Sabe o que são links patrocinados? Você já deve ter visto muitos deles quando busca um termo no Google e os primeiros resultados que aparecem têm um alerta de anúncio logo no topo. Neste artigo, você vai saber muito mais sobre anúncios patrocinados, quais as vantagens e quais canais podem ser usados para turbinar suas vendas.
Elaborar uma estratégia de marketing que envolve links patrocinados é uma escolha inteligente por diversos motivos. Mas, para quem está começando no mercado digital, pode não ser tão simples entender como funciona esse recurso.
Neste artigo, vamos traçar um panorama sobre mídia paga: o que são links patrocinados, quais os tipos, quais as vantagens e como criar uma campanha de anúncios patrocinados. Vamos lá?
Navegação rápida
O que são links patrocinados?
Links patrocinados, anúncios patrocinados ou mídia paga são todos sinônimos de uma mesma estratégia: comprar espaço em determinada mídia digital para veicular um link que direcione ao seu site, sua loja virtual ou até mesmo às suas redes sociais.
O espaço de compra e veiculação de links patrocinados mais disputado do mercado é o Google – maior buscador do mundo, responsável por 94% das buscas da internet, de acordo com dados levantados pela consultoria NetMarketShare.
Mas existem muitas outras possibilidades para a veiculação de mídia paga. Neste sentido, as redes sociais também se destacam. O Facebook e o Instagram, por exemplo, também são grandes plataformas para links patrocinados. Qual dessas mídias pagas escolher? Tudo depende da sua estratégia. Falaremos sobre isso mais adiante.
Quais as vantagens de uma estratégia de links patrocinados?
Links patrocinados são populares porque são muito vantajosos, tanto para pequenos quanto para grandes negócios. Além do fato de que o preço pago por eles é ajustável aos mais diversos orçamentos, também é possível extrair uma gama de dados que poderão ser valiosos na condução de novas campanhas de mídia paga e na tomada de decisões.
A seguir, confira as principais vantagens de se investir em mídia paga para alavancar o seu e-commerce:
Orçamento flexível
Uma das maiores vantagens da mídia paga é, sem dúvidas, a flexibilidade de investimento. Você pode começar com valores simbólicos e ir aumentando o recurso à medida que os resultados forem aparecendo.
Quanto maior o valor aplicado em anúncios pagos, maior o público que será atingido. Por outro lado, é melhor começar com um público pequeno do que não começar. Neste sentido, os links patrocinados oferecem toda a versatilidade necessária para que pequenos negócios possam marcar presença no meio digital.
👉 Mas, quanto custa um link patrocinado? A definição do orçamento para campanhas de links patrocinados varia de acordo com o veículo escolhido, com o termo-chave escolhido e, principalmente, com o mercado.
Isso acontece porque, ao escolher o termo chave que dará origem ao seu anúncio patrocinado no Google Ads, por exemplo, você precisará disputar o espaço com outros negócios que também estão de olho naquele termo e naquele nicho. Quanto maior a disputa, mais caro será. Você vai entender melhor esse assunto quando falarmos sobre Google Ads mais detalhadamente na sequência.
Atração de tráfego
Em um mercado cada vez mais concorrido, muitos negócios menores podem encontrar certa dificuldade para atrair usuários para seus sites de maneira orgânica, ou seja, sem investimento financeiro na atração de público. Neste sentido, links patrocinados são uma excelente maneira de atrair tráfego para o seu negócio.
Usar anúncios patrocinados pode ajudar o seu negócio a se tornar mais conhecido e também pode direcionar tráfego para páginas estratégicas do seu e-commerce, como landing pages de geração de leads, por exemplo.
💡 Landing page é uma página criada especialmente para levar o usuário a realizar uma ação. Geralmente as landing pages são preparadas para captar dados dos usuários que visitam o site, como nome e e-mail. Tais dados serão usados para realizar um contato mais estreito com esses usuários e tentar transformá-los em clientes posteriormente.
Mensuração
Outra grande vantagem dos links patrocinados é a possibilidade de mensurar os resultados das campanhas em tempo real. Isso significa que é possível ter acesso a uma série de dados relacionados àquele link que poderão ser muito úteis na estruturação de campanhas futuras.
Alguns dos dados obtidos a partir de links patrocinados são: geração de leads, quantidade de cliques e de vendas. Com essas informações, é possível calcular outras métricas importantes do marketing digital, como o ROI (Retorno Sobre Investimento), CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Aquisição).
Se, ao acompanhar os resultados em tempo real você perceber que o desempenho da campanha de mídia paga não está dentro do esperado, é possível pausar e reestruturar a mesma. Tudo isso graças ao acompanhamento e mensuração dos dados.
