Sabia que o Melhor Envio oferece diversos meios de pagamento para que você consiga pagar as etiquetas de frete compradas na plataforma? Seja por meio de cartão de crédito, carteiras virtuais ou boleto bancário, por exemplo, há sempre um meio que se adequa às suas necessidades.
A seguir, confira detalhes sobre todos os meios de pagamento aceitos pelo Melhor Envio e saiba quais são as particularidades de cada um deles. Vamos nessa?
Se você ainda não é cliente Melhor Envio, confira como a plataforma funciona e faça seu cadastro gratuito.
Navegação rápida
Meios de pagamento: carteira virtual do Melhor Envio
A maneira mais prática e rápida de pagar por suas etiquetas de frete é inserindo saldo na sua carteira virtual do Melhor Envio. Ao usar essa opção para pagar as etiquetas, a liberação do envio é instantânea! Isso poupa tempo ao lojista e agiliza seus processos de embalagem e postagem do pacote.
Para inserir saldo na Melhor Carteira, você deve fazer login na sua conta do Melhor Envio, clicar na opção “Melhor Carteira” e, em seguida, procurar a opção “Inserir Saldo”. Basta selecionar qual meio de pagamento deseja usar para colocar os créditos na sua conta.
As formas de pagamento aceitas no Melhor Envio são:
- Boleto bancário PagHiper
- PayPal
- PagSeguro
- Pagsmile
- PicPay
- Mercado Pago
- Vindi (antigo Yapay)
OBS.: Desde o dia 30/11 o Wirecard não está mais disponível como intermediador de pagamentos do Melhor Envio. Se você ainda tem saldo no Wirecard, recomendamos que contato o suporte deles para verificar as tratativas necessárias para o saque ou transferência de valor.
Neste artigo disponível na Central de Ajuda, você pode obter detalhes sobre como colocar créditos na sua Melhor Carteira.
A seguir, confira detalhes sobre os meios de pagamento aceitos pelo Melhor Envio.
Formas de pagamento aceitas pelo Melhor Envio
O Melhor Envio trabalha com os seguintes meios de pagamento:
PagHiper
Pagamento via boleto bancário, com o valor mínimo de R$40.
PayPal
Saldo em conta ou cartão de crédito.
📍 Importante: o saldo em conta é o método primário de pagamento na plataforma. Porém, se você não tiver saldo em conta ou não tiver saldo suficiente, o valor será completado com o cartão de crédito cadastrado em sua conta Paypal.
PagSeguro
Saldo em conta ou cartão de crédito.
Pagsmile (antigo LevPay)
Transferência bancária, com o valor mínimo de R$40.
PicPay
Saldo em conta ou cartão de crédito.
Mercado Pago
Saldo em conta, boleto bancário (disponível apenas para pagamentos acima de R$4,00), pagamento em lotérica ou cartão de crédito.
Vindi (antigo Yapay)
Pagamentos com boleto bancário, cartão de crédito, saldo ou transferência bancária online.
Wirecard (antigo Moip)
Desde o dia 30/11 o Wirecard não está mais disponível como intermediador de pagamentos do Melhor Envio. Se você ainda tem saldo no Wirecard, recomendamos que contato o suporte deles para verificar as tratativas necessárias para o saque ou transferência de valor.
Qual o prazo para a confirmação dos meios de pagamento
Quando você realiza o pagamento da sua etiqueta de frete ou realiza a inserção de crédito na sua carteira virtual, a solicitação é repassada à plataforma de recebimento digital, que analisa o pedido e repassa o valor ao Melhor Envio. Por isso, é necessário aguardar até que esta análise seja concluída e a plataforma repasse o recebimento ao nosso sistema.
📌 A impressão das etiquetas de frete ou a inserção de crédito são liberadas pelo Melhor Envio imediatamente após a confirmação do pagamento por parte da plataforma intermediadora.
