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Você já ouviu falar em psicologia do preço? Pois bem, essa é uma das muitas estratégias que você deve contemplar na hora de definir quais são os valores cobrados na sua loja virtual. Nada melhor, então, do que conferir 5 dicas de precificação para e-commerce, não é mesmo?
Reunimos as principais estratégias que podem ser colocadas em prática para otimizar os seus preços e conseguir atrair clientes sem que isso atrapalhe o futuro financeiro da sua loja.
Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e, em seguida, conheça a nossa calculadora de preço de venda para te ajudar com a precificação de maneira inteligente!
5 dicas para fazer uma precificação para e-commerce mais inteligente
Mas, afinal, o que você deve analisar quando se fala em precificação para e-commerce? Separamos algumas dicas que vão ser muito úteis para o seu processo de tomada de decisão. Confira!
1. Saiba quanto vale seu produto
Antes de mais nada, você precisa entender tudo o que envolve o custo daquele produto. Independentemente de qual seja o segmento de atuação, é necessário analisar uma série de fatores, como a matéria-prima, os custos para produção e também a logística de uma etapa para outra nesse processo.
Isso contempla também outros fatores, como a qualidade do material utilizado e até mesmo o que precisa ser feito até que esteja pronto para venda. Para que isso funcione, portanto, você deve analisar os mínimos detalhes, garantindo a visão completa sobre o que foi investido ao longo do processo.
Mesmo que você apenas compre o produto final de um fornecedor, é interessante fazer essa pesquisa para ter insumos necessários antes de tomar uma decisão. Mas não se esqueça de adicionar também os outros custos envolvidos, como o frete para que ele seja transportado de um local para o outro.
Afinal, essa etapa é essencial em um e-commerce, não é mesmo? É a partir dessas informações que você vai conseguir até mesmo definir, por exemplo, qual vai ser a sua política de frete. Sem esses detalhes, você pode acabar perdendo em alguma margem por não ter um valor mais preciso, acumulando prejuízo no médio e longo prazos.
Para quem trabalha com artesanato, por exemplo, é muito importante ter em mente o valor da matéria-prima que você precisou adquirir para produzi-lo. E uma das etapas mais difíceis aqui é conseguir medir o seu tempo de trabalho. Esse fator precisa ser considerado para chegar a um preço justo para ser repassado.
2. Custos com frete
Já citamos esse fator como um dos componentes que você precisa levar em consideração, mas ele é tão relevante que merece um tópico próprio. Imagine que você quer montar uma promoção para clientes que fizerem compras acima dos R$ 500,00 terem direito ao frete gratuito.
Como você vai ter a certeza de que esse valor é o necessário para pagar os custos com frete? É preciso entender exatamente quais são os seus custos de envio para ter uma noção de como essa política vai funcionar. Caso contrário, as suas vendas podem até acontecer, mas será que vão ser sustentáveis?
Por isso, é muito importante saber mais detalhes sobre o seu público e comportamento. Isso vai ajudar a fazer uma análise mais completa sobre os valores que você pode cobrar e até mesmo as margens para cada região. Afinal, uma venda para uma cidade próxima do seu estoque vai ser mais barata do que para uma região mais afastada.
O fundamental aqui é ter todos esses números acessíveis. A partir disso, você consegue visualizar melhor quais são os seus custos com frete e pode repassar os valores mais justos para os clientes. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da sua competitividade, para não perder espaço para os seus concorrentes.
3. Conheça bem o mercado
Outro aspecto relevante que precisa fazer parte das suas contas é o mercado ao seu redor. Como o seu negócio não está em uma bolha, também é necessário levar em consideração, por exemplo, os preços que os concorrentes estão pedindo e até mesmo quanto o consumidor está disposto a pagar.
Imagine que você chegou a um valor muito mais alto do que o normal dentro desse mercado. Talvez seja preciso olhar para outras etapas desse processo para encontrar formas de reduzir os seus custos. Afinal, quais são as chances de conseguir mais vendas se o preço está acima do que cobrado normalmente?
