A importância de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade na Black Friday

Ter uma plataforma de e-commerce confiável é essencial para lidar com a demanda extra causada pela maior liquidação do ano. Mas como escolher a certa? É sobre isso que iremos falar. Boa leitura!

A Black Friday é uma data muito importante para os donos de e-commerce pelo Brasil, além de ser esperada ansiosamente pelos consumidores online! Isso acontece porque, no primeiro caso, as vendas aumentam e o lucro pode ser muito grande apostando nas estratégias certas. No segundo caso, mercadorias desejadas são oferecidas com preços bem abaixo da média e com descontos irresistíveis!

Porém não basta apenas ter ótimas estratégias para vender online na Black Friday: é preciso ter uma plataforma completa e de qualidade, que seja capaz de oferecer uma experiência de compra incrível para os clientes que surgirem nesta data.

Todo detalhe faz diferença na percepção do usuário durante o processo de compra ou escolha do produto e um erro pode ser suficiente para espantar um visitante. Por isso, investir em uma plataforma com recursos variados é muito importante. 

É muito comum ver lojas virtuais indo de mal a pior na Black Friday pelo simples fato de não usarem uma hospedagem correta e ideal para e-commerce. Muitas vezes, os sites saem do ar e deixam os consumidores na mão! Se você deseja entender mais sobre a  importância de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade na Black Friday, você está no post certo!

O que é uma plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce é um sistema que possibilita a criação de lojas virtuais, juntamente com ferramentas para o gerenciamento de estoques, preços, cadastramento de produtos, meios de pagamento, gerenciamento de frete, dentre muitas outras funcionalidades que fazem parte da rotina de um comércio online.

Ao planejar sua loja virtual, a escolha da plataforma é um dos primeiros e mais importantes passos para atingir sucesso. Isso não seria diferente na Black Friday. A plataforma precisa atender a todas as necessidades do seu projeto. E isso leva ao próximo tópico, que é a importância de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade.

Importância de escolher uma plataforma de qualidade para a black friday

Se o assunto é vender pela internet com sucesso, a palavra-chave é plataforma. E não uma simples e qualquer plataforma, mas uma que seja de qualidade, confiável e com experiência no mercado. Isso deve ser óbvio, pois imagine que o visitante da sua loja virtual esteja no processo de finalização de compra e o seu site trave ou falhe de algum jeito. A chance desse comprador desistir é bem grande, e você não deseja isso, certo?

Plataforma não confiáveis fazem com que a sua loja virtual também não transmita muita segurança aos seus clientes, afastando-os e mandado-os direto para o seu concorrente. E essas são apenas algumas possíveis situações, mas as chances de algo dar errado com uma plataforma mal elaborada são bem grandes.

Para não correr esse risco, invista em uma plataforma de qualidade. Essa ação pode ser determinante para o sucesso do seu e-commerce em geral e também na Black Friday. Separe um orçamento especialmente para isso e pense na plataforma como um investimento que trará muito retorno, e não um gasto.

Recursos de uma plataforma de e-commerce de qualidade

Para acertar na hora de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade é preciso pensar nos recursos e benefícios que ela oferece. Pense em uma plataforma moderna e atualizada para que isso se reverta em qualidade para sua loja virtual.

Separamos alguns pontos essenciais que a plataforma da sua escolha precisa disponibilizar para o seu e-commerce, fique por dentro!

Checkout transparente

Esse recurso permite que o cliente faça todo o processo de finalização de compra de modo fácil, rápido e prático, além de acontecer totalmente dentro da sua loja virtual, sem intermediários ou redirecionamentos.

Assim, o cliente se sentirá muito mais seguro e confiante ao realizar o pagamento, já que não será direcionado para um site alheio e desconhecido por ele. E, ademais, o Checkout Transparente possibilita um processo muito mais eficiente, uma vez que não é necessário preencher formulários chatos e longos.

O Checkout Transparente da iSET, por exemplo, faz com o que o consumidor das lojas virtuais hospedadas na plataforma se sintam seguros do início ao fim de sua compra. Em poucas etapas, o cliente escolhe os produtos, calcula o frete e fornece todos os dados de pagamento, sem sair da loja em nenhum momento. Suas vendas podem aumentar consideravelmente na Black Friday possuindo tal funcionalidade!