Porém, cada plataforma tem um prazo distinto, que varia inclusive de acordo com cada método de pagamento. Mas, em geral, podemos dizer que pagamentos feitos com o seu saldo em conta são aprovados instantaneamente. Por outro lado, pagamentos feitos com cartão de crédito podem levar até 48h para serem liberados.
O método de pagamento mais demorado é o boleto bancário, que pode levar até 3 dias úteis (72h) para ser aprovado. Por isso, ele não é indicado para quando você precisa enviar suas encomendas com urgência!
Meio de pagamento | Prazo de confirmação e liberação das etiquetas de frete |
Saldo da Melhor Carteira | imediato |
Cartão de crédito | até 48h |
Boleto bancário | até 3 dias úteis (72h) |
Passo a passo de como pagar a sua etiqueta de frete
1) Após gerar a sua etiqueta na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, você será direcionado a uma tela que permite “Adicionar ao carrinho” ou “Pagar agora”.
2) Caso selecione a opção “Adicionar ao carrinho” você pode escolher entre “Gerar outra etiqueta” ou “Ir para o carrinho”. No seu carrinho de compras estão todas as etiquetas aguardando o pagamento. Selecione as que deseja e clique em “Finalizar pagamento”.
3) Você será encaminhado para a tela de pagamento. Confira os dados da etiqueta antes de pagar e selecione a forma de pagamento desejada.
📌 Caso opte por usar o saldo da sua carteira virtual do Melhor Envio, a etiqueta vai ser liberada instantaneamente e você já vai poder imprimi-la.
📌 Se você optar por utilizar meios de pagamento parceiros, será redirecionado para o ambiente do parceiro para finalizar o pagamento. Lembre-se que será necessário aguardar a análise por parte da plataforma intermediadora para finalizar a impressão das etiquetas de frete.
📌 Você pode conferir todas as transações realizadas na aba “Melhor Carteira”, e acompanhar o status dos seus pagamentos.
👉 E na aba “Meus Envios”, ficam todas as etiquetas de frete geradas na plataforma. Você pode conferir os Envios Liberados, os Envios Postados e acompanhar os envios que estão Aguardando Pagamento.
Lembrete importante
A partir do momento em que o pagamento é confirmado, a etiqueta fica disponível para ser impressa por 7 dias corridos. E após a impressão, você tem até 7 dias corridos para utilizá-la.
Dúvidas frequentes sobre meios de pagamento
O pagamento das etiquetas de frete geradas pelo Melhor Envio pode levantar algumas dúvidas. A seguir, respondemos as principais questões sobre esse assunto!
Posso pagar meu envio com saldo da Melhor Carteira + outro meio de pagamento?
Sim, é possível fazer isso! Você consegue usar todo o saldo disponível na sua carteira e completar o valor restante usando um dos meios de pagamento disponíveis em nossa plataforma.
O processo é bastante simples: ao chegar na etapa de pagamento da sua etiqueta de frete, selecione qualquer um dos meios e a seguinte tela aparecerá:
Caso queira usar seu saldo disponível para pagar parte do valor da etiqueta de frete, basta selecionar a opção “Utilizar”. O sistema usará o saldo disponível e depois pedirá para que você selecione outro meio de pagamento para completar o pagamento.
📍 Atenção: o Paypal é o único dentre os meios de pagamento parceiros que não permite esse tipo de transação. Portanto, caso queira realizar seu pagamento usando o saldo da Melhor Carteira + outro meio de pagamento, não selecione essa intermediadora.
É importante ressaltar que, mesmo usando seu saldo na Melhor Carteira para pagar parte do valor, será necessário aguardar a análise por parte da plataforma intermediadora em relação ao restante do pagamento para, só então, as etiquetas serem liberadas para impressão.
Posso pagar as etiquetas com cartão de crédito?
Sim, mas depende dos meios de pagamento que você escolher. Não são todas as plataformas intermediadoras que oferecem essa opção. Caso queira realizar o pagamento dessa maneira, se atente para escolher uma forma de quitação que ofereça tal possibilidade. As plataformas são:
- PayPal
- PagSeguro
- PicPay
- Mercado Pago
- Vindi
- Wirecard
Importante: o prazo para confirmação de pagamento pode ser de até 48h.
