Afinal, o que é uma startup?

O Melhor Envio é uma startup gaúcha que atua no ramo de logística de fretes. O termo startup foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 90, quando houve a primeira bolha da internet (dot-com bubble), e chegou ao Brasil nos anos 2000.

No período inicial, o boom das startups aconteceu no Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia, onde surgiram empresas que todos conhecem, como Yahoo, IBM, Microsoft etc.

As startups são criadas a partir de ideias inovadoras, desenvolvidas por empreendedores, e com um modelo de negócios pré definido. O modelo de negócios é o que diferencia uma empresa de outra, é como a empresa em questão gera lucro: o que ela faz e como ganha dinheiro com isso.

Modelo de negócio

Um modelo escalável e repetível de negócio é aquele que permite o crescimento de receita sem aumento substancial no investimento. Ou seja, a empresa consegue se desenvolver e crescer com sua estrutura inicial e quase o mesmo quadro de funcionários, visto que o modelo é aplicado repetidamente – o mesmo produto é entregue numa escala crescente.

Startups de sucesso

Empresas como Facebook, Google, Instagram, Netflix, LinkedIn e Apple começaram como startups. Todas elas vieram de ideias inovadoras, algumas surgiram e tiveram como princípio uma necessidade de um segmento de pessoas. Atualmente, essas empresas deixaram de ser startups e subiram para o nível de “líder no mercado”, em seus respectivos nichos.

Confira também

Por 21 de fevereiro de 2017 às 4:18

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 21 de fevereiro de 2017 às 4:18