Documento usado para comprovar a existência de uma relação comercial, seja ela a venda de produtos ou a prestação de serviço.
Ao vender em lojas virtuais ou marketplaces, o lojista deve emitir uma nota fiscal e enviar ao cliente, como maneira de formalizar a troca comercial.
Existem vários tipos de nota fiscal. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a mais comum. Mas também existe a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), a Nota Fiscal Avulsa (NFA) e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).
É um documento usado para formalizar o envio de objetos sem troca comercial (presentes, brindes, etc). É um papel impresso onde o remetente indica os dados da carga enviada, descrevendo informações sobre itens, valor e quantidade.
A nota fiscal precisa ser emitida em um sistema específico, já a declaração de conteúdo pode ser escrita pelo próprio remetente.
Nenhuma transportadora brasileira aceita enviar encomendas sem que uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo esteja anexada ao pacote. Daí a importância desses documentos para o lojista.
O assunto é extenso e detalhado. Para entender melhor, arrasta pra cima e leia o artigo explicativo!