Outra vantagem nada irrelevante é que, no clube de assinatura, os feedbacks dos clientes são imediatos.
Isso significa que você poderá aprimorar seus serviços com muito mais agilidade do que se tivesse que fazer pesquisas de satisfação que, como tais, ficam defasadas rapidamente, além de gerar custos.
Desafios e tendências do mercado de assinaturas
A pesquisa Mercado de Assinaturas 2021, da Vindi, traz importantes revelações sobre esse setor em franca expansão.
Destacamos os seguintes:
- 74% dos consumidores assinam exclusivamente serviços digitais, como aplicativos, streaming de música e filmes, jogos e sites
- 69% das pessoas entrevistadas gastam mais de R$ 100,00 com assinaturas e mensalidades
- Metade dos brasileiros (50,6%) assina ou paga recorrentemente entre 6 e 10 serviços.
Nessa tendência de alta demanda, alguns desafios também foram detectados.
Um deles é a automação da cobrança para acompanhar o ritmo de crescimento acelerado.
Outro ponto é garantir uma boa experiência para o cliente ao cobrá-lo, diversificando as opções de pagamento e procurando sempre personalizar o contato.
Um terceiro desafio que merece destaque é a segurança, que pode ser reforçada por meio de certificados de blindagem, como o PCI Compliance.
Como fazer a logística de entregas de um clube?
Um dos pontos mais sensíveis nas operações de um clube de assinatura diz respeito à logística de entregas.
Nesse aspecto, é fundamental pesquisar bem no mercado por transportadoras que ofereçam o melhor custo-benefício.
Para isso, é necessário calcular o preço do frete, no qual o peso e as medidas dos produtos são decisivos, além do CEP de destino (quanto mais distante do centro de distribuição, mais caro ele tende a ser).
Também é importante ficar de olho nas demandas das entregas, já que esse processo costuma se concentrar em um mesmo período.
Nesse sentido, além de organizar bem as rotinas de empacotamento, por exemplo, é uma boa ideia apostar na automatização da geração e impressão das etiquetas de frete. Isso não só vai agilizar o trabalho, mas também vai reduzir as chances de preenchimentos equivocados das informações e evitar prejuízos nos erros de cálculos.
Essas ferramentas para agilizar os cálculos e a geração e impressão das etiquetas de frete são algumas das vantagens do Melhor Envio! Afinal, toda a plataforma foi pensada para facilitar a vida dos lojistas nas mais diversas necessidades, incluindo os envios recorrentes.
Como calcular frete para clubes de assinatura?
Normalmente, as entregas no Brasil são feitas pelos Correios, que trabalham com uma forma própria de calcular o valor do frete.
Nela, entram na conta os seguintes elementos por pacote, sempre medidos em centímetros:
- Comprimento (C)
- Largura (L)
- Altura (A).
Com esses dados, basta aplicar a fórmula, cujo resultado informa o peso cúbico:
- Preço do frete = (C × L) × A ÷ 6.000.
O número 6.000 é referente à relação ideal entre volume e peso por pacote.
Outro dado importante é que os Correios não fazem entregas se o resultado da soma entre largura, comprimento e altura do pacote for superior a 200cm.
Nesse caso, será preciso contratar uma transportadora particular.
Vale saber que, nessas empresas de transporte, o cálculo de frete também se baseia em dados como CEPs de origem e destino, peso e dimensões da embalagem, além do tempo de entrega.
Apesar da maior popularidade dos Correios, o mais indicado é que os vendedores tenham acesso aos serviços de diferentes transportadoras. Dessa forma, fica bem mais fácil descobrir qual a melhor opção de acordo com o tamanho da embalagem ou o CEP de destino, por exemplo. Além disso, essa estratégia ajuda a evitar problemas com as entregas em situações atípicas.
Como criar uma política de fretes para clubes de assinatura?
Uma política de fretes é fundamental para orientar as pessoas em relação aos seus serviços de entrega e o que esperar deles.
Nesse sentido, ela deverá contemplar os seguintes pontos, que precisam estar expostos claramente em seu site:
- Custos do frete
- Detalhes sobre a entrega, como prazos e tarifas
- Prazos para processamento de pedidos
- Área de abrangência e se cobre frete internacional
- Se existe a opção de entrega sem contato físico (por lockers, por exemplo)
- Procedimento e prazos para trocas e devoluções.
Gestão de envios e pagamentos
Tudo que envolve cálculo exige bastante cuidado, ainda mais quando se trata de estimar o valor do frete.
Por isso, a automação é o melhor caminho para evitar falhas na hora de calcular o valor dos custos com transportadoras.
Um software de gestão de fretes, como o Melhor Envio, e pagamentos faz esse trabalho por você, desde a cotação até o cálculo dos custos finais com fretamento.
Além disso, permite integrar os pagamentos diretamente ao gerenciamento das contas a receber no financeiro, mantendo o controle dos recebíveis em tempo real.
A tecnologia atual também permite a gestão de vários meios de pagamento diferentes (boleto, cartão de crédito, cartão de débito, carteira digital, link de pagamento etc.) e a geração de relatórios que detalham todas as movimentações do negócio. Conheça a solução completa da Vindi para automatizar suas rotinas e cálculos mais complexos.