Dicas para organizar os canais de venda com um ERP na Black Friday

A estratégia multicanal de vendas traz uma série de benefícios aos lojistas. Mas, ao mesmo tempo, novos desafios surgem com a consolidação desse modelo. Leia para ficar por dentro!

Anunciar produtos em diferentes canais de venda passou a ser uma grande estratégia para alavancar as vendas na Black Friday. Essa pode ser uma forma de alcançar os clientes certos no momento em que eles estão em busca de determinado produto.

E para que as vendas aconteçam conforme o esperado, é preciso fazer um planejamento de todas as ações necessárias para atingir os objetivos pensados, então prepare-se para o grande dia. Evite deixar decisões importantes para o último momento, pois pode prejudicar seu desempenho.

Organização é uma palavra-chave. E organizar múltiplos canais de venda é fundamental para uma Black Friday de sucesso. 

Os desafios de uma empresa multicanal

Quando sua empresa decide vender através de mais de um canal, é normal aparecerem desafios. É nesse momento que podem surgir dúvidas. Você pode se perguntar sobre quais produtos devem ser ofertados em cada cada canal de venda, como alcançar os clientes certos e se é preciso aplicar preços diferentes conforme o canal. 

Outras incertezas podem estar ligadas à gestão. Como fazer compras mais assertivas e controlar o estoque para atender à demanda e como centralizar todas as vendas em um mesmo local para simplificar a gestão e evitar problemas? Esses são questionamentos frequentes entre os gestores.

Tais dúvidas podem ser mais acentuadas quando a quantidade de vendas aumenta, como na Black Friday, e a necessidade de ter a operação fluída e organizada se torna mais evidente.

Uma forma de superar esses desafios e preparar a operação para eventuais falhas é contar com um ERP para auxiliar na gestão dos canais e ainda garantir a segurança das informações. Mesmo com a demanda intensificada, o ERP é essencial para que os processos sejam centralizados. Isso garante a eficiência da operação, mesmo com alto volume de vendas, já que você trabalha em um só lugar. 

Como um ERP auxilia na Black Friday

O sistema ERP otimiza os processos da empresa, reunindo todas as informações em um só local, centralizando as operações e os dados importantes para que tudo esteja disponível a qualquer momento.

Algumas funcionalidades específicas do ERP podem ajudar as empresas multicanal a serem mais organizadas, reduzindo o tempo destinado para cada processo. Por isso, conheça alguns recursos do sistema e entenda como ele pode aperfeiçoar sua gestão, em especial em períodos de grande movimento nas vendas, como na Black Friday.

Integração com outros sistemas

O ERP possibilita a integração com soluções que otimizam os processos de backoffice das empresas. Entre as integrações, podemos destacar as plataformas de e-commerce e marketplaces, os gateways de pagamento e formas de envio como transportadoras e Correios. 

Com tudo integrado, fica fácil anunciar em diferentes canais de venda, como na loja própria e em um marketplace. Fica fácil alterar o preço dos produtos de forma personalizada por canal, manter os estoques atualizados, organizar as finanças e  escolher a forma de envio adequada para cada situação. E claro, tudo fica centralizado em um mesmo lugar, inclusive os pedidos realizados pelos clientes.

Com os pedidos do e-commerce reunidos, você pode seguir com a separação das mercadorias, emissão de notas fiscais e envio das encomendas via transportadora. Falando nisso, você sabia que o Melhor Envio é parceiro do Tiny ERP? Essa integração pode ajudá-lo a encontrar as melhores opções de logística através de cotações simultâneas entre transportadoras e Correios. Você consegue selecionar a melhor forma de frete para cada caso, sincronizar os dados de entrega dos pedidos e ainda gerar seus fretes pela internet. 

As integrações com um ERP fazem com que os processos sejam mais ágeis e menos trabalhosos, visto que tudo fica centralizado, sem depender de múltiplos sistemas para organização e conferência de informações.

Controle de estoques

O controle de estoques é importante em qualquer época do ano, porém na Black Friday o cuidado deve ser ainda maior devido ao alto volume de vendas. Manter as quantidades atualizadas é necessário para evitar vendas de produtos sem estoque.

Seja com um bom desconto ou com preço normal, quando o cliente compra um produto o mínimo que ele espera é receber o item comprado. Ao vender itens sem estoque, a experiência de compra não é boa e o cliente pode nunca mais voltar para sua loja.

Dentre as funcionalidades de um ERP, o controle de estoques é uma das mais utilizadas. Além de facilitar a verificação das quantidades, ao integrar com lojas online, os estoques ficam atualizados. Sendo assim, sempre que houver movimentações de estoque dentro do sistema, todos os canais de venda são atualizados.

Para um desempenho ainda maior do controle de estoque, o Tiny ERP conta com o OMS, um orquestrador de pedidos que recebe os pedidos e atualiza os estoques em tempo real.

Uma dica para organizar os estoques em mais de um canal de venda é utilizar diferentes depósitos, sendo assim é possível destinar uma quantidade específica de cada produto para cada loja virtual. Esta estratégia ainda permite que você altere as quantidades para cada canal, conforme as vendas.

Relatórios precisos

Dados precisos são importantes para a organização de qualquer negócio, e utilizando um ERP você pode dar adeus às planilhas. As informações necessárias estão sempre disponíveis para geração de relatórios. Eles são fundamentais para a tomada de decisões.

Relatórios como o de Necessidade de Compras informam qual a quantidade de estoque é necessária para comportar a demanda de vendas, tudo com base nas vendas já realizadas e no estoque mínimo de cada produto.

Além deste último, um relatório importante é o de Giro do Estoque, que indica os produtos com baixa ou nenhuma movimentação durante determinado período de tempo. Estas informações indicam produtos que poderiam ser anunciados com desconto na Black Friday, por exemplo, com o intuito de aumentar a circulação das mercadorias.

Boas vendas na sua Black Friday

Aproveite o momento da Black Friday para vender mais, mas não se esqueça de encantar os clientes. Ofereça boas experiências de compra, e não foque apenas no preço baixo dos produtos. Aproveite o momento de alta nas vendas para conquistar clientes e manter relacionamentos o ano todo.

Boas vendas!

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