Quer descobrir como aumentar o engajamento no Instagram em 2022? Então, continue a leitura e veja como usar os recursos visuais a seu favor.
As redes sociais se tornaram parte importante da estratégia de marketing de conteúdo de qualquer organização. Além de ser um valioso canal de comunicação com o público, as redes sociais, especialmente o Instagram, se consolidaram como importantes canais de vendas online.
Por isso, é indispensável encontrar formas criativas de aumentar o engajamento nessas plataformas digitais. Com tantos perfis relevantes e postagens diárias buscando alcance orgânico, é preciso ter um planejamento estratégico para se destacar da multidão. Hoje, usar apenas fotos de produtos ou de banco de imagens está longe de ser o bastante para chamar a atenção dos clientes.
Portanto, se você está buscando conquistar uma maior interação com o público e mais vendas online, continue a leitura e descubra como usar recursos visuais para aumentar o engajamento no Instagram em 2022.
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Ofereça valor
Ao invés de buscar se promover nas redes, uma boa prática para aumentar o engajamento no Instagram é oferecer conteúdos de valor para o seu público, como materiais educativos, dicas e até citações. Isso, além de atrair a simpatia da sua audiência, faz com que as postagens sejam favoritadas e salvas pelos usuários, o que é um dos fatores determinantes para os algoritmos considerarem um perfil relevante.
Uma forma eficaz de oferecer conteúdos interessantes para o seu público é selecionar os posts mais populares do seu blog e transformá-los em conteúdos visuais para o Instagram.
Na imagem a seguir, veja como o carrossel pode ser usado para apresentar os pontos mais importantes de uma postagem de blog, destacando 4 dicas práticas do texto de forma visualmente atraente e fácil de entender:
Confira no canal do Melhor Envio no YouTube 7 dicas de marketing para bombar nas redes sociais:
Carrosséis do Instagram
Pense no carrossel como se fosse uma série de slides de uma apresentação, cuja função é contar uma história e passar informações que não caberiam em um único post de Instagram. Para criar um visual cativante, o carrossel precisa ter uma coerência temática e estética. Por isso, capriche no design e faça o seu conteúdo ser atraente o bastante para ser “favoritado”, salvo e compartilhado.
Para colocar essa dica em prática, o primeiro passo é encontrar conteúdos ou assuntos populares entre os leitores do seu blog ou selecionar as postagens que geraram maior engajamento no Instagram.
Se a ideia for transformar os artigos do blog em recursos visuais para aumentar o engajamento no Instagram, uma pesquisa no Google Analytics, por exemplo, é o suficiente para saber quais materiais valem mais a pena serem adaptados.
Outra dica é usar ferramentas disponíveis na internet para criar um infográfico, um mapa conceitual ou outros tipos de gráficos. Para saber mais sobre qual é o gráfico adequado para o seu conteúdo, confira este infográfico abaixo:
Use fatos originais e relevantes
Para que as suas postagens do Instagram sejam realmente atraentes, elas devem apresentar um conteúdo interessante e original. Por exemplo, se a sua empresa tem um relatório ou uma pesquisa de mercado com dados impactantes, compartilhe essas informações com a sua rede.
Ao apresentar dados que só você possui, você se torna autoridade no assunto e constrói uma relação mais próxima com o seu público, já que através do seu perfil ele sabe de coisas que não estão disponíveis em qualquer lugar.
Veja como dados de pesquisas podem ser apresentados rapidamente em um infográfico:
Nesse caso, o infográfico apresenta apenas uma estatística, o que é uma boa estratégia se você quer aproveitar uma pesquisa para gerar diversos posts. Outra forma de fazer isso é dividir parte do conteúdo do infográfico em um carrossel para o Instagram e criar uma narrativa com os gráficos, como no exemplo abaixo:
Dica: Se você vende pelo Instagram, Facebook, WhatsApp ou outros canais, conheça o Meus Links de Frete. Com a ferramenta gratuita do Melhor Envio você consegue cobrar frete dos seus clientes em poucos cliques. Para saber mais detalhes, aperte o play e confira como usar a funcionalidade:
Mapas conceituais
Profissionais de marketing podem se beneficiar de mapas conceituais para surpreender o público nas redes sociais e em outras plataformas. Um mapa conceitual, também conhecido como mapa mental, é uma ótima ferramenta para comunicar conceitos, ideias, estratégias, táticas e mostrar como elas se relacionam, além de ser excelente para fazer brainstorming.
