O empreendedor de e-commerce sabe que o estoque do negócio é um dos setores principais que mantém a operação ativa e os processos fluidos. Pensando nisso, este artigo surgiu com o objetivo de elucidar como funciona o estoque na prática e dar algumas dicas para manter o controle de estoque na sua empresa.
Com venda em múltiplos canais, esse pode ser um processo complexo. Por isso é importante contar com tecnologia visando sempre a boa experiência do cliente e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Continue a leitura:
Navegação rápida
Como funciona o controle de estoque?
Controlar o estoque nada mais é do que sinalizar e monitorar tudo o que passa pelo estoque da empresa, gerenciando quantidades para fazer novos pedidos aos fornecedores e também identificando produtos obsoletos para poder pensar em promoções a fim de dar giro ao estoque.
Gerir o estoque significa ter controle e organização dos produtos disponíveis para a venda e para que esse processo seja mais facilitado é fundamental contar com um ERP integrado.
De maneira geral, o controle de estoque tem as seguintes funções:
- acompanhar os pedidos, evitando atrasos de fornecedores;
- liberar de espaços produtivos, com a identificação de quais itens estão improdutivos, ou sem giro de venda;
- controlar os itens disponíveis e itens com necessidade de reposição;
- dar ao gestor conhecimento da capacidade de estocagem para armazenamento e o tempo de entrega estimado;
- evitar desperdícios de produtos.
Como fazer o controle de estoque através do ERP?
Através de um sistema de gestão ERP é possível automatizar grande parte do processo de controle de estoque, que consiste nas seguintes etapas:
- Registro das entradas e saídas de produtos: etapa fundamental para manter a organização dos produtos, pedidos e entregas;
- Acompanhamento do giro de estoque: o giro de estoque é o movimento dos produtos dentro do estoque. Ou seja, com um sistema ativo é possível controlar se um produto fica muito tempo parado em estoque e, assim, o gestor pode pensar em alguma estratégia de vendas. Isso evita desperdício e dinheiro parado em mercadorias. A falta de itens também é identificada nesta etapa.
- Cadastro de itens padronizados: com o ERP é possível registrar individualmente os diferentes tipos de produtos e mercadorias, facilitando a vida do gestor de negócios. Um mesmo item cadastrado com códigos diferentes pode causar uma confusão grande na hora de realizar a venda e a comercialização do item.
- Comunicação integrada: A partir do momento em que o estoque está integrado, ele passa a se comunicar com os outros setores do negócio, facilitando processos internos e dando mais assertividade ao dia a dia.
3 dicas para manter o controle de estoque
Visto isso, é possível tomar nota de três dicas importantes para manter o controle de estoque:
- Faça uma pesquisa de mercado antes de fazer grandes pedidos: no estoque se concentra boa parte do investimento do empreendedor. Por isso, faça compras grandes somente quando tiver conhecimento do negócio.
- Conte com um ERP integrado para fazer o processo de maneira automatizada: principalmente no e-commerce, onde se pretende vender em diversos canais, é fundamental manter o estoque gerenciado automaticamente, para evitar erros no processo.
- Imprima etiquetas personalizadas: o processo de impressão de etiquetas dos seus produtos para ter código de barras facilita o processo de identificação precisa de seus produtos durante todo seu ciclo de venda.
Integrações para vender mais
Estoque organizado é sinal de trabalho que está sendo feito de maneira correta. Para que o negócio cresça com uma boa saúde financeira, é fundamental que o controle de estoque seja um processo bem executado. E para isso, conte com a tecnologia de um ERP automatizado como o Bling!
Se ainda não é cliente, faça um teste grátis por 4 meses, utilizando o cupom #melhorenvio4 e confira na prática as facilidades de uma gestão integrada, podendo cadastrar fornecedores, armazenar dados das empresas e dos produtos, emitir relatórios de estoque personalizados e controlar compras, enviando diretamente ordens de compra aos fornecedores com facilidade e segurança.