Uma dica aqui é entender mais sobre o comportamento dos seus clientes. Qual é o ticket médio deles? A partir desses dados, você consegue definir com maior precisão os seus valores. É preciso sempre buscar um equilíbrio entre seguir competitivo, mas não deixar que os preços prejudiquem o seu negócio.
4. Psicologia do preço
A estratégia da psicologia do preço é uma abordagem que se baseia em como o consumidor percebe o valor do produto, além do seu preço real. Na prática, ela envolve técnicas que são utilizadas para influenciar a percepção do valor da mercadoria na mente do consumidor e pode ajudar a aumentar as vendas.
Existem várias técnicas de psicologia do preço que podem ser usadas na precificação dos produtos de uma loja virtual, como:
● Preços terminados em 9: a precificação com valores terminados em 9, como R$ 19,99, é muito comum porque dá a impressão de que o preço é mais baixo do que realmente é. Isso acontece porque o cérebro humano tende a se concentrar no primeiro número à esquerda do ponto, em vez do último. Isso faz com que R$ 19,99 pareça mais barato do que R$ 20,00;
● Preços comparativos: a comparação de preços com outras lojas pode ser uma técnica eficaz de psicologia do preço. Quando os consumidores veem que um produto é mais barato em uma loja do que em outras, eles são mais propensos a comprar com essa loja. Isso pode ser feito através de tabelas de comparação de preços ou até mesmo com a exibição do preço anterior, antes de aplicar um desconto;
● Preços de Prestígio: os preços de prestígio são aqueles que são altos o suficiente para dar a impressão de que a peça é de alta qualidade e exclusividade. Os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais alto por produtos que consideram de prestígio, mesmo que esses itens não sejam necessariamente superiores em qualidade;
● Precificação Dinâmica: a precificação dinâmica é uma técnica que permite ajustar os preços em tempo real, de acordo com a demanda do mercado. Isso significa que os preços podem subir e descer em resposta às mudanças na oferta e na procura.
Essa estratégia deve ser embasada em uma análise financeira e estratégica que considere diversos fatores, como custos, margens de lucro, objetivos de vendas e concorrência. Sem isso, ela pode acabar complicando o seu trabalho de precificação.
5. Defina seu objetivo de precificação
Definir um objetivo de precificação é uma etapa crucial para o sucesso de um e-commerce. Isso porque a precificação adequada é essencial para que a empresa possa gerar lucro, manter a competitividade no mercado e satisfazer os clientes. Ou seja, conseguir equilibrar esses três fatores.
Para fazer isso, é importante, por exemplo, definir de acordo uma meta de lucratividade que a loja quer alcançar. Com essa informação em mente, é possível ajustar os preços dos produtos de forma a garantir que as vendas gerem o retorno financeiro esperado.
Outro objetivo muito comum é manter a competitividade da empresa no mercado. Isso significa definir preços que sejam atrativos para os clientes e, ao mesmo tempo, garantam a rentabilidade da empresa.
A sua estratégia de precificação também pode ser utilizada como uma ferramenta para fidelizar clientes. Nesse caso, o objetivo é definir preços que sejam justos e que ofereçam um bom custo-benefício para os consumidores. Com isso, é possível estabelecer uma relação de confiança e lealdade com os clientes.
Uma outra alternativa que pode servir como objetivo para a sua precificação é aumentar o volume de vendas da empresa. Nesse caso, a estratégia é definir preços mais baixos para atrair clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Uma tática que pode ser adotada em períodos de baixa demanda ou para limpar produtos parados no estoque.
Em um ambiente tão competitivo, é essencial procurar por maneiras de melhorar as suas estratégias. E, pensando no longo prazo, não existe alternativa melhor do que analisar constantemente a sua tática de precificação para ter a certeza que a sua loja virtual é sustentável.
Mais do que conferir essas 5 dicas de precificação para e-commerce, é fundamental melhorar o seu dia a dia de trabalho e, para isso, é importante contar com uma ferramenta que otimize as suas tarefas, não acha? Então entenda como a Bagy pode ajudar com os nossos planos ideais para todos os momentos do seu negócio!
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