Muito se fala em entrega no mesmo dia, retirada em loja física, smart lockers e uma série de outras tendências que tentam otimizar a última milha do frete.
Todos esses esforços são tentativas de atender à demanda dos consumidores atuais por praticidade e conveniência.
Não é por acaso que grandes players como Amazon, Magazine Luiza, Renner, Ponto Frio e vários outros estão cada vez mais preocupados em otimizar e facilitar a entrega de pedidos.
Só que essas empresas são enormes! Como falar de transformações logísticas capazes de atender aos consumidores e, ao mesmo tempo, às necessidades (e limitações) dos pequenos e médios empreendedores?
É essa pergunta que vamos responder ao longo do texto. Boa leitura!
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Em primeiro lugar: existe demanda por entrega no mesmo dia?
Quando o assunto é logística para e-commerce, todo mundo fala na importância de oferecer fretes baratos. Mas, além do preço, existe outro fator muito importante (e frequentemente deixado de lado): o prazo de entrega.
Pois acredite: existe demanda para entregas expressas! Pelo menos é o que nos dizem os dados. Segundo uma pesquisa da PwC, 64% dos consumidores aceitam arcar com os custos de uma entrega mais rápida ou no mesmo dia.
Empresas como Amazon e Netshoes estão antenadas a esse público e buscam oferecer soluções expressas para os clientes mais apressados. As duas gigantes divulgam amplamente a rapidez de suas entregas e utilizam esse fator como argumento de venda.
Então sim, a demanda existe e grandes players já estão buscando formas de atendê-la. E os pequenos e médios? O que podem fazer para participar dessa briga?
Entregas alternativas
Daqui para a frente vamos falar como os pequenos e médios vendedores virtuais podem oferecer entrega mais rápida ou até no mesmo dia.
Já avisamos logo de saída: a maioria das soluções para viabilizar entregas no mesmo dia só vai funcionar para pedidos feitos na sua cidade ou em cidades vizinhas, ok?
Entregas no mesmo dia em ambiente urbano
Os grandes centros urbanos contam com soluções tecnológicas que podem te ajudar a disponibilizar entregas no mesmo dia para clientes que morem na sua cidade. Aplicativos como Rappi e James Delivery estão disponíveis em algumas das principais cidades brasileiras. Já ouviu falar neles?
Essas ferramentas funcionam de um jeito parecido com o Uber. A diferença é que você solicita os serviços de um entregador e não de um motorista. Além de serem práticos, esses aplicativos costumam oferecer entregas rápidas a preços bem interessantes.
E claro: além das soluções tecnológicas, você sempre pode contratar motoboys para entregas em curtas distâncias. Não é a solução ideal, mas pode quebrar alguns galhos no cotidiano.
Entrega no mesmo dia para outras cidades
Quanto maior a distância entre você e o seu cliente, maior a dificuldade de entregar no mesmo dia.
Mas difícil não quer dizer impossível, né? As empresas de ônibus podem te ajudar a oferecer fretes rápidos para cidades relativamente próximas da sua.
Vale a pena consultar as empresas da sua região para verificar quais cidades elas atendem. Dependendo do caso, pode compensar bastante enviar um pedido via ônibus.
Não sabe por onde começar? Empresas como Buslog, TEX Encomendas, Planalto e Viopex atendem diversos estados brasileiros. Vale conferir os sites e verificar a abrangência dos serviços.
Além disso, você pode ir à rodoviária da sua cidade e contatar empresas locais para ver se é viável utilizá-las. Não conte apenas com as informações que você encontra na internet, pois muitas empresas ainda não divulgam seus serviços nos meios digitais.
Jadlog Pickup torna ponto de retirada viável para pequenos e médios
A modalidade Pickup da transportadora Jadlog pode ajudar a diversificar suas opções de entrega. O serviço viabiliza a estratégia de pontos de retirada para pequenos e médios e-commerces.
Funciona mais ou menos assim: a transportadora firma parcerias com empresas do varejo físico (lojas, farmácias, supermercados, postos de combustíveis) e envia os seus pacotes para essas empresas, que servem como pontos de retirada.
São mais de 2000 estabelecimentos parceiros, ou seja, é um serviço bem abrangente.
Ok, agora você está pensando “isso não é entrega no mesmo dia” — e realmente não é essa a proposta do Pickup. Mas oferecer pontos de retirada é uma grande tendência na logística para e-commerce, e achamos que seria interessante abordar o assunto neste texto.
Afinal, os players que possuem lojas físicas espalhadas pelo país têm apostado na estratégia para conquistar clientes. E o Pickup da Jadlog é uma alternativa para pequenos e médios conseguirem trabalhar com pontos de retirada, uma modalidade de entrega que é cada vez mais requisitada pelos consumidores.
Trabalhe com diversas transportadoras
Mesmo que você não consiga fazer entregas no mesmo dia, é importante contar com os serviços de diferentes empresas de transporte.
Além de te ajudar a não ficar dependente de uma única empresa, trabalhar com várias transportadoras é bom para as suas vendas.
Todo mundo sabe que o custo do frete causa a maioria dos abandonos de carrinho (mais de 80%, segundo pesquisa da Rock Content). Quando oferece várias opções para o seu cliente, você consegue diminuir a taxa de desistências.
Se o cliente acessa a sua loja e só encontra uma opção de frete, o que acontece se ele achar muito caro? A gente sabe o que acontece: ele provavelmente vai desistir da compra.
Por outro lado, se puder comparar preços e prazos com várias transportadoras, o cliente consegue pesar prós e contras e tem mais chances de tomar a decisão de comprar.
O jeito mais fácil de usar várias transportadoras sem precisar negociar contratos com diferentes empresas é o Melhor Envio. Com a plataforma (que é gratuita), você consegue oferecer várias opções de entrega nas suas vendas online. Experimente agora!
Conclusão
Trabalhar com entregas no mesmo dia é muito difícil para quem não conta com a estrutura das grandes empresas.
Sem centros de distribuição espalhados em lugares estratégicos ou lojas físicas que servem como pontos de retirada, os pequenos e médios negócios precisam usar a criatividade para implementar esse modelo de entrega.
Cada empreendedor deve analisar até que ponto é viável fazer grandes esforços para operar dessa forma.
É claro que os dados do mercado dizem que existe uma demanda dos consumidores por entregas rápidas, mas será que essa demanda é importante para quem já compra de você?
Vale a pena fazer uma pesquisa de opinião com seus clientes e avaliar se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro nisso.
Além de tudo, trabalhar com entregas rápidas exige um grande nível de organização nos processos internos da empresa.
Em resumo: as entregas expressas até podem ser aplicadas fora dos grandes players, porém as dificuldades e limitações são muito maiores. O mais recomendado é focar em resolver outros gargalos logísticos primeiro.
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