Se você chegou até aqui, é porque não faz ideia de como calcular margem de lucro ou viu algo errado no seu faturamento. Acertei?
Por essa razão, preparamos um guia completo para te ajudar a calcular a margem de lucro, desde o planejamento financeiro até a precificação. Vamos nessa?
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O que você vai ver por aqui:
- O que é margem de lucro
- Como calcular margem de lucro
- Quais são os tipos de margem de lucro?
- O que é margem de contribuição
- Como calcular margem de contribuição
- Como calcular margem bruta
- 4 dicas de como aumentar a margem de lucro
- Como o Melhor Envio te ajuda com a margem de lucro do seu e-commerce
Será que você está tendo lucro com as margens que usa no seu negócio?
Se você tem uma loja (física ou online), precisa saber o que é e como calcular margem de lucro para responder essa pergunta.
O motivo? Esse é um cálculo fundamental para a saúde da sua empresa!
Avaliar e acompanhar a lucratividade da empresa é um passo essencial para o sucesso. Afinal, é a partir do cálculo da margem de lucro que você define quanto cobrar por seus produtos e serviços. Caso contrário, pode ter prejuízos.
Se você não faz ideia do que é esse conceito e como calcular margem de lucro de produtos e serviços, você encontrou o artigo certo!
Trouxemos aqui as melhores dicas para te ajudar a calcular e a manter a margem de lucro ideal. Pegue papel e caneta para fazer suas anotações e boa leitura!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é uma métrica chave que mede o quão rentável é seu negócio. Ou seja, é a porcentagem que mostra quanto sobrou para a empresa depois de descontar todos os custos da operação, como:
- impostos
- juros
- gastos com produção
Achou difícil de entender? Vamos explicar. O lucro é o ganho garantido com a venda de um produto ou serviço.
Por exemplo, seu nicho de mercado é papelaria e você comprou determinado item na 25 de março por R$20,00. No entanto, outros custos precisam ser acrescentados. Entre eles:
- viagem até São Paulo
- gastos com alimentação no dia da viagem
- aluguel da sua loja
- folha de pagamento de funcionários
- energia elétrica
- telefone
- internet
A margem de lucro nunca deve ser aleatória. O cálculo é preciso, incluindo todos os custos da empresa. Se você apenas adiciona uma porcentagem, sem medir se é suficiente para pagar todas as contas e ganhar dinheiro com a empresa, pode estar em prejuízo e não sabe.
Ou seja, a margem de lucro é um cálculo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ele físico ou online.
Ficou mais claro agora?
Como calcular margem de lucro?
Imagine uma empresa que vende um determinado produto por R$ 200,00. Vamos dizer que o custo direto para fazer esse produto seja de R$ 50,00.
Isto significa que os gastos foram usados diretamente para se produzir o item ou entregar o serviço, como matéria prima, por exemplo.
Quanto às despesas, elas se referem aos gastos da empresa, como: aluguéis, segurança… Esses custos são distribuídos para descobrir o quanto desse valor é “gasto” para se fazer o produto ou entregar o serviço.
Digamos que o valor dessas despesas também seja de R$ 50,00.
Para saber como calcular a margem de lucro, você deve deduzir os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.
Vamos definir as seguintes notações, antes de vermos a fórmula para calcular a margem de lucro:
ML = Margem de Lucro
C = Custos
D = Despesas
P = Preço do produto ou serviço
Com isso definido, a fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte:
ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Vamos substituir os valores do exemplo na fórmula?
ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100
ML = [200 – (100)] / 200] x 100
ML = (100 / 200) x 100
ML = 0,5 x 100
ML = 50%
Tranquilo até aqui, certo?
Agora vamos ao exemplo:
Uma loja de papelaria criativa fez uma venda de R$500. Para adquirir os produtos diretamente do fabricante e colocá-los à venda na loja, a pessoa gestora precisou pagar R$170, mais R$50 de transporte.
Para exemplificar, mas dessas vez usando números, temos a seguinte situação:
Lucro = 500 – (170 + 50)
Lucro = 280
Portanto, o lucro obtido com essa venda foi de R$280.
À primeira vista podemos ter a impressão de que o lucro é o indicador mais importante para definir o sucesso das vendas, não é mesmo?
Então, por que é tão importante saber como calcular a margem de lucro?
