Os desafios de uma loja virtual em relação aos preços do frete e prazo de entrega podem mudar bastante ao longo do tempo. Um dos primeiros pontos é conseguir oferecer uma taxa de entrega atrativa, que ajude a conquistar os consumidores. Mas quando o negócio já conta com o seu público fiel e os pedidos não param de chegar, é preciso simplificar o processo de entrega das encomendas.
Pensando nisso, o Melhor Envio pode ser integrado a dezenas de plataformas de e-commerces, ERPs, HUBs e marketplaces, com recursos que vão desde levar a simulação do preço do frete e prazo de entrega para a loja virtual – ajudando a incentivar a compra do cliente – até a automação dos processos logísticos internos, como cotação e impressão da etiqueta de frete.
As funções disponíveis variam bastante de acordo com cada integração. Mas, dependendo das ferramentas utilizadas no seu negócio, o lojista também tem a opção de definir uma série de regras de frete personalizadas para o site da loja.
É possível, por exemplo, definir regras de acréscimo ou desconto nos valores dos fretes, incluir dias adicionais ao prazo de entrega, selecionar as transportadoras que podem ser escolhidas pelos clientes e até garantir as vantagens de frete grátis ou fixo aos consumidores.
Nesse vídeo disponível no Canal do Melhor Envio no YouTube, o Rafa mostra como esse recurso pode ajudar os lojistas. É só dar o play:
👉 Ao longo deste artigo, vamos dar mais detalhes sobre cada uma dessas condições. Assim fica mais fácil descobrir quais as configurações ideais para a sua loja virtual e o que você deve fazer para ter acesso a essas ferramentas. Vamos lá?!
O que são as Regras de Frete do Melhor Envio?
A configuração de Regras de Frete permite que o lojista defina parâmetros na gestão logística do e-commerce, que serão levados em consideração no cálculo de frete e nas informações passadas ao consumidor em relação ao prazo e valor da entrega.
📦 Regra de acréscimo/desconto do valor do frete
📦 Regra de acréscimo/desconto do percentual do valor do frete
📦 Regra de prazo de entrega
📦 Regra de exclusão de transportadora
📦 Frete fixo
📦 Frete grátis
Regra de frete de acréscimo ou desconto de valor
Ao aplicar esse parâmetro, a loja virtual vai adicionar um valor extra ao cobrado pela transportadora ou oferecer um desconto na entrega para o cliente.
Por exemplo, digamos que o e-commerce está com uma promoção onde o cliente ganha R$ 10 no frete nas compras realizadas até determinado dia. Após configurar a Regra de Acréscimo ou Desconto por Valor, o custo de frete informado ao cliente da loja virtual vai ser, automaticamente, R$ 10 mais barato do que o cobrado pela transportadora.
🔴 Mas lembre-se que, nesse caso, o valor da etiqueta de frete será cobrado normalmente. Sendo assim, essa diferença será arcada pela própria loja virtual, ok?
Pela mesma regra, a loja virtual também pode cobrar um valor extra pela entrega, além daquele praticado pela transportadora. Mais uma vez, o custo da etiqueta de frete não será alterado, então o valor sobressalente ficará com o lojista. O lojista pode, por exemplo, acrescentar um valor extra para compensar os gastos com a gasolina usada para levar os envios até as unidades de postagem. Ah, só tenha cuidado para não deixar seu frete muito caro, o que pode acabar afastando os clientes!
Regras de frete de acréscimo ou desconto por percentual
Essa regra é bem parecida com a anterior, mas ao invés de definir um valor fixo como desconto ou acréscimo – por exemplo, R$ 5 ou R$ 10 – o lojista vai definir um percentual do valor do frete a ser cobrado a mais ou a menos.
💡 Mais uma dica: ao dar descontos no frete para o consumidor, não deixe de anunciar a vantagem no site da loja! Frases como “Fretes com 30% de desconto” podem funcionar como gatilhos mentais poderosos no e-commerce!
Regra de prazo de entrega
O parâmetro do prazo de entrega acrescenta alguns dias à previsão informada pela transportadora.
Por exemplo, digamos que o lojista configure um prazo extra de dois dias úteis, e o prazo exibido na Calculadora de Fretes para determinado trecho seja de 7 dias úteis. Nessa situação, o cliente vai ter a previsão de entrega de 9 dias úteis na simulação de frete da loja virtual.
Mas por que aumentar o prazo de entrega, uma vez que os consumidores online têm cada vez mais pressa em receber os produtos?
Bem, é verdade que o cliente do e-commerce está bem atento ao prazo de chegada das compras virtuais. Mas, mais importante do que oferecer agilidade, é garantir um prazo que a loja pode cumprir.
Vamos pensar pelo lado do consumidor. Ao fazer um pedido, ele considera todas as informações sobre aquela compra, como o produto escolhido, preço, valor da entrega e o tempo que vai levar para receber os itens. Quando finaliza o pagamento, ele automaticamente aceita as condições da loja virtual, e agora espera que o negócio também cumpra com o que prometeu.
Ao atrasar uma entrega, as chances de deixar aquele cliente insatisfeito aumentam consideravelmente, o que é um péssimo negócio para a loja. Claro que imprevistos acontecem, mas isso não pode ser algo comum para o lojista, e quanto menor for a taxa de pedidos atrasados, melhor!
Será que a loja virtual precisa aumentar o prazo de entrega?
