O Minhas Importações é um canal dos Correios que, nos últimos tempos, tem ganhado a atenção de consumidores e de vendedores nacionais.
Neste artigo vamos te contar tudo sobre o Correios Minhas Importações, iremos explicar como fazer login na plataforma, como ter um ID Correios, como saber se a sua importação foi taxada, como rastrear uma encomenda internacional e mais detalhes sobre o portal do importador.
Além disso, revelaremos os principais impactos do Programa Remessa Conforme para os lojistas brasileiros, tanto os que vendem produtos importados quanto os e-commerces que trabalham com produtos de procedência 100% nacional.
E não para por aí, vamos dar dicas preciosas para a sua loja virtual se destacar nesse novo cenário. Confere só!
Navegação rápida
O que você encontra por aqui:
- O que é o Correios Minhas Importações
- Como saber se fui taxado
- Como pagar taxa de Importação dos Correios
- Como rastrear encomenda internacional
- Programa Remessa Conforme: o que é?
- Como vender mais nesse novo cenário de importação
O que é o Correios Minhas Importações
O Minhas Importações é o portal disponibilizado pelos Correios para as pessoas acompanharem a situação de pacotes e encomendas com origem fora do Brasil.
Utilizando o sistema, o importador pode:
- Consultar a situação de uma encomenda.
- Pagar serviços e impostos de importação.
- Solicitar revisão de tributos.
- Entrar em contato com a Receita Federal e/ou Órgãos Anuentes.
- Fazer a recusa de um pacote.
- Pedir o resgate de uma encomenda, em casos específicos.
Ao realizar o primeiro acesso ao portal Correios Minhas Importações é preciso fazer uma autenticação de identidade, por meio do ID Correios. Caso não possua ainda um ID, basta cadastrar-se no site Meu Correios.
Como saber se fui taxado
Existem duas formas de saber se uma encomenda foi taxada.
Opção 1 – A primeira é através do status de rastreio da encomenda. Caso o rastreio dos Correios seja atualizado com a mensagem “fiscalização concluída/Encomenda liberada” significa que sua compra não foi taxada. Por outro lado, se o status for atualizado com a mensagem “aguardando pagamento”, sua encomenda foi taxada e será cobrado o valor do imposto devido para liberar o pedido.
Opção 2 – Caso não possua o código de rastreio, basta acessar o portal Minhas Importações e clicar no botão ”início”. Em seguida, na área “Resultado da Pesquisa”, você terá acesso a todas as importações em processo de entrega e também as já concluídas para o seu CPF.
Como pagar taxa de Importação dos Correios
1 – Acesse o site dos Correios.
2 – Clique na área “Minhas importações” e faça login com o seu ID Correios e senha.
3 – Buscando pelo código localizador da encomenda ou conferindo o histórico de remessas, caso o pedido esteja com a mensagem “Aguardando pagamento”, clique no ícone com um cifrão ($).
4 – Marque a caixa no canto inferior da tela e clique em “Concluir pagamento”.
5 – Na tela seguinte, escolha a opção de pagamento que melhor atenda a sua necessidade: cartão de crédito, boleto bancário ou Pix.
Após o pagamento da taxa e o seu processamento no sistema, sua encomenda será liberada e seguirá o processo de entrega normalmente até o seu endereço.
Atenção: o prazo limite para o pagamento dos impostos e taxas de importação é de 20 dias.
Como rastrear encomenda internacional
A melhor forma de rastrear uma encomenda internacional antes dela chegar no Brasil, é ficando de olho nas informações no andamento da entrega no site da loja onde foi realizada a compra.
Após chegar em nosso país, os Correios geram um novo código de rastreio para essa encomenda. Com esse número em mãos, você poderá acompanhar a entrega normalmente no site dos Correios. Para descobrir esse código basta acessar o portal Minhas Importações.
Programa Remessa Conforme: o que é?
O Programa Remessa Conforme (PRC) é uma iniciativa da Receita Federal que estabelece uma alíquota zero de tributos federais nas compras de até US$ 50 em lojas online que aderirem ao programa.
Com esse novo sistema, as encomendas internacionais devem chegar mais rápido aos consumidores. Em contrapartida, os lojistas ficarão responsáveis por recolher o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para que assim as compras de até US$ 50 não sejam taxadas, como acontece atualmente nos envios entre pessoas físicas.
As encomendas com valores maiores que US$ 50 estão sujeitas a tributação atual, ou seja, o importador terá que pagar, além do ICMS, o imposto de importação de 60% do valor do produto.
Como vender mais nesse novo cenário de importação
Esse novo cenário do mercado de importação afetará diretamente a operação de quem possui uma loja online no Brasil, que tende a ter um aumento da demanda com os clientes comprando mais em lojas nacionais para fugir da alta tributação.
Porém, para aproveitar o crescimento dos pedidos e se destacar neste novo panorama do e-commerce brasileiro, é preciso ficar atento a uma série de estratégias e iniciativas. Separamos as principais para você:
- Atenção a qualidade do produto.
- Ofereça preços competitivos (muitos vendedores aumentarão os preços para esticar ao máximo a margem de lucro, mas os excessos acabam afastando os consumidores).
- Entregue um atendimento e pós-venda de qualidade e com respostas rápidas.
- Disponibilize frete barato e rápido para o cliente.
Colocando essas estratégias em prática, a sua loja virtual tem tudo para sair na frente dos concorrentes.
Dica final: Para enviar um pedido para o seu cliente pagando menos pelo frete, conte sempre com a ajuda do Melhor Envio. O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de frete e logística que oferece uma série de ferramentas que facilitam a vida de quem vende pela internet.
Uma dessas facilidades disponíveis para os vendedores é a Calculadora de Frete, que aponta o menor preço para um frete entre as principais transportadoras do país, incluindo os Correios.
Comece agora mesmo a aproveitar essa vantagem competitiva a favor do seu negócio e saia na frente da concorrência nesse novo cenário do e-commerce nacional, afetado diretamente pelas novas regras de importação.