Simples, o lucro isoladamente não é suficiente para determinar a lucratividade de uma empresa ou venda. Para entender melhor, considere outro exemplo:
Imagine uma loja que faturou R$ 10 mil em uma campanha promocional, mas que gastou R$ 9,5 mil para viabilizá-la (somando a compra de produtos, o frete dos itens, estoque e gastos com divulgação).
Se levarmos em conta somente o lucro de R$ 500 obtido nessa campanha, teremos um tipo de visão: afinal o resultado foi positivo.
Entretanto, se calcularmos a margem de lucro deste caso, vamos ver que, na realidade, se alcançou um índice de apenas 5% de lucratividade.
Considerando essa margem separadamente para uma venda pequena, que não envolveu grandes esforços, esse resultado pode não ser tão ruim.
Mas, se estamos falando de um grande evento em que a loja tinha uma expectativa maior, como uma Black Friday, essa rentabilidade fica longe de ser ideal.Resumindo, a partir do cálculo da margem de lucro podemos avaliar assertivamente se todo o tempo, energia e investimento dedicados nessa hora valem a margem de lucro obtida em cada situação.
Quais são os tipos de margem de lucro?
A margem de lucro pode gerar dados para diferentes contextos. Dessa forma, é interessante saber também os tipos de margens de lucro para o seu negócio!
E o principal: como combiná-los para ter uma visão clara da lucratividade dos produtos do e-commerce como um todo.
Logo, temos três tipos de lucro:
Margem de Lucro Bruta
A margem de lucro bruta corresponde à informação objetiva do quanto a sua loja ganha com o comércio de produtos. Entenda esse valor como o total obtido no seu negócio depois que são pagos os custos variáveis de venda (deduções e encargos, despesas com a compra do item a ser revendido).
Mas cuidado: é importante ficar atento que a margem bruta considera no cálculo somente os custos de venda, e não todos os gastos que o seu e-commerce precisa pagar para se manter em atividade!
Logo, esse recurso é válido para indicar a rentabilidade da comercialização dos produtos e não do negócio de forma geral, ok?
Como calcular margem bruta?
Fórmula básica:
Margem de Lucro Bruta = (Faturamento total) – (Custos de Venda) x 100
Nele é contabilizado o faturamento da empresa subtraindo seus gastos variáveis. Nesses gastos são incluídos pagamentos diversos como impostos, contas de luz, água, internet, etc.
A partir dele, é possível entender se a empresa está sendo rentável, e qual a margem de lucro obtida em cada uma das vendas e no acumulado de um determinado período.
Além disso, são chamados gastos variáveis porque eles sofrem alterações todo mês. Aqui também entram custos da produção dos itens à venda, já que o investimento depende (ou seja, é variável) da quantidade fabricada ou comprada.
Margem de Lucro Líquida
A margem de lucro líquida diz respeito à quantia que realmente está disponível como lucro, já livre de todos os pagamentos fixos como despesas da operação do negócio, pagamento de fornecedores, serviços e funcionários, por exemplo.
É por isso que a margem de lucro líquida – na qual os custos operacionais da sua loja já foram contabilizados – é mais abrangente do que a bruta.
Como calcular margem líquida?
Fórmula básica:
Margem de Lucro Líquida = (Faturamento total) – (Custos e Despesas fixas do negócio) x 100
Portanto:
A margem de lucro líquida é a indicada para apontar a rentabilidade total do seu negócio com maior segurança.
Ainda assim, é interessante mesclar os resultados de ambos tipos de margens, para chegar a conclusões assertivas, além de identificar em quais pontos é necessário reformular suas estratégias.
Margem de lucro de contribuição
A margem de contribuição é o lucro que realmente sobra do valor cobrado pela venda do produto após serem descontados os custos e despesas variáveis que tornaram possível aquela venda.
Como calcular margem de contribuição?
Fórmula básica:
Margem de Contribuição = (Preço de venda) – (Gastos variáveis unitários e despesas unitárias de venda) x 100
Por isso a precificação dos produtos precisa estar em sintonia com a previsão da margem de contribuição. Reforçamos isso porque é comum partirmos do pressuposto de que os ganhos devem cobrir os gastos com uma folga e pronto. Mas, na prática, não é bem assim.
Além disso, sem um objetivo definido do quanto se quer lucrar com cada venda e qual a rentabilidade esperada mensalmente, suas vendas serão simplesmente tiros no escuro.
