A logística é responsável por organizar e dar mais dinamismo a todas as áreas de uma empresa, loja ou setor da indústria.
Com a sua aplicação fica muito mais fácil garantir que o produto chegue ao consumidor final nas condições ideias de uso ou consumo. Mas para que isso aconteça é necessário ter estratégias bem definidas para cada etapa do processo logístico de uma empresa.
Nesse guia vamos te contar tudo sobre logística, seus diferentes tipos, benefícios para o seu negócio e outras dúvidas comuns sobre o tema. Siga com a leitura e aprenda sobre o assunto.
Navegação rápida
O que é logística?
Logística é uma área administrativa estratégica responsável por acompanhar todas as etapas dos processos de um produto desde a sua produção ou aquisição, passando por sua armazenagem, transporte até o momento que o item comercializado chega às mãos do consumidor final.
O objetivo da logística é que cada uma dessas etapas sejam realizadas da forma mais eficiente, econômica e rápida possível. Saber como implementar estratégias logísticas é uma das chaves para o sucesso e manutenção de qualquer negócio.
Tipos de logística
Logística de abastecimento
Também conhecida como logística de fornecedores ou logística inbound, é responsável por garantir que os recursos necessários para a manutenção do negócio, como produtos prontos para revenda ou até insumos para produção, estejam sempre disponíveis no momento certo e na quantidade adequada.
Logística de produção
A logística de produção cuida de todas as etapas da criação de um produto. Ou seja, todos os processos que vão desde a preparação da matéria-prima, passando pelas etapas da linha de montagem e que resultam no produto final.
A pessoa responsável por esse planejamento da produção deve garantir não só a confecção de um produto, mas também a aplicação de métodos que tornem o processo mais eficiente e sem desperdício de materiais.
Logística de armazenagem
Já a logística de armazenagem se encarrega do gerenciamento do estoque. Assim sendo, a pessoa ou equipe responsável por essa etapa aplica uma série de ações voltadas a garantir a conservação e armazenamento dos produtos em um estoque.
Garantir a correta armazenagem dos produtos envolve não só assegurar a integridade e qualidade dos itens, mas também criar processos de organização que facilitem o processo de coleta (picking) dos produtos no estoque. O que garante maior agilidade também em outras etapas da logística para e-commerce, como a preparação dos produtos para entrega ao cliente.
Logística de distribuição
A logística de distribuição, também conhecida como logística outbound, cuida da gestão do transporte.
Quem cuida da logística de distribuição deve acompanhar desde o transporte dos produtos entre unidades, pontos de venda ou diretamente ao cliente. Tudo isso, se atentando ao cumprimento dos prazos, criação de rotas de entrega, treinamento dos motoristas e rastreio das cargas.
Logística de terceira parte (3PL)
Cuidar de todas as etapas da entrega é um enorme desafio operacional que é realizado na grande maioria das vezes, por setores da indústria e grandes corporações. Para que negócios de todos os tamanhos possam ter acesso a uma gestão de transporte eficiente, foi criada a logística de terceira parte.
A logística de terceira parte é um modelo onde a empresa terceiriza o processo de coleta de dados de entrega, contratação do transporte, entrega, troca ou devolução do pedido. Esse é um tipo de logística muito utilizada por quem vende pela internet.
Dessa forma, a empresa contratante atua apenas conferindo os resultados das entregas, enquanto que todo o operacional logístico da entrega fica sob responsabilidade da empresa contratada que conta com todo aparato e automatizações necessárias para cuidar da gestão de entregas de forma mais efetiva.
Logística reversa
Por fim, temos a logística reversa que trata do retorno de produtos e insumos para a empresa. Esse tipo de logística é aplicada em dois cenários.
O primeiro é o do pós-venda, que é muito utilizado pelo e-commerce. Sendo aplicado nos processos de troca e devoluções de produtos comprados pela internet.
Já o segundo cenário de logística reversa são os casos de pós-consumo, que garantem o descarte e reaproveitamento dos resíduos de produtos utilizados pelos consumidores, como pilhas, pneus, óleos, eletrônicos e mais.
Qual a importância da logística para as empresas
Já dá para perceber que a logística é aplicada em diversas etapas de todo tipo de empresa, da indústria chegando até o comércio de médio e pequeno porte. Confira algumas vantagens que a logística pode trazer para uma empresa:
- Maior agilidade no tempo de entrega do depósito até a casa do cliente.
- Mais eficiência em todos os processos da operação.
- Redução de custos desnecessários com procedimentos operacionais originalmente não planejados
- Garantia do abastecimento do estoque
- Aumento da taxa de satisfação do cliente
O que é um centro logístico?
Centro logístico é o local onde são realizados todos os procedimentos logísticos de um negócio, como recebimento e conferência das mercadorias, expedição, preparação para o envio e outras atividades relacionadas a gestão de encomendas.
Esse espaço físico destinado ao armazenamento e gestão dos pedidos não precisa ser um grande galpão, um armazém de uma loja também é considerado um centro logístico.
Fretes mais baratos, rápidos e com logística reversa: como o Melhor Envio auxilia em cada etapa da logística para e-commerce
Pensar e executar cada etapa logística de um e-commerce é muito mais fácil e simples com a ajuda de um sistema completo, e gratuito, de entrega de pedidos, como o Melhor Envio. O Melhor Envio é uma plataforma de gestão e cotação de frete, onde é possível acompanhar todas as etapas da entrega de um pedido desde a contratação do frete até o momento que o pedido é entregue ao cliente.
Utilizando a plataforma, o lojista consegue, em poucos cliques, conferir o menor preço para o frete de um pedido entre as principais transportadoras do país, como Correios, Jadlog, Buslog, Loggi, LATAM Cargo e outras.
A Calculadora de Frete pode ser utilizada direto no site do Melhor Envio, o que é uma mão na roda para microempreendedores que vendem pelas redes sociais, ou integrando a calculadora do Melhor Envio direto na página do produto de uma loja virtual.
Além disso, dentro do serviço já é gerada a etiqueta de frete e todos os trâmites necessários para que o vendedor apenas despache os pedidos na unidade da transportadora escolhida para o serviço.
E não para por aí, a plataforma ainda oferece outras ferramentas que possibilitam uma gestão logística. Uma delas, é o Melhor Rastreio, onde é possível acompanhar todas as entregas de um negócio, enviar notificações sobre cada movimentação do pacote para o cliente e ainda ter um histórico detalhado de todas as entregas realizadas por um e-commerce.
E agora chegamos à melhor parte, todos os serviços logísticos oferecidos pelo Melhor Envio são gratuitos. Ou seja, sem mensalidade, número mínimo de pedidos ou outras pegadinhas, o vendedor só paga pelos fretes contratados dentro da plataforma.
Comece a aplicar soluções logísticas no seu negócio de forma estratégica, e sem paga nada a mais por isso, realizado o cadastro no Melhor Envio.