Quanto tempo demora para a etiqueta ser liberada?
Depende do meio de pagamento escolhido. Em alguns casos, a aprovação não é imediata porque o pedido de pagamento precisa ser analisado pela intermediadora.
Os envios em análise podem ser consultados na plataforma do Melhor Envio. Para isso, faça login e siga o passo a passo:
- Painel de Controle
- Meus Envios
- Aba “Aguardando Pagamento”
Caso o pagamento não tenha sido finalizado, é possível efetuá-lo nesse menu. Clique no ícone da moedinha ou selecione vários envios e aperte “Pagar Pedidos”.
📌 Assim que o pagamento for aprovado, o seu envio é liberado e vai para a aba Envios Liberados.
Importante: apenas o ato de escolher um meio de pagamento no checkout já muda o status do pedido para “Aguardando análise”. Se isso acontecer, é possível finalizar o pagamento na aba “Meus Envios”.
O que fazer se o pagamento estiver demorando para ser aprovado?
Quando o pagamento está demorando para ser aprovado, o primeiro passo é conferir o prazo previsto pelo método de pagamento utilizado (descrito anteriormente neste artigo).
Se o prazo previsto já tiver esgotado, verifique se o valor retornou para a sua conta. Caso contrário, entre em contato com o suporte do Melhor Envio através dos nossos canais de atendimento:
👉 email: contato@melhorenvio.com
✉ mensagem direta no Facebook ou Instagram
👉 chat na área logada da plataforma
Outra situação em que você deve entrar em contato com o suporte é se o pagamento constar como aprovado na plataforma intermediadora, mas não tiver sido creditado na sua carteira virtual do Melhor Envio.
Fiz uma transferência de valor menor que R$ 40 para o Pagsmile. E agora?
Para fazer pagamentos por transferência bancária é estabelecido um valor mínimo de R$ 40 para que a mesma seja realizada.
Quando você faz uma transferência com um valor menor que o mínimo, é necessário entrar em contato com o Pagsmile para solicitar estorno do pagamento.
Para isso, você pode utilizar um canal exclusivo para solicitações de estorno, clicando neste link.
Para ter sua solicitação atendida, é necessário que você informe alguns dados, como:
- Nome completo do titular da conta bancária
- CPF ou CNPJ titular da conta bancária
- Banco
- Agência e conta corrente (a mesma em que a transferência foi realizada)
- Comprovante completo da transferência
📍 Não se esqueça de inserir a mensagem “Solicitação de reembolso” no campo “Nos dê mais detalhes sobre sua solicitação”.
Confira algumas dicas para ter sua solicitação atendida mais rapidamente:
- Envie um comprovante de transferência completo, com todos os dados da sua conta de origem e do destinatário
- Envie o comprovante de transferência original, em formato de arquivo (e não uma foto ou print)
- No formulário do Pagsmile, preencha com o documento de CPF/CNPJ igual ao da conta bancária de origem da transferência (e não da sua conta Melhor Envio).
Posso sacar os créditos da plataforma?
Sim. Você pode sacar o saldo de créditos da sua carteira virtual do Melhor Envio para a sua conta corrente. Neste caso, há um limite de R$5.000,00 por transferência e é cobrada uma taxa única de TED no valor de R$ 6,90.
📌 Um aviso: se a pessoa estiver sacando um valor referente a uma indenização essa taxa de R$ 6,90 não será cobrada.
Para solicitar o saque de créditos é necessário entrar em contato com o nosso suporte pelos canais de atendimento (redes sociais, chat na plataforma ou e-mail: contato@melhorenvio.com)
Se você ainda não é inscrito no Melhor Envio, se cadastre agora mesmo e aproveite todas as vantagens de usar a plataforma. O cadastro é rápido e simples!