Portanto:
É aí que a margem de contribuição pode te ajudar: tanto na elaboração das suas metas de vendas para evitar prejuízos, quanto para lucrar mais!
Falando nisso, você pode se interessar em saber mais sobre precificação de produtos e como as margens podem ser aplicadas nessa hora, né?
Sugerimos que você leia: Como fazer a precificação de produtos no meu e-commerce
Como calcular porcentagem no Excel?
Você sabe como calcular porcentagem no Excel?
Conhecer esses cálculos básicos pode ser muito útil no seu e-commerce.
O Microsoft Excel é um dos programas mais usados quando falamos de áreas financeiras. Digamos que você queira saber o quanto gasta por mês, de todo seu salário, com idas ao restaurante.
Para isso, precisa entender quais dados são necessários. Por exemplo, classificando todos os seus gastos em segmentos (restaurante, mercado, luz, condomínio, aluguel).
Por isso, é comum lidar com cálculos como os de porcentagens de determinados valores. Em acréscimos ou descontos, por exemplo, como veremos mais adiante.
Se você quer calcular a porcentagem em cima de um valor, deve apenas multiplicá-lo pela sua porcentagem.
Selecione uma célula, digite o sinal de “Igual” (=), insira o valor inicial (ou o nome da célula), o sinal de “Multiplicação” (*), o valor da porcentagem, seguido de seu símbolo (%).
Na prática, para calcular 20% de 500, fica: “=B2*20%. Depois aperte “Enter” para visualizar o valor final.
Dessa forma, após seguir esses passos, basta:
- Selecionar o restante das células em porcentagem
- Clicar em Preencher e Para Baixo
- Prontinho! Você já sabe como calcular porcentagem no Excel
4 dicas de como aumentar a margem de lucro
Há muitas métricas diferentes que determinam a saúde de sua empresa. Entretanto, ao se concentrar no aumento de sua margem de lucro, você terá um impacto direto em todas essas métricas.
Aqui estão algumas maneiras de aumentar sua margem de lucro:
1. Reestruture os gastos
Uma das melhores maneiras de aumentar sua margem de lucro é diminuir os custos de sua empresa. Ao encontrar maneiras de reduzir despesas, você liberará dinheiro para reinvestir no negócio. Isto pode ser tão simples quanto negociar tarifas mais baixas com os fornecedores ou encontrar uma maneira menos cara de enviar seus produtos.
2. Avalie seu preço de venda
Outra forma de aumentar sua margem de lucro é vender seus produtos por mais do que cobra atualmente. Isto pode ser um desafio para algumas empresas porque as pessoas podem não estar dispostas a pagar um preço mais alto por seus produtos. Se você for capaz, tente oferecer produtos de maior qualidade ou produtos que resolvam um problema que as pessoas têm.
3. Aumente seu volume de vendas
A maneira final de aumentar sua margem de lucro é vender mais produtos. Isto pode ser difícil dependendo do setor em que você se encontra, mas é importante manter este objetivo em mente enquanto você trabalha para fazer sua empresa crescer.
4. Esteja por dentro do que acontece no e-commerce
O Portal do Sebrae oferece uma série de conteúdos online para ajudar empreendedores em diversas fases e perfis de negócios. Vale a pena conferir os conteúdos disponíveis, que podem te ajudar a aprimorar o seu desenvolvimento. Se você achou interessante, acesse este link e saiba mais.
Quem tem um negócio sabe como é importante fazer a precificação correta dos produtos. Afinal, o resultado das vendas tem que cobrir os gastos da loja e ainda gerar lucro. Nesse vídeo a gente te mostra como precificar os seus produtos do jeito certo!
Como o Melhor Envio te ajuda com a margem de lucro do seu e-commerce
Esse artigo sobre como calcular a margem de lucro foi útil e te ajudou?
Esperamos que com essas dicas você conheça a importância de saber calcular a margem de lucro e de ter um planejamento financeiro que garanta o sucesso do seu e-commerce.
Afinal, um dos principais itens que aparece no cálculo da margem de lucro são as despesas, certo?
E nessa hora não há outro caminho: lojistas precisam pensar em estratégias que consigam reduzir os custos de operação, e o frete, para quem vende online, é um deles.
Sabemos o quanto você luta para ocupar seu espaço no mercado e como o frete ocupa um papel importante na decisão de compra.
É por isso que você tem que conhecer o Melhor Envio!
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