Recursos de logística e frete

Depois do pagamento, a questão que surge é o processo de entrega da mercadoria. Essa parte é fundamental para a experiência do consumidor, fortalecendo a relação da sua marca com os clientes.

É muito importante que a plataforma de e-commerce da sua loja tenha compatibilidade com Correios, SEDEX e PAC, além da possibilidade de customizar o frete para lidar com transportadoras privadas, por exemplo.

Ter várias opções de frete pode ser algo muito atrativo para os compradores, então não subestime esses recursos. Novamente, a iSET surge como exemplo. Essa plataforma de e-commerce já integra com transportadoras, possibilitando uma logística mais eficiente e interessante com empresas como SIGEP, Braspress, Jadlog e Jamef.

Além disso, caso as integrações citadas acima não sejam satisfatórias por algum motivo, a iSET permite a configuração de até dois fretes personalizados, onde é possível montar uma tabela de CEP, pesos e valores.

Sistema de atendimento e comunicação

Novos visitantes provavelmente vão aparecer no seu site durante a Black Friday. E eles podem vir acompanhados de muitas dúvidas em relação à sua marca ou a algum produto que você vende. Por isso, é essencial ter um suporte para tirar dúvidas e solucionar problemas, tanto por telefone, chat online ou via ticket de atendimento

Use o meio de atendimento que se adequa melhor ao seu nicho e público. O recomendado é ter uma comunicação clara e eficiente com os clientes, para que a experiência deles com a sua empresa seja a melhor possível.

Solucionar rapidamente as eventuais dores de seus consumidores é um diferencial que a sua loja virtual pode ofertar para atrair compradores e vender muitos mais na Black Friday!

Integração da plataforma de e-commerce com marketplaces

A integração com marketplaces é essencial para quem vende ou pretende vender nessas plataformas. Além de ser uma grande tendência, a capacidade de divulgação é muito grande e rende resultados rapidamente.

Para ter sucesso durante a Black Friday, opte por uma plataforma que forneça integração com os principais marketplaces do Brasil. O crescimento do seu negócio pode ser prejudicado se a plataforma não possibilitar essa ação.

Lista de desejos

Outro ponto surpreendentemente relevante para lucrar mais durante a Black Friday é a Lista de Desejos na loja virtual. Esse recurso é um facilitador para o cliente, que pode simplesmente selecionar os itens que deseja para comprá-los depois. Desse modo, ele não irá perder aquela oferta tão querida e você ganhará mais uma venda!

Nas lojas virtuais hospedadas na iSET, a lista de desejos é salva quando cliente se cadastra ou faz o login no e-commerce. Além disso, é possível gerenciar a lista de desejos dos clientes e visualizar um relatório de produtos mais desejados. Interessante, não é?

Personalização

Uma plataforma completa precisa oferecer para os seus clientes a possibilidade de personalização, pois isso possui um grande potencial de atração. Ter um e-commerce personalizado pode ser o seu diferencial. Destacar que sua marca é única pode atrair clientes e até mesmo fidelizá-los.

Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce, esse é um detalhe que não pode ser esquecido!

Checklist de recursos

Fizemos um checklist com recursos e funcionalidades que uma boa plataforma de e-commerce deve ter para hospedar a sua loja virtual. Confira!

  • Checkout Transparente;
  • Recursos de logística e frete;
  • Sistema de atendimento e comunicação;
  • Integração da plataforma de e-commerce com marketplace;
  • Lista de desejos;
  • Personalização.

Mais algumas funcionalidades importantes:

  • Suporte técnico de qualidade;
  • Painel de controle de fácil uso;
  • Compatibilidade com certificados SSL;
  • Suporte às diversas formas de pagamento;
  • Designs customizados nas lojas.

Uma plataforma confiável é importante para dar credibilidade para o seu negócio. Com os recursos ideais, você poderá lançar a sua promoção de Black Friday do jeito certo, lucrando bastante e fidelizando clientes. Boas vendas!

Deixe um comentário