Melhor conhecimento do público-alvo
Trabalhar com links patrocinados te permite ter um melhor conhecimento do seu público-alvo, especialmente após a análise de algumas campanhas. Quanto mais links patrocinados são colocados no ar e mensurados, mais fácil vai ficando saber o que funciona e o que não tem um impacto positivo com seu público.
Usar links patrocinados para obter resultados a curto prazo
Sabemos que estratégias de marketing digital que visam atrair público de maneira orgânica são eficientes quando bem executadas, mas podem demorar para dar resultados. Isso acontece porque a audiência vai sendo conquistada aos poucos, à medida que o negócio vai crescendo.
Em contrapartida, os links patrocinados podem ajudar o negócio a obter resultados consideráveis em um curto período de tempo. Como o espaço de mídia é comprado, não há necessidade de esperar que as primeiras posições nos resultados de busca sejam conquistados organicamente.
📌 Mas cabe um adendo aqui: investir em mídia paga não significa deixar de investir em estratégias de inbound marketing (mídia orgânica). Na verdade, ambas as estratégias são complementares e devem ser realizadas em conjunto.
Agora que você já conhece os principais benefícios de investir em links patrocinados, é hora de conhecer os melhores canais para executar essa estratégia.
Quais os principais canais para links patrocinados?
Existem muitos espaços onde você pode veicular links patrocinados. É claro que o Google é o mais visado deles, especialmente pela elevada abrangência do buscador.
A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre o Google Ads, a ferramenta de anúncios patrocinados do Google, e também sobre outros canais importantes como o Facebook Ads e o Instagram Ads. Vamos lá?
Google Ads
Google Ads, ou Google Adwords, é a plataforma de criação de anúncios do Google. Por meio dela, é possível criar, editar e acompanhar links patrocinados, além de escolher onde e por quanto tempo vinculá-los.
A todo instante, milhares de negócios de todos os cantos estão preparando e veiculando anúncios com temas e palavras-chave parecidos com os seus. Como o Google decide quais serão exibidos primeiro nos resultados de busca? O buscador realiza um processo automático chamado leilão.
O leilão do Google é realizado cada vez que alguém faz uma busca. Graças à inteligência artificial, o Google decide quais anúncios vão aparecer no topo levando em conta o que faz mais sentido para a conta que está realizando a busca.
Além de exibir links patrocinados nos resultados de busca, é possível apresentar anúncios em toda a rede de Display do Google. Esse é um termo bastante usado em publicidade digital. Rede de Display nada mais é do que toda a rede de sites, blogs e outras vitrines digitais que podem receber anúncios do Google Ads.
Mas como criar um anúncio patrocinado no Google Ads? É uma tarefa relativamente simples e envolve 5 etapas:
📌 Defina o objetivo do anúncio
📌Escolha onde o anúncio vai ser veiculado
📌 Escreva a mensagem do anúncio
📌 Defina o orçamento da campanha
📌 Publique e acompanhe o anúncio
💡 Embora seja relativamente simples criar links patrocinados no Google Ads, é importante estudar sobre o assunto para entender as especificidades de se elaborar uma campanha. Para te ajudar, recomendamos que conheça o curso gratuito de publicidade digital oferecido pelo Google.
Quando você já tiver certo conhecimento sobre o Google Ads, vai ser legal aprender sobre outra estratégia de anúncios digitais: o remarketing. Para entender mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre Remarketing para e-commerce.
Facebook Ads e Instagram Ads
O Facebook e o Instagram são canais bastante usados para criar e exibir links patrocinados. Também pudera: essas duas redes sociais abrangem uma audiência muito expressiva no Brasil. Dados da Cuponation apontam que o país possui 120 milhões de usuários ativos no Facebook. Em relação ao Instagram, são quase 70 milhões de usuários ativos, de acordo com a Apptuts.
O Facebook possui uma ferramenta de publicidade que te permite criar e veicular anúncios tanto nessa rede social quanto no Instagram: o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Talvez você não saiba, mas Facebook e Instagram pertencem ao mesmo grupo empresarial. Nos últimos tempos, os gerenciadores de publicidade de ambas as empresas foram unificados em uma mesma plataforma. Isso é benéfico porque poupa tempo e permite criar campanhas para ambas as redes em um mesmo lugar.
Na ferramenta, você pode criar campanhas de links patrocinados no Facebook e Instagram de duas maneiras: criação guiada, que usa um assistente para te ajudar no passo a passo e criação rápida, onde você conduz toda a elaboração de um anúncio. Para esclarecer mais dúvidas, consulte o guia de criação de campanhas do Facebook.