Veja como este modelo de mapa conceitual usa cores, ícones e formas para atrair a atenção. Note também como o layout pouco tradicional ajuda o conteúdo a se destacar:
Apresente histórias por trás da marca
Rostos e histórias por trás de um produto podem ser bastante atraentes. Portanto, use as técnicas de storytelling para apresentar pessoas com trajetórias inspiradoras e ganhar autoridade através da experiência e conhecimento do seu time. Você pode fazer isso em um dos destaques do Instagram e criar uma narrativa para cada colaborador.
Nesse caso, mantenha no primeiro story um infográfico de organograma e, se possível, marque as pessoas que você vai apresentar a seguir. Para isso, você pode criar um organograma online com ilustrações divertidas das pessoas, avatares ou fotografias, como este abaixo:
Use técnicas de storytelling
Transformar dados brutos em histórias interessantes para o seu público é uma ótima forma de usar números como uma poderosa ferramenta de argumentação. Se as suas estatísticas tiverem um toque de narrativa, você estará unindo dois recursos altamente atraentes de comunicação.
Usar elementos gráficos para apresentar visualmente dados relevantes e criar uma narrativa convincente que atraia a atenção é indispensável para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, sobretudo, em uma rede social altamente visual como o Instagram. Você pode criar personagens, apresentar dados através de histórias e situações que tornem o conteúdo fácil de ser assimilado.
Veja um exemplo de storytelling que usa diversos recursos visuais e textuais para construir uma narrativa que faz o leitor se interessar pelo conteúdo na íntegra:
Para causar esse impacto de forma consistente, use apenas dados importantes, curiosos, engraçados ou que tenham algum tipo de apelo especial. Estatísticas, números, fragmentos de pesquisas e informações relevantes para a sua persona também são formas eficazes de aumentar o engajamento no Instagram.
Infográficos de citações
Uma forma simples e fácil de chamar a atenção do seu público é usar citações inspiradoras acompanhadas de bons recursos visuais. Você pode aproveitar trechos de livros, filmes, entrevistas ou qualquer outro fragmento de texto que inspire, que seja divertido ou levante uma reflexão, mesmo que o conteúdo não esteja relacionado diretamente com a sua marca.
Veja um exemplo de infográfico que contém uma citação com um design atraente:
Além de usar frases de personalidades e escritores, aproveite para compartilhar ideias de líderes da sua indústria, influenciadores, funcionários ou mesmo frases que definam a sua marca.
Criar esse tipo de infográfico é bastante simples. Basta escolher uma imagem, uma frase, um template e personalizar as cores e fontes. Você também pode adicionar ilustrações e formas para despertar o interesse visual ou contextualizar a frase com outras informações que você quer comunicar.
Dica final: mantenha identidade visual consistente
Todas essas dicas terão efeito mais sólido se você pensar no seu perfil do Instagram como uma galeria. Para que o conjunto das suas publicações seja harmonioso, evite compartilhar conteúdos aleatórios e tenha um estratégia de marketing bem definida.
Ainda que a maioria dos seus seguidores acompanhe as suas publicações apenas pelo feed, deixar o perfil do seu Instagram harmônico e organizado vai fortalecer a identidade visual da sua empresa.
Portanto, prefira sempre paletas de cores relacionadas com a sua imagem, leve em conta o tom do seu branding, a essência da sua marca e proporcione uma experiência agradável para os seus seguidores.
Esperamos que o nosso conteúdo ajude a aumentar o engajamento no Instagram em 2022!
*Guest post produzido pela equipe da Venngage – Criador de infográficos e recursos visuais