É importante avaliar a rotina do seu negócio para considerar a aplicação dessa regra de frete. Antes de mais nada, lembre-se que o prazo informado pela transportadora considera o tempo entre a postagem da encomenda e a entrega ao destinatário. Por sua vez, o cliente já começa a contar o prazo no momento em que tem o pagamento confirmado.
Mas, antes da embalagem chegar na transportadora, é preciso emitir a documentação daquela venda, empacotar o produto e imprimir a etiqueta de frete, por exemplo. Quanto tempo a sua loja virtual leva nesses processos internos? É nessa análise que está a sua resposta!
Quem vende artesanato pela internet também pode tirar bom proveito dessa ferramenta. Nesse caso, o lojista pode incluir o tempo de produção das peças no cálculo do prazo de entrega informado ao cliente.
Regras de frete: exclusão de transportadora
Entre as vantagens de usar uma plataforma de fretes como o Melhor Envio está o acesso simplificado aos serviços de diferentes transportadoras, mas sem as dificuldades de contratos individuais.
Contudo, nada impede que o lojista tenha preferência por determinadas empresas de transporte, seja pelas melhores condições oferecidas, restrições de carga que impedem o uso dos serviços oferecidos ou qualquer que seja o motivo.
Nesse caso, a configuração das Regras de Frete de exclusão de transportadora permite que a loja online selecione a empresa com a qual quer – ou não – trabalhar. Assim, o lojista garante que os consumidores terão acesso às entregas da maneira mais conveniente para o e-commerce.
💡 Ainda não sabe qual a melhor transportadora para o seu e-commerce? Confira a Série Meu Envio, disponível no canal do Melhor Envio no YouTube e tire todas as suas dúvidas!
Regra de frete fixo
O frete fixo é um ponto bem atrativo no comércio online e uma boa alternativa na busca pela fidelização do cliente. A estratégia pode se mostrar particularmente favorável para lojas virtuais que vendem produtos com pouca variação de peso e dimensões, como lojas de bijuterias, ou que pretendem conquistar espaço no mercado em regiões específicas.
Ao configurar a regra do frete fixo, o lojista faz a cotação do frete e segue com a compra da etiqueta de frete normalmente. Porém, o valor repassado ao consumidor da loja virtual é sempre aquele definido pelo lojista.
🔴 Atenção: mesmo que o frete tenha um valor fixo para o consumidor, as embalagens vão passar pelo cálculo regular nas transportadoras, e as cobranças serão variáveis.
Por isso é importante reforçar que o frete fixo, embora funcione na atração de clientes, deve ser baseado no cenário financeiro do negócio, ok? Antes de adotar essa estratégia, é preciso fazer as contas e analisar as possibilidades, já que o valor do frete cobrado pode compensar em algumas situações, mas reduzir a margem e lucro em outras.
Regra de frete grátis
O frete grátis é a estratégia mais conhecida e usada para atrair clientes no e-commerce. Não há dúvidas de que os consumidores virtuais adoram saber que não vão pagar pela entrega.
Nesses casos, todas as despesas com o envio das encomendas são bancadas pela loja virtual. Mais uma vez fica o alerta: faça as contas e veja se o seu negócio tem estrutura para oferecer frete grátis ao seu público.
👉 Algumas dicas podem facilitar a oferta de frete grátis na loja virtual:
✔ Defina um limite de tempo para a ação promocional, como datas comemorativas do setor ou escolhidas pela loja (aniversário da loja virtual, por exemplo)
✔ Ofereça entrega grátis para determinadas regiões, onde o custo do frete seja menor
✔ Ofereça frete grátis para compras acima de um certo valor, como forma de aumentar o ticket médio da loja
O mais importante é que a estratégia seja adotada com cautela, para não causar um problema financeiro para o negócio ou mesmo deixar o e-commerce no prejuízo.
Como usar as Regras de Frete do Melhor Envio
Bem, agora que você já sabe para o que servem as Regras de Frete do Melhor Envio e identificou quais delas vão facilitar a rotina do negócio, é hora de descobrir como configurar essas alternativas.
A ferramenta foi desenvolvida para negócios que já pedem uma administração mais complexa. Por isso mesmo, temos um time de especialistas que vai te ajudar a definir qual a melhor estratégia na sua loja virtual. Ah, e lembre-se que a disponibilidade dessas ferramentas variam de acordo com a integração entre o Melhor Envio e a loja online, ok?
Para entender como e quais regras de frete podem ser aplicadas ao seu e-commerce, entre em contato:
Ainda não é cliente do Melhor Envio?
Se você chegou até aqui mas ainda não usa a nossa plataforma de fretes, chegou a hora de descobrir como o Melhor Envio ajuda lojistas de todo o Brasil, desde vendedores online que estão começando a se aventurar no e-commerce, até lojas já estabelecidas e com público fidelizado.
Com a nossa Calculadora de Fretes você pode comparar prazos e condições de entrega em diferentes transportadoras, e assim escolher a mais vantajosa para você e seus clientes! Ah, sem depender de contratos individuais com as empresas ou número mínimo de encomendas mensais.
O melhor é que no Melhor Envio você encontra condições exclusivas para aumentar a competitividade da loja virtual com fretes mais baratos!
A plataforma também oferece uma série de ferramentas que deixam a gestão logística do comércio online muito mais fácil, como acompanhamento das entregas e integração com dezenas de plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs.
Todos os nossos serviços são gratuitos, você paga apenas pelos fretes gerados na plataforma! Clique na caixinha aqui embaixo e faça seu cadastro!