É importante dizer que o Gerenciador de Anúncios do Facebook é a ferramenta ideal para criar campanhas de publicidade digital tanto no Facebook quanto no Instagram. No entanto, se o seu intuito é apenas alavancar determinadas publicações, é possível fazer isso diretamente nas redes sociais. No Facebook, use o botão “Turbinar Publicação” e no Instagram, use o botão “Promover”, ambos nas próprias publicações.
📌 Para muito mais dicas, leia nosso artigo especial Marketing Digital para E-commerce: guia completo para usar as redes sociais e vender online.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é uma rede social empresarial e, portanto, mais segmentada. Mas engana-se quem despreza a importância da plataforma para a veiculação de links patrocinados. Dependendo de seu público-alvo e sua persona, o LinkedIn pode ser uma ótima vitrine para anúncios digitais.
Quanto custa um link patrocinado no LinkedIn? Bem, o Linkedin realiza leilões automáticos para definir quais anúncios serão veiculados. Ganha o anunciante que fizer a melhor oferta. Os lances podem ser feitos por CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil impressões). Acesse o guia do LinkedIn sobre preços de anúncios e entenda melhor o modelo de negócio da rede social.
👉 Uma vantagem do LinkedIn é que ele permite a criação de anúncios por mensagem. Isso significa que, após configurar o anúncio e o público-alvo, você tem a opção de enviar mensagens direto para a caixa de entrada dos usuários.
Como criar uma campanha de mídia paga?
Você já conheceu as principais vantagens dos links patrocinados e também descobriu particularidades dos principais canais de veiculação de anúncios pagos. Para finalizar, vamos elencar o passo a passo de como é feita uma campanha digital.
Antes, um adendo: você deve ter percebido que cada canal tem suas especificidades na criação dos anúncios. O tutorial abaixo oferece um panorama geral e você pode precisar adaptá-lo aos canais de mídia paga que escolheu. Vamos lá?
Passo 1 – escolha o canal
Antes de começar a estruturar sua campanha de links patrocinados, você já deve ter conhecimento sobre seu público e suas personas. Use essas informações para estudar os canais disponíveis e escolher aqueles que mais fazem sentido para o seu negócio.
Passo 2 – defina o objetivo da campanha de links patrocinados
Não existe campanha bem sucedida sem um objetivo claro que a norteie. No começo deste artigo você conheceu diversas vantagens de usar links patrocinados. O seu objetivo de campanha provavelmente será um daqueles citados. Em todo caso, é importante ter bem em mente qual objetivo se quer alcançar ao anunciar na internet.
Passo 3 – escolha o local de veiculação da campanha
Página de buscas do Google ou rede de Display? Instagram Stories ou apenas o feed do Instagram? Um mesmo canal pode te oferecer várias possibilidades de vitrine. É preciso escolher onde o anúncio será veiculado. Se não faz ideia, não tem problema. Teste! Faça testes em todas as vitrines e analise os resultados. Quanto mais experiente você for se tornando em relação a anúncios patrocinados, mais assertivas tendem a ser suas escolhas.
Passo 4 – defina os detalhes da campanha
Ao configurar um anúncio patrocinado, você precisará definir questões como orçamento, público-alvo, imagem usada, link usado, etc. Aqui, mais uma vez, testar faz parte do processo. Se você é iniciante, comece com um orçamento comedido. Faça testes, entenda os canais e suas particularidades. Se houver a possibilidade, peça ajuda de algum profissional de mídia.
Passo 5 – acompanhe atentamente o desempenho dos links patrocinados
Investir dinheiro na campanha e tempo na configuração do anúncio perfeito são apenas parte do trabalho. Acompanhar atentamente o desempenho dos anúncios e realizar ajustes quando necessário faz parte do processo e é muito importante. Colocar um anúncio no ar e simplesmente deixá-lo lá até acabar o prazo de campanha pode representar uma grande perda de verba.
Passo 6 – faça um relatório sobre pontos altos e baixos
Todas as experiências, sejam elas boas ou ruins, podem ser úteis para uma próxima campanha. Ao acompanhar o desempenho de suas campanhas, faça registros. Quando a campanha terminar, levante os resultados e também registre. A foto funcionou? O texto poderia ter sido melhor? A segmentação por público foi equivocada? Todas essas respostas podem servir de base para a criação da próxima campanha.
Amplie suas fontes de conhecimento
Esperamos que este artigo tenha contribuído para te ajudar a perceber que links patrocinados não são um assunto de outro mundo e que qualquer pessoa pode começar uma campanha de mídia paga, mesmo que com um baixo orçamento.
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